Melhor linguagem de programação e frameworks para consumir APIs Restful

4 respostas
programação
H

Gostaria de saber qual a melhor linguagem de programação para se consumir APIs Restful?
Levando em consideração aspectos como desempenho da aplicação, facilidade na escrita do código etc…

4 Respostas

J

Consumir aonde? No browser? Mobile?

L

Para consumir, nodejs é uma boa. Como é muito comum usar JSON em APIs rest hoje em dia, usar JS facilita bastante. Uma aplicação nodejs também consome pouca memória.

T

nao conheco muitas linguagens. Mas comparando nodejs (javascript) com java (spring-boot), sem sombra de duvidas o node é melhor. por ser mais pratico, a lib para se trabalhar com json nao lhe causa problemas como as anotacoes @Json do java. A questao de trabalhar com Token JWT não é uma coisa confusa e complicada como com spring security ( o cara faz 7 classes para fazer uma autenticacao).

claro que existem alguams desvantagens, uma delas é que ele é single thread. entao voce vai ter que cuidar para todas as suas funcoes sejam assincronas. Caso contrato voce perdera performance. Um exemplo:

voce tem uma rota que vai salvar um carrinho de comrpas. Na compra voce botou 100 itens e na sua funcao for faz um FOR para que a cada item, voce chame a funcao salvar. Enquanto o seu for nao terminar, seu servidor nao aceitara outras requisicoes.

isso é uma cosia que voce precisa se preocupar para nao fazer.

Eu tenho aplicacoes nos dois mundos. Mas o spring boot para um projeto spring mvc com controllers e views com thymeleaf é excelente, ja para api restful nao gostei.

J

Além do NodeJS como já foi citado nas respostas anteriores, acredito que Python seja uma alternativa que também é bem interessante, pois ele responde super bem no que diz respeito a processamento de dados de forma massiva ou não, sintaxe da linguagem é bem tranquila e fácil de aprender.
Spring Boot com Java é uma alternativa que eu acho interessante também, porém, apesar de que eu considero simples a implementação com essa tecnologia, vale ressaltar que não é tão simples quanto seria utilizando NodeJS ou Python.

Criado 9 de junho de 2020
Ultima resposta 9 de jun. de 2020
Respostas 4
Participantes 5