Bruno Laturner:
raf4ever:
Netbeans.
E,pra mim,essa história de “desenvolvedor ruby não usa IDE” é utopia :lol:
Algumas IDEs acabam mais atrapalhando que ajudando, por exemplo quem vem do Java usando Netbeans, e começa a usar o autocomplete dele, vai ficar mais perdido que sem ele. É totalmente inútil se você não sabe a API.
Outra coisa, desenvolvimento Ruby tem raiz mais forte em Mac OS X e Linux, e boa parte das ferramentas são feitas para rodar em interpretadores de comandos. Acaba que velocidade de desenvolvimento é algumas ordens maior que ficar clicando com mouse. Os desenvolvedores também tem maior costume em fazer seus próprios scripts p/ automatizar tarefas, o que as IDEs não vão ter suporte.
Acho que outra coisa que contribui com o desuso de IDEs é o foco maior em testes automatizados, justamente por não poderem depender de checagens em tempo de compilação, que as IDEs hoje tem. Não precisa ficar com dezenas de janelas abertas verificando tudo, nem precisam depender de ferramentas para refatorar o sistema.
Acho que a maioria dos desenvolvedores que usam o NetBeans para programar com Ruby/Rails só usam mesmo as funcionalidades referentes à edição de código, project explorer, caminhar pelos arquivos e encontrar arquivos do projeto. Ou seja, usam as coisas que um editor como o TextMate tem. Tarefas como executar generators, executar tarefas rake, executar testes e usar o irb ou o console do Rails, em geral são realizadas numa janela de comando.
Bom, pelo menos esse é o meu perfil de uso, por isso adoraria uma versão mais leve do NetBeans, que excluisse praticamente tudo o que eu considero gordura.