Mercado de empregos Java é péssimo!

113 respostas
S

Eu tenho vários anos de desenvolvimento, faço o que gosto, mas nunca me frustei profissionalmente com uma linguagem como o Java. As vagas que existem são todas PJ, que na minha opinião é totalmente ilegal, e pagam super mal.

Estudei, tirei certificação, ralei para ter experiência e quando acho que estou em um nível de desfrutar disso tudo vejo os anúncios e as ligações de microscópicas consultorias e me decepciono cada vez mais. Uma linguagem/tecnologia que eu gosto tanto mas que esta envolvida por um mercado contaminado.

É um realmente uma pena!

113 Respostas

L

srpantano:
Eu tenho vários anos de desenvolvimento, faço o que gosto, mas nunca me frustei profissionalmente com uma linguagem como o Java. As vagas que existem são todas PJ, que na minha opinião é totalmente ilegal, e pagam super mal.

Estudei, tirei certificação, ralei para ter experiência e quando acho que estou em um nível de desfrutar disso tudo vejo os anúncios e as ligações de microscópicas consultorias e me decepciono cada vez mais. Uma linguagem/tecnologia que eu gosto tanto mas que esta envolvida por um mercado contaminado.

É um realmente uma pena!

Aprenda a procurar emprego então. Tem várias empresas que são muito legais de se trabalhar que estão desesperadas para contratar gente capacitada.

A globo.com é um exemplo de empresa. O pessoal lá anuncia direto que existem vagas. http://www.semtexgirl.net/?p=68

Mas parece que o povo está mais ocupado em coisas inúteis (certificações) que com coisas úteis (ler e aprender).

T

por curiosidade… qual o salário/cargo que você achou tão ruim em java? tive propostas para .net algumas vezes, nunca me ofereceram tanto quanto as vagas para java oferecem.

V

Isso também não pode ser um problema regional?

Depois, tem outra, não basta aprender java para grandes empresas sairem batendo à sua porta. É necessário ter uma boa rede de contatos, procurar as emrpresas certas e ter um ótimo currículo geral (inglês, ter trabalhado em projetos, etc).

Tem muita gente ruim com certificação por aí e isso, por si só, já deixou de ser um grande diferencial à muito tempo.

S

Em resposta ao “louds”, que na realidade pela educação refinada dele não seria necessário, eu moro em SP, não adianta você vir com uma conversa fácil de que na Barra da Tijuca estão precisando de profissionais porque isso é ridículo, se a cada vaga que aparece você tem que se mudar, e o RJ onde a violência pipoca é irreal.

Já em reposta ao “thgdias”, para mim para se poder viver, depois de ter feito faculdade, estudado, um monte de curso, nada abaixo de 5.000 é justo!

T

Você fez os cursos certos? Dê uma procurada na APINFO e veja que coisas as empresas estão efetivamente procurando.

Por exemplo, talvez você precise saber Gerência de Projetos ou coisa parecida, mesmo que você não nunca venha a ser líder de projeto - “just in case”. Ou então ter um curso de SAP. E as coisas mudam bastante, como você deve saber.

S

fiz 2 cursos na Sun, tenho quase 4 anos de experiência, o meu grande erro foi que fiquei em uma única empresa esse tempo todo, agora que estou querendo trocar de emprego estou me sentindo um ET, parece que o bom do Java é ficar trocando de projeto em projeto a cada 6 meses ou 1 ano.

F

5000 clt? Neste caso vai ficar um tanto difícil mesmo você conseguir se não tiver muita experiência. Agora para um sênior acredito que o valor mínimo esteja por ai.

T

talvez trabalhar em um lugar legal que de espaço para aprender diversas tecnologias seja suficiente… tem quem pule de galho em galho, eu to bem aonde estou há um ano e pouco, quanto a salário, que você disse ser um ponto ruim, me pagaram o que eu pedi (e já tive várias propostas de aumento significativo para ir para outras empresas), sem pedir desconto. talvez você deva levar em consideração o que todos disseram aqui… dê uma olhada na apinfo, veja o que estão cobrando, veja disso o que você conhece e procure por boas empresas para trabalhar, se você permitir te pagam 100 / mês…

F

Ah e outra coisa, a maioria das vagas são para pj mesmo. Vive correndo boatos que isto vai acabar, mas o mercado mesmo não dá sinais de mudança.

L

Na minha opinião, um salário justo é quando se tem uma boa experiência e dedicação no que tu faz. Quando tu menciona que salários Java são ruins, ou é porque você não sabe negociar ou não tem “expertise” o suficiente para ganhar o que você acha que deveria, ou por último, você deve estar com MUITO azar.

De nada adianta você ter mil cursos da Sun e mil certificações que vais ganhar bem. Você precisa bater o pé e mostrar o tanto que tu sabe para conseguir tal salário. As empresas não chegam assim “olha, eu te pago R$ 10.000,00 porquê java vale isso”. As empresas vão pagar o menor valor possível, e cabe a cada profissional aceitar tal imposição. Você tem que botar na tua cabeça uma coisa: Na nossa área, não é a empresa que diz quanto que vai pagar, é VOCÊ que decide quanto deve receber. Se a empresa não pagar, vá para a outra. Eu só me sujeitaria a um salário baixo quando eu, de fato, não tenho opções.

Mas há N variantes que devem ser levadas em consideração em uma empresa, mas isso é papo pra outro bar hehehe

V

Já aprendi que infelizmente a única forma de conseguir aumento é chegar com uma “arma” no chefe:
“Ou aumenta o salário, ou tchau”.
Ah, e não blefe, senão você pode se ferrar.

L

Eu particularmente não gosto da APINFO. A maioria das vagas são para PJ como você disse.

Eu recomendo você usar NetCarreiras e Catho, embora sejam pagos, as vagas são mais interessantes.

E pra complementar, eu não concordo que o mercado de empregos Java é péssimo. É que como é um mercado
grande, existem muita oportunidade ruim, como em qlq ramo que cresce bastante. Pode ter certeza, que por causa
disso, tbm existem muitos maus profissionais no mercado e as empresas tbm sofrem. O segredo é ter paciência
para garimpar boas vagas.

Abraços e boa sorte.

L

Quanto há salário, não há o que reclamar: é uma equação que envolve
necessidade (urgência) da empresa + experiência do profissional + referências sobre o profissional + receita da empresa…

Ou seja, não são só os cursos e a graduação…

Quanto ao fato de haver muitas vagas pra PJ no mercado, também não gosto muito.
Adoraria que os salários pra CLT fossem tão altos como para PJ.
Mas isso não é só com Java. O mercado está assim.
Muitas empresas, mesmo as que não trabaham com Java, estão fazendo contratações PJ.

Acho que tudo é questão de sentir o mercado, observar as oportunidades e saber negociar.

Abraços a todos.

A

certificações não valem absolutamente nada na hora de negociar salários, sei disso por experiência própria…

eu não acho que o mercado esteja ruim, isso falando principalmente e São Paulo, Rio e Campinas…

abs

M

eu axo q oq mais conta eh a experiencia adquirida!!
nao adianta a pessoa ter tantos e tantos certificados e cursos se ela nao tem praticidade e experiencia em projetos
no meu caso tenho 22 anos com 3 anos em programacao jah trabalhei em 2 lugares totalmente diferentes e jah estou no meu 3 projeto e sempre recebo propostas d emprego!!
axo q o caminho certo eh esse!

L

A globo.com foi um exemplo. Pessoas que tem interesse em crescer profissionalmente topariam facilmente relocar, fora que o Rio é perto de São Paulo, fora que no último levantamento nacional da violência sampa ficou na frente, fora que transito e poluição carioca são amadores para Berrini às 18:00.

Mas enfim, a quem não esteja disposto a fazer os sacrifícios necessários para ter um bom emprego. Relocar ou trabalhar longe são exemplos disso.

Além disso, conheço quase uma dúzia de empresas em São Paulo que são muito boas de se trabalhar e todas elas estão com muitas vagas abertas. Como eu falei antes, você não está sabendo procurar emprego. Sites de vagas servem apenas para empregos ruins, todos os bons só se consegue via networking.

Você não fez nada além daquilo que se espera de um profissional contemporâneo. Faculdade, cursos ou certificação não qualificam ninguém, te dão apenas ferramentas para aprender. Além disso, tem muita gente por ai mais qualificada que tí e está ganhando bem menos que seus utópicos 5mil reais.

Cinco mil CLT é salário de senior e o mínimo que se espera de um é saber procurar emprego.

No seu caso eu recomendo solução mastercard:

5kg de arroz Tio João - 8 reais
2kg de fejão carioca - 5 reais
Ter uma boa rede de contatos e experiência - PRICELESS

Sua ingenuidade aqui só mostra o quanto arroz e feijão você ainda tem que comer para se chamar de profissional da área. Boa refeição.

D

Como muitos já disseram, vagas tem aos montes por aí. O que tem faltado é gente boa de verdade e certificação não torna ninguém um desenvolvedor bom de verdade. Nos últimos 3 meses eu devo ter entrevistado 80 pessoas (pleno e senior) e reprovei 74 (todos com pelo menos uma certificação da Sun) por pura incapacidade em demonstrar entendimento em conceitos simples de programação ou algoritmos.

M

"

T

Concordo com o comentário inicial. O mercado é uma m***a. Primeiramente por causa que a maioria das propostas é para PJ. Deixemos uma coisa bem claro, PJ é corrupção. E indivíduos ou empresas que praticam-na são corruptos. Vai reclamar do Lula e do PT? Sim, eu acredito que eles são corruptos de muitas maneiras, mas o mercado de Java não fica muito atrás. Essas “falsas empresas” só existem para fugir de imposto e leis trabalhistas (para melhor sermos explorados).

O maior absurdo são empresas ou consultorias procurarem pessoas em sites de emprego para PJ. Amiguinho, se você quer contratar outra empresa você procura em anúncios ou classificados de empresas que prestem o serviço que você precisa! Quem põe anúncio em site de emprego é quem quer funcionário!

Primeiramente, o envolvimento de um terceiro é necessário (porque essas consultorias só aceitam empresas Ltda. e para isso é necessário no mínimo 2 sócios). Que m***a é essa de precisar de uma outra pessoa para poder trabalhar!? Isso só demonstra mais uma vez que tal empresa é apenas uma fachada para disfarçar um vínculo empregatício.

Em segundo lugar, existem esquemas de corrupção que contadores fazem para abrir empresas em uma outra cidade que não aquela em que você vive para pagar menos imposto! Além de você precisar envolver outra pessoa no seu emprego, você é corrupto a esse ponto?

Como se não bastasse essa corrupção desenfreada, ainda é cada consultoria mais fdp que a outra! As putas jovens que acabaram de sair da faculdade aprendem logo logo como é dura a vida. É cada salário ridículo! Os caras metem a faca mesmo, e lá vai a meritocracia para as cucuias. Mérito? Onde? O mercado Java é alheio ao mérito. É simplesmente uma questão de se você se deixou ser explorado muito ou pouco. Se você se deixou ser explorado muito, então se fuu, porque vai ganhar pouco, não terá direito a nada (porque você é uma empresa) e só vai se fu*. Se você se deixou explorar pouco é capaz que tenha até um salário decente, mas ainda será corrupto e não terá direito a nada por ser uma empresa.

É por isso que não boto nenhuma fé nessas mensagens que criticam o comentador inicial pelas sua inércia ou falhas em não fazer o que é esperado de um “profissional”. O que se espera de um profissional? Nessa m***a só dá FDP, cara! E mérito jamais se ouviu falar, é só politicagem, mesmo nas empresas grandes (nas quais eu já tive oportunidade de trabalhar).

Sejamos justos, conheci alguns profissionais e gerentes que eram decentes e respeitavam os outros profissionais como iguais. Mas a maior parte é só sacana tentando levar a melhor. Se você é puta nova, logo logo você estará larguinha de tanto se fu***.

L

Certificação é irrelevante entre dois profissionais bons. Ela só faz diferença para candidatos medíocres. Duas pessoas nunca estão no mesmo nível, isso é uma falácia.

A

Eu soube de que a globo.com estava precisando de vagas pelo blog do GC.
Eu li o que tava escrito (sobre desenvolvedores). Tenho que concordar com o que eles falam: linguagem não é tudo. Eles falaram de diversas ali: RoR, Java, Perl. E não deixo de concordar. Uma das coisas interessantes que ensinam na faculdade é isso: não dar tanto ênfase para a linguagem, mais para a técnica (no caso, Orientação a Objetos). A linguagem é só uma ferramenta.
Sobre o mercado de trabalho pra Java, eu não concordo que esteja tão ruim assim… Senão não teria muita gente trabalhando com Java (o número pode ter caído de uns tempos pra cá, mas o C# e o RoR são fortes concorrentes, então é extremamente aceitável).

[editado]
Nossa, me desculpem pela nojeira que ficou o post. Estou com muito sono.
[/editado]

J

Nossa senhora… QUANTA CHORADEIRA!!!

O mercado tá ruim!!! Pagam mal pra gente!!! Estão nos explorando!!!

PÁRA DE RECLAMAR E MUDA, PORRA!!

O que vocês fazem pelas suas carreiras além de reclamar???

Isso não é pergunta pra ser debatida aqui, mas pra cada um pensar!!!

Queriam o que? Faz um curso e já sai ganhando 10.000 reais??? Em dois anos já ter casa, apartamento, carrão, um iate particular e uma fazenda?

Ganhar dinheiro dá trabalh? Dá sim. Mas depende também da atitude.

“O governo que me ferrar, o empresário quer me ferar, o cliente que me ferrar, meu colega qur me ferrar… "
TODO MUNDO QUER ME FERRAR!!”

Essa atitude não leva ninguém a lugar nenhum! Não digo de ser conformista. De acecitar as coisas como ela são, mas no dia que reclamar der dinheiro, vou chorar o dia inteiro!

Quer ganhar mais? Estude. Trabalhe. Se esforce. Faça sua rede de contatos. Aprenda com seus erros. Aprendas com os erros dos outros também. E pelo amor de Deus, toma controle da sua vida!

Até pra ficar rico do dia pra noite você tem que jogar na mega-sena. MAS VOCÊS TEM QUE FAZER ISSO!!!

Salário tá ruim? Muda de emprego. Emprego na área de TI tá sobrando no país.
Não te deram oportunidade? PErsevere. Nunca houve vencedor sem perseverança, sem determinação.
Seu chefe é um carrasco? Muda de emprego! Muda sua vida! Muda a forma como você trata seu chefe! MUDA ALGUMA COISA! A pior loucura que um homem pode fazer é continuar fazendo a mesma coisa e esperar resultado diferente.

Vjo muita gente aui que devia mudar de área. Sim. Não por não ser competente, muito pelo contrário. Mas vejo algumas pessoas infelizes com o próprio trabalho. Poxa. Vai fazer algo que gosta! Agora ficar aqui só reclamando do governo, dos empresários, da vida… Enquanto isso senta na mesma cadeira, todo dia, fazendo a mesma coisa… E quer que mude o q?

P

Infelizmente o autor do tópico está correto, exceto quando liga o problema a uma linguagem, talvez por limitação pessoal devida a sua aparente pouca experiência, que gera uma visão obtusa de que TI = Java.
Na verdade o mercado de trabalho de TI está uma merda.
E os grandes culpados são as “consultorias”, que contratam dezenas de milhares de profissionais, e usam todos os artifícios possíveis para pagar o mínimo possível para a grande maioria, pois não passam de atravessadores de mão-de-obra. Dá nojo ter estas empresas no Brasil. Dá nojo ser o B do BRIC.
É muito simplista e até arrogante dizer que a culpa é do profissional, por não saber procurar emprego.
Escolher o melhor lugar para trabalhar é prerrogativa de uma pequena parcela de profissionais que, com experiência e capacidade, chegaram ao topo da carreira, e são disputados e bem remunerados, merecidamente. Estes realmente não precisam procurar emprego em sites.
Quanto a boas empresas para trabalhar, elas realmente existem, mas, como a já citada Globo.com, não são empresas de TI, mas de outro ramo, com um ótimo departamento de TI.
Meu conselho pra quem tem uma merda de emprego numa porcaria de consultoria: Saia já daí.
E para que pensa em estudar e trabalhar com TI: Não entre nessa. Escolha outra profissão.

W

pinto:
Infelizmente o autor do tópico está correto, exceto quando liga o problema a uma linguagem, talvez por limitação pessoal devida a sua aparente pouca experiência, que gera uma visão obtusa de que TI = Java.
Na verdade o mercado de trabalho de TI está uma merda.
E os grandes culpados são as “consultorias”, que contratam dezenas de milhares de profissionais, e usam todos os artifícios possíveis para pagar o mínimo possível para a grande maioria, pois não passam de atravessadores de mão-de-obra. Dá nojo ter estas empresas no Brasil. Dá nojo ser o B do BRIC.
É muito simplista e até arrogante dizer que a culpa é do profissional, por não saber procurar emprego.
Escolher o melhor lugar para trabalhar é prerrogativa de uma pequena parcela de profissionais que, com experiência e capacidade, chegaram ao topo da carreira, e são disputados e bem remunerados, merecidamente. Estes realmente não precisam procurar emprego em sites.
Quanto a boas empresas para trabalhar, elas realmente existem, mas, como a já citada Globo.com, não são empresas de TI, mas de outro ramo, com um ótimo departamento de TI.
Meu conselho pra quem tem uma merda de emprego numa porcaria de consultoria: Saia já daí.
E para que pensa em estudar e trabalhar com TI: Não entre nessa. Escolha outra profissão.

Concordo com vc.

Outro problema que eu vejo eh essa desgraca que eh a lei trabalhista e a grande porcentagem de funcionario mal carater que coloca a empresa “no pau” por qualquer coisa. Empresa nenhuma quer contratar funcionarios por isso tem uma consultoria boca-de-porco em cada esquina. Trabalhei em consultoria e foi bom (pra eu nunca mais fazer isso na vida).
Tb concordo com o que alguem disse que certificacoes nao fazem diferenca, pra mim infelizmente certificacao so serve pra encher linguica no curriculo porque na real o que conta mesmo eh experiencia de trabalho.
Nao sei como esta o mercado de java por ai agora, mas pelo menos na epoca que eu trabalha ai e sempre ficava olhando as vagas sempre tinha bastante vaga pra desenvolvedor java.

Um “problema” que eu vejo no java eh que saber somente java nao serve pra nada, vc tem que estudar 1000 coisas alem do java pra ser qualificado. Eu tive sorte que quando eu comecei a trabalhar com java a empresa so exigia experiencia com java, swing, tibco e mysql. Mas hoje em dia quando eu vejo vagas de java eh uma verdadeira sopa de letras com todos esses frameworks etc etc… Isso dificulta ainda mais pra quem quer entrar no mercado.

//Daniel

F

Vejo tanta gente aqui criticando a área de IT e o java. Gostaria que vocês me falassem qual área julgam ser mais interessante para trabalhar e fazer carreira, caso pudessem começar de novo.

A

Eu nunca trabalhei, nem procurei emprego na área, mas pelo que eu li (e já entendi), certificação é só pra aumentar o tamanho do currículo. Agora, vai falar isso pra consultoria que você (como eu) irá pedir emprego em uma primeira vez. Se você não tive alguma sigla ali, eles praticamente dispensam na hora o currículo.

Qual a melhor maneira de conseguir um bom emprego? Entenda-se bom emprego um ganhando não tão bem mas aprendendo coisas decentes.

C

Andre Brito:
Eu nunca trabalhei, nem procurei emprego na área, mas pelo que eu li (e já entendi), certificação é só pra aumentar o tamanho do currículo. Agora, vai falar isso pra consultoria que você (como eu) irá pedir emprego em uma primeira vez. Se você não tive alguma sigla ali, eles praticamente dispensam na hora o currículo.

Qual a melhor maneira de conseguir um bom emprego? Entenda-se bom emprego um ganhando não tão bem mas aprendendo coisas decentes.

pra recém-formados, especialmente quem faz engenharia de comp ou cc tempo integral, tirar certificações é mais interessante, já que voce nao possui nenhuma grande experiencia para colocar no cv, a não ser alguns tipos de estágios rápidos e picados…

o que está acontecendo é que muita gente está priorizando as certificações, sendo que elas não te garantem como um bom profissional, apenas garante que voce conhece alguns conceitos, uns importantes e outros não… e ng te paga por conhecer conceitos, e sim por produtividade, por fazer o negocio rodando e bem feito e em um tempo aceitável.

R

Andre Brito:
O caminho mais comum é o estágio. O ideal é conversar com gente que já fez ou está fazendo estágio na empresa pra garantir que você vai aprender, e não simplesmente ser mão de obra barata. Só não se distraia com o canto de sereia da “possível efetivação”.

O mercado de Java está ruim? Você tinha que ver os mercados de VB6, Cobol, Lotus Notes, Power Builder, Cold Fusion… O único que se aproxima em número de vagas é o de .Net, e Java ainda paga um pouco melhor. Me parece que C++ ainda paga melhor, mas tem no máximo um décimo das vagas.

P

Difícil dizer, cada um tem que procurar as melhores alternativas.
E não é nada fácil, vc vai ter que começar do zero, talvez ser estagiário novamente, ganhar menos do que ganha hoje. Mas certamente compensa. Não vale a pena ficar o resto da vida amargurado numa profissão que não te dá satisfação.
O problema é que na maioria das profissões vc vai ter que enfrentar a nefasta relação empregador/empregado.
Salvo raras exceções, o profissional tem que se humilhar e implorar por uma oportunidade, tornando-se praticamente um pedinte, um mendigo, dependendo totalmente da bondade e benevolência do todo-poderoso empregador.
Quando for educar um filho, vou tentar fazer dele um empreendedor.
Pode ser na área de informática, ou até começar com uma banca de revistas, mas quero que ele aprenda a ser dono do seu nariz e da sua dignidade.

L
Levanta a bunda gorda da cadeira e aprende a procurar emprego. Tem vaga pra danar por ai, e digo mais, muitas vagas PJ pagando bem e se souber procurar, CLT também. Agora se pra vc  serve se for trabalho perto de casa, vc merece mesmo estar onde está e continuar assim. Distância não mata ninguém. Morei ai em Santo André praticamente toda a minha vida, nasci ai, e sempre trabalhei em São Paulo ou em Alphaville. E se tivesse que trabalhar mais longe, iria do mesmo jeito.  digo uma coisa: FODA-SE A DISTÂNCIA. A(s) vaga(s) que o Guilherme postou no blog dele são um bom exemplo de ótimas vagas mas porque são no Rio se tornam péssimas? De forma alguma. O que falta na maioria das pessoas é vontade, a maioria é medíocre e acomodada. Se atente a uma coisa, bom emprego  vem com muito estudo e muita ralação, bom emprego não cai do céu não. E certificação não serve pra B*%#$A nenhuma
F

Concordo com a maior parte dos comentários, gostaria de adicionar o seguinte: se vc tem entre 22 a +ou-30 anos, não é casado, sem filhos e ainda por cima mora com os pais vai ser dificil as consultorias pagar mais baseado no conteúdo do seu currículo. O mesmo vale para os desesperados (os com a corda no pescoço) cheio de dívidas.

O garoto que “não precisa de dinheiro” e o “tiozinho enforcado” com bom curriculo é a salada predileta dos contratantes, não importa qual àrea.

Na maioria das vezes encontrar o cara que conhece e sabe é apenas a primeira fase onde as coisas mostram uma tendencia a se alinharem, percebam que quando se fala em dinheiro as escusas geralmente são: “No mercado o valor é esse pode verificar!”, “Aqui temos faixas de valores!” etc… Ou seja, a historia de conhecer/saber ficou para traz.

Tem que estudar e conhecer o máximo possível mas não pode ser inocente em relação ao mercado de trabalho onde somos muitas vezes apenas um produto.

flws

L

concordo o mercado pra java ta um lixo… so tem emprego em sp e mais em lugar algum… java ja foi o que era pra ser… agora o mercado saturou de vez…

e caraca viram os requisitos para trabalhar na globo.com… tenque ser um chucknorris developer…
so ao dar uma lida rapida da pra ver que os caras querem la um programaimplantatestsuportaanalista que saiba umas 50 linguagens (ate Brainfuck que foi mencionada la… não duvido que peçam conhecimento em Brainfuck…) mas quanto sera o salario? para conhecer todas esta linguagens e fazer praticamente tdo… não acho justo menos de 10K por mes…

P

EDITADO PELA MODERAÇÃO!

W

Bunda gorda provavelmente é a sua !!!
Medíocre é o c%#$*& !!!
Acomodado é a p%&$@#$ !!!
As pessoas têm vínculos familiares, afetivos, de amizade, vínculos com a sua terra.
As pessoas têm financiamento da casa ou aluguel, têm telefone, tv a cabo, assinaturas, e outras dezenas de contratos que levam meses para ser desfeitos e refeitos.
As pessoas estudam e estão no meio do ano letivo.
As pessoas têm filhos que estudam e estão no meio do ano letivo.
As pessoas têm namorados, namoradas, esposas, maridos, que também têm todos os compromissos acima e ainda têm os seu próprios trabalhos, que não podem ser simplesmente abandonados.
Isso que vc falou até vale para uns poucos que podem simplesmente por a mochila nas costas e pegar a estrada, mas generalizar do jeito que vc fez é defecar pela cavidade bucal.

Pode crer, ir de Sto. Andre pra SP todos os dias nao eh nada. Eu morei em Guarulhos e estudei e trabalhei em SP sempre, fiquei dos 18 ate 29 anos nesse rotina, super normal milhoes de pessoas fazem isso.

Mudar de estado, pais ou planeta eh um pouco mais complicado. :slight_smile:

C

Li todos os posts com atenção pois esse é um assunto que me interessa bastante…ja que ainda to no inicio de carreira…(1 ano de experiencia)…vi que os profissionais estão com opiniões bastante divididas…e TODAS são relevantes, pois cada um está passando adiante sua própria experiencia…por isso eu acho q comentarios como “AH PARA DE RECLAMAR”, ou “TOMA UMA ATITUDE E NUM FICA AKI RECLAMANDO” são totalmente sem sentido, pois aki é um fórum…o lugar certo pra se discutir e justamente aumentar o NETWORKING… (Personal view…:D)

Tenho pensado bastante em mudar de area dentro de TI…ainda mais com comentarios negativos…me fazem pensar bastante a respeito…

a duvida que ficou pra mim…em q momento a certificação conta alguma coisa?..ja que num é na hora de arrumar um emprego…não sei em q hora pode ser util…se ela num conta, pelo menos pra mim, num vejo motivo de tirar uma…pois como foi dito posso comprovar meu conhecimento com experiencia em projetos…

flw

L

Creio que o principal vilão de todos é o governo… a carga tributaria o tanto de impostos que ele sugam tanto para PJ como para CLT… o tanto de absurdo que tem… onde ja se viu… um PJ ganha 2K e tenque pagar quase 15% do que ganha para o governo… o tiuzinho la da padaria fatura 10K por mes, e tem varios empregados e paga para o governo 6% de imposto (porai…) pergunto onde esta justiça? uma “empresa” de 1 cara só ter que pagar como uma empresa Ltda de verdade… para mim PJ é algo totalmente ilegal… mas o governo tbm… o quanto sugam do CLT? Impostos abusivos fazem as pessoas recorrerem a alternativas distintas que seriam aquelas corretas,
Se estes vagabundos cobrassem um imposto digno quem sabe a coisa seria um pouco melhor?

P

É por aí.
Pra eu antes era fácil, já mudei de estado duas vezes, e hoje vivo longe demais da minha Porto Alegre.
Só me arrependo de não ter mudado pra Portugal quando tive chance.
Hoje, para mudar, preciso planejar com um ano de antecedência.

D

Olha, ao meu ver, uma certificação é apenas um “motivo” para se estudar mais a fundo alguns dos conceitos que se utiliza em determinada área. Os quais talvez você não tivesse o mesmo ânimo para estudar sem um “objetivo maior”.

Até.

L

Nossa o tanto de neguinho estressado, sem emprego e revoltado que tem aqui…

Bom, a minha sugestão foi feita no post anterior. Mas pra mim, ser PJ é o que há e pronto. Tiro uma boa grana (mesmo! isso com 23 anos e sem nenhuma formação superior… e desde os meus 20/21 anos já ganhava um troco cool) e acho que o mercado tá ótimo.

Não sei se é porque eu sou sortudo, mas chove de vaga pagando o valor que tu quiser… Pra mim, pessoal que reclama e faz toda essa bagunça tem algo de errado…

D

O salário depende muito doq vc vai fazer, eu acredito muito que o salário vai conforme oferta e procura, a maioria do pessoal só trabalha com java pra web não espere um salário bom com tanta gente concorrendo com vc, se vc fizer algo q o mercado precisa e q tem pouca gente a consequencia é um bom salario.

C

Bom, como disse sou novo…e ainda não tenho muitas manhas do mercado ai fora…

quais as vantagens e desvantages de ser PJ?..oq eu preciso fazer pra trabalhar como PJ?..realmente é CORRUPÇÂO como algumas pessoas falaram?

fico meio q boiando a respeito…

OBS: antes q alguem mande eu ir pesquisar e me virar com o google…rsrsrs…sei q posso achar uma infinidade de textos com relação a isso…porem uma visão de profissionais que ja exercem tal função pode ser mais esclarecedora… 8)

flw

K

srpantano:

É um realmente uma pena!

Bom amigo, o que é ilegal ? Terceirização ? Não vejo como um mal, já que pode beneficiar muitos onde a carreira CLT onera demais os empregadores e até mesmo os funcionários. Façamos as contas, quantos anos você tem ? Faixa dos 24 anos ? Imagine que ganhe 5 mil CLT o que é um valor bastante razoável, vai custar em torno de 11 mil para empresa e vai embolsar somente 3500 reais, o resto vai para a cambada de políticos.

Prefiro ficar com a diferença :slight_smile: Esse é o trato PJ que você deve procurar, um valor que chegue liquido à ti no mínimo o dobro - 7 mil reais mês, o que fica na casa dos 40 reais hora, nenhum absurdo de conseguir no mercado atual com java.

Então não encare a terceirização como um mal, senão vai fazer mal à ti e o mercado não vai mudar. Procure cobrar pelo que acha que vale, subindo seu valor hora, procurando se especializar, como SOA, BPM e por aí vai … Java é commodity, precisa aprofundar o seu conhecimento em alguma coisa para aumentar seu poder de empregabilidade e valor.

A

luistiagos,
O que tem demais em trabalhar com Brainfuck? Você leu direito? Você acha que eles realmente pediriam alguma coisa em Brainfuck? Em Assembly? Leia direito e atentamente que você vai entender.

Outra coisa (@todos): o culpado de não achar vaga é só o profissional. Se fosse assim eu culparia a faculdade onde estudo, a cidade onde moro, os amigos, a cerveja, a televisão, a Internet, o computador, o meu cachorro, meus pais, minha irmã, meus professores… e por aí vai.

L

Kenobi:
srpantano:

É um realmente uma pena!

Bom amigo, o que é ilegal ? Terceirização ? Não vejo como um mal, já que pode beneficiar muitos onde a carreira CLT onera demais os empregadores e até mesmo os funcionários. Façamos as contas, quantos anos você tem ? Faixa dos 24 anos ? Imagine que ganhe 5 mil CLT o que é um valor bastante razoável, vai custar em torno de 11 mil para empresa e vai embolsar somente 3500 reais, o resto vai para a cambada de políticos.

Prefiro ficar com a diferença :slight_smile: Esse é o trato PJ que você deve procurar, um valor que chegue liquido à ti no mínimo o dobro - 7 mil reais mês, o que fica na casa dos 40 reais hora, nenhum absurdo de conseguir no mercado atual com java.

Então não encare a terceirização como um mal, senão vai fazer mal à ti e o mercado não vai mudar. Procure cobrar pelo que acha que vale, subindo seu valor hora, procurando se especializar, como SOA, BPM e por aí vai … Java é commodity, precisa aprofundar o seu conhecimento em alguma coisa para aumentar seu poder de empregabilidade e valor.

É exatamente isto que fode com o mercado… se esta cambada de vagabundos cobrassem menos impostos dos trabalhadores CLT este pais não seria o lixo que é…

L

De nada adianta o pessoal cobrar um imposto menor e a roubalheira e corrupção continuar

C

Algumas pessoas que não me levem a mal… mas eu acho que muitos desses que reclamam não tem QI para tal…

Muito do que usamos é software livre/free, está recheado de artigos na net, explicacoes detalhadas, softwares e frameworks para efetuar download… tem muito cara que nem terminou segundo grau e faz telas bonitinhas… e tem logica o suficiente para criar componentes de negocio decentes…

Tem pessoas até que postaram aqui mesmo nesse topico que veem nossa área como uma mistura de hobby/trabalho… pessoas que passam seu tempo livre codificando projetos pessoais, fuçando em tecnologias, lendo conceitos, lendo e melhorando codigos do kernel ou de softwares livres (eu mesmo leio e ajudo no código do iReport), e não veem isso como estudo ou trabalho, é apenas o que os caras gostam de fazer…

Agora aparecem uns caras que custam render 8 hrs por dia, estudam, tiram diploma, certificação, fazem cursos por fora… mas nao tem aquela habilidade esperada, talvez resultando em uma remuneração não muito alta … e reclamam… mas analise… aquele curso de Spring que foi feito pelo fulano por exemplo…o que o mesmo fez render daquilo para o mercado? A nossa área por mais que nao pareça, é muito competitiva e exigente… não basta conhecer e falar…

L

O cara que reclama de empregos para Java em São Paulo tem dois problemas, ou não sabe procurar emprego ou é um profissional ruim!

Perguntem pras pessoas de outras profissões se eles conseguem sair de um emprego de 5k e pular pra outro de 6k na mesma semana, alias, perguntem quantas pessoas ganham 5k com empregos formais?

E olha que 5k qualquer pleno medíocre sem certificação (não que isso tenha valor) nem nada ganha.

Se não está bom, tem ai mais umas 50 profissões para todo mundo escolher!

P

Na boa, existem vagas para Java e vagas para desenvolvimento.

Desenvolvimento pode envolver java como podem envolver programar em Perl Orientado a Objetos com Vim, pode envolver programar em Action Script 3, pode envolver bolar uma solução de disponibilidade com maquinas, balanceadores de carga e switches, pode envolver vc ser um bom testador e saber utilizar JUnit, ou pode envolver vc ter uma boa receptividade por uma tecnologia nova (como Erlang, pq não). Desenvolvimento é muito amplo e vc deve conhecer muitas coisas, de algortimos, linguagens, redes, sistemas operacionais, comunicação

Quem reclama do mercado lê quantos livros por ano? Lê quantos artigos por ano?

Existem muitas vagas que nunca chegarão a ser preenchidas pq sempre falta alguma coisa: ou o cara não é bom tecnicamente (o que é diferente de certificação), ou ele não fala inglês, ou ele é maluco e não sabe trabalhar em grupo, ou é arrogante e não aprende com os erros (nem gosta de testar)…

E, sinceramente, não fico com pena. Eu falo a muito tempo isso, tinha uma época que eu vivia insistindo para alguns amigos aceitarem algumas vagas no meu antigo emprego. Recebi poucos curriculos, a maioria não se interessou quando tinha potencial.

Algumas empresas procuram mão de obra barata, outras buscam profissionais com potencial, basta saber onde procurar: as vezes é bem perto da gente.

Quando trabalhava na HP haviam algumas vagas e a galera era reprovada no teste de inglês. Um cara q eu conversei num evento de software livre levou uma semana pra tomar coragem e me mandar um email, muito humilde, perguntando pelas vagas que tinham abertas e tal. Encaminhei ele pro meu chefe que o entrevistou e gostou muito do cara (mais uma vez o tal do potencial), que acabou contratado. Um outro ex-colega de faculdade também seguiu o mesmo caminho mas SURTOU na entrevista pois não conseguiu acertar o $$$ – o que me causou um grande problema… Sinceramente acho que algumas pessoas não sabem procurar ou não sabem se apresentar e TEM potencial, outras tem algo que atrapalha, seja comportamental ou técnico. Quem não se ajuda… paciência.

E

Kenobi:

A relação de trabalho é regida pela CLT, se a empresa não segue as regras da CLT a empresa está sendo ilegal sim. E terceirizar o objetivo principal da empresa tambem é ilegal.

Se vale a pena ou não, são outros quinhentos…

J

luistiagos:

É exatamente isto que fode com o mercado… se esta cambada de vagabundos cobrassem menos impostos dos trabalhadores CLT este pais não seria o lixo que é…

Esse é só um dos problemas desse pais. Quem dera se fosse o único problema…

Em relação ao tópico, acho que o pessoal já deu respostas mais que o suficiente, mas eu quero principalmente destacar o que o Louds disse, não adianta querer ficar onde você está (apesar que acredito que a sua região é boa para TI) e o emprego dos sonhos bater na sua porta, você que tem que correr atrás dele!! (seja para mudar de casa, cidade, estado, pais). Eu, como muitos do GUJ, já passaram por isso e eu não me arrependo.

R

Na verdade, ajuda. Quanto menos dinheiro for pro governo, mais sobra pra cadeia produtiva.

K

eric_jf:
Kenobi:

A relação de trabalho é regida pela CLT, se a empresa não segue as regras da CLT a empresa está sendo ilegal sim. E terceirizar o objetivo principal da empresa tambem é ilegal.

Se vale a pena ou não, são outros quinhentos…

Sinceramente prefiro ser PJ.Já tive oportunidade de ser CLT e simplesmente não chega nem perto do que costumo tirar como PJ. Então, o negócio é se preparar muitíssimo bem e cobrar CARO !!

E

Kenobi:

Sinceramente prefiro ser PJ.Já tive oportunidade de ser CLT e simplesmente não chega nem perto do que costumo tirar como PJ. Então, o negócio é se preparar muitíssimo bem e cobrar CARO !!

Tambem prefiro ser PJ, mas tem que ficar claro que é uma relação de emprego. E que as empresas estão burlando a lei.
É importante nos asseguramos dos direitos que temos, mesmo como PJ, como direito a ficar doente.

L

Meu… se o pessoal parasse de ficar se importando com a opinião dos outros, acho que essas discussões seriam de certa forma evitadas… se tu acha que o mercado ta uma bosta então sai… vai fazer astronomia, culinaria, sei la… chorar aqui não vai fazer tu arrumar um emprego, ou tu acha que vai vir um monte de gente aqui te oferecer trampo? Não entendo esses tópicos, pois esse título aí não passa de uma opinião SUA e deve ter gente que pense igual a ti, ou não, mas isso não interessa… nem a mim nem a ninguem (ou pelo menos não deveria)… não leve a mal cara, mas quanto mais tu ficar choramingando, menos o pessoal vai te dar importancia. Dar uma passada no fórum de Java Basico pra ajudar o pessoal que ta precisando ninguem vai…
se tu viesse pedindo alguma dica de como se colocar melhor no mercado, beleza… mas reclamar pra gente que o mercado ta uma bosta não vai adiantar nada… o mercado ta uma bosta pra tu, porque pra mim ta de boa… e deve estar de boa pra um monte de gente… e deve estar uma bosta pra um outro monte de gente… cara da uma passada na obra e ve o cara que aos 12 anos ja tava trabalhando pra ajudar em casa e não teve oportunidade de estudar, agora ta ganhando uma miseria pra mexer massa… e tu ai reclamando porque ganha menos de 5k ???

choramingar vai te levar bem longe… bem longe do sucesso…

B

louds:

Além disso, conheço quase uma dúzia de empresas em São Paulo que são muito boas de se trabalhar e todas elas estão com muitas vagas abertas. Como eu falei antes, você não está sabendo procurar emprego. Sites de vagas servem apenas para empregos ruins, todos os bons só se consegue via networking.

louds,
Acho que o mesmo vale para quem faz seleção: os profissionais bons não estão disponíveis no mercado.

para os teimosos,
estou trabalhando há 9 anos com TI, e a melhor dica que posso deixar é para lerem as mensagens do louds até decorar… pelo menos nesse tópico :wink:

P

No dia em que os programadores do Brasil puderem fazer greve ai sim vou me sentir um trabalhador.

Por enquanto sou apenas um nerd

A

Pois é Cadu, mas isso é um baita porém. Nunca tive vontade de tirar certificações pra me provar qualificado. Inclusive, bato boca com muitos colegas de faculdade, dizendo que certificação não é aquela coisa que eles pensam (que faz um indivíduo ganhar 4500 por mês). Infelizmente, em todas eu saio perdendo, porque ninguém acredita em mim.
No final das contas, eu espero conhecer muita gente daqui do GUJ e, até o final do ano que vem, desenvolver alguma coisa, ler muitos livros sobre o que está sendo utilizado. Isso pra que alguém aqui do GUJ, trabalhando em uma empresa boa, me reconheça e possa me colocar lá dentro.
Infelizmente, vou acabar indo no rumo das certificações. Pelo menos para conseguir o primeiro emprego.

Abraço.

T

Haha, não. PJ não é terceirização. PJ é “jeitinho brasileiro” para driblar impostos. Pede-se uma empresa “Ltda.”, o que já é um absurdo pois é necessário envolver um terceiro, e procuram “empresas” em sites de emprego, o que é outro absurdo.

Acho que é até você ser empreendedor e abrir a sua própria empresa. Mas o que acontece é que a maioria dessas empresas são apenas fachada para disfarçar vínculos empregatícios e driblar leis trabalhistas.

Tem contador que abre a empresa em uma cidade nada a ver, só para pagar menos imposto. É corrução sim!

E o pior é que não há muita opção para quem está procurando emprego, porque a maioria das vagas é para PJ. Com a exceção de algumas grandes empresas que contratam CLT, o resto é PJ. Ou seja, ou vira-se corrupto ou morre de fome.

Existe coisa mais corrupta que PJ? Sim. CLT Flex! hahahahahahahaha!

T

Sim, trouxa. Falta trouxa para saber tudo o que pedem e para ganhar o pouco que oferecem.

L

Andre Brito:

O caminho é www.sourceforge.net ou www.github.com. Escreva, ou ainda melhor colabore com, software open source. Você vai se capacitar,
fazer networking e ter um portifolio para mostrar para futuros empregadores. Nenhum estágio bate isso.

M

Sim, trouxa. Falta trouxa para saber tudo o que pedem e para ganhar o pouco que oferecem.

hehe…o q mais tem é trouxa… a questão é que a demanda ainda é maior…rs

falando serio agora, nem sempre a palavra certas é “trouxa”… é facil pra quem esta dentro do mercado de trabalho, ja esta bem na profissão, ganhando uns 4 K, falar que é trouxa, falar que as pessoas não podem aceitar tão pouco… mais pra quem esta começando, mtas vezes o emprego não é tão facil, a pessoa é mais inocente e ainda por cima não tem mto o que cobrar, ja que não tem muito a oferecer, é um iniciante… a unica escolha é aceitar esse poco mesmo pra melhorar depois… lembrando que a maioria dos empregos são PJ, quem ta começando é CLT… as vagas cobram cada vez mais e mais frameworks da moda… quem ta começando não esta sabendo tudo isso… as vezes é preciso se coloca no lugar do outro pra intender melhor a cituação…

T

Acho que esse pessoal que vem com esse papinho de “pare de reclamar” está na defensiva. Vocês sabem que a maior parte das vagas é para PJ (ou seja, não há opção). Vocês sabem que isso é corrupção. Vocês sabem que o mercado está coalhado de consultoriazinhas vagabundas.

Ninguém está discutindo tecnologia. E mesmo que tivesse cara, essas aplicaçõezinhas web ridículas qualquer moleque de 15 anos faz. Acredito que muito poucos aqui realmente tenham estudado coisas decentes como compiladores, computação gráfica, sistemas operacionais ou o que o valha, e menos ainda que tenham feito algo “vendável” nesses moldes.

Então parem de comer frango e querer arrotar peru. Menos, rapaziada, menos. Vocês estão estufando o peito demais por muito pouco.

O mercado sim está uma M$%#, mas se você gosta de comer M%$#, então vai lá! Aproveita!

P

Trouxa é uma palavra muito forte. :wink:

Eu estava comentando sobre vagas que pagam muitissimo bem para pessoas com potencial. Se existe um trouxa nessa história é o cara q chega pra trabalhar numa multinacional e acha que a capital da India é Dubai, por exemplo, ou que java é lento por ser interpretado linha-a-linha.

Existem pessoas que não se qualificam de forma adequada. E, pasmem, os meios para isso estão a um google de distância :twisted:

L

Para todos aqueles que não estão felizes com o atual emprego ou o mercado, hora do dever de casa, hoje é networking 101.

Escolha duas pessoas que responderam a esse tópico, uma que compartilhe da sua opinião e outra não. Adicione ambas no
seu IM e discuta o assunto. Ou fale do mengão, o importante é fazer novos contatos.

L

louds:
Escolha duas pessoas que responderam a esse tópico, uma que compartilhe da sua opinião e outra não. Adicione ambas no
seu IM e discuta o assunto. Ou fale do mengão, o importante é fazer novos contatos.

Opa, assim eu já consigo bastante networking haha :stuck_out_tongue:

SRN

W

Concordo. Por aqui consultoria eh totalmente diferente, as consultorias contratam os programadores como qualquer outra empresa e colocam os seus funcionarios pra trabalharem nos clientes.
O diferencial eh que consultor aqui eh geralmente muito qualificado e especialista em uma area especifica porem tem um salario mais alto do que o normal.

//Daniel

A

Eu posso falar sobre o assunto com um pouco de experiência pelo lado que contrata.

Esta muito difícil contratar gente boa, mesmo pagando um bom valor de mercado.

Eu participo do processo seletivo de algumas vagas na empresa em que trabalho, e posso dizer, o nível geral dos candidatos é…, como posso dizer? mediocre!! (TM shoes).

Para bons profissionais o que não falta é vaga, pelo menos aqui em São Paulo.
Na área da empresa em que trabalho temos, quase que o tempo todo, pelo menos uma vaga em aberto.

M

"

R

Alexandro.Almeida:
Eu participo do processo seletivo de algumas vagas na empresa em que trabalho, e posso dizer, o nível geral dos candidatos é…, como posso dizer? mediocre!! (TM shoes).

i = i + 1;

Tem algumas dezenas também que aparecem por aqui nesse naipe. Você passa um problema pro cara resolver e troca uma idéia, e ja percebe que ele não faz a menor ideia do que está falando/fazendo.
Mas ainda assim porque decorou uma meia dúzia de tags JSF, ou uma dezena de anotações JPA já acha um absurdo ganhar menos que vários mils por mês.

Em relação ao mercado, principalmente em SP, não consigo imaginar como alguém consegue reclamar.

L

Tudo essa merda que vc falou eu tenho também. A diferença é que eu faço por onde pra alcançar minhas metas e vc(que se doeu pelos outros) talvez não tenha vontade ou coragem pra tomar atitudes como essa. Melhor que fique no seu mundinho mesmo. Assim as boas oportunidades ficam pra quem realmente tem algum diferencial.

P

Tudo essa merda que vc falou eu tenho também. A diferença é que eu faço por onde pra alcançar minhas metas e vc(que se doeu pelos outros) talvez não tenha vontade ou coragem pra tomar atitudes como essa. Melhor que fique no seu mundinho mesmo. Assim as boas oportunidades ficam pra quem realmente tem algum diferencial.
Como eu já disse logo abaixo da merda que vc escreveu e logo depois da merda que eu escrevi, eu tomei a atitude de procurar o melhor para mim.
Estou longe do meu estado natal.
Se o que vc faz pra alcançar as suas metas, e o seu diferencial, é “viajar” de Santo André a São Paulo, então eu entendo porque vc não consegue distinguir mundinho de mundo.

B

eu já tentei fazer isso aqui, o problema é que o networking acaba virando suporte grátis :smiley:

P

bobmoe:
louds:

eu já tentei fazer isso aqui, o problema é que o networking acaba virando suporte grátis :D

É o ciclo add >> aluga por um tempo >> block, add >> implora pra terminar o trabalho dele AGORA >> block, add >> descobre que a usuaria bonitinha é usuario >> block³²¹

Mas as vezes dá certo.

S

Sobre vagas PJ voce tem razão, agora pelo menos tem emprego para cacete, ainda mais aqui em SP.
Disso ninguem pode reclamar!
Claro as consultorias são mercenárias mesmo, fazer o que. A maioria não tá ligando muito pra isso porque sempre tem alguem que aceita mesmo. :lol: :lol: :lol: :lol:

L

Que bom que vc conseguiu sair do seu mundinho. E em que lugar eu disse que “viajar” é meu diferencial? O que eu quis dizer é que não adianta esperar as coisas cairem do céu, ficar reclamando da vida. Quantos aqui realmente gastam dinheiro com bons livros, lendo artigos, as vezes até, deixam de praticar alguma atividade de lazer em troca de estudar, quantos realmente se sacrificam pra melhorar de vida, de emprego, o quer que seja. A maioria quer mamata, vai dizer que vc nunca viu nenhum recém-formado, sem experiência nenhuma, mas com suas queridas certificações, querendo ganhar R$5K. Vai dizer que na faculdade vc não viu a maioria da sala reclamando porque o professor tava puxando demais com a matéria. Como o peczenyj já disse, eu não tenho um pingo de dó de gente assim. É gente assim que não sabe votar e coloca esse bando de corruptos no governo pra F#$%R com a gente.

P

luis_ross, valeu o desabafo.

Vc mencionou corrupção e voto na mesma frase. A condenação das praticas corruptas é diretamente proporcional a renda per capita, mas a maturidade de uma democracia é proporcional a sua idade. Infelizmente no nosso caso estamos ferrados: tanto a democracia é nova quanto a renda é baixa. Como isso não muda da noite pro dia, o jeito é sofrer por ser honesto: vamos pagar nossos impostos e tentar nos aposentarmos quando velhos usando apenas o dinheiro do nosso esforço direto.

V

O fato é que poucas empresas também querem pagar o que gente boa mesmo vale. Veja o caso de uma grande multinacional de jogos que chegou ao Brasil, que fez o maior estardalhaço, disse que queria os melhores do país, desde que esses não cobrassem mais de R$4500,00 mensais para morar na Grande São Paulo.

Sinceramente, oferecer isso quando se exige profissionais experientes, fluentes em inglês e preferencialmente com mestrado em áreas específicas?

Esse é um exemplo real e um tanto extremo.

O fato é que, por haver muitas vagas, os bons profissionais estão empregados. É difícil mesmo aparecer gente boa e disponível, principalmente só oferecendo a média do salário. Se quiser um profissional realmente bom, você vai ter que encontra-lo através de indicação e preparar o bolso para pagar o que ele realmente vale.

Ou tentar contar com a sorte dele estar muito insatisfeito com o emprego atual, ou da empresa dele fechar devido a alguma crise externa…

T

Putz, tem gente que faz o be-a-bá e ainda fica se gabando. Não percebeu que a indireta era com ele, dentre outros.

Acho que as consultorias fazem o que fazem porque as pessoas se sujeitam a isso, e quando alguém reclama vem um idiota qualquer falar besteira. A mera existência desses parasitas de consultoria é ruim. O que eles produzem? Nada. Eles só ficam de atravessador, tirando a sua “taxa”. Vale mais a pena abrir o seu próprio negócio.

Sem falar nas mutretagens para se conseguir emprego. Isso é errado por definição! Não importa se você acabou de sair da faculdade ou tem 20 anos de experiência na área.

K

Thiagosc:
Putz, tem gente que faz o be-a-bá e ainda fica se gabando. Não percebeu que a indireta era com ele, dentre outros.

Acho que as consultorias fazem o que fazem porque as pessoas se sujeitam a isso, e quando alguém reclama vem um idiota qualquer falar besteira. A mera existência desses parasitas de consultoria é ruim. O que eles produzem? Nada. Eles só ficam de atravessador, tirando a sua “taxa”. Vale mais a pena abrir o seu próprio negócio.

Sem falar nas mutretagens para se conseguir emprego. Isso é errado por definição! Não importa se você acabou de sair da faculdade ou tem 20 anos de experiência na área.

Também há o outro lado. Muitas empresas não teriam condições de contratar pela forma convencional CLT, o que acabaria limitando os postos de trabalho. Ainda acho a remuneração PJ mais interessante, quando bem negociada.

Existem vários tipos de empresas e realmente poucas agregam valor. Por tal motivo, negocie bem o seu valor, para não achar que está sendo explorado, o que conseguirem em cima disso é lucro deles, bola, mutreta, seja o que for, não é problema seu, logo não vale à pena se sentir lesado, pois nunca conseguiria chegar àquela realidade.

V

Se os impostos sobre o trabalhador fossem mais levs, haveria bem mais CLT do que PJ, com certeza.

E há PJs e PJs por aí. Nem todo PJ é explorado ou faz isso porque é bobo. Assim como nem todo CLT está em uma situação boa ou faz isso porque é esperto.

Enfim, basicamente quando você vai ser contratado recebe uma proposta, seja ela PJ, CLT, free-lancer, estágio, escravo, ou o que quer que seja. Você analisa a proposta (não só sob o ponto de vista financeiro). Se a proposta for vantajosa, você aceita, se não for recusa. Simples assim!

P

Acho que não é bem assim não… É claro que a coisa pode variar de cidade para cidade, porém sou prova viva de que “há esperança para trabalhar como CLT” (apesar de eu gostar de trabalhar como PXota)

Então proure as “macro-consultorias” ! Eu duvido que aqui no Rio você passe por esse perrengue todo! (nem vi se és Carioca…)

Se você gosta tanto assim, o dinheiro deveria estar em segundo plano, não?!

Quanto ao mercado, ele não está “contaminado” não: agora, ele é seletivo pacas! Ou você sabe (e pega as vagas!) ou você não sabe, então, está fora…

Se importa de dizer o que sabe fazer, que ferramentas/frameworks conhece etc?

P

Rídiculo (sic) é você me dizer que está ganhando mal/trabalhando mal em pleno São Paulo !!! :shock:

Gente, desculpe, não resisti. Como carioca, sempre tive de “engolir” paulistanos ganhando mais que cariocas, muitas vezes para fazer a mesma coisa… Hoje esse fantasma não me assola mais, porém ele já foi real…

T

Eu já disse, falta é mais trouxa no mercado. Eles querem pessoas que sejam “bons profissionais” com salários “medíocres” e forçados a serem corruptos para sobreviver, o que é algo impossível.

T

Pessoal, vocês são da área de exatas! Vamos somar dois mais dois e entender melhor a situação. Se a demanda por “bons profissionais” fosse tão alta assim que as empresas não conseguem preencher as vagas porque os candidatos “não atendem as expectativas”, o salário não deveria ir lá para cima? Não existe a lei da oferta e da procura em TI? Não deveria o bom profissional estar mais valorizado por essa dita “escassez”? Por que os salários não aumentam proporcionalmente a choradeira dessas empresas?

Eles exploram jovens inexperientes e pessoas desesperadas porque já estão desempregadas a um tempo e tem contas para pagar. Foi como eu disse anteriormente, falta é mais trouxa no mercado.

L

Thiagosc:
Pessoal, vocês são da área de exatas! Vamos somar dois mais dois e entender melhor a situação. Se a demanda por “bons profissionais” fosse tão alta assim que as empresas não conseguem preencher as vagas porque os candidatos “não atendem as expectativas”, o salário não deveria ir lá para cima? Não existe a lei da oferta e da procura em TI? Não deveria o bom profissional estar mais valorizado por essa dita “escassez”? Por que os salários não aumentam proporcionalmente a choradeira dessas empresas?

Eles exploram jovens inexperientes e pessoas desesperadas porque já estão desempregadas a um tempo e tem contas para pagar. Foi como eu disse anteriormente, falta é mais trouxa no mercado.

Existem empresas que chegam a pagar 10mil CLT para desenvolvedor. Eu mesmo trabalhei em uma que chegava a desembolsar bem mais que isso. Porém quantos você conhece que realmente se qualificam para ganhar esse salário? Eu conheço menos pessoas que vagas nessa categoria.

T

louds:
Existem empresas que chegam a pagar 10mil CLT para desenvolvedor. Eu mesmo trabalhei em uma que chegava a desembolsar bem mais que isso. Porém quantos você conhece que realmente se qualificam para ganhar esse salário? Eu conheço menos pessoas que vagas nessa categoria.

Não importa o que você pensa, o que importa é a lei da oferta e da procura. Ou será que isso só funciona com petróleo? A reclamação das empresas de TI não condiz com o que elas oferecem.

L

Não importa oque eu penso? Existem várias vagas que pagam 10mil CLT, só que simplesmente não existe pessoal devidamente qualificado para isso. Quantas pessoas você conhece que conseguem trabalhar com pesquisa aplicada para software de base ou infraestrutura? Brasileiros, eu sei de uns pouco 2-3 que já estão adequadamente empregados.

Agora maluco que sabe dez mil frameworks java e sabe bem, desses o céu e o inferno também estão cheios.

B

Thiagosc:
louds:

Não importa o que você pensa, o que importa é a lei da oferta e da procura. Ou será que isso só funciona com petróleo? A reclamação das empresas de TI não condiz com o que elas oferecem.

Quando começaram a fabricar carros em larga escala, os artesões foram substituidos por processos industriais que alocavam pessoas sem nenhuma experiência rapidamente, já que cada tarefa era pré-definida. Portanto, as empresas que trabalham com linha de montagem e não entendem nada de software, como você mesmo disse, não precisam de pessoas qualificadas.
Esses “titanics do software” ganham por hora e assim são escravos da burocracia; não entendem nada de qualidade e estão fadados a afundar com todo mundo dentro.
salvem suas vidas :smiley:

S

Galera é fato que os indianos estão competindo fortemente no mercado de TI! Nós brasileiros dificilmente conseguimos competir com o famoso CODING FOR FOOD deles. :lol:

C

Sparcx86:
Galera é fato que os indianos estão competindo fortemente no mercado de TI! Nós brasileiros dificilmente conseguimos competir com o famoso CODING FOR FOOD deles. :lol:

hauhauahuahauha…mto bom… :lol:

T

bobmoe:
Esses “titanics do software” ganham por hora e assim são escravos da burocracia; não entendem nada de qualidade e estão fadados a afundar com todo mundo dentro.
salvem suas vidas :D

Cara, se essas empresas afundassem eu ficaria satisfeito. Mas o fato é que elas continuam ano após ano com a mesma exploração e corrupção enquanto choramingam “falta de mão de obra qualificada”. Ou seja, alguma coisa está dando certo para os seus donos.

Já disse que o que eles querem não é mão de obra qualificada, e sim mais trouxa para explorar.

R

Thiagosc:
bobmoe:

Cara, se essas empresas afundassem eu ficaria satisfeito. Mas o fato é que elas continuam ano após ano com a mesma exploração e corrupção enquanto choramingam “falta de mão de obra qualificada”. Ou seja, alguma coisa está dando certo para os seus donos.

Já disse que o que eles querem não é mão de obra qualificada, e sim mais trouxa para explorar.

Concordo plenamente, o que estraga o mercado são os babacas que fazem o serviço perder valor, já que algumas empresas preferem pagar menos a ter um profissional mais qualificado. Acaba degradando o mercado. Conheço muitos programadores assim meia boca que faz um trabalhinho cachorro e a empresa acha que ta no lucro. ?até a hora da manutenção?

Não sei se me expliquei bem.

Abraços
Ricoldi

B

Thiagosc:
bobmoe:

então vc não entendeu o que eu disse: essas empresas não precisam de mão de obra qualificada, então não tem com pagar bem.
para essas aí um programador competente ou equipe eficiente não é lucrativo pois essas empresas ganham por hora.

M

"

V

Quanto a qualificação tenho algo a expôr:

Falta qualificação no mercado de TI, por vários motivos. Desnecessário citar os problemas da educação e gente preguiçosa que não quer estudar. Mas eu vejo uma parcela de culpa nas próprias empresas. Há empresas que colocam obstáculos para evitar que seus funcionários adquiram melhor capacitação. Isso sim é ruim.

Exemplos desses obstáculos são não permitir que os funcionários frequentem as aulas da faculdade por exemplo, ou só permitir quando o cronograma está em dia (e ele nunca está). Também acontece que muitas vezes, as aulas são de manhã e a tarde, o que complica bastante a situação para quem quer estudar, e pior, acaba abrindo as salas de aula para incompetentes que estão desempregados por não se adequarem a trabalhar em lugar algum.

As causas para estes comportamentos de algumas empresas, são na minha visão três:

1. Medo de que os funcionários consigam mais qualificação e exijam melhores salários ou possam ir trabalhar em empresas com salário maior.
  2. A empresa considera-se dona do funcionário, acha que a única função de sua existência é trabalhar para ela e não acha necessário que ele estude alguma coisa que ela não tem interesse imediato.
  3. Medo de que ao se dedicar a estudos, o funcionário se dedique menos a empresa (principalmente se a empresa faz o funcionário trabalhar 16 horas por dia).
D

victorwss:
Quanto a qualificação tenho algo a expôr:

Falta qualificação no mercado de TI, por vários motivos. Desnecessário citar os problemas da educação e gente preguiçosa que não quer estudar. Mas eu vejo uma parcela de culpa nas próprias empresas. Há empresas que colocam obstáculos para evitar que seus funcionários adquiram melhor capacitação. Isso sim é ruim.

Exemplos desses obstáculos são não permitir que os funcionários frequentem as aulas da faculdade por exemplo, ou só permitir quando o cronograma está em dia (e ele nunca está). Também acontece que muitas vezes, as aulas são de manhã e a tarde, o que complica bastante a situação para quem quer estudar, e pior, acaba abrindo as salas de aula para incompetentes que estão desempregados por não se adequarem a trabalhar em lugar algum.

As causas para estes comportamentos de algumas empresas, são na minha visão três:

1. Medo de que os funcionários consigam mais qualificação e exijam melhores salários ou possam ir trabalhar em empresas com salário maior.
  2. A empresa considera-se dona do funcionário, acha que a única função de sua existência é trabalhar para ela e não acha necessário que ele estude alguma coisa que ela não tem interesse imediato.
  3. Medo de que ao se dedicar a estudos, o funcionário se dedique menos a empresa (principalmente se a empresa faz o funcionário trabalhar 16 horas por dia).

Perfeito, parece um caso de referência cíclica.

A empresa não investe em treinamentos para os funcionários com medo dos mesmos saírem e usarem o conhecimento adquirido no mercado. Por outro lado, quando precisa de mão de obra qualificada, contrata um profissional de fora, que vem ganhando mais que a equipe, o que causa uma fogueira de vaidades com nego de olho no salário do outro, é uma bola de neve.

Falta realmente gestores com conhecimento técnico, ficar pegando caras que eram de outras áreas e colocando para gerenciar TI fica complicado.

P

Porque as empresas nunca vão oferecer mais mesmo!

Isso se chama Mercado. Empregado significa custo para empresa, e quanto menos ela puder gastar, melhor. Por outro lado, o profissional tem de aprender a negociar, a gerenciar o próprio dinheiro etc (isso se chama [color=green]Educação Financeira[/color]), senão sempre “alguém” terá de fazer isso por ele… E normalmente é o que acontece… :wink:

S

Quem quiser ganhar mais faça como eu! Comece a estudar tecnologias importantes e que ninguem sabe, arrume um projeto para trabalhar mesmo que em outra empresa e vai em frente. Com o tempo consegue-se melhorar o valor hora, tem que mentir no começo claro, mas com o tempo voce se vira.
Se eu não mentisse nas entrevistas não teria conseguido meu primeiro emprego com ASP em 2002, na verdade eu mal sabia javascript. :lol:

E

Sparcx86:
Quem quiser ganhar mais faça como eu! Comece a estudar tecnologias importantes e que ninguem sabe, arrume um projeto para trabalhar mesmo que em outra empresa e vai em frente. Com o tempo consegue-se melhorar o valor hora, tem que mentir no começo claro, mas com o tempo voce se vira.
Se eu não mentisse nas entrevistas não teria conseguido meu primeiro emprego com ASP em 2002, na verdade eu mal sabia javascript. :lol:

Também menti na minha entrevista, disse que manjava jsf, struts e que fazia sistemas em casa por hobby…
Resultado: You´re hired !!!

L

erickles:

Também menti na minha entrevista, disse que manjava jsf, struts e que fazia sistemas em casa por hobby…

Ou seja, o entrevistador era tão bom quanto você na época.

E

louds:
erickles:

O entrevistador era o meu gerente :smiley:

E

T

Porque as empresas nunca vão oferecer mais mesmo!

Isso se chama Mercado.

Blah, blah, blah… vamos usar um pouco de raciocínio aqui.

O “mercado” de TI é um lugar todo especial, onde a lei da oferta e da procura não se aplica. Por alguma razão dizem que há uma “escassez” de profissionais bons, e isso por si só deveria valorizar mais aqueles existentes. Mas não!

Quer dizer, petróleo sobe de preço quando há escassez. Soja sobe de preço quando há escassez. Milho sobe de preço. Mas o profissional Java não, continua na mesma merda (salário “na média” de mercado, e espera-se um “bom” profissional).

Já disse, o que querem é mais trouxa para explorar, não bons profissionais.

M

"

F

Cada caso é um caso. Afirmar que “isso é assim”, baseado na SUA experiencia e SEUS relatos nao é nada sensato.

Ja vi casos em que uma certificacao aumentou o salario da pessoa em 30%, e outros que nao aumentou NADA.
Empresas que contratam junior a 7 reais a hora e a 20 reais a hora.
Excelentes profissionais certificados, e profissionais certificados que nunca programaram OO.

S

fabim:
Cada caso é um caso. Afirmar que “isso é assim”, baseado na SUA experiencia e SEUS relatos nao é nada sensato.

Ja vi casos em que uma certificacao aumentou o salario da pessoa em 30%, e outros que nao aumentou NADA.
Empresas que contratam junior a 7 reais a hora e a 20 reais a hora.
Excelentes profissionais certificados, e profissionais certificados que nunca programaram OO.

Nas empresas em que trabalhei isso era importante e geralmente o cara recebia aumento. AFinal é importante em licitações ter profissional com certificação.

L

Parei de acompanhar esse tópico a muito tempo, mas quando vi essa charge me lembrei na hora dela:

:slight_smile:

T

lavh:
Parei de acompanhar esse tópico a muito tempo, mas quando vi essa charge me lembrei na hora dela:

:-)

Essa charge é muito engraçada. Realmente poucos estão preparados para o mercado.

K

louds:
erickles:

Por essas e outras, já fiz muita gente passar uma vergonha danada. Nunca pergunto nada que não esteja no currículo, mas se você escreveu que conhece e for numa entrevista comigo, é bom saber mesmo, pq vou perguntar à fundo.

Mentir nunca é o melhor caminho, isso queima o profissional no mercado. Lembrem-se, esse é um mercado pequeno e as pessoas se comunicam. Vale à parar para estudar e ser honesto. Ninguém é obrigado a conhecer todos os inúmeros frameworks do mercado, mas o candidato tem que mostrar que está apto a aprender num tempo razoável, essa seria minha preocupação.

Quanto ao tempo, alguns podem tentar fazer o que fiz, negociei 1 dia da semana para mim, ou seja, se o projeto estiver em dia não trabalho. Logo foco no estudo de produtos, conceitos, e até dormir um pouco, faz um bem :slight_smile:

E

Kenobi:
louds:
erickles:

Por essas e outras, já fiz muita gente passar uma vergonha danada. Nunca pergunto nada que não esteja no currículo, mas se você escreveu que conhece e for numa entrevista comigo, é bom saber mesmo, pq vou perguntar à fundo.

Mentir nunca é o melhor caminho, isso queima o profissional no mercado. Lembrem-se, esse é um mercado pequeno e as pessoas se comunicam. Vale à parar para estudar e ser honesto. Ninguém é obrigado a conhecer todos os inúmeros frameworks do mercado, mas o candidato tem que mostrar que está apto a aprender num tempo razoável, essa seria minha preocupação.

Quanto ao tempo, alguns podem tentar fazer o que fiz, negociei 1 dia da semana para mim, ou seja, se o projeto estiver em dia não trabalho. Logo foco no estudo de produtos, conceitos, e até dormir um pouco, faz um bem :slight_smile:

Concordo plenamente com você.
A vaga não era para Java, porém, era recem formando e tava loco atras de emprego…
Mentir não é legal, mas como vi que a empresa não usava Java e tão pouco entendia do mesmo, usei argumentos pra poder parecer um pouco mais experiente.

È uma pena mesmo procurarmos vagas pra Java e eles pedirem um mooooooonte de Framework…

M

"

K

Cara, o problema do salário estar ruim é a moda do Java, quando se tem profissionais demais, eles nivelam o salário por baixo, como li em outros comentários, você tem que analisar e cobrar o seu preço e não eles imporem o preço a você, se eles não concordarem, é porque realmente tem muito Javaneiro no mercado, o negócio está inflado, aí pagam o que querem mesmo, se para cada vaga tem 10 disputando, fica bom para os empresários, é a lei da oferta e procura.

S

Kenobi:
louds:
erickles:

Falar eh facil mas pra quem é iniciante e não tem experiencia tem que mentir mesmo e se arriscar. Depois o cara corre atrás sozinho no trampo mesmo. Assim que é a vida, quem não chora não mama!

Criado 27 de outubro de 2008
Ultima resposta 2 de nov. de 2008
Respostas 113
Participantes 45