Melhor IDE para aprender java

11 respostas
F

Ola pessoal,

Um amigo meu me perguntou qual melhor IDE para aprender Java. Eu utilizo o NetBeans, mas a maquina que ele vai aprender (1gb de ram + core 2 duo) creio que ficara lenta com a ultima versao do Beans

Entao eu pensei em indicar o Eclipse, no entanto, nao sei qual versao indicar para ele.

Voces poderiam me indicar alguma (e argumentos), pois eclipse eu estou meio por fora.

Valeu

11 Respostas

N

Ja que é para aprender java, voce poderia indicar para ele o jcreator que é muito leve, simples sem recursos para desenvolvedores mais experientes como eclipse e netbeans e sem fornecer tanta simplicidade ao programador como o poderoso sistema de autocomplete do eclipse, mas caso queira indicar o eclipse mesmo pode indicar a ultima versão estavel do mesmo 3.6.1 eclipse ide for java dvelopers

F

Eu entrei no site para dar uma olhada e la esta Eclipse Classic 3.6.1 com 170mb e tem essa Eclipse IDE for Java Developers com 99Mb, qual a diferença entre as duas?

A

Provavelmente a diferença são recursos mais avançados, mas como você está começando a aprendendo creio que não irá fazer diferença, mas por via das duvidas recomendo a baixar Eclipse Classic 3.6.1. Pois é a que eu uso aqui.
E realmente como foi dito prefira o Eclipse por ele não oferecer muitas “facilidades”, começar a programar sem escrever os comandos inteiros vai deixar você “acomodado”.

R

Cara, as melhores IDEs pra c aprender java são: jcreator, Jedit ou bloco de notas mesmo (na raça).

Abraço

L

na minha opinião:

• NetBeans para desktop
  • Eclipse (Galileo) para WEB.
G

Eu gosto muito do Netbeans, acho que com estas configurações ai ele vai rodar tranquilo…

M

Na minha opnião a melhor ide para se começar é o eclipse pois exige que vc configure o ambiente para iniciar o desenvolvimento, coisa que o netbeans já vem pronto para algumas coisas.
Agora gosto muito do netbens para programar em casa com facilidade mas o mercado hoje é 80% eclipse.
Então por isso o melhor é aprender no eclipse e depois passar para outras.
Cara se for para indicar a versão pode indicar o ganymede ou galileo que funciona bem só que se for programar para web
Use o JEE e se for programar para desktop use o JSE(mais leve).

A

Com 1GB de RM dá pra utilizar tranquilamente o Eclipse. Mas como ele vai iniciar em Java, tem o BlueJ que é muito leve.

Taí http://www.bluej.org/

Y

Que se derrube o mito de q para aprender java não pode utilizar IDE.
No fim das contas o eclipse ajuda muito, e tb ensina muito.
O corretor de sintax dele já destaca e bem isso (ai o iniciante aprende).
Notepad, rsrsrs, e se o cara utiliza linux huahua, brincadeira é ridiculo isso, aff, só para aprender a sintax, velho com o passar do tempo isso se torna mecanico.
Mas respeito a opnião de todos, e já pensei desta forma qndo iniciei, se fosse hj só teria utilizado eclipse.
Abs

PS: uma cosia é uma IDE que alto completa, outra coisa é uma IDE drag and drop, fuja dos drag and drop.

L

responde pra ele o seguinte:

agora se ele quer uma IDE para programar em Java, há varias, o Eclipse é bem usada nao só por programadores de modo dia-dia, mas no mundo corporativo, as vezes que já trabalhei hj, sempre que chegava lá era o Eclipse rodando.

flw.

A

Pessoal, qual a diferença entre esse Eclipse Galileo e esta versao Classic 3.6.1?

Criado 5 de fevereiro de 2011
Ultima resposta 6 de fev. de 2011
Respostas 11
Participantes 11