Medidor de velocidade da conexão

3 respostas
A

Prezados gostaria de saber qual a API ou as APIs melhores para se fazer um medidor de velocidade em jsp, tipo o do virtua e outros em que é possível saber qual a velocidade de sua conexão, apenas necessito saber quem conhece as apis, para poder estudá-las.

3 Respostas

T

Pergunta imbecil número um - qual é a velocidade de conexão que você quer saber, na verdade?

• Aquela que aparece naquele iconezinho na taskbar, dizendo que você está conectado ao seu provedor de linha discada a 42000 bps (ou outra coisa parecida);
    Se for essa, não é tão simples quanto parece - para começar, exige código nativo, e saber qual é o S.O. que está sendo usado.
    Ou então você quer ter uma estimativa da velocidade para poder saber quanto tempo vai demorar o download? Isso talvez seja um pouco complicado também - alguma coisa como você ter um applet que puxe algum dado do seu site (que não seja em cache), meça quanto tempo levou para puxar o dado, e poste o resultado de volta para o servidor (será que isso funciona?)
A

Não é pergunta imbecil de forma alguma, talvez eu que não tenha me expressado ou perguntado direito.
É a velocidade do seu link de internet, por exemplo vc adquire um link de 256 kbps, então quer saber a quantas anda o seu link, vc clica no botão para medir, ele faz o teste de velocidade e te indica com este site aqui que foi feito em asp com flash

http://www.pcativo.com.br/testes.asp?teste_tipo=velocidade

Eu queria saber nem é exatamente como fazer, mas quais APIs utilizar para fazer algo similar, parece que no caso deste site o cara mandar ler um arquivo.

thingol:
Pergunta imbecil número um - qual é a velocidade de conexão que você quer saber, na verdade?

• Aquela que aparece naquele iconezinho na taskbar, dizendo que você está conectado ao seu provedor de linha discada a 42000 bps (ou outra coisa parecida);
    Se for essa, não é tão simples quanto parece - para começar, exige código nativo, e saber qual é o S.O. que está sendo usado.
    Ou então você quer ter uma estimativa da velocidade para poder saber quanto tempo vai demorar o download? Isso talvez seja um pouco complicado também - alguma coisa como você ter um applet que puxe algum dado do seu site (que não seja em cache), meça quanto tempo levou para puxar o dado, e poste o resultado de volta para o servidor (será que isso funciona?)
T

Hum, então é a alternativa 2. No servidor, você disponibiliza um servlet que gere um arquivo (talvez com conteúdo aleatório :wink: ) de tamanho fixo e conhecido, setando alguma opção para que ele não fique “cached” em algum lugar (no proxy, no servidor ou no client).
E no flash, ou applet, ou activeX, ou sei lá que tecnologia no browser que você vai usar para baixar o arquivo, você mede quanto tempo levou para baixar o tal arquivo. Não é difícil, só trabalhoso. (Talvez você tenha de calcular uma média móvel, ou então descartar algumas medições, mas isso eu ‘deixo para os universitários’).

Obs. Não disse que você fez a pergunta imbecil. Eu é que estava fazendo a pergunta imbecil para saber o que você queria saber. Não fique chateado, é o tipo de coisa que é engraçada quando se fala, mas não o é quando se escreve (pode levar a mal-entendidos, como o que ocorreu agora).

Criado 29 de abril de 2005
Ultima resposta 30 de abr. de 2005
Respostas 3
Participantes 2