MacOS Catalina - "O arquivo JAR do Java não pôde ser iniciado" - urgente!

15 respostas
iniciante
A

Boa noite.

Estou precisando muito de uma ajuda. Trabalho com o MacOS Catalina v.10.15.7 e há muitos anos utilizo o programa da Receita Federal Carnê Leão 2020, que utiliza o Java.
Há 2 dias não estou conseguindo acessar o arquivo PgdCarneLeao.jar.

Ao clicar no arquivo PgdCarneLeao.jar aparece a mensagem abaixo:

Quando clico ok aparece em seguida a mensagem: “o arquivo JAR do Java não pode ser iniciado verifique o console para saber de possíveis mensagens de erro”.

Já reinstalei o JAVA, versão atual, e não resolveu.

Será que alguém pode me ajudar?

Desde já agradeço,

André Torres

15 Respostas

S

Quais as mensagens de erro no Java Console?

A

Obrigado pelo interesse, staroski.

Desculpe, como verifico as mensagens de erro no Java Console? Sei localizar o Console, mas não sei onde encontrar os erros no Java.

S

http://pearsonsupport.helpserve.com/knowledgebase/article/View/479/2/how-do-i-enable-and-view-the-java-console

A

Obrigado staroski. Acho que consegui acessar o Java Console. É isso?

S

Não isso aí é alguma tela com logs do MacOS.
Você não tem um painel do controle do próprio Java?

R
A

A tela do Java que aparece para mim é essa:

Já tinha clicado na opção CONSOLE JAVA - mostrar console. Mas não aparece nenhuma janela específica.

A

Obrigado Abner. Mas não estou tendo nenhum problema em rodar o programa no IRPF2020. O problema está acontecendo exclusivamente com o CARNE LEAO - LEAO2020.

S

Mesmo deixando a opção “Mostrar Console” ligada ele não mostra nada quando você tenta executar o carnê leão?
Não aparece nenhum ícone na área de notificações do Mac?

A

Não não aparece nenhum ícone do Java na área de notificações do Mac.

Será que as mensagem de erro do Java não aparece no programa Console, do próprio Mac?

A

Olá staroski.

Segui uma orientação no Youtube que parece que funcionou:

Segui os passos e no Console do Mac colei o arquivo jar do programa LEAO2020 que está com problema. Apareceu pra mim as seguintes mensagens de erro:

Alguma sugestão?

S

Deverias enviar esse printscreen para o suporte, pois aparentemente não testaram no MacOS.

A

Suporte de onde? Do programa LEAO2020?

C

alguém conseguiu resolver este problema?

C

acabei de resolver com a informação deste link

Criado 12 de novembro de 2020
Ultima resposta 8 de abr. de 2021
Respostas 15
Participantes 4