Manipular exibição do Date em JAVA

5 respostas
datejava
J

Tenho um JTable e esse JTable contém uma coluna do tipo Date, porém a exibição dessa data aparece como:
3 de out de 2019
Preciso que apareça como:
03/10/2019

PS: Em versões anteriores do meu programa aparecia certo, porém do nada começou aparecer assim… Será que uma atualização do Java foi responsável por isso?
Tem como arrumar essa informação para aparecer corretamente?
Obrigado

5 Respostas

D

Se o objeto recebido é do tipo java.util.Date, você deve fazer a conversão para o formato desejado usando um SimpleDateFormat, algo como:

new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy").format(objetoRepresentandoODate);
J

o método .format() retorna uma String.
Eu preciso que continue no tipo Date.

Ja utilizo o método SimpleDateFormat(“dd/MM/yyyy”).parse(“MINHA STRING DA DATA”) para pegar uma String converte-lá para um tipo Date.

A partir disso tenho “teóricamente” um objeto do tipo Date já no formato que eu quero (ou deveria ser) que seria o Objeto no tipo Date com formato (dd/MM/yyyy).

porém ao inseri-lo no JTable ele vai da forma que citei la na pergunta.

O que poderia ser?

D

Se você quer um Date ele será sempre Date e jamais terá outro formato. Simples assim.

J

Gostaria só de saber se tem como fazer um @override do metodo toString do Date, pois é esse método que retorna a “apresentação” da classe.

A grande questão é, como eu usar esse Date, mas alterar a forma de como ele é apresentado pra mim.

D

Procure o javadoc da classe java.util.Date, veja se a mesma é final ou se o método toString é final. Caso não sejam, você consegue criar o teu DateCustom e sobrescrever este método.
Massssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss, acho uma ideia um tanto quanto desnecessária, visto que, a questão é apenas exibir.

Criado 2 de outubro de 2019
Ultima resposta 3 de out. de 2019
Respostas 5
Participantes 2