Login em Java Desktop

7 respostas
R

Ai galera tenho que desenvolver um pequeno sistema com uma tela de login e senha em uma aplicação e Java Desktop onde teria dois tipos (User), um Administrador que poderia alterar e cadastrar produtos e efetuar vendas e usuário que poderia apenas acessar os dados cadastrados para realizar as vendas, não encontrei muitas coisas pela net alguém poderia me ajudar, ou me indicar algum material?

vlw. Boa tarde.

7 Respostas

L

Já implementei isso… tente formular uma idéia de permissões…tipo… cada usuário possui um cargo… ex…user1 possui o cargo de administrador… user2 possui cargo de atendente… logo,… vc diz pra seu sistema que os cargos administrador tem permissão de abrir determinadas telas… e os do cargo atendente não pode abrir ,por exemplo … cadastro de produtos…

então ao abrir a tela de produtos…seu sistema verifica…
se (usuário logado é administrador)
se sim…então abre a tela de produtos…
se não… então não abre e retorna…

S

o que o amigo emcima falou está certo,

provavelmente na sua modelagem de dados, você vai criar uma relação por exemplo:

Usuário e TipoDeUsuario, isso vai gerar uma tabela, como por exemplo: tabelaUsuarioTipoDeUsuario onde ficará armazena a chavePrimaria de usuário e a chave primária do tipo de usuário.

está clariando as idéias?

daí no seu programa você vai ter que ficar fazendo os testes.

T

E porque não utilizar a base de dados para fazer essa divisão?

R

Sobre a modelagem de dados ok, tenho duvidas de apenas como começar a definir o que o Usuário pode ver e fazer no sistema, e o que o Administrador pode fazer. bem, crie dois package uma Master e outra User, apenas para nível de organização do códigos, a parte que ainda não sei pois nunca fiz um sistema com login distinto e fazer com que cada um entre e veja o que e determinado a cada uma ex: quando logado como user poderá apenas efetuar vendas e aparecerá algumas coisa inativas, ao tentar acessa-las pedirá para entrar como Administrador do sistema, quando logado como master poderá efetuar cadastro de mercadorias, venda, excluir etc o master poderá fazer tudo no sistema ele será responsável pelo cadastro e atualização no sistema, só não sei como faço isto no código pra verificar e tudo mais…

S

Cara para java se, acredito que a melhor solução seja criar 2 telas mesmo. uma pra um tipo de usuário e outra para outro.

na hora do login você testa que tipo de usuário é, se for x vai para y e se for z vai para w.

sinceramente não sei te responder se existe outra maneira.

p/ web é mais fácil, pois você pode restringir (testar) antes de printar o objeto na tela.

J

Meu amigo,

tive o mesmo impasse. A forma que encontrei foi a seguinte:

- Inabilitei todos os acessos que queria restritos
- No banco de dados separei os acessos por administrador, chefia e auxiliar
- Na inicialização do sistema realizo o login e usando um set passo os dados do login - nomedousuario e funcao - para labels na tela principal
- quando a tela principal é iniciada ela verifica qual a funçao repassada (ou seja, ela compara o texto da label) e habilita os botoes desejados.

if(labelnome.getText().equals("Administrador")){

btnconfiguracoes.setEnable(TRUE);
}

=> Nota: não fiz para o usuario clicar no botao e pedir a senha por não achar necessário no meu caso, mas se for o seu caso, você pode usar o inputBox.

Abraco.

D

Bom primeiramente acho que vc deve defirnir os acessos de cada usuário para nao se perder apos feito isso ficará mais facil vc desenvolver os metodos para habilitar e desabilitar funcoes correspondente a cada usuário.

Criado 27 de outubro de 2011
Ultima resposta 31 de out. de 2011
Respostas 7
Participantes 6