Olá
Bem, sou engenheiro civil, passei meus primeiros 15 anos como desenvolvedor desenvolvendo quase que exclusivamente sistemas usados no cálculo e desenho de estruturas (CAE, CAD). Usava 99% de Fortran com um pouco de assembler, calculadoras HP e até linguagem de máquina no caso de maquininhas de calcular antigas que ninguém aqui já viu alguma)
Programei muito também em C e até me achava muito bom nisto. Mas como meus programas de engenharia são mais antigos do que meus conhecimentos de C, até hoje ainda uso Fortran para cálculos de engenharia. Uso Fortran 95 sem nada de orientação a objetos. Manipulo a memória na raça como se toda a memória do computador fosse um vetorzão imenso. Sofro com o Fortran na questão de manipulação de texto que a linguagem não foi feita para isto.
C/C++ são linguagens que se enquadram melhor na classificação como de linguagem de proósito geral. Fortran é mais especializado. Aliás acho que C/C++ constituem a linguagem que mais pode ser chamada de GPL, isto é, servem para tudo.
Dependendo do que você pretende fazer, a escolha da linguagem ficará mais claro. Se é só para cálculos como por exemplo resolução de grandes sistemas de equaçoes, análise de estruturas por meio do métodos dos elementos finitos e assemelhados, o Fortran ainda é muito interessante e tem um monte de coisas prontas por aí (em livros ou em bibliotecas open source). Se você pretende fazer gráficos 3D, provavelmente acabará se interessando por OpenGL e então C/C++ podem ser melhor opção. Se você pesquisar, encontrará muita tese de mestrado e doutorado que escreveram código em C/C++
Se seus cálculos serão estatísticos, aí não há a menor dúvida. O caminho é usar R e integrar com sua linguagem favorita.