Sou iniciante e estou na duvida de como saber se um numero qualquer é par ou é impar no Java.
Tambem estou tentando descobrir como eu faço para somar somente os numeros impares e da o valor, e somar somente os numeros pares e da um valor de um determinada lista.
Alguem pode me ajudar de como fazer essa lógica?
Obs: Pela matematica se um numero for divisivel por 2 e resultar em um numero inteiro esse numero é um numero PAR, caso contrario é impar.
publicclassParImpar{// Método que retorna true se numero for par, e false caso contrário.publicstaticbooleanePar(intnumero){if(numero%2==0)returntrue;elsereturnfalse;}// Método que retorna o somatório dos números pares de 0 até numeros.publicstaticintsomaPar(intnumeros){intsoma=0;for(intc=0;c<=numeros;c++)if(ePar(c))soma+=c;returnsoma;}publicstaticvoidmain(Stringargs[]){System.out.printf("Soma: %d.\n",somaPar(10));}}
A saída gerada por este programa será 30, que é igual a 0 + 2 + 4 + 6 + 8 + 10.
P
PabloRafaeloPJ1 like
Valeu galera, consegui fazer, porem acho que está um pouco fora dos padrões do Java, mais aos poucos eu pego o jeito :)
Abaixo segue o código:
importjavax.swing.JOptionPane;publicclassSomaParEImpar{privatestaticintx[]=newint[11];privatestaticintpar[]=newint[11];privatestaticintimpar[]=newint[11];privatestaticStringpar1="par";privatestaticStringimpar1="impar";privatestaticStringnulo="nulo";privatestaticStringparOuImpar[]=newString[11];privatestaticintresto;privatestaticinti;privatestaticintqtdePar;privatestaticintqtdeImpar;privatestaticintsomaPar;privatestaticintsomaImpar;publicstaticSomaParEImparoperacao(){for(i=1;i<=10;i++){x[i]=Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Digite o "+i+"o numero:"));resto=x[i]%2;if(resto==0&&x[i]==0){parOuImpar[i]=nulo;}if(resto==0&&x[i]!=0){parOuImpar[i]=par1;par[i]=x[i];qtdePar++;somaPar+=x[i];}if(resto>0){parOuImpar[i]=impar1;impar[i]=x[i];qtdeImpar++;somaImpar+=x[i];}}returnnull;}publicstaticvoidprint(){JOptionPane.showMessageDialog(null,"Resultado:\n--------------------------------------------- \nOs 10 numeros digitados foram:\n\n"+x[1]+parOuImpar[1]+", "+x[2]+parOuImpar[2]+", "+x[3]+parOuImpar[3]+", "+x[4]+parOuImpar[4]+", "+x[5]+parOuImpar[5]+", \n"+x[6]+parOuImpar[6]+", "+x[7]+parOuImpar[7]+", "+x[8]+parOuImpar[8]+", "+x[9]+parOuImpar[9]+", "+x[10]+parOuImpar[10]+"\n\n"+"Você digitou: "+qtdePar+" numeros pares e "+qtdeImpar+" numeros impares\n\n"+"A soma dos numeros pares é: "+somaPar+"\n"+"A soma dos numeros impares é: "+somaImpar);}}