Como alguns já repararam, muita gente aqui detesta o Struts. Mas isto se refere ao Struts 1 que teve o grande e talvez único mérito, de ser o primeiro framework MVC a ganhar popularidade. Para mim o Struts 1 só tinha de bom as tags para fazer páginas html pois de resto não me agradava pela sua arquitetura engrunvinhada e seu modo de construir aplicações.
Já o Struts 2 me parece bem melhor. Ele se baseia no Webwork, que quando apareceu, não tinha os mesmos problemas do Struts 1.
O Infoq lançou um pequeno livro grátis que eu já baixei: Starting Struts 2
Ele cobre:
* Arquitetura do Struts2
* Detalhes de configuração
* Dicas de produtividade
* Plug-ins populares
* Integração com outras tecnologias
Vejam também no Infoq a apresentação do Patrick Lightbody, CEO e Chairman do OpenSymphony Group: WebWork (Struts 2) In Action
Realmente, muito bom. Ja baixei o meu também.
Aliás, o Infoq é um site em que fico sempre antenado.
Sempre lançam e-books free para download com conteúdos excelentes.
[]´s
Carlos
E
erickcellani
acabei de baixar aki tbm!!.. vou ler!.. parece ser bom!
G
geraldobarboza
ja estou estudando huahauhaua
valew
C
celsofurtado
É isso aí cara. Valeu pela dica!!!
Té mais,
R
ricardolecheta
tem algumas coisas legais do Struts 1 que eles colocaram no 2…
tipo aquelas configurações de wildcards no struts-config.xml… isto nao tinha no WW…
nunca usei o Struts 2, mas espero que eles deram um jeito naquele terrível problema de performance que aquelas tags com templates freemarker tinham no WW. Mas até onde eu sei eles sabiam disto e estavam providenciando uma solução… depois disto nunca mais usei o WW… tive alguns pesadelos quando algumas páginas com 50 campos demoravam quase 10 segundos para renderizar.
M
Metaleiro
[color=darkblue] Muito bom ![/color]
T
Tecnoage
Ainda não vi o livro, mas na falta de um grande livro de Struts 2, há alguns de webwork 2, como o webwork in action da ed manning, li e achei muito bom e completo…
F
fsquadro
Luca,
Valeu, vou baixar para dar uma olhada.
W
WilliamSilva
Olá Lucas,
Muito boa a dica e mais alguns links como fonte de informação.:
Struts 2 from Square One
Part 1 - Carpe Diem - Ted Husted http://code.google.com/p/sq1-struts2/
Mas será que vão conseguir alavancar o Struts2 com cada vez mais pessoas aderindo ao JSF ?
IMHO o projeto Struts2 é ótimo, mas demorou pra sair do forno.
Se bem que é sempre ótimo termos opções… vamos ver.
(mas ainda acho difícil o Struts2 atingir o mesmo número de desenvolvedores que seu antecessor Struts versão 1)
W
WilliamSilva
Lezinho
Mas será que vão conseguir alavancar o Struts2 com cada vez mais pessoas aderindo ao JSF
Porquê desse pessimismo, será que o JSF atende os requisitos das empresas e será que essas empresas querem um framework “action based”.E além do mais existem soluções (frameworks) melhores que o JSF.
A
Alessandro_Lazarotti
Sobre existir framework melhor ou pior isso é relativo, não foi esse meu ponto. Existe muito a ser melhorado no JSF (o Seam é um exemplo das possibilidades), não sou defensor de “um” Framework com unhas e dentes não.
Só acho que o modelo incorporado no Struts2, que não é assim tão diferente do JSF (ele tem muito mais haver com o Faces do que com o próprio Struts1), entra um pouco tardio. Não é mesma coisa que um paralelo da época do Struts1, que de fato era muito verboso e cansativo…
Não quero gerar flame sobre essas tecnologias, só fiz uma afirmação baseado em que se o Struts2 demorou muito para bater na porta das empresas, trazendo consigo não muitas novidades do que se tem hoje em um framework bom e que já faz parte da especificação JavaEE.
Isso não significa que ele (Struts2) não é ótimo ou que não atenda melhor as necessidades de alguns desenvolvedores.
[]s
A
almir_fontenele
O link para baixar o PCF não funciona ou foi desativado. Alguem pode subir este pdf no GUJ?
L
Luca
Olá
O link funciona, hoje mesmo eu testei. Só que precisa cadastrar um email no site para baixar qualquer um dos muitos livros ótimos que eles disponibilizam.
[]s
Luca
W
WilliamSilva
Almir
O link para baixar o PCF não funciona ou foi desativado. Alguem pode subir este pdf no GUJ?
Vc. precisa ser cadastrado no site, logar-se ai sim baixar a versão PDF. se puder esperar até amanhã é só passar e-mail p/ MSN ok…que emvio .
sds
J
jPscoralicK
também tô interessado!
R
renatosilva
Struts 2 = Webwork?
D
duvidante
Sim.
Essa tal união, basicamente, é o WebWork mesmo, com algumas filuras bônus do Struts. :shock:
D
duvidante
Sim.
Essa tal união, basicamente, é o WebWork mesmo, com algumas filuras bônus do Struts. :shock:
Valeu, vou baixar pra conferir e depois posto a minha opnião aqui…falow.
B
babi_underground
Põe o link para pegar a tal apostila…[b]
W
WilliamSilva
B
babi_underground
Obrigada!! esta dando erro na pagina ao clicar para fazer download…tento outra hora…
W
WilliamSilva
O link funciona, hoje mesmo eu testei. Só que precisa cadastrar um email no site para baixar qualquer um dos muitos livros ótimos que eles disponibilizam.
Ps. Observe que o site é em Struts 2 .0.6 …ok…
sds
F
fsquadro
Bom dia,
Alguém tem conhecimento de algum material (apostila/tutorial) do Struts 2 em português?
Obrigado.
T
Tecnoage
Cara, em português acho muiiiito difícil, a não ser em artigos e revistas… Mas há outras fontes interessantes para aprender, como a documentação (extensa) do webwork 2.2… Atualmente estou elaborando um material para ministrar um curso aqui em SP, estava pensando em tornar público depois…
F
fsquadro
Tecnoage,
Eu vi no portaljava, que parece que tem um cara que ta fazendo um material de Struts 2 em português, mas pelo visto o negócio tah meio enrolado pra sair.
Vou procurar mais um pouco, se encontrar algo, posto aqui.
S
santana_fabiano
Não consigo fazermeu cadastro no Infog. Dá um problema de server. O campo dos estados não funciona com isso não consigo terminar o formulário. Alguém sabe outro lugar pra eu baixar o livro?
W
WilliamSilva
Envie seu e-mail como mensagem privada, que mando em anexo a apostila ok
sds
W
WilliamSilva
Eu vi no portaljava, que parece que tem um cara que ta fazendo um material de Struts 2 em português, mas pelo visto o negócio tah meio enrolado pra sair.
O material tá no blog dele .:
struts1_tiles_crud
struts2_action_annotations
struts2_blank
struts2_crud_example
struts2_tiles2_example
Pegue os exemplos e depois estude é uma óyima fonte de referência.
sds
F
fsquadro
Valeu William,
Vou dar uma olhada.
Obrigado.
T
Tecnoage
Legal fsQuadro, mas sabe quem é o cara? as vezes a gente troca umas figurinhas… rsrs
F
fabiel
DAew galera aproveitando este topico, alguem conhece algum livro pago sobre Struts 2 ?!
J
Jorge_Souza
Valeu, vou dar uma conferida agora.
V
Vagner_Java_Santos
Não copnsigo fazer o struts 2 funcionar no netbeans, o erro que senpre da segue abaixo.
init:
deps-module-jar:
deps-ear-jar:
deps-jar:
library-inclusion-in-archive:
library-inclusion-in-manifest:
compile:
compile-jsps:
Executando implantação incremental para http://localhost:8084/exemplo
Distribuição incremental do http://localhost:8084/exemplo completada
Reimplantando http://localhost:8084/exemplo incrementalmente
Inicialização em andamento…
start?path=/exemplo
FAIL - Application at context path /exemplo could not be started
C:\Users\Vagner\Documents\NetBeansProjects\exemplo\nbproject\build-impl.xml:616: Deploy do módulo não foi realizado.
FALHA NA CONSTRUÇÃO (tempo total: 3 segundos)