Melhor performance consulta única tabela sem filtros e joins

5 respostas Resolvido
J

Olá pessoal tudo bem.

Atualmente estou trabalhando com extração e transformação de dados porem tenho que trabalha com fonte de dados muitos grandes e que nunca são alteradas .

As vezes tenho que consulta um mesmo volume de dados varias vezes no dia muitas vezes vários dias, pensando em melhorar a performance das query que não mudam estou transformando varias tabelas em uma única tabela por exemplo:

select * from tabela1 t1 inner join tabela2 t2 on t2.coluna1 = t1.coluna1 where t1.coluna2 is not null

estou pegando o resultado e transformando em uma única tabela no caso ficaria tm_t1_t2 assim quando for busca os dados não preciso fica fazendo uniões só faço

select * from tm_t1_t2

foi uma estratégia que pensei não sei ser é melhor mais melhorou um pouco a performance porem estou achando que continua lento ainda.

Tem ideia de como melhorar essas performances dessas consultas.

Detalhes

Tenho SSD

Não estou usando índice nessa tabela intermediário, não é feito união com outras tabelas

Memória esta trabalhando em média 70% a 83% notebook 8G

CPU trabalhando em 38% Processador i5 10º geração

banco de dados Atual é MySQL , as vezes utilizo outros bancos como Firebird, SQL Server etc… sempre relacional

Não tenho experiência com banco normalizado , qualquer coiso estudo ser for o caso.

Tem casos em que chega gasta 5 horas para terminar uma consulta.

Depois que crio esta tabela intermediaria não aplico nenhum join where, ou outro tipo de filtro ou função.

5 Respostas

J
Solucao aceita

Eu não tenho propriedade para falar sobre ETL, porém existem algumas boas práticas comuns quando estamos lidando com SQL de forma geral, e que trazem ganhos quando temos um grande volume de dados.

• Incluir na cláusula SELECT somente os campos que serão utilizados naquele devido momento ao invés de SELECT * FROM.
  • Analisar o plano de execução da query para avaliar qual ponto da consulta está demorando mais tempo para ser concluída.
  • Com base na análise anterior, fazer a criação de índices para otimizar a busca feita pela engine do DB.
  • Com grandes volumes de dados podemos adotar a prática de particionamento de tabelas.
  • Se os dados não sofrem modificação (UPDATE/DELETE) pode ser possível utilizar a sumarização de dados e trabalhar com o padrão D -1, ou seja, calcular somente a diferença entre os dados sumarizados do dia anterior com os novos dados do dia atual, o que implicaria em uma redução significativa de tempo, dado que não precisaria ficar recalculando tudo, toda vez, sempre desde o inicio dos tempos até o dia atual.
J

Fala ai xará, obrigado pela resposta.

então a questão das projeções todas as colunas e linhas são usadas.
depois que postei a pergunta aqui criei um index só por peso de consciência mais não adiantou nada.
A analise do plano de execução realmente não fiz vou ver que consigo tirar alguma informação.

Agora a questão de particiona é uma boa ideia mesmo pois tinha percebido que a consulta começa rápida porem com o tempo vai fica lenta, imagino que deve fica objetos na memoria do banco, realizei o particionamento vertical separando a consulta em varias thread fiz um teste aqui porem no meio processo aqui aconteceu um erro, mais deve melhorar mais o tempo de conclusão.

qualquer coisa vou parti para uma ideia radical transformando em um banco em NoSQL ou convertendo os dados para csv para fazer um teste,

J

Não falou o que está usando pra fazer a processamento da transformação, mas recomendo usar stored procedure ou qualquer meio via SQL direto no banco, não só pra extração, mas todo processamento. Deixa rodando em um job schedulado.

J

Depois de uma analise e testes percebi que meu maior gargalo não estava na busca de dados mais sim no processamento.

Fiz algumas alterações que alterou dramaticamente o tempo de horas para minutos dava até para até melhorar mais, mais esta bom já.

criei as tabelas temporárias e particionei em outras tabelas
criei alguns dicionário em memoria usando a ideia de particionando
ajustei as consultas linq
criei alguns processamentos em thread.

Agora preciso ajusta as escritas dos resultados de processamento, mais é outra historia isso vejo com tempo.
Valeu.

D

Como seus dados não mudam, crie views, acho que ficará ainda mais rápido.

Criado 19 de novembro de 2021
Ultima resposta 22 de nov. de 2021
Respostas 5
Participantes 4