Sou iniciante e estou na duvida de como saber se um numero qualquer é par ou é impar no Java.
Tambem estou tentando descobrir como eu faço para somar somente os numeros impares e da o valor, e somar somente os numeros pares e da um valor de um determinada lista.
Alguem pode me ajudar de como fazer essa lógica?
Obs: Pela matematica se um numero for divisivel por 2 e resultar em um numero inteiro esse numero é um numero PAR, caso contrario é impar.
publicclassParImpar{// Método que retorna true se numero for par, e false caso contrário.publicstaticbooleanePar(intnumero){if(numero%2==0)returntrue;elsereturnfalse;}// Método que retorna o somatório dos números pares de 0 até numeros.publicstaticintsomaPar(intnumeros){intsoma=0;for(intc=0;c<=numeros;c++)if(ePar(c))soma+=c;returnsoma;}publicstaticvoidmain(Stringargs[]){System.out.printf("Soma: %d.\n",somaPar(10));}}
A saída gerada por este programa será 30, que é igual a 0 + 2 + 4 + 6 + 8 + 10.
P
PabloRafaeloPJ1 like
Valeu galera, consegui fazer, porem acho que está um pouco fora dos padrões do Java, mais aos poucos eu pego o jeito :)
Abaixo segue o código: