Gostaria de sabe qual seria a melhor forma para aprender a ser um desenvolvedor web, Por que estou na duvida se eu aprendo com livro ou paga um curso online ou então fazer um curso técnico informatica para internet ?
Qual seria a melhor forma para aprender, por que sinceramente não sei qual método de ensino seguir para poder me desenvolver.
Melhor forma para aprender desenvolvimento Web
2 Respostas
Depende de quais tecnologias precisa aprender. Se pesquisar no YouTube vai encontrar bons cursos gratuitos. No geral é pesquisar por curso + a tecnologia que precisa estudar.
Ei, Kronen. Beleza?
Essa dúvida é extremamente comum entre as pessoas que estão começando na carreira como desenvolvedor. Para o desenvolvimento web, você terá três caminhos para se escolher, ser um front-end, back-end ou fullstack.
Independente de qual você escolher, a base principal é aprender antes de tudo a lógica de programação. Depois de já ter consolidado bem a lógica você vai partir para um dos caminhos.
É importante frisar que uma base bem consolidada vai influenciar muito com todo o resto do seu aprendizado.
O desenvolvedor front-end é a pessoa responsável por cuidar da parte que o usuário vê e tem contato, então para isso é necessário que você aprenda HTML, CSS e Javascript.
O desenvolvedor back-end é a pessoa responsável por da vida a aplicação que foi criada pelo front-end, no back é onde todas as regras de negócio, conexão com o banco e funcionalidades acontecem… essa parte o usuário não vê. Para isso, você vai precisar aprender uma linguagem de programação que mexe com back, temos vários exemplos: Javascript, PHP, Ruby, Elixir, Java…, além da linguagem de programação o backend tem que saber mexer com banco de dados, então estudar SQL é extremamente necessário.
O desenvolvedor fullstack é o cara que faz os dois, tanto o back quanto o front. Porém, para chegar nesse patamar é importante da um passo de cada vez e respeitar o seu nível.
A prática é o segredo de se ter um desenvolvimento bom nos estudos. Errar é normal e bugs sempre aparecem. Tenha paciencia e taca-lhe pau no carrinho.
Recomendo o canal do Gustavo Guanabara para começar… tem vários cursos com uma didática muito boa e grátis.
Espero ter ajudado