Maker - Trocando Ideias

42 respostas
O

Boa noite amigos.

A umas semanas atraz fui em uma reunião na softwell onde me mostraram o maker funcionando.

Ele é um programa bacana. Em alguns minutos você consegue criar um CRUD e tambem pode criar seu relatorios.
Você tambem pode criar rotinas e etc.

Porem no meu ponto de vista, ele não serve para aplicações grandes, imaginar um ERP sendo construido nele é meio dificil.
Como fariamos uma NFE nele? Isso é obrigatorio.

Será que ele me possibilitaria fazer a NFE em 2 dias tambem?

O maker faz uma coisa ‘bacana’ vc pode mexer no codigo java, ele exporta todo o source para vc. Mais não tem como importar
Então isso significa que vc fica amarrado nele se exportar.

Se a softwell falir, como ficaria seu aplicativo?

Ele tem poucos componentes tambem.

Minha Opnião:

Eu compraria o Maker, para desenvolver alguns cruds que enxem o saco fazer, sabe esse programa que o cliente só quer cadastar e imprimir
alguns relatorios ?

Gostaria de Saber a opinião dos meus amigos. Não vamos fazer com que fechem esse topico.

42 Respostas

W

É isso ae Caio, tambem tive essa mesma impressão na aprensentação que vi sobre o Maker, ñ vi mt facilidade e funcionalidade p/ assuntos que tenha um nivel de complexidade maior, posso estar enganado, mas ñ me convenceu!!

K

Nessa thread você vai encontrar toda a opinião, troca de idéias, criticas e blá-blá-blá desta … humm … coisa.

A

Olha, a impressão é a mesma da minha.

Parece que ele só presta pra fazer coisa pequenininha, um crudzinho besta, etc. Mas pagar R$12000 por isso? Tem um monte de plugins legais para Eclipse que tem uma engenharia reversa legal e que fazem o que você quiser. :slight_smile:

K

Olha, sinceramente, acho que atualmente optar por uma solução proprietária (no caso do Maker, proprietária ao extremo) quando possuimos soluções abertas excelentes é ou fruto de ignorância ou tolice.

Na minha opinião, quando adotamos uma tecnologia, a primeira coisa que devemos procurar saber é: como é a comunidade de usuários da mesma? Afinal de contas, é a comunidade que torna uma plataforma bem sucedida ou não. No caso do Maker, esta é inexistente. Me lembro que vi uma demonstração do Maker também e, ao perguntar isto ao demonstrador, a resposta que obtive foi (JURO): “no site da Softwell tem um fórum”

Outro fator que eu levo muito em consideração: o roadmap. Não há um roadmap seguro para a aplicação. Pergunte a respeito: todas as respostas que você obterá serão vagas. Obtive uma resposta ótima do demonstrador: “rodo o que?”

Outra coisa importantíssima: tá mais que provado que ficar preso a um único fornecedor é gelada (aqui um bom exemplo: http://www.itexto.net/devkico/?p=145). No caso do Maker, você SEMPRE estará preso à Softwell. Só pra lembrar, é uma ferramenta de uma única via. Você pode até gerar código Java com ela. Mas não conseguirá trazer este código Java de volta.

E, finalmente: custo/benefício. Compare o Maker com Ruby on Rails ou Grails por exemplo. Ambos oferecem o mesmo boom de produtividade do Maker sem os problemas citados acima. Convenhamos: R$ 13.000 (pelo menos foi o último preço que vi) por algo que não lhe permite sequer ter um demo para testar (NA AUSÊNCIA DE UM REPRESENTANTE DA SOFTWELL) é no mínimo piada.

K

Olha, algo que impressionou, foi ver num site lá, acho que indiciclopédia, falando que esse maker até macaco sabe usar, então ele é produtivo, não sei porque o pessoal que usa Java tem preconceito com ferramentas que facilitam as coisas, se quer sofrer então codifica direto em asm. Vejo gente criticar o NetBeans dizendo que é pra quem gosta de Crud e que o Eclipse é pra quem é mais profissional, sei lá, profissional pra mim é o cara que entrega o sistema no prazo e funcionando.

K

Achei o link http://desciclo.pedia.ws/wiki/Softwell_Maker o marketing desse maker é violento, ele desafia a capacidade humana, dois macacos lá tranquilo e com cara de missão cumprida.

H

Nossa… o pior eh ver minha faculdade fazendo uma parceria com o pessoal da softwell… huahuahua…

sei la… mto POG…

mas se é pra “inovar”…

abss…

O

khaoz
Post 20/11/2008 20:25:27 Assunto: Re:Maker - Trocando Ideias
Nessa thread você vai encontrar toda a opinião, troca de idéias, criticas e blá-blá-blá desta … humm … coisa.

Nosso amigo ‘victorwss’ disse tudo http://www.guj.com.br/posts/list/93691.java .

M

"

A

knowledgebr,

há muito tempo você vem a esse fórum falando besteiras e mais besteiras sobre java e sobre desenvolvimento em geral. Coisas como “programador em Java gosta de escovar bits, gosta de ASM”. Coisas que também sugerem que você nunca trabalhou em algum projeto minimamente grande. É lamentável que você dê essas opiniões empíricas e sem base alguma.

Se você realmente quiser discutir algo sobre Java, engenharia de software, etc. Vamos fazer por MP? Me proponho a te ajudar nisso. Agora por favor, tenha o minimo de bom senso ao expor suas opiniões nesse fórum.

Grato.

K

“Óbviamente” se trata de uma ironia isto que ele escreveu, correto? Correto??? :shock:

O que me faz lembrar uma história bem interessante que ocorreu em Belo Horizonte.
Um certo jornal publicou na seção “Ciência” a seguinte matéria: “Asteróide se dirige em direção a Terra em alta velocidade”.
Fonte utilizada pela reportagem: Weekly World News http://www.weeklyworldnews.com/ :slight_smile:

D

Oliveira.caio:
Boa noite amigos.

Eu compraria o Maker, para desenvolver alguns cruds que enxem o saco fazer, sabe esse programa que o cliente só quer cadastar e imprimir
alguns relatorios ?

Para isso não é mais fácil e produtivo investir em um estagiário? 13.000 dá para pagar quase 1 ano de salário para um estag, além de dar a oportunidade de aprendizado, é investimento a longo prazo pois pode virar um analista após o estágio, com conhecimento interno da empresa e dos projetos, e a um preço menor do que trazer do mercado.

M

"

A

Marcos,

O código que o Maker gera não tem qualidade alguma. Os nomes de variáveis é ele que define, entao pode ter variaveis i224, ie333, etc. E o Maker gera um código estruturado. Ou seja, qualidade zero.

K

AUser:
Marcos,

O código que o Maker gera não tem qualidade alguma. Os nomes de variáveis é ele que define, entao pode ter variaveis i224, ie333, etc. E o Maker gera um código estruturado. Ou seja, qualidade zero.

Eu já dei uma olhada no código e não é tãããão horroroso assim. “Da até pra ler”. O único problema é que ele se afasta bastante do paradigma de orientação a objetos (mesmo com os consultores afirmando que é orientado a objetos), basicamente, há diversas classes com métodos estáticos. -_-

E outra: é uma ferramenta que GERA código. Um computador, GERANDO código, difícilmente levará em consideração aspectos estéticos que facilite a leitura por humanos. (aliás, o propósito do Maker nem é gerar este código. Ao que tudo indica, foi um recurso que os clientes da Softwell pediram para ser incluído na ferramenta segundo o consultor me disse)

PS:
Agora, sem querer ser chato com AUser (mas já sendo (me desculpem, não consigo evitar)), mas código estruturado não quer dizer que a qualidade seja zero.
Só pra lembrar, sistemas operacionais normalmente são programados em código estruturado. :slight_smile:

A

Código estruturado por fato não significa qualidade zero. Mas significa 50%. Agora nomes de variáveis como a111, b1234, etc, isso sim que deixa o código com qualidade zero. :slight_smile:

V

kicolobo:
AUser:
Marcos,

Eu já dei uma olhada no código e não é tãããão horroroso assim. “Da até pra ler”. O único problema é que ele se afasta bastante do paradigma de orientação a objetos (mesmo com os consultores afirmando que é orientado a objetos), basicamente, há diversas classes com métodos estáticos. -_-

E outra: é uma ferramenta que GERA código. Um computador, GERANDO código, difícilmente levará em consideração aspectos estéticos que facilite a leitura por humanos. (aliás, o propósito do Maker nem é gerar este código. Ao que tudo indica, foi um recurso que os clientes da Softwell pediram para ser incluído na ferramenta segundo o consultor me disse)

PS:
Agora, sem querer ser chato com AUser (mas já sendo (me desculpem, não consigo evitar)), mas código estruturado não quer dizer que a qualidade seja zero.
Só pra lembrar, sistemas operacionais normalmente são programados em código estruturado. :)

No próprio site da softwell diz que ele não é e nem pretende ser OO. Que ele segue o paradigma estruturado. Então, se os consultores afirmam que ele é OO então eles estão enganados. O Maker é assumidamente não-OO.

Não lembro como era o nome das variáveis que ele gerava, mas pelo que lembre não eram coisas tão absurdas assim tais como i224 ou ie333.

K

knowledgebr,

há muito tempo você vem a esse fórum falando besteiras e mais besteiras sobre java e sobre desenvolvimento em geral. Coisas como “programador em Java gosta de escovar bits, gosta de ASM”. Coisas que também sugerem que você nunca trabalhou em algum projeto minimamente grande. É lamentável que você dê essas opiniões empíricas e sem base alguma.

Se você realmente quiser discutir algo sobre Java, engenharia de software, etc. Vamos fazer por MP? Me proponho a te ajudar nisso. Agora por favor, tenha o minimo de bom senso ao expor suas opiniões nesse fórum.

Grato.

Aff, não se pode comentar nada aqui e já vem um Einsten falar as coisas, você vai me ensinar o que cara? como ser um cordeirinho de metodologias de software? sei da importância desses métodos, inclusive uso os mesmos para as tarefas do meu dia a dia, o que mais uso é XP, claro, pode rir, mas é simples e resolve os projetos que tenho, e os resultados são ótimos.

Agora porque você adora ficar preso a uma VM e usa uma tonelada de frameworks para agilizar o seu trabalho e vem me julgar pequeno porque se usa um pouco de humor nos comentários, esse fórum nem é tão técnico, já diz que é off-topic, se eu tivesse fazendo sacanagem eu estaria em outros foruns destinados a tirar dúvidas colocando em dúvida as respostas dos colegas, se aqui não se pode comentar algo relacionado a Java porque a existência do mesmo? Nem um comentário negativo parece ser aceito em relação a Java, ele é 100%, você é perfeito? Larga de querer ser dono do fórum, e parece que não tem o que fazer, porque diz que já vem me notando, sai fora, não quero macho prestando atenção em mim não, estou fora lobisomem.

A

knowledgebr:

Aff, não se pode comentar nada aqui e já vem um Einsten falar as coisas, você vai me ensinar o que cara? como ser um cordeirinho de metodologias de software? sei da importância desses métodos, inclusive uso os mesmos para as tarefas do meu dia a dia, o que mais uso é XP, claro, pode rir, mas é simples e resolve os projetos que tenho, e os resultados são ótimos.

Agora porque você adora ficar preso a uma VM e usa uma tonelada de frameworks para agilizar o seu trabalho e vem me julgar pequeno porque se usa um pouco de humor nos comentários, esse fórum nem é tão técnico, já diz que é off-topic, se eu tivesse fazendo sacanagem eu estaria em outros foruns destinados a tirar dúvidas colocando em dúvida as respostas dos colegas, se aqui não se pode comentar algo relacionado a Java porque a existência do mesmo? Nem um comentário negativo parece ser aceito em relação a Java, ele é 100%, você é perfeito? Larga de querer ser dono do fórum, e parece que não tem o que fazer, porque diz que já vem me notando, sai fora, não quero macho prestando atenção em mim não, estou fora lobisomem.

Obviamente não sou Eistein e nem gostaria de ser.

Não sou cordeirinho de metodologias de software, todos os dias experimento algo novo. O importante é deixar o trabalho com qualidade e prazo.

Não meu caro, eu não fico preso à uma VM. Não uso toneladas de frameworks. E mesmo se o fizesse, e daí? No que isso transforma um programador ruim ou bom? A questão não é essa, a questão é o sarcasmo tolo e pseudo-cult que você expressa em várias opiniões. Todos responderiamos tranquilamente as suas perguntas ou questionamentos caso você os fizesse tranquilamente e sem qualquer tom de sarcasmo, mas não é isso que ninguém nota aqui.

Não acho que Java seja 100% perfeito e não venha me caracterizar como cego por Java ou algo assim, longe de mim. :slight_smile:

Um pouquinho menos de sarcasmo e muito mais humildade, por favor. :slight_smile:

Z

Voltamos a história do Maker novamente… hauahuahua…

A

Kikolobo, voce tem como postar uns trechos de códigos que o maker gera?

Grato.

K

Zakim:

Então, voltando ao Maker, porque o preconceito da comunidade Java a esta ferramenta? será isso uma ofensa?

A

knowledgebr:
Zakim:

Então, voltando ao Maker, porque o preconceito da comunidade Java a esta ferramenta? será isso uma ofensa?

Como já foi explicado isso não é um preconceito, nem um pouco. O problema é que o código que gera é impossível de dar manutenção cara. Esse é o verdadeiro problema.

L

knowledgebr:
Zakim:

Porque já exitem trocentos tópicos sobre maker aqui no GUJ, pq vcs não usam a busca do forum? vão encontrar muita informação e debates sobre esse produto.
De tempos em tempos vem alguém com novos tópicos sobre o mesmíssimo assunto, talvez precisem sempre deixar o nome em evidência.

PS: outros tópicos como esse já foram trancados por briguinhas e ofensas, espero que todos mantenham esse com bom senso.

K

Luiz Aguiar:
knowledgebr:
Zakim:

Porque já exitem trocentos tópicos sobre maker aqui no GUJ, pq vcs não usam a busca do forum? vão encontrar muita informação e debates sobre esse produto.
De tempos em tempos vem alguém com novos tópicos sobre o mesmíssimo assunto, talvez precisem sempre deixar o nome em evidência.

PS: outros tópicos como esse já foram trancados por briguinhas e ofensas, espero que todos mantenham esse com bom senso.

Pra você ver, como é medido o sucesso das linguagens do TIOBE http://www.tiobe.com/index.php/content/paperinfo/tpci/index.html discutem tanto um assunto, talvez nem seja muito usado a coisa, ele se baseia na quantidade da palavra e tals.

Se muita gente se junta e começa a falar mau de uma linguagem, ela vai estar no topo, mas não siguinifica que é a mais utilizada, será que esse sistema verifica isso? o Java lá está no topo, mas será que a informação que acham lá é boa ou ruim, seria igual a esse maker, deve ter muitas palavras relacionados a ele, será que estão falando bem o mau dele, mesmo assim seria o mais utilizado?

L

denovo com este maker… ae Luiz Aguiar mete o cadeado nestes topicos de maker…

Z

É bem isso que o Luiz Aguiar escreveu…

Já existem trocentos milhôes de posts, com assuntos de todos os niveis sobre o maker aqui no guj. Isso é um assunto morto que é acordado de tempo em tempo por conta da preguiça dos outros em não pesquisar antes.

Eu mesmo fiz questão de escrever um artigo bem infeliz sobre o assunto :stuck_out_tongue:

http://zakim.blogspot.com/2008/06/semana-passada-precisamente-do-dia-6-de.html

K

AUser:
Kikolobo, voce tem como postar uns trechos de códigos que o maker gera?

Grato.

Infelizmente não. O código que vi foi durante a demonstração do produto apenas.

K

knowledgebr:
Zakim:

knowledgebr, se for observar, não rola preconceito.
Sempre que o assunto é Maker, são expostos ARGUMENTOS contra o mesmo.
Eu mesmo, não me lembro de ter visto aqui um post como “Maker fede” apenas, tal como você faz ao comentar sobre os posts de outros usuários aqui.
Este tipo de postura, sem uma argumentação racional que a fundamente, é que se chama preconceito, sabia?

K

Ah, não é necessário. Afinal de contas, tá no off topic, além disto, todo debate é interessante, não acham?
Se for pra fazer ALGUMA coisa, eu acho é que deveria ser BANIDO este tipo de usuário que entra aqui, agride uma galera e depois posta mais um tópico sobre o mesmo assunto, iniciando o loop.

A propósito, já repararam que sempre os caras que apelam são os mesmos caras que defendem o Maker?
Como já disse antes, repito agora: por favor, se querem defender o Maker, façam de uma maneira decente. Pensem antes de escrever e, caso não tenham nada que não seja agressivo para postar, simplesmente não postem.

V

Ah, não é necessário. Afinal de contas, tá no off topic, além disto, todo debate é interessante, não acham?
Se for pra fazer ALGUMA coisa, eu acho é que deveria ser BANIDO este tipo de usuário que entra aqui, agride uma galera e depois posta mais um tópico sobre o mesmo assunto, iniciando o loop.

A propósito, já repararam que sempre os caras que apelam são os mesmos caras que defendem o Maker?
Como já disse antes, repito agora: por favor, se querem defender o Maker, façam de uma maneira decente. Pensem antes de escrever e, caso não tenham nada que não seja agressivo para postar, simplesmente não postem.

Uma coisa que eu notei é que dos que defendem, o único que eu vi com alguma experiência séria em Java era o TeiTei, que mudou de idéia completamente algum tempo depois. Dos demais, não vi ninguém com experiência séria em java. Além disso não vi ninguém que defendeu e defenda até hoje que NOT(tenha perfil de POGueiro) AND NOT(seja iniciante) AND NOT(seja ou foi funcionário da softwell).

Ok, java não é tudo né? Mas dentre tantos que defendem, é incrível como nenhum deles saiu do java.

O

Pessoal a ideia desse topico é trocar ideias sobre um software.
Não vamos nos esquecer que cada um tem uma ideia e as pessoas nem sempre precisa corcordar com o que achamamos
Não vamos fazer com que esse topico feche. Trocar ideias sobre algo é muito bacana para aumentar conhecimentos.

Obrigado a todos.

F

Alguém de coração bondoso posta um código gerado pelo maker aqui…
Fiquei curioso para ver :smiley:

M

"

C

marcosalex…

Você esta confundindo tudo… as variaveis do JSF só existem enquanto vc esta na pagina… depois elas somem… o que importa eh o CODIGO FONTE da aplicacao… e nao da pagina web… essa voce tem que deixar para o farmework mesmo… se for tomar conta de tudo… nao precisaria de nenhum framework… faria tudo na mao…

E se voce quer que ele pare de chutar os nomes das variaveis voce pode colocar nome na propriedade ID… entao… nao confunda as coisas…

FONTE DA APLICACAO != FONTE DA PAGINA WEB QUANDO EH EXIBIDA

M

"

D

Hahaahahah… o mais engraçado de tudo é a propaganda do Maker na Java Magazine, em que o cara que usa o maker sai no horário e o outo gp q naum usa fica trabalhando a noite. Deveriam fazer a continuação dos quadrinhos, qdo os dois forem dar manutenção pra ver quem é q vai sair mais cedo.

M

"

D

huahuahua! A propaganda é massa.

Mas a intenção do Maker é dar a manutenção pelo maker, e não pelo código.

AntiPattern Name: Vendor Lock-In
Also Known As: Product-Dependent Architecture, Bondage & Submission, Pottersville
Most Frequent Scale: System

Anecdotal Evidence:

We have often encountered software projects that claim their architecture is based upon a particular vendor or product line, for example, they make statements such as:

“Our architecture is the vendor’s database.”

“Our architecture is CORBA.”

Other anecdotal evidence occurs around the time of product upgrades and new application installations:

“When I try to read the new data files into the old version of the application, it crashes my system”

“Once you read data into the new application, you can never get it out again”

“The old software acts like it has a virus, but its probably just the new application data.”

M

"

V

marcosalex:
deniswsrosa:
marcosalex:

huahuahua! A propaganda é massa.

Mas a intenção do Maker é dar a manutenção pelo maker, e não pelo código.

AntiPattern Name: Vendor Lock-In
Also Known As: Product-Dependent Architecture, Bondage & Submission, Pottersville
Most Frequent Scale: System

Pois é, isso é uma coisa que tem de avaliar. Pro usuário final não interessa em que tecnologia o programa foi feito, mas se houver a necessidade de flexibilizar a solução, tem de ser estudado cada caso.
Na prática, apesar de sempre trabalhar com o máximo de flexibilidade possível, mesmo quando programava em Delphi, não vi projeto ter de mudar a arquitetura depois de pronto, mas sei que existem casos e casos. O Maker oferece flexibilidade de banco e de linguagem, mas amarra na ferramenta.

Na verdade essa flexibilidade de linguagem também é bem questionável, uma vez que ele apenas exporta código em outra linguagem e o esquece. A linguagem nativa do maker-ambiente (webrun) é o maker-linguagem (fluxogramas e árvores de expressões).

M

"

Criado 20 de novembro de 2008
Ultima resposta 24 de nov. de 2008
Respostas 42
Participantes 16