Livros sobre algoritmos/estruturas de dados

21 respostas
R

Bom dia,

quais livros sobre algoritmos/estruturas de dados vocês recomendam ? Claro, algo que vá além de ordenação de vetores, filas, pilhas e árvores binárias.

21 Respostas

R

Olha, livro eu não sei.

Mas tem um curso online que vai começar em Novembro que parece interessante, pode valer a pena dar uma olhada.

É completamente gratuito, só se inscrever e começar.

https://www.coursera.org/course/algs4partII

R

Bem, aqui vai o livro de cabeceira :lol:

Algoritmos - Teoria e Prática - Thomas H. Cormen

Se quer um livro que explore além do básico, é o que eu recomendo.

R

O do Cormen que o colega citou é muito bom. Eu também gosto desse:

Não sei se tem a tradução.

R

rogeriopaguilar:
O do Cormen que o colega citou é muito bom. Eu também gosto desse:

Não sei se tem a tradução.

Legal. A propósito, os autores desse livro são os professores do curso que o digaoneves postou. Acho que vou me matricular!

P

É meio “lugar comum” o que eu vou falar, mas acho que vale: dá uma olhada nas recomendações da Amazon.

Com uma pesquisa mais aprofundada, lendo os comentários de cada comprador/livro, inclusive - e principalmente - os “negativos”, você vai garimpar boas opções.

Outra dica seria lançar a mesma pergunta no StackOverFlow. Só dá uma pesquisada lá antes, pois a turma costuma reclamar de quem não pesquisa antes…

R

pcassiano:
É meio “lugar comum” o que eu vou falar, mas acho que vale: dá uma olhada nas recomendações da Amazon.

Com uma pesquisa mais aprofundada, lendo os comentários de cada comprador/livro, inclusive - e principalmente - os “negativos”, você vai garimpar boas opções.

Outra dica seria lançar a mesma pergunta no StackOverFlow. Só dá uma pesquisada lá antes, pois a turma costuma reclamar de quem não pesquisa antes…

Sem dúvida, vale a pena pesquisar antes! Pra falar a verdade, eu até já conhecia alguns títulos, mas eu gostaria de ler opiniões mesmo. Como não achei nenhum tópico específico no GUJ, resolvi criar um. Obrigado.

R

Eu realmente recomendo os cursos do Coursera.

Eu estou cursando um de programação funcional em Scala com o próprio Martin Odersky.

Eu queria fazer esse de Algoritmos, mas pra mim seria melhor fazer o nível 1 primeiro, rs.

R

Verdade, eu não tinha percebido. Acho que vou fazer esse curso também. Eu não conhecia esse site de cursos, obrigado pela dica digaoneves, tem alguns cursos bem interessantes. O bom é que algumas coisas já tivemos na faculdade, então terei como comparar a qualidade das aulas que tive, se bem que eu já espero que o nível desses cursos seja bem melhor do que o que tive na faculdade, hehehe

D

digaoneves valeu,

vou me inscrever nesse curso de algoritmos I

What algorithms and data structures are covered?
Part I focuses on elementary data structures, sorting, and searching. Topics include union-find, binary search, stacks, queues, bags, insertion sort, selection sort, shellsort, quicksort, 3-way quicksort, mergesort,heapsort, binary heaps, binary search trees, red-black trees, separate chaining and linear probing hash tables, Graham scan, and kd-trees.

Part II focuses on graph and string-processing algorithms. Topics include depth-first search, breadth-first search, topological sort, Kosaraju-Sharir, Kruskal, Prim, Dijkistra, Bellman-Ford, Ford-Fulkerson, LSD radix sort, MSD radix sort, 3-way radix quicksort, multiway tries, ternary search tries, Knuth-Morris-Pratt, Boyer-Moore, Rabin-Karp, >regular expression matching, run-length coding, Huffman coding, LZW compression, and the Burrows-Wheeler transform

R

douglaskd:
digaoneves valeu,

O problema é que o de algoritmos I já começou faz tempo… tem que esperar acabar e ver quando ele começa denovo.

D

digaoneves:
douglaskd:
digaoneves valeu,

O problema é que o de algoritmos I já começou faz tempo… tem que esperar acabar e ver quando ele começa denovo.

sou meio apressado rsrs.

entrei nele assim mesmo, to dando uma olhada nas video aulas, o bom é que tem legenda em ingles.

V

Outros clássicos são os livros do Donald Knuth.

K

Tem um livrinho fantástico chamado “The Algorithm Design Manual”, de Stephen S. Skiena

Tem a vantagem de ser fácil (e agradável) de ler. E é o melhor que conheço.

S

digaoneves:
douglaskd:
digaoneves valeu,

Eu também estou fazendo o curso, mas só assistindo as aulas e fazendo os exercícios, se não me engano o curso acabou a pouco tempo.

Outra coisa legal é que durante as aulas é feito perguntas sobre o tema, então podemos ter uma noção se estamos entendendo ou não.

Muito legal também, no curso de algoritmos, as demonstrações de como “funciona” os mesmos, como as weighted trees, muito interessante

R

Pra quem queria fazer o curso no site coursera, semana que vem começa outra turma de algoritmos 1…

R

Opa!

Estou fazendo dois cursos, o curso de Algoritmos I e o curso de Análise e Design de Algoritmos I também. Muita coisa eu já tinha visto na faculdade, mas eu realmente gostaria de revisar e aprofundar nestes tópicos.

Um dos livros texto do curso de Análise e Design é gratuito:

http://www.cs.berkeley.edu/~vazirani/algorithms.html

R

rmendes08:
Opa!

Estou fazendo dois cursos, o curso de Algoritmos I e o curso de Análise e Design de Algoritmos I também. Muita coisa eu já tinha visto na faculdade, mas eu realmente gostaria de revisar e aprofundar nestes tópicos.

Um dos livros texto do curso de Análise e Design é gratuito:

http://www.cs.berkeley.edu/~vazirani/algorithms.html

Vou começar o de Algoritmos I hoje também.

Obs: Um dia quero conseguir acompanhar 2 cursos simultâneos no Coursera também hehehehe 8)

R

Eu estou fazendo outro curso que começou antes do de algoritmos, vamos ver se consigo fazer os dois ao mesmo tempo… será complicado
Também vi muitas destas coisas na faculdade mas é bom relembrar, afinal me formei em 2003, tem muita coisa que eu já esqueci e parece que fazer cruds me deixa cada dia mais burro kkk

M

rmendes08:
Bom dia,

quais livros sobre algoritmos/estruturas de dados vocês recomendam ? Claro, algo que vá além de ordenação de vetores, filas, pilhas e árvores binárias.

Cê tem uma cara de viado, hein cara…

L

rmendes08 wrote:
Bom dia,

Cê tem uma cara de viado, hein cara…

KKKKKKKKKKKKKKKKKK não aguentei desculpa rs…

L

Galera no VEDUCA têm muito material foda,de universidades MIT,STANFORD etc …

E a maioria da legendas,está em Português é bom para quem têm o Inglês básico =X

Segue esse de Algoritmos …
http://www.veduca.com.br/play/381

Material de Primeira

:slight_smile:

Criado 26 de setembro de 2012
Ultima resposta 10 de mai. de 2014
Respostas 21
Participantes 11