Melhorar o nível técnico

77 respostas
K

Pessoal,

A idéia desse post é fazer uma chamada à turma mais nova, que está no GUJ a 3-4 anos no máximo, para nos atentarmos à qualidade dos posts, resgatando um pouco do que o GUJ foi um dia.

O GUJ no passado era tido como um dos fóruns mais exclusivos, onde alguns profissionais que passaram por aqui como: Carlos Vilela - CV (ThoughtWorks), Philip Calcado - Shoes(ThoughtWorks) , Rodrigo Kumpera - Louds (Novel - Mono), Vanessa Sabino (Bani), Urubatan, Luca Bastos, Maurício Linhares, thingol (quem se lembra ? ), marcelomartins , Rafael Steil, Velo, entre outros tantos que me fogem agora e tornarvam isso aqui especial.

Parece que a nova geração do GUJ não quer discutir tecnicamente, há muita gíria, textos mal redigidos e uma mistura de Social Network, fazendo o GUJ ser um Orkut para vertical TI.

Os profissionais citados não escrevem mais por aqui pelo simples fato das discussões de alto nível terem se extinguido. Muitos não estão lendo o contexto de mensagens anteriores e entram no meio da discussão, sem embasamento e detonando o nível da discussão.

Sugiro aos moderadores algo até radical: Integração dos profiles dos usuários ao Linkedin, assim acabamos com a história de nicks e colocamos os profissionais à frente.

Essa é uma idéia para evitar que os mais velhos saim de vez do fórum e esse se torne um “besteirol” que não tenha sentido de existir.

PS: Quase dei um close na minha conta, esse é um apelo, pois gostava daqui.

Um abraço,

Felipe Oliveira - @scaphe (twitter) - SOA|EXPERT , vulgo - Kenobi.

77 Respostas

F

Concordo essa é uma ferramenta muito boa para ficar banalizada, eu mesmo coloco minha foto acho que é uma forma de demonstrar confiança.

R

Eu concordo com uma moderação mais rígida e a eliminação rápida de tópicos banais.

M

Concordo em grau, número e gênero. Eu iria também abrir um post sobre esse assunto também. O GUJ possuia conversas de nível elevadíssimo, e quando pessoas divergiam sobre determinado assunto, o tema era debatido amistosamente. Posts como esse me faziam sentir orgulho da comunidade. Hoje em dia quem ainda salva a qualidade de alguns tópicos são o DavidBuzatto, o ViniGody, o Mark.Vasconcelos e mais uns poucos cujo nome infelizemente não me vêm à memória agora. Gostaria de ressaltar o quanto faz falta posts do Carlos Vilela, Thingol, Entanglement, Paulo Silveira etc. É muito triste saber que o nível dos frequentadoes chegou a um ponto tão absurdo que estes preferiram diminuir ou até mesmo abandonar sua participação no GUJ. Fico profundamente triste. Espero que nossos frequentadores se consientizem mais a respeito do verdadeiro valor do GUJ, o de disseminar conhcecimento técnico de qualidade.

A

De acordo. Eu mesmo já postei coisas inúteis e trollei bastante por aqui. E me arrependo da maioria, mas eu era piazão.

Acho que essa thread mostra bem o contraste entre os tipos de usuários.

Como resolver isso? Na minha opinião moderação mais rígida e mostrar a cara dos trolls (linkedin, blackbelt, twitter, facebook…).

P

Kenobi,

Este tipo de apelo já foi feito outras vezes aqui, inclusive por mim, e infelizmente sem resultados.
Claro que é impossível comparar a minha bagagem e importância para o GUJ com a bagagem e importância que têm todos estes que você citou, mas eu também frequento cada vez menos o fórum, pois já me conformei que o destino do GUJ é virar um Orkut…

M

Olá,

Apesar de não participar muito respondendo a dúvidas, eu também acessava o guj diariamente.
Hoje não tenho mais paciência de ler os posts. Muitos deles são quase que totalmente redigidos com erros de português ou excesso de gírias.
Notei que membros citados anteriormente não participam mais como antigamente.
Saudades de discussões como esta http://www.guj.com.br/java/49267-polimorfismo

W

Eu acho esse eh um problema que se desenvolve naturalmente, quanto maior o numero de usuarios, maior o numero de topicos que sao totalmente “off”, por exemplo, hoje eu vi um topico falando sobre oculos :shock: (???).
Na minha opiniao eh perfeitamente aceitavel discutir (fora assuntos ligados a desenvolvimento), assuntos relacionados a tecnologia em geral, porque praticamente todos na area de informatica curtem ter os seus gadgets, entao sem problemas.

Como eu disse, quando a comunidade aumenta, aumenta tambem o numero de usuarios que tem um conhecimento de java, mas nao querem (ou nao tem vontade ou capacidade) de ajudar a responder alguma pergunta, mas tem tempo pra entrar num topico e iniciar uma guerra.

Talvez os topicos deveriam ser mais policiados, facebook, linkedin pra mim nao funcionam porque eu acho que quem quer fazer zona faz de qualquer jeito, mostrando a identidade ou nao.

Eu pessoalmente gosto muito do stackoverflow e o jeito que ele eh moderado. Eles sao bem restritos com topicos e respostas eles ate fazem uma pequena validacao pra verificar se a resposta que esta sendo dada eh possivelmente incompleta.
Os proprios usuarios podem colocar flags em topicos e respostas que necessitam de uma atencao especial dos moderadores.

Outra coisa, me parece (nao sei se eh assim) que a maioria dos moderadores nao sao usuarios ativos, parece que apenas alguns conectam diariamente e os que sao ativos nao sao tao rigidos.

Soh pra ter uma ideia como o stackoverflow funciona:

What kind of questions should I not ask here?

You should only ask practical, answerable questions based on actual problems that you face. Chatty, open-ended questions diminish the usefulness of our site and push other questions off the front page. To prevent your question from being flagged and possibly removed, avoid asking subjective questions where ?

every answer is equally valid: ?What?s your favorite ______??
your answer is provided along with the question, and you expect more answers: ?I use ______ for , what do you use??
there is no actual problem to be solved: ?I?m curious if other people feel like I do.?
we are being asked an open-ended, hypothetical question: ?What if ______ happened??
it is a rant disguised as a question: ?
sucks, am I right??

If your motivation for asking the question is ?I would like to participate in a discussion about ______?, then you should not be asking here. If your motivation is ?I would like others to explain ______ to me?, then you are probably OK. (The above section was adapted from MetaFilter?s FAQ. For more detail, see six guidelines for great subjective questions.)

Be nice.

Treat others with the same respect you?d want them to treat you. We?re all here to learn together. Be tolerant of others who may not know everything you know. Bring your sense of humor.

Be honest.

Above all, be honest. If you see misinformation, vote it down. Add comments indicating what, specifically, is wrong. Provide better answers of your own. Best of all ? edit and improve the existing questions and answers!

Pra ver completo:

Bom link tb : http://blog.stackoverflow.com/2010/09/good-subjective-bad-subjective/

Talvez os administradores do GUJ possam verificar como outros sites funcionam e usar como modelo.

//Daniel

A

Eu também sou fã do StackOverflow. O nível técnico lá é altíssimo (arrisco dizer o mais alto entre as comunidades).

Além deste, o Programmers StackExchange também é interessante (é no mesmo estilo). O GUJ agrupa um pouco do StackOverflow (no Java Avançado, Básico, EE, Web, Arquitetura…) com o PSE (com o Off-topic - pelo menos nos tópicos bons).

A

Oi,

Concordo, porém acho difícil esse controle. O que é relevante para um, pode não ser para outro.

Sobre o uso de nick, com certeza se a pessoa fosse identificada pensaria duas vezes antens de escrever algo.

A

Kenobi:
Pessoal,

A idéia desse post é fazer uma chamada à turma mais nova, que está no GUJ a 3-4 anos no máximo, para nos atentarmos à qualidade dos posts, resgatando um pouco do que o GUJ foi um dia.

O GUJ no passado era tido como um dos fóruns mais exclusivos, onde alguns profissionais que passaram por aqui como: Carlos Vilela - CV (ThoughtWorks), Philip Calcado - Shoes(ThoughtWorks) , Rodrigo Kumpera - Louds (Novel - Mono), Vanessa Sabino (Bani), Urubatan, Luca Bastos, Maurício Linhares, thingol (quem se lembra ? ), marcelomartins , Rafael Steil, Velo, entre outros tantos que me fogem agora e tornarvam isso aqui especial.

Parece que a nova geração do GUJ não quer discutir tecnicamente, há muita gíria, textos mal redigidos e uma mistura de Social Network, fazendo o GUJ ser um Orkut para vertical TI.

Os profissionais citados não escrevem mais por aqui pelo simples fato das discussões de alto nível terem se extinguido. Muitos não estão lendo o contexto de mensagens anteriores e entram no meio da discussão, sem embasamento e detonando o nível da discussão.

Sugiro aos moderadores algo até radical: Integração dos profiles dos usuários ao Linkedin, assim acabamos com a história de nicks e colocamos os profissionais à frente.

Essa é uma idéia para evitar que os mais velhos saim de vez do fórum e esse se torne um “besteirol” que não tenha sentido de existir.

PS: Quase dei um close na minha conta, esse é um apelo, pois gostava daqui.

Um abraço,

Felipe Oliveira - @scaphe (twitter) - SOA|EXPERT , vulgo - Kenobi.

Concordo com você

Acho que os “mais velhos” poderiam contribuir também criando tópicos interessantes. Se você tiver uma discussão mais aprofundada aqueles que entram no forum apenas para resolver o exercício da faculdade não vão nem entrar na discussão.

abs

L

Oi,

Geralmente o usuário que faz a confusão e deixa o GUJ em estado de desordem é aquele que posta apenas em OFF-TOPIC.
Particularmente é muito raro me ver entrar aqui em OFF, até porque acho que uma solução para a resolução dessa desordem seria acabar com este.

Por outro lado, o tópico OFF existe para descontrair a nossa mente, no qual sempre esta cheia de assuntos técnicos após um longo dia de trabalho.

Por fim, (na minha opinião) quem deverá mudar são as pessoas e não o fórum. No lugar de responder aquele tópico banal ou retrucar a possível besteira que determinado usuário escreveu, se conscientizem e pensem: “Será mesmo que preciso responder isso?”

Tchauzin!

W

lina:
Oi,

Geralmente o usuário que faz a confusão e deixa o GUJ em estado de desordem é aquele que posta apenas em OFF-TOPIC.
Particularmente é muito raro me ver entrar aqui em OFF, até porque acho que uma solução para a resolução dessa desordem seria acabar com este.

Por outro lado, o tópico OFF existe para descontrair a nossa mente, no qual sempre esta cheia de assuntos técnicos após um longo dia de trabalho.

Por fim, (na minha opinião) quem deverá mudar são as pessoas e não o fórum. No lugar de responder aquele tópico banal ou retrucar a possível besteira que determinado usuário escreveu, se conscientizem e pensem: “Será mesmo que preciso responder isso?”

Tchauzin!

Com certeza, mas por exemplo, se um usuario posta um resposta mal educada em algum topico e outros usuarios comecam a marcar aquela resposta como inapropriada, dependendo do numero de "flags! poderia ate mandar um email para os moderadores quando alguma resposta ou topico foi marcado muitas vezes.
Ai seria rapido para os moderadores tomarem alguma acao ( deletar topico, deletar repostas ou trancar topico por exemplo).

Fazendo isso, chega um momento que as pessoas que soh postam besteira ou estao aqui para ofender outros usuarios vao perder a motivacao porque eles saberao em primeira mao que suas messagens vao ser moderadas.

Uma pergunta para os moderadores?? Quantos moderadores tem no GUJ??? Quantos passam aqui pelo menos duas ou tres vez por dia???

//Daniel

L

windsofhell:

Uma pergunta para os moderadores?? Quantos moderadores tem no GUJ??? Quantos passam aqui pelo menos duas ou tres vez por dia???

//Daniel

Oi,

Você poderá visualizar essas informações entrando no link no canto inferior direito da pagina (após entrar em alguma opção do fórum).

Em relação a sua pergunta: “Quantos passam aqui pelo menos duas ou tres vez por dia???” não sei lhe responder…

Tchauzin!

M

Andre Brito:
De acordo. Eu mesmo já postei coisas inúteis e trollei bastante por aqui. E me arrependo da maioria, mas eu era piazão.

Acho que essa thread mostra bem o contraste entre os tipos de usuários.

Como resolver isso? Na minha opinião moderação mais rígida e mostrar a cara dos trolls (linkedin, blackbelt, twitter, facebook…).

Lendo a resposta desse tópico, até comecei a escrever uma MP pro Mauricio Linhares, pedindo que escrevesse mais vezes no GUJ, porém, quando você começa a ler algumas outras respostas, você começa a entender o por que os caras não escrevem mais.

Concordo com a Lina a respeito da conscientização e concordo também com o windsofhell em relação aos “flags”, seria uma maneira de ajudarmos o GUJ.

F

As vezes contar até 10 ajuda a não responder os trolls, mas é complicado, eles espalham muita desinformação, e deixam o cara fulo da vida.

Eu sou a favor de uma moderação mais rígida, tópicos orkut like, deveriam ser removidos assim que vistos. Isso aqui ja passou de orkut, é cada tópico no OFF que só por deus.

Acho que seria legal as flags, e a pergunta: Este post foi util? Sim, dizem que ja fizeram e nao funcionou, mas não seria para ganhar status nem nada, apenas ficaria como o SOF, -10 ou +3, se o pessoal gostou ou não, e ainda poderia ter uma opção de denunciar trolls. Então poderia ter 3 opções em cada post de usuario com a pergunta: Este post foi útil? Sim() Não() Troll(). Marcando-se troll, abriria uma caixa e tu escreveria o porque de estar flegando como troll. Posts flegados como troll seriam enviados aos moderadores para análise. Assim ficaria mais fácil da moderao acompanhar.

BUT, acho que trolls, não deveriam nem ter a primeira chance, quanto mais a segunda, trollou, BAN na hora. Muitos tópicos aqui, inclusive com participação de moderadoes, os caras trollam, ja são conhecidos trolls e mesmo assim, nada acontece. Apenas um aviso aqui, ou outro ali. Deveria ser BAN imediato.

L

Oi,

Conforme solicitado por vocês, nós moderadores já estamos adotando uma pratica mais rígida.

Espero a compreensão e agradeço a opinião de todos… Isso nos ajudará a manter o fórum organizado e limpo.

Não hesitem a nos procurar, estamos aqui para isso. Só não queremos que o fórum se torne um Big Brother da vida…

Tchauzin!

B

A área de off-topic tem que ser removida urgente, é um criadorouro de usuários troll. Totalmente desnecessária hoje que existe twitter para as pessoas discutirem e divulgarem coisas não técnicas. Já que é pra melhorar o nível técnico nada melhor que o foco bem estrito no tema.

L

Apenas reforçando… o GUJ é feito por todos, quem achar que algum tópico ou usuário esta fora da regras, gerando flames/trollagens, entrem em contato, quanto mais pessoas “fiscalizando”, mais fácil fica para o nível se manter alto.

[]s

M

O problema do guj é o mesmo que aflinge qualquer comunidade gratuita. Ela precisa recorrer a publicidade como modelo de negócio, quando isso acontece a tendência é o usuário virar o anunciante e o que era usuário vira produto, degradando assim sua experiência.

Concordo que off-topic não agrega nada em conteúdo, mas se a seção representa uma parte expressiva do tráfico (e por consequencia, da receita) do site ela não é desnecessária.

L

O problema é que não vejo como fugir disso, creio que a maioria aqui é acostumada a frequentar vários fóruns pela internet.
E em TODOS o nível vem caindo absurdamente.
Eu sempre admirei muito o GUJ, desde a época que o fórum era feito em PHP e o thiagosc e o jprogrammer eram considerados os maiores trolls =D
O que eu acho ruim é que tem muito ego inflado aqui, nossa todo mundo sempre está certo, é horrível isso.

PS. O thingol não posta mais ?

F

A questão é que logo logo algum loco vai começar a dizer que a moderação ta exagerando e apagamento mensagens indevidas, já vi o Luiz Aguiar ser cassado por um trollzinho que abria topicos pra xingar ele por ele ter apagado uma mensagem dele.

Tem um cara que não vejo faz tempo aqui é o Taborda, não que eu concordasse com ele, mas pelo menos ele argumentava decentemente :stuck_out_tongue:

B

O problema do guj é o mesmo que aflinge qualquer comunidade gratuita. Ela precisa recorrer a publicidade como modelo de negócio, quando isso acontece a tendência é o usuário virar o anunciante e o que era usuário vira produto, degradando assim sua experiência.

Concordo que off-topic não agrega nada em conteúdo, mas se a seção representa uma parte expressiva do tráfico (e por consequencia, da receita) do site ela não é desnecessária.

qual é a audiencia que agrega valor pro guj? pense em longo prazo.

Se o guj for sobreviver do conteúdo de 4 ou 5 anos atrás está fadado a morte! por isso é importante que os caras técnicos dominem isso aqui, infelizmente e está acontecendo o inverso.

V

Eu tenho achado o GUJ bem tranquilo ultimamente.

Mas o que tem me desmotivado é a quantidade absurda de tópicos com dúvidas repetidas.
O pessoal não tenta usar nem a busca do fórum, nem a do google.

Um pouquinho de pesquisa antes de perguntar evitaria uns 90% dos tópicos das sessões que respondo.

Outra coisa que me tira toda a alegria de viver é quando vejo mais um tópico com DefaultTableModel. E o cara muitas vezes começa com “Eu sei que muitos aqui não apoiam o Default, mas eu tô usando e tô com esse problema…” (e o problema geralmente se resolveria se ele não usasse o Default).

A

Lendo todos os comentários, cheguei à conclusão de que esse tópico é mais um desnecessário, já que a questão talvez fosse essa.
Ao invés de reclamar, comecem a participar mais, criem tópicos que acham relevantes, de sua opinião e se achar que algo não é interessante ignore.
Sobre usuários “antigos” não participar mais, acho muito natural, as pessoas mudam o foco, apenas isso.

A

ViniGodoy:
Eu tenho achado o GUJ bem tranquilo ultimamente.

Mas o que tem me desmotivado é a quantidade absurda de tópicos com dúvidas repetidas.
O pessoal não tenta usar nem a busca do fórum, nem a do google.

Um pouquinho de pesquisa antes de perguntar evitaria uns 90% dos tópicos das sessões que respondo.

Outra coisa que me tira toda a alegria de viver é quando vejo mais um tópico com DefaultTableModel. E o cara muitas vezes começa com “Eu sei que muitos aqui não apoiam o Default, mas eu tô usando e tô com esse problema…” (e o problema geralmente se resolveria se ele não usasse o Default).

++

M

qual é a audiencia que agrega valor pro guj? pense em longo prazo.

Se o guj for sobreviver do conteúdo de 4 ou 5 anos atrás está fadado a morte! por isso é importante que os caras técnicos dominem isso aqui, infelizmente e está acontecendo o inverso.

Não é so fechar o off-topic que vai manter os trolls afastados. Precisa implementar mecanismos continuos de curação e isso tudo consome recursos.

Não existe almoço grátis. Eu pagaria para acessar um forum com discussōes de alto nivel, mas não sei se represento uma parte significativa para viabilizar essa mudança.

A

Anime:
Sobre usuários “antigos” não participar mais, acho muito natural, as pessoas mudam o foco, apenas isso.

Acredito eu que a maioria não mudou o foco ainda.

O thingol, quando nos últimos posts, trabalhava com .net. Nada a ver com Java e ele respondia umas coisas bem cabulosas sobre a tecnologia.
O próprio Kenobi e o Luca conversavam a tempos atrás sobre SOA no Tectura. O marcelodestro e o Sergio Lopes estava discutindo um dia sobre tunning de aplicações que rodavam em cima do Jetty. E o Maurício Linhares postou bastante coisa no tópico sobre o Twitter ter trocado um pedaço do sistema de Ruby pra Java com Netty (juntamente com o Luca, o Kenobi e o seufagner). Além desses, tem o Paulo Silveira, que luta pra manter a parte de Notícias em dia.

Claro, uns vão pra outra area ou escrever código em outra linguagem, iniciar uma startup, virar home broker… Mas quem dava um suporte pras discussões interessantes do GUJ sabe que nem todos aqui programam em Java e que, acima de tudo, sabem discutir.

A

Com certeza.
Não foi isso que quis dizer com “mudar o foco”, pode ser uma questão pessoal, falta de tempo, por exemplo… :wink:

P

Anime:
Lendo todos os comentários, cheguei à conclusão de que esse tópico é mais um desnecessário, já que a questão talvez fosse essa.
Ao invés de reclamar, comecem a participar mais, criem tópicos que acham relevantes, de sua opinião e se achar que algo não é interessante ignore.

É isso aí.
O GUJ é um ótimo forum, e como já disseram aí acima está até tranquilo ultimamente, mais maduro e “auto-moderado”. Os moderadores não deveriam dar mais atenção a esta reclamação do que às outras iguais que aparecem de vez em quando, e tambem não mudar a sua rotina. Acho que todos tem mais o que fazer.
Quem não quer conviver com trollagem tem que ficar fora da internet, infelizmente.

Edit.: Até que este tópico foi útil, pois mostrou um bug acho que do JForum… o tópico tem duas páginas, mas a primeira, creio que por ter tido muitos posts removidos, não “sabe” que há uma segunda página… :smiley:

F

Eu tenho visto muitos tópicos interessantes nas notícias do GUJ, vira e mexe dou uma fuçada. Eu não acho que o nível técnico esteja caindo, acho que a participação dos Mestres Jedi que diminuiu. Nâo por culpa deles, mas pelo simples fato de que eles hoje provavelmente tem mais responsabilidades do que alguns anos atrás e agora o tempo é restrito. Em relação as dúvidas que poderiam ser sanadas com uma pesquisa rápida no google, isso sempre aconteceu e deve ser relativizado. Ás vezes(muitas vezes, é verdade :slight_smile: ) é pura preguiça mesmo, mas em outros casos é inexperiência. Eu creio que a solução para “revitalização” do GUJ é aumentar o número de moderadores e/ou o nível de moderação.

L

Realmente…mas o que eu acho mais estranho é que com tantos ambientes mais propícios a trolls como YouTube(a origem de todo esse mal),blogs e foruns aleatórios, os caras vem torrar a paciência em um forum essencialmente profissional… é muita falta do que fazer

A

eu já disse isso a muito tempo, e digo muitas vezes para conhecidos…
não é questão de preconceito nem nada…

mas devido a inclusão digital que aconteceu nos últimos anos (Brasil), boa parte da internet com conteudo em portugues teve uma queda da qualidade…
vejam as redes sociais… o GUJ não foge a regra… assim como o JavaFree teve uma queda (lógico que eles nunca foram melhores que o GUJ =P)

não tem jeito… tudo que se torna de fácil acesso para todos, perde qualidade…
redes fechadas com usuarios selecionados (e monitorados) sempre conseguem manter o nível…

ainda mais agora com esse BOOM de cursos tecnicos para analise de sistemas, muito mais pessoas tem acesso a programação,
e eles caem aqui de paraquedas…

lógico que Trolls existem em qualquer lugar, mas com relação ao excesso de erros de portugues e baixo nível de conversa, acredito que minhas afirmações estejam corretas ^^

P

Essa galera, que ha 5 anos ja nao anda mais por aqui, busca novos conhecimentos. E o GUJ ajuda muito o desenvolvedor iniciante e intermediario. O avancado encontra ajuda em codigo no github, irc, mailing lists e colegas de trabalho. É natural esse pessoal sair, e uma nova leva de desenvolvedores entrar…

Kenobi, a qualidade nao caiu, é que voce amadureceu e hoje conhece muito mais que antigamente. Ja o nivel do GUJ manteve-se o mesmo, e agora voce enxerga um GAP.

Sobre as propostas dadas, acho que precisamos mesmo obrigar os nomes reais no forum, assim como o javaranch sempre fez. Associando facebook/linkedin ou algo assim, ninguem mais ira trollar de maneira aleatoria. De qualquer maneira vale o lembrete: denuncie o troll e nao responda a ele.

L

alucardeck:
eu já disse isso a muito tempo, e digo muitas vezes para conhecidos…
não é questão de preconceito nem nada…

mas devido a inclusão digital que aconteceu nos últimos anos (Brasil), boa parte da internet com conteudo em portugues teve uma queda da qualidade…
vejam as redes sociais… o GUJ não foge a regra… assim como o JavaFree teve uma queda (lógico que eles nunca foram melhores que o GUJ =P)

não tem jeito… tudo que se torna de fácil acesso para todos, perde qualidade…
redes fechadas com usuarios selecionados (e monitorados) sempre conseguem manter o nível…

ainda mais agora com esse BOOM de cursos tecnicos para analise de sistemas, muito mais pessoas tem acesso a programação,
e eles caem aqui de paraquedas…

lógico que Trolls existem em qualquer lugar, mas com relação ao excesso de erros de portugues e baixo nível de conversa, acredito que minhas afirmações estejam corretas ^^

Fora que no brasil a maioria do pessoal que fica pela internet, seja lá fazendo o que, é criançada...eu percebo isso nos jogos online que é meu passatempo preferido, desisti de jogar jogos brasileiros por causa disso...média por usuário = 8~13 anos. Prefiro pagar jogos estrangeiros onde quem joga é geralmente um pessoal mais maduro (quem já jogou qualquer coisa estrangeira sabe que é verdade).

O incrível é que até lá fora o brasileiro já tá com a fama, o pessoal que não me conhece quando descobre que sou brasileiro já fica com um pé atrás.

Mais não adianta...pra mim que quanto mais atenção você dá pra esse tipo de atitude de baixo nível, mais frequentes elas ficam.
A

leoviniga:
Fora que no brasil a maioria do pessoal que fica pela internet, seja lá fazendo o que, é criançada…eu percebo isso nos jogos online que é meu passatempo preferido, desisti de jogar jogos brasileiros por causa disso…média por usuário = 8~13 anos. Prefiro pagar jogos estrangeiros onde quem joga é geralmente um pessoal mais maduro (quem já jogou qualquer coisa estrangeira sabe que é verdade).

O incrível é que até lá fora o brasileiro já tá com a fama, o pessoal que não me conhece quando descobre que sou brasileiro já fica com um pé atrás.

Mais não adianta...pra mim que quanto mais atenção você dá pra esse tipo de atitude de baixo nível, mais frequentes elas ficam.

é verdade… eu mesmo parei de jogar CS/Battlefield/ e qualquer MMORPG em server BR por causa da pivetada que enche o saco…

um acontecimento recente foi com a blackcats-games (eu sei, pirataria é crime)…
mas quase que todos os IPs brazucas foram banidos pq algum idiota daqui tentou derrubar o server dos caras (DDOS Attack se não me engano)… e ai já viu, começou a aparecer varios xingamentos para os brasileiros em seu forum… e eles quase tomaram a atitude de banir o Brasil…
e quem participa da rede sabe que em matéria de pirataria, eles batem qualquer rede pública (i.e. TPB)…
e lá não existem tantos trolls, ninguem quer ser banido de uma rede privada que é bem dificil de conseguir acesso (ou era, não sei como está hoje)…

K

Olá Paulo, bom vê-lo por aqui :slight_smile:

Eu entendo que o nível técnico do GUJ tenha um público-alvo delineado, mas deveria ter uma área para a OldSchool, seria últil à quem está chegando.

Contudo, antigamente nós tentávamos discutir tecnicamente e hoje o pessoal leva pro lado pessoal, brigas e muitas discussões sem sentido algum.

Fico triste em entrar pra responder algum tópico tecnicamente e o pessoal sair “trollando”, isso não é atitiude de profissional e essa é a minha crítica.

Talvez os Nicks tenham sido os vilões ou a integração com o portal java, não entendi o que aconteceu.

Um abraço,

PS: Eu sei que “amadureci”, cabelos brancos inclusive, mas venho aqui pra tentar colocar alguma coisa na cabeça dessa molecada :slight_smile:

Felipe

P

Cara,

Eu já cansei de falar aqui: tem gente que só acessa o GUJ porque o youtube é bloqueado na empresa…

D

Kenobi:
Olá Paulo, bom vê-lo por aqui :slight_smile:

Eu entendo que o nível técnico do GUJ tenha um público-alvo delineado, mas deveria ter uma área para a OldSchool, seria últil à quem está chegando.

Contudo, antigamente nós tentávamos discutir tecnicamente e hoje o pessoal leva pro lado pessoal, brigas e muitas discussões sem sentido algum.

Fico triste em entrar pra responder algum tópico tecnicamente e o pessoal sair “trollando”, isso não é atitiude de profissional e essa é a minha crítica.

Talvez os Nicks tenham sido os vilões ou a integração com o portal java, não entendi o que aconteceu.

Um abraço,

PS: Eu sei que “amadureci”, cabelos brancos inclusive, mas venho aqui pra tentar colocar alguma coisa na cabeça dessa molecada :slight_smile:

Felipe

Engraçado… eu iria fazer um post exatamente sobre isso essa semana, perguntando aonde foi parar todo mundo. Até as brigas de antigamente por exemplo SAOJ x Calçado eram sensacionais.

Bom, ultimamente eu simplesmente “desisti”, reclamei algumas vezes e acabei virando "o chato ", fiz algumas inimizades justamente por criticar algumas atitudes. Concordo com o Paulo no ponto em que eu amadureci bastante de 6 anos pra cá, porém a política hoje é a do ‘nice guy’, como se o guj fosse uma grande mãe onde todos são bem vindos, algo bemmm diferente daquela época em que falta de respeito e algumas outras coisinhas eram… digamos que mais severas. Consequentemente vc acabava restringindo um pouco o pessoal que frequentava o fórum (espantando os trolls)

V

Pelo contrário. Acho que atitudes mais severas atraem trolls. Eles gostam é de ver o circo pegar fogo. Se vc repreende, ele se faz de vítima. Se vc retruca, ele aproveita para espalhar flame.

O que realmente coibe trolls é não responde-los. Ou silenciosamente apagar todos os seus posts (quando for um troll mais do que confirmado, claro). Troll que não faz barulho é troll infeliz.

L

++

J

Mas o problema de não responder os trolls, é que muitas vezes ele distorcem tanto a informação do tópico que uma pessoa desavisada pode acabar pensando que aquilo era verdade…

Colocar uma marcação nas mensagens onde o pessoal pode sinalizar trollagem, e depois os moderadores aprovarem ( ok moderadores tem vida e serviço, não da para dedicar tanto tempo assim) a mensagem estaria marcada como trollagem ( através de troca de cor, ícone, etc…) e então a partir daquele momento você não poderia mais da reply naquela mensagem e talvez poderia se pensar em proibir aquele usuário a continuar postando naquele tópico.

G

O que mais me deixa p*. é a maneira de expressão que várias pessoas se comunicam. Poxa, o português é tão massacrado aqui, as pessoas usam “a” como sendo advérbio de tempo, não sabem usar os “porquês”, não sabem usar acentuação, e abreviam tudo o que for possível. Isso que é irritante, chega a dar desgosto de ler tópicos tão mal redigidos.

K

Concordo em numero, genero e grau - aconteceu hoje, leia a parte em negrito.

Duas propostas que acredito que sejam MUITO validas.

1. Nomes reais - assim como no Java Ranch - integracao com Facebook ou LinkedIn(opcional)
  2. Flags - apos um numero N de flags em um post/comentario/topico moderadores seriam acionados automaticamente.
J

Pelo contrário. Acho que atitudes mais severas atraem trolls. Eles gostam é de ver o circo pegar fogo. Se vc repreende, ele se faz de vítima. Se vc retruca, ele aproveita para espalhar flame.
O que realmente coibe trolls é não responde-los. Ou silenciosamente apagar todos os seus posts (quando for um troll mais do que confirmado, claro). Troll que não faz barulho é troll infeliz. (Vinigodoy)

Duas propostas que acredito que sejam MUITO validas.

1. Nomes reais - assim como no Java Ranch - integracao com Facebook ou LinkedIn(opcional)
  2. Flags - apos um numero N de flags em um post/comentario/topico moderadores seriam acionados automaticamente.(Keller)

Perfeito! ++

S

ViniGodoy:

O que realmente coibe trolls é não responde-los. Ou silenciosamente apagar todos os seus posts (quando for um troll mais do que confirmado, claro). Troll que não faz barulho é troll infeliz.

Eu discordo totalmente.

Primeiro que ignorar não retira as mensagens deles e quem cair no tópico (pelo google, por exemplo) lê coisa errada.
Segundo que é impossível fazer com que todos ignorem os trolls. Exemplo: você reconhece um troll e para de responder. Eu não sei que é troll e continuo respondendo. Mais tarde eu percebo e paro, mas aí já entrou gente nova no fórum que responde, e isso nunca acaba.

Sem falar que já vi troll por aqui que não ligava muito se era respondido ou não.

Mas a ideia de apagar os posts, já acho um avanço.

Uma outra coisa (que requer implementação) poderia ser os próprios usuários marcando de alguma forma outros usuários, tipo aquela estrelas que tinha aqui. Se muitos marcassem alguém como troll, aparecia um selo de troll (entre outros possíveis) no perfil e posts do sujeito.

E acho a ideia de exigir nome real, foto, linkedin etc uma péssima ideia. O thingol por exemplo não tinha nada disso associado e nem precisava.

D

Schuenemann:
ViniGodoy:

Eu discordo totalmente.

Primeiro que ignorar não retira as mensagens deles e quem cair no tópico (pelo google, por exemplo) lê coisa errada.
Segundo que é impossível fazer com que todos ignorem os trolls. Exemplo: você reconhece um troll e para de responder. Eu não sei que é troll e continuo respondendo. Mais tarde eu percebo e paro, mas aí já entrou gente nova no fórum que responde, e isso nunca acaba.

Sem falar que já vi troll por aqui que não ligava muito se era respondido ou não.

Mas a ideia de apagar os posts, já acho um avanço.

Uma outra coisa (que requer implementação) poderia ser os próprios usuários marcando de alguma forma outros usuários, tipo aquela estrelas que tinha aqui. Se muitos marcassem alguém como troll, aparecia um selo de troll (entre outros possíveis) no perfil e posts do sujeito.

E acho a ideia de exigir nome real, foto, linkedin etc uma péssima ideia. O thingol por exemplo não tinha nada disso associado e nem precisava.

Exatamente! ficar ignorando só faz com que os trolls se sintam livres para encher o fórum de besteira, isso quando outros tolls não respondem um tópico que fala de porcaria nenhuma e consequentemente acabam empurrando as threads realmente interessantes para baixo.

Sou totalmente a favor de usar usuários do linkedin por exemplo, isso vai evitar aquele bando de usuários “anônimos” recém criados que ficam trollando.

D

Sem querer “esquentar” ainda mais essa discussão sobre trolls, mas já dando uma opinião “do contra”, eu também acho que a melhor saída é denuncia-los, ao invés de responder, como alguns moderadores já disseram aqui.

Agora, voltando ao assunto do início do tópico (ou não):

Paulo Silveira:
Kenobi:

Essa galera, que ha 5 anos ja nao anda mais por aqui, busca novos conhecimentos. E o GUJ ajuda muito o desenvolvedor iniciante e intermediario. O avancado encontra ajuda em codigo no github, irc, mailing lists e colegas de trabalho. É natural esse pessoal sair, e uma nova leva de desenvolvedores entrar…

Kenobi, a qualidade nao caiu, é que voce amadureceu e hoje conhece muito mais que antigamente. Ja o nivel do GUJ manteve-se o mesmo, e agora voce enxerga um GAP.

Sobre as propostas dadas, acho que precisamos mesmo obrigar os nomes reais no forum, assim como o javaranch sempre fez. Associando facebook/linkedin ou algo assim, ninguem mais ira trollar de maneira aleatoria. De qualquer maneira vale o lembrete: denuncie o troll e nao responda a ele.

Estou concordando com o Paulo Silveira. Agora mesmo estava vendo essa thread e achei a discussão muito legal, aprendi um monte de coisas também =]

S

Ué, e o que é que acontece quando você denuncia um troll?

Tem/tinha vários trolls conhecidos por “todos”, incluindo moderadores e nada acontece. Exemplo: http://guj.com.br/prepost/238401/1231739/twitter-muda-front-end-de-ruby-para-java

L

A administração do GUJ é informada, ai cada caso é um caso, alguns são excluído na hora, outros ficam em observação e caso necessário, excluídos posteriormente.

[]s

D

Então, também acho que a moderação poderia ser um pouco mais rígida quanto a isso

D

Na verdade eu gostaria de levar a discussão pra um outro nível, o que poderíamos fazer para atrair essa galera novamente para o fórum!?

G

Com todo o respeito,

Eu acho que a maioria acordou do lado esquerdo da cama e bateu o dedinho do pé no canto do sofá.

Concordo com o Vinni sobre a exclusão dos tópicos menos elaborados, entretanto, esse discurso xenofóbico, eu repudio.

[]'s

L

Sobre essa galera eu não sei…mas alguns dos que estão começando agora na comunidade realmente são interessados(sei disso porque sou um desses novatos :smiley: )…tava reparando isso nesse post: http://www.guj.com.br/java/238496-sugestao-para-cursos

K

Por isso a ideia de ter flag seria uma boa, se alguem levantar uma flag contra uma resposta voce ja pode comecar a desconfiar, mesmo nao tendo conhecimento do troll.

Hahah, achei muito legal a ideia do “selo de troll”. +1!

O thingol e alguns outros sao excessoes… :wink:

Com o nome real voce pensa duas vezes antes de postar, pratica comum de empresas usar o google pra procurar algo do candidato na internet.
Imagina voce expondo seu nome aqui no GUJ, pensaria duas vezes antes de falar qualquer coisa. :slight_smile:

K

Com o nome real voce pensa duas vezes antes de postar, pratica comum de empresas usar o google pra procurar algo do candidato na internet.
Imagina voce expondo seu nome aqui no GUJ, pensaria duas vezes antes de falar qualquer coisa.

Exatamente, essa é minha proposição.

É um tanto radical, acaba um pouco com diversão de Nicks, Avatares, mas obriga o profissional a ter um maior comprometimento com o que está ecrevendo.

Ninguém iria gostar de contratar profssionais que possuem um péssimo português, aquém tecnicamente da pretensão da vaga e principalmente, mal educados.

Bom, conversei com o Paulo hoje, parece que teremos a implementação de um botão para indentificar mensagens ruins. Mas ainda consideraria fortemente a associação a algo mais profissional, como o linkedin.

Aliás, estamos finalizando o portal SOACloud na SOA|EXPERT, que funcionará no endereço www.soacloud.com.br e trataremos somente dos assuntos correlatos (SOA, BPM, BI, CEP, ESB, Cloud etc) e nossa estratégia para “auto-moderação” está em associar o profile do usuário ao Linkedin e iremos coibir anônimos da vida.

Mas acho que essa thread cumpriu sua missão e podemos fechá-la.

Um abraço,

Felipe Oliveira - @scaphe (twitter) - SOA|EXPERT.
www.linkedin.com/in/soaexpert

K

Muito bom saber disso! Valeu por compartilhar a informacao. :thumbup:

Bom minha opiniao nisso e’ de que associao ao linkedin deve ser opcional - mas concordo com o “fim dos nicks”.
Imagina ter que criar uma conta no linkedin para poder criar uma conta no GUJ - acho um pouco de exagero.

+1! []'s

[edit1]
Apenas lembrando ao pessoal quao importante e’ escrever em bom Portugues.
Isso facilita e muito para o pessoal que tem Portugues como segunda lingua - ex. usuarios: JxtaNode, Sami e outros…
[/edit1]

J

Paulo Silveira:
Kenobi:

Isso e o que o fabiocsilva falou me parece ser bastante sensato.

Você mesmo, qualquer um que leia os GUJ ou qualquer outro fórum técnico, vai perceber que começa no Java Básico, daqui a pouco fuça no JSE, depois cai no Java EE e padrões de projeto. Uns anos e estará em outras linguagens, respondendo aleatóriamente ou simplesmente não participará mais de fóruns. Uns 4 anos de fórum aqui e percebi o ciclo de vida dos usuários, o mesmo que me alertaram quando comecei.

Eu antes respondia qualquer “Descobrir se é ímpar ou par” com um texto equivalente a um artigo, depois pegava as dúvidas comuns e tentava colocar em artigos simples (de iniciantes frequentes no fórum(eu) para iniciantes “normais”) e tentar jogar as dúvidas comuns (como conectar ao banco de dados, como usar componente Swing tal, etc). Depois no JF um trabalho legal foi colocar os posts relacionados e sempre tentar linkar artigos para o usuário se acostumar a ler. Depois de um tempo começaram a xingar moderadores exemplares em conhecimento de preguiçosos por só postarem links… Moderadores que estavam por lá há anos e só respondiam 4Fun, como muitos aqui fazem!

O que eu enjoo por aqui, e isso é pura opinião pessoal é:

• fugas do post original em posts não OFF TOPIC e não notícias (em perguntas do tipo “NullPointerException acessando MySQL” as vezes acabamos em discussões qual o melhor banco de dados ou a morte do MySQL);
  • Brigas de Fan Boys no meio de questões técnicas(tbm sou culpado por isso, acho. Mas para isso tem o OFF e as notícias);
  • A ajuda de pai no projeto de ciência (o cara quer saber como fazer um CRUD, o pessoal acaba discutindo arquitetura de um ERP e no final o iniciante acaba saindo mais confuso e nada sai do post. Daí é hora de fazer o que o Paulo disse - migrar para um nível maior - pois para ajudar um iniciante é melhor pensar como um, ou tentar);

E na minha opinião de novo (não que seja importante :P), gírias e coisas como “vc” não importam desde que deixem o objetivo legível. Não adianta, caras, não dá pra fazer do GUJ um ambiente de engravatados também né?! É claro que não precisa ser um orkut por outro lado e tals… Também acho que OFF e Notícias super legal para o fórum, desde que bem usadas! A moderação também deveria ser mais ativa, mas com certeza ter usuários educados no sentido de seguir regras básicas(que ao meu ver estão longe de proibir liberdade de expressão, etc) é uma “benção”(sem desrespeitar igreja, é como minha mãe diria).

O complicado mesmo é os que querem receber sem contribuir, ou aqueles que abrem posts e depois voltam e postam “achei a solução aqui.” :S

E, por fim, não acho que o nível técnico diminui. Olha os posts do VinyGodoy, por exemplo, todos muito bons e didáticos! Além de outros novatos que ajudam os outros simplesmente focando na dúvida do cara, por mais que tenhamos uns errinhos conceituais ali no meio, é aí que entram os mais experientes :slight_smile:

[]'s

L

Isso e o que o fabiocsilva falou me parece ser bastante sensato.

Você mesmo, qualquer um que leia os GUJ ou qualquer outro fórum técnico, vai perceber que começa no Java Básico, daqui a pouco fuça no JSE, depois cai no Java EE e padrões de projeto. Uns anos e estará em outras linguagens, respondendo aleatóriamente ou simplesmente não participará mais de fóruns. Uns 4 anos de fórum aqui e percebi o ciclo de vida dos usuários, o mesmo que me alertaram quando comecei.

Eu antes respondia qualquer “Descobrir se é ímpar ou par” com um texto equivalente a um artigo, depois pegava as dúvidas comuns e tentava colocar em artigos simples (de iniciantes frequentes no fórum(eu) para iniciantes “normais”) e tentar jogar as dúvidas comuns (como conectar ao banco de dados, como usar componente Swing tal, etc). Depois no JF um trabalho legal foi colocar os posts relacionados e sempre tentar linkar artigos para o usuário se acostumar a ler. Depois de um tempo começaram a xingar moderadores exemplares em conhecimento de preguiçosos por só postarem links… Moderadores que estavam por lá há anos e só respondiam 4Fun, como muitos aqui fazem!

Oi,

Comecei a usar o fórum desta forma também. Entrei na empresa (onde trabalho hoje) no ano de 2004. Até o ano de 2006 (ano no qual me cadastrei no fórum) fiz meu “estagio” e estudei muito. Grande parte de meus colegas de trabalho usam o GUJ no seu dia-a-dia e acabei percebendo que além dos livros, poderia muito bem utilizar o fórum para retirar as minhas dúvidas.

Comecei lendo as perguntas do fórum (Java Basico) e sempre que conseguia, respondia ou tentava dar minha opinião sobre o assunto em questão. Olha, acho que fiquei respondendo no ‘Java Básico’ cerca de uns 2 anos. Depois disso passei a responder assuntos relacionados a Interface Gráfica (amo essa parte) e hoje já tenho uma base boa em programação.

E… porque estou falando isso? Bom, na época não importava se o cara escrevesse um português errado ou qualquer tipo de coisa. O importante pra mim era saber que a pessoa em questão estava com vontade de aprender e eu ficava feliz com isso.

O que muita gente aqui não sabe, é que alguns usuários não são Brasileiros e geralmente utilizam o Tradutor para conseguir perguntar e ter uma resposta para a sua dúvida. Já vi gente reclamando do português de um cidadão no qual era Espanhol e estava utilizando um tradutor para perguntar e tentar resolver sua dúvida.

Atualmente, é muito complicado ficar usando o fórum como antes. Não consigo acessar todos os dias, responder ou perguntas sempre e etc… As responsabilidades aumentam a cada ano e nem sempre vamos conseguir acessar esse excelente fórum (é isso que vocês devem compreender). Como já foi comentado, os usuários “antigos” não estão mais acessando o fórum devido a seus compromissos e não pelo nível técnico. A grande maioria desses usuários respondiam dúvidas por felicidade em transmitir o conhecimentos e não por obrigação.

Bom, fiz muitas amizades aqui no GUJ e mesmo não estando FullTime por aqui, muitas vezes acabo respondendo dúvidas por meio do e-mail e não vejo problema nenhum nisso.

Repassar o conhecimento, essa é a questão.

Tchauzin!

P

keller:
Schuenemann:

O thingol e alguns outros sao excessoes… :wink:

Imagina voce expondo seu nome aqui no GUJ, pensaria duas vezes antes de falar qualquer coisa. :)

Toda regra tem exceções. Aqui mesmo no GUJ temos um usuário conhecidíssimo que só escreve coisas sem sentido e usa seu nome verdadeiro.

S

keller:

Hahah, achei muito legal a ideia do “selo de troll”. +1!

Tipo os badges do stackoverflow: http://stackoverflow.com/badges
Ou o “thanked x times” que alguns fóruns têm.

Pois é. Tem várias exceções dos 2 casos.

C

Gostei muito da questão do ‘flag de troll’ tanto do usuário quanto do post.

Uma marcação de ‘atenção, ignore esse usuário - ele está falando m*rda’.
Eventualmente, na interface de responder/quotar, frisar: ‘se o post for trollagem, não responda e clique aqui para denunciar!’. Um usuário troll ou novo não pode denunciar.

Talvez uma mensagem antes de enviar novo tópico tb, perguntando: 'vc tem certeza que pesquisou no forum e no google antes de perguntar? ’ possa ter um efeito. Não sei.
Integração com linkedIn eu ia amar, curtiria mesmo ter a ligação, mas sinceramente: não vai fazer diferença para a trollagem não!

B

Schuenemann:

Pois é. Tem várias exceções dos 2 casos.

E que, devido a estas postagens, ficou queimado com o mercado inteiro.

Bem, lendo este tópico inteiro já fiquei mais animado com o futuro daqui.

Eu acharia melhor colocar os fóruns de perguntas no formato do StackExchange, que acho ideal para algo mais direto que o fórum por si só; mas se quiserem manter a discussão, fica este formato mesmo.

G

Tenho algumas sugestões para fazer. Gostaria da opinião de vocês, pessoal!

• Retirar o número de quantidade de posts (Mensagem : xxxx), parece que alguns fazem questão de postar pensando que vão acumular “milhas”; ;D

• Flag de troll é muito bom, vale a pena ser implementado;

• Bloquear postagens em tópicos antigos, tipo, com mais de 1 ano, 2 anos, ou com algum critério definido;

• A possibilidade de usar nomes reais, é mais interessante, inclusive, dificulta a criação de cadastros fakes (registrar CPF??);

• Sistema de notificação de usuário. Uma tela detalhada seria criada, apresentando informações úteis sobre o usuário, como: “tópicos aprovados pela comunidade: XX”, “respostas aprovadas pela comunidade: XX”, “participação na comunidade: XX”… Essas informações estariam disponíveis para qualquer um. Poderia ser algo bom.

Enfim, acho que são sugestões pertinentes à situação atual do GUJ. Fiquem à vontade para criticalas, alterá-las e sugerir coisas novas.

L

O ViniGodoy citou que um grande problema hoje é que os usuários preferem criar tópicos a fazer busca no site. Isto em questão, o GUJ tem uma quantidade enorme de artigos e tópicos armazenados, antigos, que poderiam ser trazidos com uma simples busca.

Poderíamos então pensar na usabilidade, visto que mesmo que o GUJ é composto de “nerds”, que na teoria deveriam saber “fazer uma busca”, ainda assim são usuários! Ainda mais o iniciante que por vezes não tem a proeficiência que um desenvolvedor experiente tem em realizar buscas.

Don´t make me think!

A Home induz à navegação entre os tópicos, e não à uma busca. Talvez uma caixa de busca maior, ao estilo Amazon, até mesmo o OndeTrabalhar.com, reduziria bastante a quantidade de tópicos com assuntos repetidos.

A

oi,

Podemos utilizar o google para fazer buscas no GUJ

Basta digitar

“Eu quero procurar sobre isso site:www.guj.com.br

abs

M

É impressão minha ou a opção de buscas do GUj não está funcionando? Quando eu digito algo na caixa de buscas e dou um “ok” não aparece nada? É só comigo isso? Estou usando o firefox

A

Tendemos a olhar o passado melhor do que realmente foi. Se olharem com atenção para tópicos antigos, verão que há coisas boas e ruins. Perceberão que as discussões antigas não eram de tão alto nível assim.

Na verdade, o nível médio das discussões mantém-se, porém os membros de uma comunidade evoluem muito mais rapidamente que a comunidade como um todo, que recebe continuamente novatos. Estes novatos repetirão as mesmas perguntas, terão as mesmas dúvidas sempre. Daí os mais antigos enfadam-se com a mesmice.

G

alankelon:
Tendemos a olhar o passado melhor do que realmente foi. Se olharem com atenção para tópicos antigos, verão que há coisas boas e ruins. Perceberão que as discussões antigas não eram de tão alto nível assim.

Na verdade, o nível médio das discussões mantém-se, porém os membros de uma comunidade evoluem muito mais rapidamente que a comunidade como um todo, que recebe continuamente novatos. Estes novatos repetirão as mesmas perguntas, terão as mesmas dúvidas sempre. Daí os mais antigos enfadam-se com a mesmice.

Indeed!

O que você disse é bem verdade, mas, eu frequento o fórum há mais de 6 anos, e desde aquela época, percebo que o nível do fórum caiu um pouco. Claro que há uma constância nisso, e na verdade, as coisas não mudaram drasticamente. Todavia, talvez pela quantidade de usuários de hoje ser um número muito mais expressivo do que outrora foi, então a proporção de coisas inúteis aumentou.

Acho que novas medidas podem cair bem ao fórum, e apesar de tudo, o fenômeno “troll” se ver mais no off-topic do que nas outras partes.

A

excelente discussão e acho importante o assunto ser tocado, pois mostra toda a preocupação da galera em elevar (ou manter) o nível do fórum… Isso é bacana pois mostra que o GUJ ainda tem muito gás.

Ia ficar na minha tendo em vista que achei que tudo o que havia sido discutido já estava mais do que satisfatório, porém, me incomodou bastante a implicação com o OFF-TOPIC. Eu mesmo sou um dos que acessam 80% do tempo os OFF-TOPICS da vida, porque gosto de discutir coisas sobre TI. Ouso dizer que o OFF está bem melhor que o Básico, onde estamos passando por uma leva de resolução de exercícios de faculdade… enfim…

Tópicos sobre o Android, IOS, Smartphones em geral, dúvidas de carreiras, mercado, etc… São tão importantes quanto discussões sobre Java… Hoje minhas participações têm se resumido a tentar evitar exageros no fórum, a maior parte de minha participação têm sido como bom leitor no OFF. Não me considero um Troll por causa disso… Enfim, temos que ter cuidado pra não deixar o GUJ um lugar muito profissional também, pois um dos motivos do fórum é descontrair um pouco e vejo o OFF como um excelente lugar pra isso…

Meus 2 centavos.

T

Gostaria somente de salientar um ponto.

Já vi esse tipo de movimento se iniciar com ótimas intenções em outros foruns e finalizar com uma verdadeira inquisição.

Devemos ser muito cuidadosos, ainda mais por que os trolls vestirão a fantasia de inquisitores e tentarão usar essa ferramenta a seu favor, escondendo-se na interpretação distorcida das regras e punindo os inocentes e ingênuos.

Confio nos moderadores do guj e sua impessoalidade no julgamento, não fosse por isso já teria perdido minhas esperanças hehehe.

Devo ser conhecido como chato aqui no forum, pois sempre estou pegando no pé da galera por conta da escrita. Tem posts de doer os olhos.

My best wishes ^^

T

A claro, one more thing:

Devemos lembrar ao povo que o forum não é necessariamente uma democracia.
Os moderadores podem e devem sim estar abertos a sugestões e críticas construtivas, mas muitos trolls se sentirão vitimados e “clamarão por seus direitos renegados por uma ditadura”.

ps: qualquer semelhança com a realidade é pura descrição. :wink:

K

Hahahah, um bom ponto porem nao vejo motivo para isso se as outras ideias forem implementadas. :slight_smile:

+1!

Boa! Apos 1(um) ano acredito que o topico pode ser bloqueado.

Necessario apenas o nome real - e os colegas que nao sao Brasileiros?

A ideia em si e’ legal, porem sem muita usabilidade alem de alimentar ego.

Leia, “regras do forum” :wink:

Agora uma sugestao muito boa a moderacao - por favor, fechem esse topico.
Antecipadamente grato. :thumbup:

E

Concordo com a Lina sobre o OFF Topic ser muitas vezes o problema, porque era apenas um local para discutir sobre outras tecnologias, o pessoal levou muito pra postar piadas, falar mal de empresas (isso eu acho que teria que excluir sem pestanejar), vagas de emprego (no começo não havia local para colocar as vagas hoje há o http://www.ondetrabalhar.com então não precisa colocar vagas no OFF ou tentar enviá-las como notícia), trolls nem se fala, um cara que perde tempo pra falar besteira não é profissional… fato, creio que uma boa limpada no OFF e nas mensagens dos Trolls ajudaria bastante aqui e o pessoal contianuar mantendo o nível, quando ver algum Troll vá no rodapé da área do forum: http://www.guj.com.br/forums/list.java e denuncie para algum [color=green]moderador [/color]ou para algum [color=orange]Administrador [/color]que esteja on line e não os alimente, o cara falou, simplesmente o ignore e avisa um moderador para apagar a mensagem, cada vez que alguém revida o troll manda mais mensagem e polui demais o forum, acabando com o nível tecnico do assunto.

J

Também sou a favor de tirar o número de mensagens, o que tem de cara achando que isso aqui é comunidade do orkut não é fácil não.

G

Verdade, não tinha pensado nisso. Vide nosso colega Sami, que é finlandês.

F

Por que não criar o botão 'Denunciar?

Se 3 pessoas denunciarem, os moderadores analisam o ocorrido.

F

Parece que vai ser implementado alguma coisa a respeito.

Mas vamo tomar cuidado com implementação, ver se tem como verificar IP tambem e tals, pq os trolls, sempre tem 3 ou 4 usuarios, ai o malandro quer sacanear e da 3 ou 4 votos em um user nada haver. Claro que depois dos votos ainda terá a análise dos moderadores, mas fica a dica.

Criado 13 de abril de 2011
Ultima resposta 19 de abr. de 2011
Respostas 77
Participantes 42