Mercado de trabalho para programadores, está indo muito mal!?

192 respostas
T

Olá amigos, seguinte, sou programador há muitos anos, mas sempre programei pra desktop utilizando Delphi (por favor não vamos criar flames sobre o delphi :wink: ), pois bem, estou vendo que a área está indo mal, muito mal… gente se protituindo, fazendo “sistemas” por R$100,00 ou menos… ou seja, simplesmente horrível.

Ao meu ver, vejo apenas 2 soluções: Ou criar a própria empresa de programação e correr atrás, ou ser funcionário de uma empresa grande, que pelo menos não utiliza desta “forma de mercado”.

Tirando estas 2 soluções as outras é mudar de direção, deixar a programação e ir pra análise, segurança em TI e etc…

Bom, o que me dizem? A área de programador ainda vale a pena? e em Java, como está? Digo no sentido financeiro, porque para nós programadores, não tem nada que substitua o prazer de programar, mas o financeiro!?!?

Bom amigos, estou aberto aqui para discutirmos…

Obrigado.

[]s

192 Respostas

T

Tudo isso se resume em uma unica coisa o Mundo da informatica esta indo para a WEB e como vc disse Delphi e desktop…90% das aplicações desenvolvidas hj são voltadas para a web…então ja da para ver como ta ne?

R

Numa profissão que ganha bem acima de 90% da população do país, eu diria que está indo muito bem. Sem contar as vagas de emprego que sobram para todo lado.

A solução é: ‘Pare de construir sisteminhas da 100 reau e estude para construir aplicações de verdade’.

T

Concordo amigos, tudo está indo pra Web, mas as vezes cliente não quer web, quer local mesmo… dificilmente cliente quer deixar os dados expostos na internet… Realmente já sei que sistemas Desktop em Delphi já eram… a prostituição está muito grande.

Mas e quanto ao Java, está aquecido? É bom procurar certificações (bom eu sei que é, mas vale a pena o investimento?)

[]s

V

titanius:
Concordo amigos, tudo está indo pra Web, mas as vezes cliente não quer web, quer local mesmo… dificilmente cliente quer deixar os dados expostos na internet… Realmente já sei que sistemas Desktop em Delphi já eram… a prostituição está muito grande.

Mas e quanto ao Java, está aquecido? É bom procurar certificações (bom eu sei que é, mas vale a pena o investimento?)

[]s

Já ouvi comentário de um amigo meu que lá onde ele trabalha programador java ganha o triplo de programador delphi. Mesmo porque o swing tá aí e dá para fazer java para desktop.

Quanto a certificações, vale a pena sim. Por três motivos:

1. A certificação exige que você aprenda coisas que você não pensava em aprender. Melhora a sua qualidade como profissional nisso.

2. Aumenta as chances de você ganhar um emprego bem remunerado.

3. Quando o cliente pensar em entregar o sistema para o fulano de cem reais ou para você, ele vai pensar duas vezes.

T

lembrando que o swing ja ta velhinho tbm agora entro um cara chamado JavaFX ai não tem ideia a sun destruiu geral.

B

Do jeito que tá demorando, JavaFX nasce morto.

R

Se você está pensando em continuar fazendo ‘sistema de 100 reaus’, no estilo cliente/servidor,
Java é uma péssima escolha, você vai ter muito mais produtividade e facilidade utilizando Delphi/VB/.NET/etc…

T

Rafael Nunes:
Se você está pensando em continuar fazendo ‘sistema de 100 reaus’, no estilo cliente/servidor,
Java é uma péssima escolha, você vai ter muito mais produtividade e facilidade utilizando Delphi/VB/.NET/etc…

A questão rafael, não é querer, e sim necessidade. Veja minha cidade por exemplo, eu não cobro isso de meus sistemas, mas tem gente que cobra, e toma muito cliente, porque aqui na minha cidade, eles não estão nem aí se o cara tem ou não tem certificação, se é ou não em java. No máximo o cliente vai ter é 4 máquinas na empresa dele.

Mas como disse, este mercado já está saturado, porque fazer sisteminha comercial já foi época… quero alçar vôos maiores e melhores, por isso meu pensamento Java, e os amigos, que trabalham na “cidade grande” poderia expor as condições de trabalho para esta área, pois continuar no Delphi não pode ser mesmo.

[]s

P

É…

Uma coisa é definir seu público alvo… e ver qual a característica de seus clientes. Se onde vc mora eles estão nem ai pra tecnologia usada, então é melhor sair daí… ainda mais se esses clientes não estão nem ai para ampliar a empresa… nem renovar vc vai conseguir !!!

Nas cidades, boa parte das emrpesas (senão todas) querem dominar o mercado, crescer, crescer e crescer cada vez mais… e para isso elas tem em mente a tecnologia a ser usada em seus sistemas e (graças a Deuas) o nível dos desenvolvedores a serem contratados (certificação).

Outra coisa importante, todas teem(sem o ^ agora =] ) em mente que a internet é o melhor caminho para isso.

Fui !

T

Não precisa sair da sua cidade…simplesmete busque clientes fora dai…p que ter uma sede em cidades grandes com um custo alto se vc pode estar no interior pagar pouco imposto com clientes em grandes capitais…

Uma coisa e certa sisteminhas para mercado, drogaria e locadora JA ERA…

T

TeiTei:
Não precisa sair da sua cidade…simplesmete busque clientes fora dai…p que ter uma sede em cidades grandes com um custo alto se vc pode estar no interior pagar pouco imposto com clientes em grandes capitais…

Uma coisa e certa sisteminhas para mercado, drogaria e locadora JA ERA…

Eis meu pensamento, simples e direto… 8)
Por isso estou querendo buscar clientes fora da minha cidade, mas eis a questão: Buscar cliente para Software (desenvolvimento) ou Clientes para outras coisas na área de TI (Planejamento, Segurança e etc.). o ponto G da história é essa, programação, ainda está em alta!?

[]s

E

É meu caro!!

realmente vc precisa mudar, e mudar para JAVA na minha opinião é a melhor escolha, hj a grande maioria das empresas está desenvolvendo em JAVA, e procurando profissionais para trabalhar com java, tanto pra desktop qto pra web!

Estou aprendendo java, desenvolvendo um sistema, q aliás, já postei algumas dúvidas aqui! pra ser sincero, acho um pouco complicado, mas é falta de conhecimento meu! estou estudando, pq na minha opinião é a tecnologia com futuro mais certo nesse mundo de incertezas q muitas vezes é a nossa área!!

vlw!!!

T

Não vamos levar tbm no modo tão radical assim Java e top mas tem muita coisa feita e a ser feita em .net, não gosto da microsoft e nem dos produtos dela mas .net ainda e vivo e ta ai pra brigar com a gente…

Eu não me importaria em aprender as duas tecnologias…

P

Minha opiniao.

Acho que a area esta amadurecendo e com isso os salarios estao caindo ano a ano. Principalmente se voce gostar da parte tecnica vai ficar dificil (pelo menos na maioria das empresas) justificar um salario um pouco melhor.

Muitas empresas nao dao aumento aos tecnicos pois fica dificil justificar um tecnico ganhando tao bem quanto um gerente, entao eles promovem esse profissional a gerente ou coordenador, com isso ganham um mal gerente/coordenador e perdem um bom desenvolvedor (geralmente).

Mas se voce gosta da area, fome nao vai passar.

Abracos

J

Atualmente no Brasil a profissão de programação é vista apenas como um degrau para chegar a analista. Nos Estados Unidos e na Europa é diferente, mas Brasil é Brasil, né… :roll:

Então, se você quiser “progredir”, meu conselho é você se tornar um analista-desenvolvedor. :wink:

P

Velho, isso realmente varia da região.

Eu morava em Palmas, TO. Lá não tinha campo pra nada. Os melhores programadores ganhavam R$2500 e os outros tentavam vender sisteminha de ***** em clipper pra farmácia. Me dá nojo quando olho praquelas telas hj em dia.

Cara, programador que desenvolve software de fatura de água ganha R$2500.Essa é a realidade. Esse mesmo amigo meu que trabalha com isso ele é um BAITA programador em Java, um sênior daqueles que nunca se vê em lugar nenhum. Conhecendo todas as caracteristicas do Delphi e debugando o código no Hexa. Falhiu uma empresa de bdesenvolvimetno de software porque software de R$2000 reais lá era muito caro.

Dá pra viver num lugar desses?

Ainda bem que fui embora.

L

Sergio Figueras:

Eu morava em Palmas, TO. Lá não tinha campo pra nada. Os melhores programadores ganhavam R$2500 e os outros tentavam vender sisteminha de ***** em clipper pra farmácia. Me dá nojo quando olho praquelas telas hj em dia.

Cara, programador que desenvolve software de fatura de água ganha R$2500.Essa é a realidade. Esse mesmo amigo meu que trabalha com isso ele é um BAITA programador em Java, um sênior daqueles que nunca se vê em lugar nenhum. Conhecendo todas as caracteristicas do Delphi e debugando o código no Hexa. Falhiu uma empresa de bdesenvolvimetno de software porque software de R$2000 reais lá era muito caro.

Dá sim, vende serviço para o resto do pais. Por esse preço me interesso em contratar o povo por lá mesmo, remoto. Que não vejam para SP querer cobrar o dobro.

T

Amigo, por um valor desses eu desenvolvo até um sistema pra banco aqui na minha cidade… se quiser me contratar por esse valor é só falar… :smiley: Aqui se você pedir um valor desses pra um cara, ele lhe chama de ladrão mesmo… complicado a vida de programador.

[]s

D

Jeanioz:
Atualmente no Brasil a profissão de programação é vista apenas como um degrau para chegar a analista. Nos Estados Unidos e na Europa é diferente, mas Brasil é Brasil, né…

Então, se você quiser “progredir”, meu conselho é você se tornar um analista-desenvolvedor.

Pelo menos aqui em São Paulo vi que as coisas já estão mais evoluidas, em Curitiba o pessoal tem o pescimo costume de achar que o sonho de todo programador é ser analista de sistemas!

titanius:
Amigo, por um valor desses eu desenvolvo até um sistema pra banco aqui na minha cidade… se quiser me contratar por esse valor é só falar… :smiley: Aqui se você pedir um valor desses pra um cara, ele lhe chama de ladrão mesmo… complicado a vida de programador.

[]s

Ladrão é ele quer pagar menos que isso!

Programador é profissão, não é qualquer um por aê que sabe desenvolver software.

J

DaviPiala:
Jeanioz:
Atualmente no Brasil a profissão de programação é vista apenas como um degrau para chegar a analista. Nos Estados Unidos e na Europa é diferente, mas Brasil é Brasil, né…

Então, se você quiser “progredir”, meu conselho é você se tornar um analista-desenvolvedor.

Pelo menos aqui em São Paulo vi que as coisas já estão mais evoluidas, em Curitiba o pessoal tem o pescimo costume de achar que o sonho de todo programador é ser analista de sistemas!

Não é “pescimo”, é “péssimo”. :wink:

Mas eu não vejo como um “sonho de programador”, mas é pra onde o pessoal de faculdade é “empurrado” e isso desde o meio acadêmico.

Programação é vista como uma atividade de nível técnico enquanto análise é visto como uma atividade de nível superior.

Talvez haja algumas empresas em São Paulo que estejam mudando sua visão, mas não sei de toda a São Paulo vê as coisas do seu jeito.

L

acho q o problema é meramente seu publico alvo… se seu publico alvo for “padarias” ou seja sisteminhas fracos
para clientes pequenos e com pouca ou qse nem uma manutenção não valhe a pena… e alem do mais e uma absurdo cobrar 100 real pra um sistema mesmo que fosse ate em “C podrão” (C em console…) é um absurdo um valor baixo deste… mas acredito que seu publico alvo esta errado… vc deve procurar empresas maiores que querem crescer… que tenham filiais… migrar a coisa pra web seria uma boa… mas nem sempre o cliente quer web… mas se a empresa tem filiais e varios computadores compensa mais web… e esta historia dos dados do cliente estarem esposto na internet e viagem isto não existe mais hj em dia… apenas o cliente sabera o endereço do servidor e este podera ter um login… empresas que são de pequeno porte e querem um simples sistemas apenas para substituir um caderninho de anotações que anote e some suas vendas e compras para fazerem seus faturamentos não é um bom negocio… o melhor é ter publico alvos de empresas maiores e que principalmente
querem ampliar seus negocios…

P

louds:
Sergio Figueras:

Dá sim, vende serviço para o resto do pais. Por esse preço me interesso em contratar o povo por lá mesmo, remoto. Que não vejam para SP querer cobrar o dobro.

O problema é começar com o nome. Contas são caras meu amigo, e é meio dificil você entrar em um mercado desses.

M

Isso normalmente acontece da seguinte forma: vc vai conversar com o cliente, sugere algo q poderia ajuda-lo, e qdo vc fala o preço ele faz uma cara de assustado e vem com o já tradicional papinho “Mas meu sobrinho faz isso td por 50 mangos” ou entao “O sobrinho do meu vizinho q entende td de computador faz isso por 100 prata”. Sinceramente, já recusei negócios por ouvir coisas ridiculas como essa.
Minha sugestao: espere 2 meses, entre em contato com o cliente e pergunte se ele esta satisfeito com o “sistema magico de 100 mangos” e tire um sarro da cara dele e procure outro cliente (se vc estiver realmente indignado) ou sugira uma negociacao.
Realmente, tem mta gente q faz sistemas por esse preço, mas qdo conseguem entregar um crud já é motivo pra comemorar.

P

É a coisa mais simples do mundo você ir no google procurar “Administração de farmácias clipper” e tu vai ver o tanto que tem lá. Coisa de programador que já morreu. Ou então, só passar o Valkiria e pronto.

100 mangos eu nunca vi, mas 250 pra uma loja TODA de venda de pcs eu ja vi. O cara baixou um source simplezinho da net e modificou as logos e adicionou uma ferramenta debusca. Banco de dados? PARADOX. hadshsahdasda.

E todo mundo usava muito…

D

Bem isso!

Cara vc tem que ser politico, tem que aprender a vender a sua imagem. O cliente tem que escolher porque vc é profisisonal e não micreiro!

Tem muito caras que não são bons desenvolvedores, mas sabem vender a sua imagem e por isso tem um grande salário!

L

acho que tem nego aqui que tem algum problema sério ou uma bitolagem gigante pela plataforma Java ou .NET ou whatever. Pior é ainda pessoal que nem saber escrever em português e palpitando como se fosse o mais preparado do mundo no ramo

antes de tudo, acho que já se começou mal falando de “sisteminha em clipper, cobol por 100 mangos”. Me diga uma coisa, um cliente de pequeno porte, até hoje eu nunca ví pelo menos, um cliente que tá preocupado com tecnologia, framework ou linguagem. Cliente quer solução e ponto final. Não é porque um sisteminha foi feito com delphi e outro com java que deve custar mais ou que é melhor que o outro.

Por mais que a tela seja horrível, que a linguagem seja arcaica ou o conhecimento do indivíduo que desenvolveu a aplicação seja “limitada” (ou seja um moleque de 15 ou 22 anos (que nem eu)), essa mesmo aplicação resolveu o problema do cliente. E ae, quem que tomou no c*? O cara que se achava o mais preparado por utilizar JAVA ou o cara que resolveu o problema do cliente?

E agora, quem está errado? O cara que está começando a programar, que fez o sisteminha barato ou o cara que sabe Java e está tentando provar que Java é uma silverbullet? No meu ver, o que que está errado é cara do Java, que, em primeiro lugar não conhece onde a plataforma é mais aplicada e quer que o cliente use por motivos como: multiplataforma, escalonável, multithread, alto-nível, aquele blabla de sempre

também não vou crucificar ninguém, porque quando eu comecei pensava que java era do caralho, que todo sistema feito em Java deveria ser cobrado no mínimo 20k e que em delphi deveria ser cobrado 100 mangos. Só depois de muito tempo que fui entender isso, quando eu já tava trabalhando em grandes clientes e vendo como meu pensamento arcaico me fez muitas vezes, por precoceito, deixar de chegar perto de tecnologias que não eram Java. Quando eu ví algo do gênero (tal como esse post), posso dizer que fiquei assustado num primeiro momento, mas no final das contas, era assim mesmo. O mundo não é feito de bytecodes e sim de pessoas que a cada dia procuram formas de melhorar suas vidas ou seus negócios, através ou não de sistemas de informação, de tecnologias ou de dinheiro.

bom essa é a minha opinião

L

Ue, quem disse que tem que começar do zero. Tem muita empresa paulistana com toneladas de trabalho para ser feito e ninguém para executar. Elas precisam apenas ter acesso a mão de obra de Palmas. Se for possível as pessoas fazerem home office por lá, elas que tão vacilando pq tem muita vaga assim por aqui.

L

O que o cliente quer? ele quer algo que ajude a resolver seus problemas… se ele quer por exemplo um software que faça o faturamento subistituindo o antigo caderninho que ele comprou por 2 real e todo dia anota nele seus ganhos e gastos e no final do mes faz um faturamento… se ele quer um sistema que faça isto no lugar do caderninho e vc vier cobrando 5k pelo sistema e obvio que ele vai achar um absurdo… mas se vc fizer o sistema por um preço acessivel a ele e depois dar outras soluções como um relatorio que mostra os ganhos mensais anuais, os produtos mais vendidos o que vende mais a epoca que vende mais o melhor fornecedor em custo beneficio e tdas estas coisas mas claro uma por vez quem sabe vc vai poder faturar um pouco mais… o problema ta na estrategia administrativa do cliente… empresas de pequeno porte tem pouco capital e pouca estrategia de administração ou nenhuma para faturar… pois para isto precisa de 2 coisas a primeira é grana e a segunda é de um bom administrador e estrategista que saiba lidar com a empresa dai sim desenvolver o sistema em base das estrategias da empresa… dai sim dara pra faturar e coisa que o sobrinho do cara não sabe fazer… não um simples sistema de faturamento mas um sistema de auxilio a estrategia de negocios dai sim pode-se cobrar bem mais…
com o cliente então deve-se dizer o quanto ele vai economizar e faturar com o sistema e não o preço do sistema…
a jogada é lucrar na atualização do sisteminha de faturamento e não no sistema em si… para isto tenque saber como funciona o negocio do cliente e pensar em estrategias para a empresa crescer usando o sistema como ferramenta… claro que isto leva muito tempo… porem empresas que são pequenas e querem ser pequenas como a merciaria do ze da esquina compensa mais vc pedir pro subrinho do vizinho dele fazer isto pra ele e cobrar 100 mangos…

R

De onde você tirou isso?

Experiência própria, de um mês pra cá tive duas propostas excelentes para trabalhar com Java e desktop (Swing).
Web é mais comum, e eu sempre fico curioso quando eu vejo informações do tipo “90% das aplicações hj são voltadas para WEB”. Também percebi que esses dados místicos estão começando a ficar mais modestos, já que antes era 99,9, depois 99 e agora “só” 90%.

E mesmo que fosse assim, isso ainda não diria nada, porque poderíamos ter 10% (de acordo com os seus dados) de aplicativos para desktops, porém mais sofisticados e complexos, que demandariam mais trabalho e mais conhecimento.

Sobre o mercado de trabalho para programadores, na minha opinião, se você entrar no ramo de pequenos software para automação comercial (padocas, locadoras), realmente vai ter problemas.

Há muita procura por programadores, fica frio, pra nós está ótimo. E se você for só um pouco melhor que a média, ainda vão disputar por você.

Se atualiza, estude as plataformas que estão mais na moda (que o mercado pede), saiba inglês, que a coisa toda melhora. Depois, é com você.

D

Leozin:
Pior é ainda pessoal que nem saber escrever em português e palpitando como se fosse o mais preparado do mundo no ramo.

Leozin, não estou bravo e digo que é verdade oque você disse.

Eu tive muita dificuldade com português mesmo, mas graças a Deus estou melhorando!

Eu não acho que sou o mais preparado do mundo e disso tenho muita certeza, eu disse que existe muito marketing em informática e tem pessoas que saber usa-lo a seu favor.

Aprender a vender seu produto(mão de obra) faz parte da vida!

Em todas as areas é assim que o mercado funciona, a area de TI não é exceção, mesmo que a nossa area tenha muitas vagas, ainda não são todos profissionais estão excelentes salários, um boa parte daqueles que estão bem em nossa sabem vender seu serviço.

Se você souber vender bem seu serviço é claro que poderá vender por mais.

Falei alguma mentira? Inventei alguma coisa?

V

O negócio é…os programadores na grande maioria subestimam demais as necessidades dos clientes pequenos, por isso que clippeiros e coboleiros tão fazendo a festa em cidades pequenas…são soluções arcaicas, lerdas e ultrapassadas?

mais cliente pequeno não quer, já um cliente grande que tem uma filial, vários armazens de estoque, vai querer java, mesmo por que ele saber que clipper ou cobol ele usava quando ele nao tinha dinheiro, a diferença é…

se o programador Java for esperto ele sabe que Java é pra coisa grande, por que pra coisa pequena vale mais baixar o “Delphi From hell” ou então ou Lazarus, que é mais facil e menos trabalhoso, e você não gasta tanto tempo, mais ganha grana, e mais uma coisa…se o cara acha que cliente pequeno hoje só quer o arroz com feijão esqueça, como já foi dito aqui, cobrar 100 mangos pra um cara, sendo que num caderninho de 2 reais ele faz a mesma coisa não vale apena, mostre um diferencial!

V

De onde você tirou isso?

Experiência própria, de um mês pra cá tive duas propostas excelentes para trabalhar com Java e desktop (Swing).
Web é mais comum, e eu sempre fico curioso quando eu vejo informações do tipo “90% das aplicações hj são voltadas para WEB”. Também percebi que esses dados místicos estão começando a ficar mais modestos, já que antes era 99,9, depois 99 e agora “só” 90%.

E mesmo que fosse assim, isso ainda não diria nada, porque poderíamos ter 10% (de acordo com os seus dados) de aplicativos para desktops, porém mais sofisticados e complexos, que demandariam mais trabalho e mais conhecimento.

Sobre o mercado de trabalho para programadores, na minha opinião, se você entrar no ramo de pequenos software para automação comercial (padocas, locadoras), realmente vai ter problemas.

Há muita procura por programadores, fica frio, pra nós está ótimo. E se você for só um pouco melhor que a média, ainda vão disputar por você.

Se atualiza, estude as plataformas que estão mais na moda (que o mercado pede), saiba inglês, que a coisa toda melhora. Depois, é com você.

Eu trabalho com java desktop. Um sistema grande que está sendo feito todo em swing. Ou seja, eu devo pertencer a estes 10%. E olhando no fórum agora, o fórum de swing, AWT e SWT tem 25385 mensagens, enquanto que o fórum de desenvolvimento web e java EE têm 79942 e 12011, respectivamente.
O fórum de java ME tem 9526 mensagens.
Ou seja, tirando isso como base, daria para dizer 20% é swing, 72% é web e 7% é mobile. Obviamente, esta é uma estimativa grosseira, mas demonstra onde está o interesse do pessoal, e portanto creio que se aproxime da realidade.

T

é o que eu venho dizendo ao pessoal daqui da cidade. Infelizmente temos que ver a realidade. Java é bom, ótimo e etc?! Claro, ninguém tem dúvida disso. MAs será que é viável pra Desktop, digo, pra pequenas empresas? O cara não quer saber se é java ou delphi, ele quer algo visual, que funcione. Clipper? Se a Microsoft não tivesse acabado com o DOS, com certeza muitos ainda usariam…

Mas o problema é outro… Porque Java é mais “seleto”? Simplesmente porque a curva de aprendizagem é alta, e quando o cara aprende, não vai cobrar 100 paus pra fazer algo, pow teve o trabalho. Já Delphi não…é infinitamente mais atraente e rápido de mexer que Java, por isso atrai pseudo-programadores, que querem matar cachorro a grito de manhã, pra jantar a noite.

[]s

A

Realmente há razão em dizer que quem tem a possibilidade de fazer algo em Java, não vai cobrar cem mangos, nem pela menor bobeira que fizer, pq, se realmente vc já viu os tópicos de Java aqui no guj, sem ao menos saber Java, percebeu que programar de maneira decente em Java não se resume em apenas criar métodos e/ou herdá-los, usar objetos, mas fazer algo abstrato, reutilizável …

Existem iniciantes que já sabem fazer bons e baratos peogramas em Java ou em qualquer outra linguagem, sem utilizar de todo potencial que a linguagem oferece, mas existem muitos programadores cachorros, que programam de qualquer maneira, independente da linguagem.

**Vantagens - Se o sistema for muito ruim, o cliente vai ter que fazer outro, de outra empresa, e vai falar mal de quem fez errado

**Desvantagens - Algumas vezes a reclamação de generaliza, ou o interessado no programa não tem R$ pra fazer outro.

Daí a importância do marketing e do estudo, principalmente

R

De onde você tirou isso?

Eu trabalho com java desktop. Um sistema grande que está sendo feito todo em swing. Ou seja, eu devo pertencer a estes 10%. E olhando no fórum agora, o fórum de swing, AWT e SWT tem 25385 mensagens, enquanto que o fórum de desenvolvimento web e java EE têm 79942 e 12011, respectivamente.
O fórum de java ME tem 9526 mensagens.
Ou seja, tirando isso como base, daria para dizer 20% é swing, 72% é web e 7% é mobile. Obviamente, esta é uma estimativa grosseira, mas demonstra onde está o interesse do pessoal, e portanto creio que se aproxime da realidade.

Legal, eu gostei da brincadeira :smiley: , e também vou tentar analisar o mercado! :twisted:

Se você pensar que:

de um lado, a maioria dos iniciantes em java vão para fábricas de softwares, que contratam estagiários em peso (não é uma crítica, acho bom isso), e imaginar que essas fábricas fazem mais sites, portais, pequenos aplicativos WEB, etc;

do outro lado, imaginar que desktop em Java é utilizado para sistemas e aplicativos mais complexos (analisar grandes massas de dados, mostrar esses dados de várias maneiras, trabalhar offline, etc);

então temos um cenário onde a turma da Web vai usar mais o fórum do que a do desktop, por estarem no início da carreira e por encontrarem respostas às suas dúvidas mais facilmente.

Mas, na boa, podem jogar tudo o que acabei de dizer aí logo acima no lixo. Essa história de Web x desktop já é tão ultrapassada, outros já responderam tanto isso…

Agora, vou tentar dizer alguma coisa útil: seja bom em alguma coisa, em Web, Swing, Java ME, o que você preferir e terá futuro. Clichesasso!!! Mas acredito nisso.

Acho que estou mesmo a andar pela contramão! :-o Porque devo começar a trabalhar com Java ME ainda nesse mês. Só fiz um pequeno sistema para Web até hoje porque o arquiteto decidiu que tinha que ser Web. Todos os demais (analistas, programadores, cliente) pensavam que deveria ter sido feito em desktop.

T

RafaelRio:
Legal, eu gostei da brincadeira :smiley: , e também vou tentar analisar o mercado! :twisted:

Se você pensar que:

de um lado, a maioria dos iniciantes em java vão para fábricas de softwares, que contratam estagiários em peso (não é uma crítica, acho bom isso), e imaginar que essas fábricas fazem mais sites, portais, pequenos aplicativos WEB, etc;

do outro lado, imaginar que desktop em Java é utilizado para sistemas e aplicativos mais complexos (analisar grandes massas de dados, mostrar esses dados de várias maneiras, trabalhar offline, etc);

então temos um cenário onde a turma da Web vai usar mais o fórum do que a do desktop, por estarem no início da carreira e por encontrarem respostas às suas dúvidas mais facilmente.

Mas, na boa, podem jogar tudo o que acabei de dizer aí logo acima no lixo. Essa história de Web x desktop já é tão ultrapassada, outros já responderam tanto isso…

Agora, vou tentar dizer alguma coisa útil: seja bom em alguma coisa, em Web, Swing, Java ME, o que você preferir e terá futuro. Clichesasso!!! Mas acredito nisso.

Acho que estou mesmo a andar pela contramão! :-o Porque devo começar a trabalhar com Java ME ainda nesse mês. Só fiz um pequeno sistema para Web até hoje porque o arquiteto decidiu que tinha que ser Web. Todos os demais (analistas, programadores, cliente) pensavam que deveria ter sido feito em desktop.

Rafael, temos que pensar que na atual cituação do Brasil, ainda poucas empresas têm internet 24 horas, de boa qualidade, quando tem, é a rádio e é ruim pra caramba. E outra coisa… Que empresa hoje em dia vai querer seus dados na internet? Sei que muitas, mas em cidades pequenas, ainda usam HD de gaveta com medo das informações no computador vazar pro concorrente ou afim. :wink:

Então acredito que Web tem futuro, mas Desktop ainda vai resistir muito, muito tempo.

[]s

R

titanius:
Rafael, temos que pensar que na atual cituação do Brasil, ainda poucas empresas têm internet 24 horas, de boa qualidade, quando tem, é a rádio e é ruim pra caramba. E outra coisa… Que empresa hoje em dia vai querer seus dados na internet? Sei que muitas, mas em cidades pequenas, ainda usam HD de gaveta com medo das informações no computador vazar pro concorrente ou afim. :wink:

Então acredito que Web tem futuro, mas Desktop ainda vai resistir muito, muito tempo.

[]s

Também acho que aplicativos desktop ainda tem muito futuro, mas não exatamente por esses motivos.

Desktop não é antônimo de Internet.
Eu acredito na convergência entre desktop e Internet, e o Google Earth é o exemplo disso que eu mais gosto.

L

DaviPiala:
Leozin:
Pior é ainda pessoal que nem saber escrever em português e palpitando como se fosse o mais preparado do mundo no ramo.

Leozin, não estou bravo e digo que é verdade oque você disse.

Eu tive muita dificuldade com português mesmo, mas graças a Deus estou melhorando!

Eu não acho que sou o mais preparado do mundo e disso tenho muita certeza, eu disse que existe muito marketing em informática e tem pessoas que saber usa-lo a seu favor.

Aprender a vender seu produto(mão de obra) faz parte da vida!

Em todas as areas é assim que o mercado funciona, a area de TI não é exceção, mesmo que a nossa area tenha muitas vagas, ainda não são todos profissionais estão excelentes salários, um boa parte daqueles que estão bem em nossa sabem vender seu serviço.

Se você souber vender bem seu serviço é claro que poderá vender por mais.

Falei alguma mentira? Inventei alguma coisa?

Não, você não falou nenhuma mentira. Mas acho que já estamos falando de outra coisa, porque ser vendedor é uma coisa, falar mal de alguém que vendeu algo não-java é outra

eu falei isso do português porque, daqui do meu ponto de vista, eu até senti um pouco de ofensa quando o pessoal fica falando de sisteminhas de cem mangos e blablabla. Da mesma maneira que falam mal de alguém que não estudou ou não sabe Java pra desenvolver um sistema hehe mas acho que você entendeu o meu ponto de vista =D

A

Acredito que independentemente da maneira de se programar, o que voçê faz é o que voçê é …
entaum …
se voçê fizer um bom programa, voçê será recomendado para fazer outros , e outros
não são cem mangos ou erros ortográficos que farão a diferença, mas sim se voçê fez um bom programa, que, se reutillizável, melhor para voçê

por isso que digo que há sim marketing na programação, quando falamos de vender algo, e não apenas de programar algo.

G

Como toda área é assim, há aqueles que irão ganhar o basicão, 300 conto e nada mais na mão, e aqueles que ganham uns 8k por mês. Isso é relativo. Já vi vagas interessantes como já vi disponibilidade de vagas com salários horríveis. No geral acredito que esteja razoável, nem um mar de rosas nem muito menos um brega.

D

Entendi e concordo com seu ponto de vista.

A solução deve ser de acordo com a necessidade do cliente.

P

Leozin:
acho que tem nego aqui que tem algum problema sério ou uma bitolagem gigante pela plataforma Java ou .NET ou whatever. Pior é ainda pessoal que nem saber escrever em português e palpitando como se fosse o mais preparado do mundo no ramo

antes de tudo, acho que já se começou mal falando de “sisteminha em clipper, cobol por 100 mangos”. Me diga uma coisa, um cliente de pequeno porte, até hoje eu nunca ví pelo menos, um cliente que tá preocupado com tecnologia, framework ou linguagem. Cliente quer solução e ponto final. Não é porque um sisteminha foi feito com delphi e outro com java que deve custar mais ou que é melhor que o outro.

Por mais que a tela seja horrível, que a linguagem seja arcaica ou o conhecimento do indivíduo que desenvolveu a aplicação seja “limitada” (ou seja um moleque de 15 ou 22 anos (que nem eu)), essa mesmo aplicação resolveu o problema do cliente. E ae, quem que tomou no c*? O cara que se achava o mais preparado por utilizar JAVA ou o cara que resolveu o problema do cliente?

E agora, quem está errado? O cara que está começando a programar, que fez o sisteminha barato ou o cara que sabe Java e está tentando provar que Java é uma silverbullet? No meu ver, o que que está errado é cara do Java, que, em primeiro lugar não conhece onde a plataforma é mais aplicada e quer que o cliente use por motivos como: multiplataforma, escalonável, multithread, alto-nível, aquele blabla de sempre

também não vou crucificar ninguém, porque quando eu comecei pensava que java era do caralho, que todo sistema feito em Java deveria ser cobrado no mínimo 20k e que em delphi deveria ser cobrado 100 mangos. Só depois de muito tempo que fui entender isso, quando eu já tava trabalhando em grandes clientes e vendo como meu pensamento arcaico me fez muitas vezes, por precoceito, deixar de chegar perto de tecnologias que não eram Java. Quando eu ví algo do gênero (tal como esse post), posso dizer que fiquei assustado num primeiro momento, mas no final das contas, era assim mesmo. O mundo não é feito de bytecodes e sim de pessoas que a cada dia procuram formas de melhorar suas vidas ou seus negócios, através ou não de sistemas de informação, de tecnologias ou de dinheiro.

bom essa é a minha opinião

Não sou bitolado por java, ou qualquer outra coisa. Acho uma boa tecnologia e tem os seus casos de uso. Assim como já usei muito Delphi, muito C/C++ e um pouco assembly, e ainda acho que Delphi (apesar de uns bugs feios) é uma ótima linguagem, e C/C++ também.

Velho, não é questão de linguagem X ou Y ou JVM é a melhor. Beleza cara, desenvolver algo pra farmácias em C até que vai, mas em Clipper usando DBF em pleno ano de 2008 e cobrar o olho da cara por isso??? Cara, isso que não merece crédito. E outra coisa, é uma questão simples de segurança de linguagem e de BD. Vai pegar um sistema horrivel que usa Paradox, usa ele continuadamente em rede e ve em quanto tempo o banco trunca.

Agora que a qualidade de código e lógica de Clipper é uma porcaria, disso ninguém duvida.

Agora se você usa um MySQL da vida com uma implementação simples em C++, a qualidade é outra - o tempo de manutenção é outro - e a satisfação é outra! E eu não acho que demore tanto mais o seu desenvolvimento.

L

titanus:
Rafael, temos que pensar que na atual cituação do Brasil, ainda poucas empresas têm internet 24 horas, de boa qualidade, quando tem, é a rádio e é ruim pra caramba. E outra coisa… Que empresa hoje em dia vai querer seus dados na internet? Sei que muitas, mas em cidades pequenas, ainda usam HD de gaveta com medo das informações no computador vazar pro concorrente ou afim.

Não necessita-se nem ter a app rodando na internet para utiliza-la muito menos um dominio e etc… vc pode muito bem usala em uma rede uma app distribuida… ai vai da necessidade do cliente… se o cliente possui uma maquina e quer usar o sistema somente nesta maquina não vale a pena porem se for varias maquinas por exemplo um supermercado que todos os caixas usam o mesmo sistema… mesmo que so for localmente e não tiver filiais compensa mais um sistema distribuido web pois não precisara instalar o software maquina a maquina…
precisa apenas de uma maquina boa para por como servidor e o resto acessa ela…

D

Velho, não é questão de linguagem X ou Y ou JVM é a melhor. Beleza cara, desenvolver algo pra farmácias em C até que vai, mas em Clipper usando DBF em pleno ano de 2008 e cobrar o olho da cara por isso??? Cara, isso que não merece crédito. E outra coisa, é uma questão simples de segurança de linguagem e de BD. Vai pegar um sistema horrivel que usa Paradox, usa ele continuadamente em rede e ve em quanto tempo o banco trunca.

Agora que a qualidade de código e lógica de Clipper é uma porcaria, disso ninguém duvida.

Eu trabalhei um tempão num banco internacional e na verdade a parte que interessa do sistema Internet Banking é cobol.
O banco está migrando tudo oq tem em client/server PowerBuilder/C para Java/Cobol.

Se o sistema da locadora feito em clipper tá cheio de bug e está faltando com a necessidade do cliente, porque não ir lá vender um sistema que seja adequado ao cliente? Um sistema pode ser atualizado isso não é crime! Ou, só pq é locadora não significa que o cliente não queira um produto de melhor qualidade.

Se tem gente vendendo sistemas com baixa qualidade independente da linguagem deve ter cliente insatisfeito, é nessa que seu projeto com qualidade entra!

F

Olá pessoal sou o Fábio de Porto algre…acredito que o mercado de trabalho está muito ruim para quem está iniciando, para quem já é programador está bom, sempre tem empresas buscando alguem com experiencia e pagando um salário que dá para pagar as contas. Mas comigo a situação é diferente, estou desde setembro de 2007 buscando uma oportunidade para entrar no mercado e só o que recebo são portas fechadas, tenho curso técnico de informática com enfase em desenvolvimento, fiz um curso completo de Java (só não fiz para dispositivos móveis Jme), estou cursando superior. O resultado é nada, estou cadastrado na maioria dos sites de emprego, e principalmente os que dão enfase ao mercado de ti. Estou cadastrado também em vários grupos de discussão sobre informática e sobre oportunidades em ti, nada. Confesso aos amigos que estou muito chateado, converso com as pessoas e elas me respondem que o mercado está bom e aquecido. Outro dia meu professor na faculdade falou que uma empresa aqui da região metropolitana estava “desesperada” atrás de programadores. Bom mandei curriculo para eles, de novo, e sabem qual foi o resultado? nenhum, como sempre. Emfim, esta semana eu estava pensando em largar a faculdade e a informática para sempre (aposto que muitos estão pensando agora “oba, menos um para concorrer comigo”), pensei em montar um negócio, algo como uma revenda de carros, talvez um bar cheio de mulheres onde eu venda muita bebida …mas tomei uma decisão, vou fazer exatamente o contrário…já baixei todas as ferramentas que preciso para desenvolver, ide, bd…agora vou começar a desenvolver algo que me dê algum retorno financeiro, e que me proporcione aprender. Já que nenhuma empresa quer apostar em mim, tudo bem eu mesmo aposto, mas que elas não reclamem quando participarem de alguma licitação e perderem para minha empresa, porque é exatamente isso que vou fazer, aprender e apanhar muito, mas vou vencer no final. Depois deste post, que mais parece um desabafo, deixo um abraço a todos, e me coloco disposição se alguém quiser conversar, criticar ou sei lá…grande abraço a todos…

Fábio.
Porto Alegre…

F

Vagas tem de monte… mas se vc tem somente cursos e nada de experiência profissional, não pode vislumbrar cargos grandes e bons salários.

Busque vagas de estagiário. Não queira mais do que isso agora. Trabalhe um ano de estagiário, nem que seja por uma porcaria de salário. Estude e rale muito durante este período, que será o mais díficil da tua carreira. Depois que tu acumulou um ano de experiência, tu vai conseguir coisas muito melhores. E se tiver o superior completo, ter boa base de inglês (suficiente para se comunicar e se virar sozinho), aí tua situação vai melhorar mesmo. Ah, e em muitas empresas ter certificação ajuda.

É isso aí, abraço. :thumbup:

F

Obrigado pelos conselhos amigo. Com certeza estou buscando uma vaga de estágio, mas nem isso tem. Por isso minha revolta. Quanto ao inglês, graças a deus tenho facilidade, só não falo, o resto é barbada…isso ajuda muito na hora de desenvolver e entender algo.

Valeu …

T

Bom amigo, ei de contrariar esta informação, em um ponto, bom… somar a informação seria o correto.

Vagas existe aos montes sim, mas pra você receber míseros 1.000,00 ou menos. Te exigem Gradução ou mais, Certificação e o escambal, pra te pagar 1.000,00!!! Ninguem sai da cidade dele, pra ganhar essa mixaria.

[]s

F

Amigo, se as vagas existem …poderia me indicar onde estão ? Pois como eu disse antes…estou desde setembro de 2007 procurando, e não encontro nada.

T

Tambem to procurando… :roll:

F

Pois é meu velho, estou atualmente trabalhando com manutenção de computadores e ganhando 800 pila, se tem vaga de estágio a 1000 eu to dentro…mas onde estão ? tá ruim o mercado, ruim mesmo …

Valeu…

D

titanius:
Bom amigo, ei de contrariar esta informação, em um ponto, bom… somar a informação seria o correto.

Vagas existe aos montes sim, mas pra você receber míseros 1.000,00 ou menos. Te exigem Gradução ou mais, Certificação e o escambal, pra te pagar 1.000,00!!! Ninguem sai da cidade dele, pra ganhar essa mixaria.

[]s

Aonde que isso acontece?

Vc já experimentou o www.netcarreiras.com.br ou www.apinfo.com?

P

Estou sinceramente torcendo pra vc encontrar um trabalho digno, todos merecem um.
Mas lamento dizer que lei nenhuma vai garantir trabalho pra vc… isso se conquista com competência.

D

fvargas_tkd:
Pois é meu velho, estou atualmente trabalhando com manutenção de computadores e ganhando 800 pila, se tem vaga de estágio a 1000 eu to dentro…mas onde estão ? tá ruim o mercado, ruim mesmo …

Valeu…

Um estagiário numa firma onde trabalhei está tirando R$ 1200,00 com R$ 320,00 de vale refeição + Plano de Saúde Unimed ou Sulamerica isso em Curitiba.

Grande parte dos meus amigos estão tirando acima de R$ 50,00/h aqui em São Paulo e isso é normal.

Lá em Curitiba programadores Junior estão começando entre R$ 12,00/h até uns R$ 20,00/h.

F

Acontece na região metropolitana de Porto Alegre meu velho…estou cadastrado na netcarrerias, curriculum, catcho, manager, ciee, futura estagios, ti jobs, info jobs…tem mais que não me lembro de cabeça agora, mas tá f… com o perdão da palavra…e os estágios que aparecem, são para ganhar 450 pila no máximo…

R

luistiagos:
… mesmo que so for localmente e não tiver filiais compensa mais um sistema distribuido web pois não precisara instalar o software maquina a maquina…
precisa apenas de uma maquina boa para por como servidor e o resto acessa ela…

Java Web Start não é lenda, eu já vi, juro! E funciona!

Outro software interessante que lembrei é o da Last.fm.
Interessante porque geralmente você utiliza o site da Last.fm e o aplicativo desktop ao mesmo tempo, cada um pra uma tarefa. Só de ouvir falar em algo assim eu ficaria com o pé atrás, mas testei e gostei.

A APInfo é boa mesmo. Conheço muita gente que tem que tirar o currículo da Web para não ser mais “importunado”.

F

Concordo com o amigo que um bom salário se conquista com competência, mas como vc demontra ela se não tem oportunidade ?

É dificil né…

Valeu …

P

Tchê…
Como teu conterrâneo, conheço o mercado de TI aí, e só posso dar um conselho: cai fora !
Vem primeiro pra Curitiba, ralar por um ano numa fábrica de software, e depois vai pra sampa.

Ou…
Investe na revenda de carros ou no bar…

F

To dentro então meu amigo, como faço para encontrar oportunidades em curitiba ?

T

pinto:
titanius:

Sou a favor da lei LEI 607/2007

Estou sinceramente torcendo pra vc encontrar um trabalho digno, todos merecem um.
Mas lamento dizer que lei nenhuma vai garantir trabalho pra vc… isso se conquista com competência.

É amigo, pode ser que lei nenhuma garanta emprego, mas pelo menos vou competir com alguem que teve o mesmo tempo de estudo que eu e irá valorizar o tempo dispendido e vai pensar 2 vezes antes de abaixar o preço de alguma coisa… Vai tirar esse monte de “crianças” que mal sabem digitar, sair fazendo “sisteminhas” medíocres e difamando o nome e a profissão de programador.

[]s

D

Amigo,
Não foi fácil pra ninguem aqui entrar no mercado

Cara me manda seu cv que eu conheço muita gente lá e posso ver ser te ajudo!

[email removido]

L

titanius:

É amigo, pode ser que lei nenhuma garanta emprego, mas pelo menos vou competir com alguem que teve o mesmo tempo de estudo que eu e irá valorizar o tempo dispendido e vai pensar 2 vezes antes de abaixar o preço de alguma coisa… Vai tirar esse monte de “crianças” que mal sabem digitar, sair fazendo “sisteminhas” medíocres e difamando o nome e a profissão de programador.

[]s

Você tá falando da enorme galera que fez universidade, acha que aprendeu alguma coisa e sai fazendo porcaria em série?

V

louds:
titanius:

[]s

Você tá falando da enorme galera que fez universidade, acha que aprendeu alguma coisa e sai fazendo porcaria em série?

Na verdade ele está falando da galera que nem fez faculdade e já sai fazendo porcaria em série (o que é ainda pior).

F

mandei meu curruculo, fico agradecido, obrigado mesmo.

T

Não amigo, não é que quem fez faculdade é o bom, o que faz coisa boa… mas partimos do pre-suposto que o cara fez uma faculdade, que seja particular, e gastou algo em torno de 500,00 por mes, durante 4 anos, num total 24.000,00. Fora os “extras”, esse sim, não vai cobrar mixaria em alguma coisa. Precisamos de regulamentação sim, afim de proteger o mercado de trabalho (nós programadores sérios) e punir os programadores errados. Sei que nenhuma faculdade faz o profissional, mas assim como Médico, Engenheiro e Advogado (entre outros) temos que nos unir, para principalmente cobrar dos profissionais ruins que fazem a fama de vagabundo de todos que trabalham na área de informática (Vai me dizer que nunca ouviu isso?!)

[]s

P

titanius:
louds:

Não amigo, não é que quem fez faculdade é o bom, o que faz coisa boa… mas partimos do pre-suposto que o cara fez uma faculdade, que seja particular, e gastou algo em torno de 500,00 por mes, durante 4 anos, num total 24.000,00. Fora os “extras”, esse sim, não vai cobrar mixaria em alguma coisa. Precisamos de regulamentação sim, afim de proteger o mercado de trabalho (nós programadores sérios) e punir os programadores errados. Sei que nenhuma faculdade faz o profissional, mas assim como Médico, Engenheiro e Advogado (entre outros) temos que nos unir, para principalmente cobrar dos profissionais ruins que fazem a fama de vagabundo de todos que trabalham na área de informática (Vai me dizer que nunca ouviu isso?!)

[]s

Tem rolado uma discussão séria sobre isso no Underlinux.

Agora cara, não sei que facul você faz - mas se faz uma particular provavelmente vai saber que 90% dos alunos escolheu TI por gostar de baixar filmes e gostar de Emule. E todos esses, quase todos - não sabem nem o que é um bit.

Tem muita gente que faz facul porque papai e mamae pagam, então nao estao nem ai se vão virar bons ou não.

Eu sou a favor da regulamentação, MAS - tirando a porcaria de diploma em questão e colocando uma espécie de certificação. Você quer poder se candidatar ao cargo de programador sênior em linguagem X? Então, uma puta duma prova você teria que responder. Ai sim.

Meu amigo, o tanto de gente retardada que faz facul e sai sem saber NADA não é brincadeira.

Tem um colega meu em Palmas que tá no 6 semestre e não sabe nem HTML, pra tu ter idéia!

Meu amigo, facul pra mim - não significa nada.

T

Concordo com você em partes. Faculdade não quer dizer nada, mas pelo menos o cara fez alguma coisa. Agora, certificação somente não acho justo, perfeito seria se juntasse os dois como na OAB. Contudo há pessoas contra. Acredito que, quem é contra a regulamentação é porque não é formado, pow, se a pessoa que não é formada, é melhor que a que fez faculdade, porque dessa pessoa não fazer a faculdade? Qual a desculpa? Já que “qualquer um” pode fazer uma faculdade de “qualquer jeito” porque então quem não tem diploma não faz uma faculdade “meia boca” só pra ter o diploma? Falta de tempo?! Relativo… amigos meus formaram trabalhando o dia inteiro em 2 empregos. Dinheiro!? Relativo, hoje existe FIES, PROUNI e o escambau… acredito que tem que restringir sim.

Agora, se mesmo tendo a regulamentação, e o cara tem um diploma e é uma porcaria. Bom, Cria-se um Conselho então para isso. Só se trabalha na área quem tiver carteirinha (vide OAB), se o cara for ruim mesmo, tira isso dele. E se quiser de volta, que faça prova tudo denovo… Simples.

[]s

L

Qual a utilidade de uma prova? Mostrar que a pessoa estudou para passar? Qual a utilidade para o empregador dessa pessoa saber que ela tirou 0 ou dez? Nenhuma.

Na nossa área a diferença de conhecimento é tão diversa que qualquer mecanismo de prova está fadada a ser um enorme desastre. Deixe que os próprios empregadores cuidem de evitar contratar pessoal ruim.

Quanto a não saber X ou Y. Para trabalhar na minha equipe, o cara não precisa nem ter idéia do que seja HTML ou como funciona a web. Provavelmente a maioria mal sabe o significado o termo. Porém para entrar, mesmo um júnior ou estagiário, exigimos que o cara seja capaz de escrever sozinho em C um gerador de código nativo e usá-lo para compilar uma linguagem de baixo nível besta. Quantos lugares precisam desse tipo de conhecimento, muito poucos, mas eles vão ser prejudicados por terem seus profissionais obrigado a estudar para uma prova chega de conhecimento inútil.

Sinceramente acho que se essa porcaria de regulamentação passar e for aplicada como os que a desejam a situação via piorar muito. Pois de uma hora para outra 90% das pessoas vão ser mandadas para rua, muitas empresas vão quebrar por ficarem sem pessoal, muita gente boa vai ficar desempregada pela burrice do sistema e todos vamos perder. Pessoalmente eu vejo que uma grande parte dos que apóiam essa lei absurda seriam os que não passariam no “teste da ordem”.

T

louds:
Sinceramente acho que se essa porcaria de regulamentação passar e for aplicada como os que a desejam a situação via piorar muito. Pois de uma hora para outra 90% das pessoas vão ser mandadas para rua, muitas empresas vão quebrar por ficarem sem pessoal, muita gente boa vai ficar desempregada pela burrice do sistema e todos vamos perder. Pessoalmente eu vejo que uma grande parte dos que apóiam essa lei absurda seriam os que não passariam no “teste da ordem”.

Ninguem seria mandado embora, pois haverá um tempo para que tais pessoas atualmente empregado, possam providenciar os requisitos para a regulamentação, como estão fazendo com os professores públicos, deram até 2010 para que todos os professores tivessem pós-graduação, depois disso, se não tiver, rua. Nesse tempo, quem não tiver diploma ou o que seja pra comprovar, que corra atrás para ter um, e se mesmo assim não conseguir, é por falta de tentar ou preguiça, concorda?

[]s

L

Qual a utilidade de providenciar os requisitos da regulamentação?

Qual a utilidade de impor 3500 horas de punição aos bons profissionais não formados para tirarem um bacharelado?

L

Olá

Parece que o assunto deste tópico desvirtuou para regulamentação da profissão…

Para aqueles que não conhecem e não entendem os benefícios de uma profissão regulamentada vou contar minha experiência como engenheiro:

1. Paguei CREA durante 35 anos e nunca obtive nenhuma vantagem a não ser receber uma revistinha que muitas vezes fazia propaganda política.

2. Nas raras vezes que procurei o CREA para alguma coisa, não obtive o que precisava.

3. Como vocês devem saber, o CREA não é dos “cartórios” que cobram mais caro a anuidade. A OAB cobra muito mais. Porém o CREA cobra um monte de outras coisas como por exemplo a ART - Anotação de Responsabilidade Técnica.

4. O CREA não fiscaliza se algum engenheiro está ganhando abaixo do piso profissional de engenheiro porque não tem como se imiscuir no contrato do engenheiro com a empresa (não vai ser na informática que isto será possível).

5. O CREA não fiscaliza se alguma empresa contrata engenheiros estrangeiros. Já trabalhei em multi nacional e tinha um monte de engenheiros estrangeiros formados sei lá aonde e pouco se lixando para o CREA.

6. O CREA não faz nada como por exemplo no caso da queda do viaduto Paulo de Frontin no Rio em que o projetista era um figurão e fez caca que matou gente. O CREA só age se for na periferia e se o construtor não tiver pago ao CREA.

Resumindo, paguei, paguei, paguei e não obtive nada em troca.

Acreditem, estes projetos de regulamentação servem apenas para criar novos cartórios. Para obrigar os honestos a pagarem alguma coisa a algum órgão do tipo CREA

[]s
Luca

E

Apesar de fazer faculdade eu sou contra essa lei…

Não acho que faculdade vale muita coisa assim não. É claro que quem faz tem os seus
méritos, mais daí a não deixar os profissionais que já estão na área e não são graduados
irem pra rua é brincadeira…

Isso só vai dar problema, geralmente a galera que saí da faculdade não tem preparo nenhum
para trabalhar com programação. Na minha sala por exemplo, no total de 60 alunos eu acredito
que 5 tem capacidade para seguir nessa profissão. Se todas as empresas forem obrigadas a contratar
quem for graduado os salários vão baixar e todos os “sem experiências” vão sofrer no começo. À menos que a empresa contratante seja grande e possua um bom número de funcionários mais experientes que podem auxiliar os calouros nessa migração.

P

Qual a utilidade de uma prova? Mostrar que a pessoa estudou para passar? Qual a utilidade para o empregador dessa pessoa saber que ela tirou 0 ou dez? Nenhuma.

Na nossa área a diferença de conhecimento é tão diversa que qualquer mecanismo de prova está fadada a ser um enorme desastre. Deixe que os próprios empregadores cuidem de evitar contratar pessoal ruim.

Quanto a não saber X ou Y. Para trabalhar na minha equipe, o cara não precisa nem ter idéia do que seja HTML ou como funciona a web. Provavelmente a maioria mal sabe o significado o termo. Porém para entrar, mesmo um júnior ou estagiário, exigimos que o cara seja capaz de escrever sozinho em C um gerador de código nativo e usá-lo para compilar uma linguagem de baixo nível besta. Quantos lugares precisam desse tipo de conhecimento, muito poucos, mas eles vão ser prejudicados por terem seus profissionais obrigado a estudar para uma prova chega de conhecimento inútil.

Acho que não entendeu direito. Então deixa eu te explicar.

Beleza, você quer poder trabalhar com redes neurais artificiais, Java e eletronica? Uma prova de cada assunto, com questões PRÁTICAS (ex: desenvolva uma RNA capaz de reconhecer um padrão de movimento de robô e apontar para onde ele vai na proxima volta usando Java). Uma prova integrada e uma prova que conteria questões randomicas especificas sobre cada assunto.

Nisso eu não vejo nada demais, ué. Uma SCJP da vida é isso. Agente faz SCJP por tres motivos simples: O empregador gosta , aumenta o salario, e você aprende coisas interessantes. (ao menos pra mim é isso).

Agora me diga, és ingenuo o suficiente pra achar que várias empresas vão quebrar e vão mandar gente embora(dessa ultima nao duvido tanto)? Meu amigo, quem tem um negócio não quer ver ele nafraugar nem ferrando. Os caras sempre dão um jeito, nem que seja na ilegalidade contratando uma suposta firma de limpeza pra fazer software cara.

Eu seria um dos que fundaria uma empresa por isso.

Mas se bem que isso tudo parece que vai ser quase um grande teste daquelas fraternidades idiotas americanas.

P

titanius:
Concordo com você em partes. Faculdade não quer dizer nada, mas pelo menos o cara fez alguma coisa. Agora, certificação somente não acho justo, perfeito seria se juntasse os dois como na OAB. Contudo há pessoas contra. Acredito que, quem é contra a regulamentação é porque não é formado, pow, se a pessoa que não é formada, é melhor que a que fez faculdade, porque dessa pessoa não fazer a faculdade? Qual a desculpa? Já que “qualquer um” pode fazer uma faculdade de “qualquer jeito” porque então quem não tem diploma não faz uma faculdade “meia boca” só pra ter o diploma? Falta de tempo?! Relativo… amigos meus formaram trabalhando o dia inteiro em 2 empregos. Dinheiro!? Relativo, hoje existe FIES, PROUNI e o escambau… acredito que tem que restringir sim.

Agora, se mesmo tendo a regulamentação, e o cara tem um diploma e é uma porcaria. Bom, Cria-se um Conselho então para isso. Só se trabalha na área quem tiver carteirinha (vide OAB), se o cara for ruim mesmo, tira isso dele. E se quiser de volta, que faça prova tudo denovo… Simples.

[]s

Caro Titanius Dr. Gregory House (seriado bom da porra, mas prefiro ER),

Velho, eu conheço várias pessoas (inclusive eu) que não fariam faculdade por achar que é dinheiro desperdiçado, por achar que não vai acrescentar em nada e só vai atrapalhar. Eu por exemplo, consigo tranquilamente hj em dia estudar 10h por dia e faculdade pra mim não serviria mais nada. Eu realmente já peguei uma grade toda de um curso de TI e fiz dois anos em 1 ano estudando em casa. Entrei no site, baixei a grade e fiquei estudando (a parte chata eram os calculos da vida). Pra livros eu ia nessa mesma faculdade e pegava no nome da minha irmã. E olha que a facul não era ruim. Lá na intel, um dos arquitetos do Centrino (na epoca que fui la, Phoenix, AZ) ele não tinha nem terminado a facul. Terminou o segundo grau normalmente, fez o 1 ano de facul, largou, e ai chamaram ele e fez a vida lá.

É besteira fazer faculdade, a não ser um MIT, Rockfeller, ou um GameInstitute da vida. E aliás, eu vou fazer em um destes, mas só daqui a um bom tempo quando temrinar de juntar dinheiro. (haja dinheiro, muamuamua).

Cara, eu tõ nessa estrada tem bem uns 10 anos e não acho que faculdade valha nada. Já andei do 3dsmax e blender e edição de imagem a programação de RNA, circuitos embarcados e FPGA. 80% dos negos que eu ACHAVA bom, nao tinham se formado.

That’s all.

P

Sergio Figueras:

Você deveria explicar para algumas outras pessoas e organizações. E países.

Mas tudo bem, vamos seguir seu raciocínio.

1)No meu projeto atual eu trabalho com C++, Ruby, Java (algumas dezenas de frameworks) e JavaScript. Acesso bases relacionais em Oracle, MySQL e pela primeira vez teho que usar um LDAP como base de dados. No front-end tenho apache, aguns netapps e tomcats. Uma engine de busca proprietária e rodando em Solaris e GNU/Linux. Quantas provas eu teria que fazer para estar apto para entrar nesse projeto?

1. Sabendo que uma prova SCJP não garante que a pessoa saiba Java, como o louds te disse antes, qual vai ser a mágica desta prova que você sugere?

2. Sabendo que um assunto simples como orientação a objetos possui dezenas de variações (OO em Java é diferente de OO em Ruby que é diferente de OO em Lisp que é diferente de OO em C++ e por aí vai) como eu conseguiria fazer uma prova eficiente de um conceito desses?

3. Se uma faculdade, onde alguém passa ao menos 4 anos estudando estes assuntos e sendo avaliado várias vezes por ano nestes, não prova que a pessoa é competente como essa prova vai provar?

4. Na maioria dos bancos os economistas e matemáticos usam MATLAB e até Excel para criar boa parte dos programas mais úteis para eles. Eles são o que você provavelmente chama de ‘proramadores errados’ porque mesmo sem saber uma vírgula do que é um sistema de informação eles criam sistemas. Isso é bem diferente de um médico, não? Será que não é mais próximo de um matemático, já que você não precisa ser profisional em matemática para fazer uso dela? Como fazemos nesse caso?

P

http://www.guj.com.br/posts/list/41349.java

L

louds:
Porém para entrar, mesmo um júnior ou estagiário, exigimos que o cara seja capaz de escrever sozinho em C um gerador de código nativo e usá-lo para compilar uma linguagem de baixo nível besta.

:shock: nossa para entrar como estagiario o cara precisa saber fazer um compilador em c??? :shock:
so pensando que me fodi um ano inteiro pra fazer um imagina uma prova dessas em uma empresa quantos meses o cara tem pra fazer tal??? compiladores é extremamente complexo… e so para vc se quer tentar fazer algo que se pareça com um vc no minimo tenque ter boas noções em maquinas de estados, Gramatica livre de contexto (GLC) muita por sinal, analise de arvores top downs e muito mais… uma infinidade de conceitos que geralmente se aprende em 1 ano em Teoria da Computação e depois disso mais um ano em compiladores… pelo menos na minha faculdade foi assim… e no entanto estas materias geralmente so existe nos cursos de CC nem nos de engenharia tem (pelo menos na minha facul nao tinha) muito menos nos bacharelado em informatica, analise de sistemas ou sistemas da informação… e muito menos nos de tecnologia… algo que se da pra perceber tbm e que tanto as provas da pro-uni qto as provas para conseguir um emprego publico na area da informatica abortao somente os conteudos dados em CC… este é um curso que com ctza que quem entra pq gosta de baixar coisa no emule sai no primeiro mes… por isto sempre no primeiro semestre a turma tem 40 alunos e no ultimo apenas 5… isto e normal…
mas voltando ao assunto… não aconselho ngn a vir para curitiba tbm… pois aqui a coisa ta preta tbm…
são poucas empresas que contratam… e estas empresas ja estão a maioria com suas vagas preenchidas…

M

"

M

"

L

Quem vai fazer as provas? Eu trabalho no desenvolvimento de implementação de máquina virtual CLR; tanto no runtime, lidando com o sistema de tipos, GC ou JIT; quanto nas bibliotecas. Por que vou ter que fazer toneladas de provas? Vou ter que fazer outra tonelada de provas se resolver passar um mês mexendo na pillha de webservices?

Aumenta o salário de quem? Ser para juniors e gente em consultoria 1,99. Pelas empresas que eu passei, a maioria tava pouco se lixando por certificações por saber que são inúteis.

Sergio Figueras:

Agora me diga, és ingenuo o suficiente pra achar que várias empresas vão quebrar e vão mandar gente embora(dessa ultima nao duvido tanto)? Meu amigo, quem tem um negócio não quer ver ele nafraugar nem ferrando. Os caras sempre dão um jeito, nem que seja na ilegalidade contratando uma suposta firma de limpeza pra fazer software cara.

Eu seria um dos que fundaria uma empresa por isso.

Mas se bem que isso tudo parece que vai ser quase um grande teste daquelas fraternidades idiotas americanas.

Que bom, você apoia uma lei e já diz que muitas empresas vão ter que apenas para ilegalidade para continuar operando. Qual o sentido disso? “Vamos criar mais um cartório, mas saibamos desde já que teremos de ir contra a lei para o dia-a-dia”. Muito útil isso, vamos ter uma lei atrapalhando a vida dos dentro da lei e aumentando o tamanho da informalidade.

Cara, eu contribuo com projetos open source, vou precisar de uma prova toda vez que for contribuir para um projeto diferente? Qual o sentido disso? Qual a utilidade? Eu quero me manter um profissional versátil, trabalhando cada hora com uma coisa diferente e não ter que ficar o tempo todo fazendo toneladas de provas que não tem o menor cabimento.

Obrigado por querer tonar minha vida um inferno, quanta consideração!

L

Ou seja, brasileiro não deve trabalhar com isso. Não é pq existem empresas com enormes equipes trabalhando com isso que nós devemos fazer isso por aqui. Obrigado pro me chamar de amador.

marcosalex:

Vai ter valor se um dia você for trabalhar na borland, IBM ou MS, caso contrário é só na pesquisa científica. Esse tipo de matéria deveria ser optativa (no meu curso era) porque quem visa somente o mercado não precisaria trabalhar. É um tipo de vantagem a regulamentação da nossa área: hoje um monte de faculdades abrem cursos com o mesmo nome ensinando conteúdos diferentes e cursos de nomes diferentes pra ensinar a mesma coisa. Por causa disso, as empresas não querem nem saber se você fez Sistema de Informação, Ciência da Computação ou Engenharia da Computação.

Esse tipo de matéria é útil para permitir que se criem empresas capazes de produzir inovação tecnológica de verdade. Não vai ser criando porcarias como o Maker ou exportando mão-de-obra barata que o pais vai conseguir se afirmar tecnologicamente.

Num pais onde a enorme maioria, com ou sem pós-graduação, simplesmente não tem capacidade de produzir tecnologia avançada, como vamos sair um dia de fazer CRUD?

A regulamentação vai criar mais um cartório, isso nunca vai ser bom.

Eu vejo o contrário acontecendo, cada dia que passa está mais difícil produzir o software que atenda as atuais necessidades do cliente. CRUD é um problema que foi resolvido a mais de uma década. Hoje 99% dos programadores simplesmente não sabe o que fazer com um sistema multi-core. Se um cliente pedir para que a aplicação seja otimizada para funcionar com 4-16 cores o caboclo vai ficar olhando pro teto perdidão, simples assim.

Mão de obra qualificada está valorizando em um rítmo muito acelerado enquanto os pé-de-boi vão continuar a receber 1,99.

L

marcosalex:
Cara, construção de compiladores foi minha área de mestrado. O objetivo dessa matéria não é comercial, mas científico. Vai ter valor se um dia você for trabalhar na borland, IBM ou MS, caso contrário é só na pesquisa científica.

Tenho que discordar com vc… isto é algo de extrema importancia se vc quiser no minimo ser um programador BOM e não um codemonkey da vida que as fabricas costumam contratar… as abilidades que vc aprende com isto não é somente pra poder trabalhar em uma borland da vida mas sim ter a capacidade de trabalhar com strings e cadeias de caracteres e geradores de codigo de modo fino… vc pode achar que nunca na vida se deparara com algo assim… meramente se vc for codemonkey de alguma fabrica de software onde so se faz basicos relatorios e formularios dai sim não precisara nunca disto mas se vc trabalhar em uma consultoria que faz software de verdeda alguma ou outra hora precisara trabalhar com strings de modo mais fino para geração de protocolos, xml, parses porem uma serie de coisas e com geração de codigo tb… se vc for desenvolver algum framework ou ferramenta para auxiliar no desenvolvimente de qualquer coisa tera que ter este tipo de conhecimento…
nem tudo vc consegue pronto porai…

mas um grande problema das empresas brasileiras é que elas pensam sempre pequeno sempre quererm desenvolver apenas CRUDs… CRUDs pequenos, CRUDs gigantescos, CRUDs absurdamente gigantescos mas porem CRUDs… e as empresas mais bem sucedidas no ramo não fazem sequer CRUD algum… Google, IBM, Borland, Xerox, M$, Oracle… e varias outras investem em tecnologia e principalmente em ideias… fazem tecnologia vindas de ideias e não usam tecnologias caras a fim de fazer CRUDs melhores… e no Brasil?
que empresa que investe nisto? nenhuma que eu conheça pelomenos aqui as empresas da area so fazem CRUDs e o profissional é treinado para ser um “Mestre CRUDEIRO”… é so isto que se tem poraqui!!!

V

Eu acho que o objetivo de estudar compiladores não é que você saia no mercado de trabalho desenvolvendo compiladores. Mas sim, entender como ele funciona. Preencher aquela lacuna do conhecimento de CC onde fica a pergunta “Como funciona o compilador?”. Entender o que essa ferramenta mágica faz para transformar código-fonte em código compilável (ou interpretável). Para quem quer sair por aí fazendo compiladores no mercado de trabalho, daí sim, vai fazer um mestrado nisso. :slight_smile:

Por outro lado HÁ aplicação disso comercialmente sim (mas pouca gente vê). Já tive que criar um parser para um tipo de arquivo em um formato estranho que era enviado pelo software do cliente e converter em um arquivo de outro formato. A solução foi criar um compiladorzinho para isso.

Outro caso, foi um programinha que lia uma estrutura contendo vários campos e gerava um código java para aquilo. Esse gerador atuava como um pequeno compilador. :slight_smile:

Sem falar de inúmeros casos que vi onde era feito parsing de XML, JSON, formatos especiais de arquivos, muitas vezes de forma gambiarrosa. Quando aplicado os conceitos de compiladores, o código fica bem mais simples, enxuto e muito menos propenso a erros. :smiley:

M

[size=18]Mercado de trabalho para programadores, está indo muito mal!? [/size]

:arrow: Já disso isso antes, programador nunca foi e nunca será uma atividade funcional e sim ele já é um instrumento substituido por ferramentas de desenvolvimento de sistemas.

:wink: Perante a leitura aqui que se segue, os profissional atuam em cenário n-tier, o que fazer absouver diversas experiências em sistemas e estruturas de arquiteturas, atuante tanto em J2EE/JEE / Dot.NET/Windows DNA ,ERPs etcs… etc…entre outras tendências tecnológicas.

:idea: Pensar eu sou um programador hoje em dia , e o mesmo que não entender a evolução de uma demanda de fatores de n-segmentos(seja ela Industria, Comercio, Ciêntifico , etc…etc…) que vem se transformando constantemente, com infinita possibilidades no caminho da tecnologia da informação.

V

Marcio Duran:
:arrow: Já disso isso antes, programador nunca foi e nunca será uma atividade funcional e sim ele já é um instrumento substituido por ferramentas de desenvolvimento de sistemas.

Discordo completamente. Se você acha que programador é um instrumento substituído por ferramentas, vá usar o maker então.

Tá. E daí?

L
public class MauricioDuram {

private boolean besteira;

public void fala(boolean besteira) throws IstoNonExcisteException {
          if (!besteira) {
            throw new IstoNonExcisteException("Mauricio so fala besteira!!!")
          }
         this.besteira = besteira; 
     }

}
P

louds:
Sergio Figueras:

Beleza, você quer poder trabalhar com redes neurais artificiais, Java e eletronica? Uma prova de cada assunto, com questões PRÁTICAS (ex: desenvolva uma RNA capaz de reconhecer um padrão de movimento de robô e apontar para onde ele vai na proxima volta usando Java). Uma prova integrada e uma prova que conteria questões randomicas especificas sobre cada assunto.

Quem vai fazer as provas? Eu trabalho no desenvolvimento de implementação de máquina virtual CLR; tanto no runtime, lidando com o sistema de tipos, GC ou JIT; quanto nas bibliotecas. Por que vou ter que fazer toneladas de provas? Vou ter que fazer outra tonelada de provas se resolver passar um mês mexendo na pillha de webservices?

Aumenta o salário de quem? Ser para juniors e gente em consultoria 1,99. Pelas empresas que eu passei, a maioria tava pouco se lixando por certificações por saber que são inúteis.

Velho, isso de quem vai fazer a prova, etc, são coisas a serem definidas. Não estou dizendo pra você que deveria fazer uma prova de cada ferramenta, mas sim que deveria fazer uma que CONTIVESSE varias questões práticas para o que voce usaria no dia a dia. Eu estou sugerindo isso porque cá entre nós, acho MUITO provavel que tentem regulamentar essa porra. No fundo eu acho que não deveriam regulamentar, mas se forem, que seja com provas.

Nós estamos falando de maioria. A maioria dos programmers que tiram certificação mesmo sendo em consultorias LIXO e/ou trabalhando em bancos tem o seu salário aumentado por causa disso.

Agora o fato é o seguinte, cara. Eu vejo que tem muita gente lixo no mercado - se tivesse uma forma de tirar a maioria delas (ou seja, exigir PROVA de conhecimento) eu apoiaria. Eu também não tenho faculdade alguma, mas eu me garantiria se tivesse uma prova de Java para programador Pleno e eu tivesse que fazer. Agora quanto a frameworks, etc, não acho que deveria ter prova, isso é coisa que se aprenderia a parte. Mas digamos que você DIZ “Eu sou programador Java”. É? Então beleza, coda X ou responde essas questoes.

Agora não sejamos hipócritas, tá quase na cara que isso ai vai ser aprovado. Tu acha mesmo que um BB da vida vai falhir por falta de programadores? Com certeza algumas várias grandes empresas irão achar algum furo burocrático sobre isso. Simples, não? A maior parte dos advogados fazem isso todos os dias.

Contribuição pra projetos OpenSource não tem nada a ver, se você está nele é porque voce tem mérito - não por indicação ou contratação errônea. Ninguém vai cobrar de uma organização opensource que todos os coders sejam certificados ou algo do tipo.

Quer ver um exemplo simples e prático? Uma empresa de médio porte, aonde todos os programadores NÃO SÃO certificados - é obrigada a stopar com as atividades por causa disso. Solução? Inventa uma suposta equipe opensource com os ex-membros da empresa e todos os meses a empresa dá uma espécie de bonificação. Não é ilegal e é uma saída prática momentânea.

Não tõ querendo transformar a sua vida num inferno, mas veja cara: tá meio na cara que vão aprovar isso. E não sei se vc sabe, mas ano passado também foi regulamentado que śo estatísticos podem trabalhar com estatística. Outro exemplo.

D

Opinião:

Eu não sou formado tive que parar a faculdade, pq não tinha tempo para terminar de tanto trabalho que eu tinha como desenvolvedor. Eu to numa equipe de 4 consultores(2 em Java, 2 em Oracle) um é formado em Administração outro em Engenharia Civil, de 4 pessoas numa equipe só uma é formado em Ciência da Computação.

Eu não estou esquetando com essa lei por causa do meu diploma, pq já completei 5 anos de experiência com desenvolvimento.

No cliente onde estou trabalhando:

Os consultores de oracle aqui são bons mesmo, eles configuraram OAS que envolve kernel do SO, montaram o esquemo de load-balance do Oracle, clusterização, conheçem de migração e sinceramente deixam vários DBA´s de Oracle por ai no chinelo.

Nós temos uma solução Oracle Rack aqui no cliente, há três anos que a solução não funcionava, vieram DBA´s aos montes aqui e nada de resolverem. Os dois consultores resolveram os problemas.

Cara, não sou a favor de jeito nenhum:

1. Pagar anuidade, eu não to afim!
  2. Cara isso pode fazer o salario de TI cair muito, pois os profissionais que hoje não tem formação superior TI podem acabar indo pra ilegalidade e isso ter reflexo nos salários que essas consultorias XXX pagam.

Abraço a todos.

P

Comentário modificado: Maldoso demais. =)

L

acho bom esta legalisação mas desde que não desempregue quem ja esta no mercado…
pois qualquer um podendo atuar na area aumenta a competividade diminui os empregos alias para aqueles que pagaram cara por uma formação podem perder emprego para aqueles que são de outra area…
um administrador que estuda informatica pode se engressar no ramo da informatica mas um computeiro mesmo não pode ser um administrador se estudou administração? sera q e justo isto? onde tera menos empregos? na administração ou na informatica??? sou a favor desde que não desempregue aqueles que tem no minimo 1 ano de profissão…

R

Se o cara que fez administração é mais competente do que o cara que fez computação, qual o problema?

L

e se o cara que faz computação é mais competente para administrar que o cara que faz administração ou mais competente que o cara que faz direito para advogar então qual o problema do computeiro ser advogado ou administrador?

M

:arrow: O problema é a oportunidade de acesso e treinamento, que essa Multinacionais pouco se preocupam em investir em ter seus Modelos de Processos,entre outras estratégias não dominante tecnologicamente e culturalmente por não terem pesquisadores em suas empresas(ou você acha que pesquisador so tem em Universidades), e nisso perante decisões e investimentos financeiros de risco.

:arrow: Você como consultor se depara com um vasto recurso de informação sem saber pra onde deve ir, por uma abrangência que não só Java na solução mas em um Core de muita complexidade e muita vezes sem esta no seu alçance técnico.

:idea: [size=18]Desafios:[/size]

:arrow: Formação Superior, Graduação, Pos-Graduação, Mestrado, Doutorado entre Idiomas etc…tudo na verdade uma questão de oportunidade ou então buscar maturidade profissional entre esta sempre antenado com o mercado da transformação o de TI.Claro que isso não é algo final ou o mais direcionável a se entender você como um profissional, mas desde que assuma a idéia que as coisas muda e muda de forma, alarmante mesmo e pior pra quem vive em um País que não tem lá um reflexo de exportação em tecnologia de ponta.

• Você já viu Tony Stark, trabalhando ??? é bem por ai !!! :wink:
R

Teoricamente nenhum.

L

hello kitties strike back

V

Marcio Duran:
victorwss:

Discordo completamente. Se você acha que programador é um instrumento substituído por ferramentas, vá usar o maker então.

Tá. E daí?

:arrow: O problema é a oportunidade de acesso e treinamento, que essa Multinacionais pouco se preocupam em investir em ter seus Modelos de Processos,entre outras estratégias não dominante tecnologicamente e culturalmente por não terem pesquisadores em suas empresas(ou você acha que pesquisador so tem em Universidades), e nisso perante decisões e investimentos financeiros de risco.

:arrow: Você como consultor se depara com um vasto recurso de informação sem saber pra onde deve ir, por uma abrangência que não só Java na solução mas em um Core de muita complexidade e muita vezes sem esta no seu alçance técnico.

:arrow: Formação Superior, Graduação, Pos-Graduação, Mestrado, Doutorado entre Idiomas etc…tudo na verdade uma questão de oportunidade ou então buscar maturidade profissional entre esta sempre antenado com o mercado da transformação o de TI.Claro que isso não é algo final ou o mais direcionável a se entender você como um profissional, mas desde que assuma a idéia que as coisas muda e muda de forma, alarmante mesmo e pior pra quem vive em um País que não tem lá um reflexo de exportação em tecnologia de ponta.

Ou seja, CERVEJA
Nova Schin, beba com moderação.

P

Marcio Duran:
victorwss:

Tá. E daí?

kkkkkkkkkk. O teu chefe deve ser muito legal. Deixar as pessoas irem trabalhar bêbadas.

Será que está bêbado? Bem, no meu minidicionário de preconceitos que muitas vezes são reais tem outras descrições, também.

P

Como dizia Jim Morrison: “People are strange”.

Algumas pessoas vivem em outros universos. =) E bem, não estou sendo psicodelico.

E

Legal terem tocado no assunto de certificações e o escambal!

Não lembro se já falei sobre meu curriculo acadêmico, mas vou dar uma palhinha…

Comecei a programar aos 12 anos em Clipper, e fui aprendendo tudo como autodidata, não fiz faculdade e não tenho nenhuma certificação, para não dizer q nunca pisei na faculdade, fiz 3 meses de Publicidade e Propaganda.

Hoje estou em Portugal, trabalhando para o maior banco do pais, e trabalho com Java e .Net, tanto na área de web como desktop.

Como este mundo é injusto! Eu no Brasil estaria desempregado vendendo cachorro quente? Talvez, mas o que quero dizer é que, pode ter ai 20 certificações, 20 diplomas, nada vai garantir q é um bom profissional na área X e que sabe trabalhar em grupo, quem é bom é bom e ponto! Com diploma ou sem diploma, sendo bom naquilo que faz é q faz toda a diferença…

E como eu digo sempre e muitos devem dizer o mesmo: quem é bom programador, programa em qualquer linguagem, e aprende a trabalhar com qualquer coisa!

Hoje se tens 10 certificações Java, como vai ser a tua migração pra Ruby por exemplo? Vai ser fácil guardar na gaveta as certificações? Claro que no sentido figurado… certificações é importante mas não é o que faz a diferença, pra mim nunca foi um problema, o trabalho que eu faço é que é o meu curriculo e só.

M
  • Boa !!!, agora compra uma passagem pro Brasil, e vem enfrentar a paranoia do mercado aqui.
L

O problema do mercado ter muitos Marcios Duran é a falta de mão de obra, empresas não preferem contratar gente rui. Basta falar com os gerentes até dessas consultorias 171, eles vão dizer que está difícil achar qualquer coisa, qualificada ou não.

Tirar gente do mercado não vai melhor isso, pelo contrário, pois vai trocar o moderadamente incompetente por aqueles recém formados inúteis ou os ratos de prova.

Quer ajudar com a solução? Senta do lado do povo ruim da tua equipe e ajude-os.

O problema brasileiro é falta de mão-de-obra e, principalmente, capacitação. Agora como uma lei e um cartório vão resolver isso, me é incompreensível.

P

louds:
O problema do mercado ter muitos Marcios Duran é a falta de mão de obra, empresas não preferem contratar gente rui. Basta falar com os gerentes até dessas consultorias 171, eles vão dizer que está difícil achar qualquer coisa, qualificada ou não.

Tirar gente do mercado não vai melhor isso, pelo contrário, pois vai trocar o moderadamente incompetente por aqueles recém formados inúteis ou os ratos de prova.

O problema brasileiro é falta de mão-de-obra e, principalmente, capacitação. Agora como uma lei e um cartório vão resolver isso, me é incompreensível.

Opa Louds,

Obrigado por ter respondido. Mas velho, o problema de ter muitos Marcios Duran também é outra coisa: Acho que uma das caracteristicas principais em um coder é a questão de conseguir buscar e resolver os proprios problemas sozinho. Isso também transforma a pessoa em coder.

Um cara que não tem o minimo de espirito de pesquisa normalmente não passa em prova nenhuma. Ao menos na minha vivência sempre vi isso. Não acho que o mercado em geral apresente gente moderadamente inútil, mas muitas vezes - COMPLETAMENTE INUTIL. Imagina um cara desses como SCEA. Tu acha isso possivel? Eu acho muito, muito improvável. Pode acontecer, mas acho que se a coisa fosse aplicada de forma correta eliminaria sim a maior parte dos incompetentes do mercado.

Mas pra falar a verdade, eu acho que ele é algum personagem místico dos fóruns. Como o Saci-pererê e a mula sem cabeça, assim como deuses em certas culturas.

O que tô achando cara, é que muito provavelmente vão sancionar essa porra de regulamentação - mas se for (como ja disse varias vezes) que seja aberto a provas.

valeu.

M

"

P

Meu amigo, o louds não é qualquer um da computação não. Pra maioria da galera ter experiencia como ele tem que ralar por anos. Humildade, meu caro. Ele é um exemplo que faculdade não serve pra nada (nem sei se ele tem, mas pelas raras conversas nos topicos acho que nao).

E isso de faculdade não significa nada. Sinceramente, por mim, excluiriam todos os cursos de TI do Brasil ( salvo raras exceções).

Cara, alunos de TI no Brasil são VERGONHA. Eu tenho mais nojo de alunos de TI em geral do que entusiastas de ultimas versões de softwares que ficam baixando coisas a toda hora. E bem, é só ler vários replies meus que tu vai ver o porque eu detesto, se quiser.

L

Bom, curso superior não diz nada ainda mais porque muitas faculdades particulares praticamente vendem os diplomas, oferecendo um curso de baixo nivel onde é possivel ver pessoas se formando sem saber programar uma pilha :twisted: (Aconteceu na minha turma).
E convenhamos certificação so diz que voce conhece a linguagem.

PS: Meu caro leia mais sobre os post do Louds e tenha humildade!!!

L

Acredito que não só cursos de TI mas faculdades inteiras que oferecem cursos de baixa qualidade, MORTE AS UNI

V

Sergio Figueras:
Meu amigo, o louds não é qualquer um da computação não. Pra maioria da galera ter experiencia como ele tem que ralar por anos. Humildade, meu caro. Ele é um exemplo que faculdade não serve pra nada (nem sei se ele tem, mas pelas raras conversas nos topicos acho que nao).

E isso de faculdade não significa nada. Sinceramente, por mim, excluiriam todos os cursos de TI do Brasil ( salvo raras exceções).

Cara, alunos de TI no Brasil são VERGONHA. Eu tenho mais nojo de alunos de TI em geral do que entusiastas de ultimas versões de softwares que ficam baixando coisas a toda hora. E bem, é só ler vários replies meus que tu vai ver o porque eu detesto, se quiser.

Não generalize. Não é só porque o cara fez ou deixou de fazer uma faculdade na área que ele será obrigatoriamente ruim ou bom. Mas isso também não significa que a faculdade é inútil. Eu por exemplo, aprendi muito lá e me considero um excelente profissional hoje. Tá certo que a faculdade não é nenhuma maravilha, mas foi importante para mim. Conheço gente que saiu de lá mal sabendo pascal. Mas tenho vários colegas que hoje são bons profissionais graças a faculdade.

Ou seja, quando você entra na faculdade tem que saber aproveitar a oportunidade, mas alguns deixam passar. Outros acabam se virando sem precisar da faculdade.

EDIT: Por sinal também existem faculdades e faculdades. Há faculdades que são excelentes, há faculdades que são um total e completo lixo. Mas aqui também não dá para generalizar e dizer que todas são um lixo.

Observação: E por favor, se alguém vier falar que não são todas, mas sim 99,9%, 99%, 90% ou qualquer outra estatística inventada assim, eu digo. De onde tirou esse número?

L

marcosalex:
louds:

Deixa eu adivinhar: você não tem nem curso superior e nem certificação, certo?

Eu sou graduado em CC pelo Mackenzie em ciências de Computação e tirei atoa o SCJP. O curso é ótimo, mas não impediu de montes de peso mortos se formarem. A certificação nunca fez a menor diferença.

Eu entendo o valor de uma certificação para quem está começando, mas é completamente inútil depois que você entra no mercado.

M

louds:

Eu sou graduado em CC pelo Mackenzie em ciências de Computação e tirei atoa o SCJP. O curso é ótimo, mas não impediu de montes de peso mortos se formarem. A certificação nunca fez a menor diferença.

Eu entendo o valor de uma certificação para quem está começando, mas é completamente inútil depois que você entra no mercado.

Rodrigo Kumpera
Técnicas de Otimização de Código

1. Mostrar o grande potencial no desenvolvimento de aplicações cross-platform e de alto desempenho que a linguagem C++ oferece assim como apresentar as novidades do novo padrão ISO que está sendo especificado para a linguagem C++.

“Eu acho o assunto maravilhoso !!! um prato cheio pra nerd não botar defeitos”

[size=18]
Ai vem a questão !!! [/size]

:thumbup: Você se coloca como programador pra tudo, um expert sobre como usar aplicações que podem rodar em sistemas operacionais ou arquiteturas diferentes, ou qualquer outra espetacularidade tecnologica e monta um Circo enorme de ainda cobrar ingresso de 50,00 reais. :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue:

Você demonstrou isso tudo no BLACKBOARD, ficou fazendo algoritmos e visões do NUMBERS para descobrir a mesma coisa, tudo bem, é um direto seu.

:wink: Prefiro Ruby !!!

:idea: E se for o caso, ferramentas que trabalhem o código pra mim, se elas existem por não vou usa-las.

:idea: Bom algums usam o notepad eu prefiro o Eclipse.

M

Sergio Figueras:

Opa Louds,

Obrigado por ter respondido. Mas velho, o problema de ter muitos Marcios Duran também é outra coisa:

valeu.

:thumbup: É outra coisa mesmo, tem Bacharel em Ciência da Computação formado pelo Makenzie que quer transformar a área de Tecnologia da Informação em discurso Político.

:arrow: Venham ver todos como eu faço o novo e velho uso do C++, olha vou lançar um LP mas você pode gravar em uma fita cassete e MAIS você pode ainda fazer um adaptador e gravar em CD, DVD no formato wav, mas depois ainda você pode transforma-la em MP3… MP4 MP5 MP6 isso não para mais hein :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

P

Leia no link que passei acima porque todas as instituições de respeito que já tentaram fazer este tipo de avaiação desistiram e depois me diga se o Brasil tem resposta qual seria e se não tiver porque regulamentar.

O cara diz “sou SCJP”, e daí? Isso não garante nada e se uma prova com escopo pequeno como SCJP não garante que ele saiba Java imagina sobre áreas mais abstratas.

Sergio Figueras:

Agora não sejamos hipócritas, tá quase na cara que isso ai vai ser aprovado. Tu acha mesmo que um BB da vida vai falhir por falta de programadores? Com certeza algumas várias grandes empresas irão achar algum furo burocrático sobre isso. Simples, não? A maior parte dos advogados fazem isso todos os dias.

Você está comparando um Banco de capital misto com uma base enorme de pequenas empresas de desenvolvimento? Isso faz algum sentido?

Por que não?!? Boa parte dos sistemas hoje rodam em cima de software livre, quem garante que ele foi construído de acordo com os parâmetros que o governo brasileiro acha aceitáveis?

O bom e velho jeitinho brasileiro. Isso é ilegal sim, a empresa não está seguindo a CLT e pode tomar um processo por isso. Aliás, não basta já terem inventado PJ, cooperativa, estagiário como funcionário agora vão inventar “contribudor open source” para satisfazer mais uma lei obsoleta?

Por que ao invés de fazermos essa gambiarra nós apenas não fazemos o que qualquer país civilizado do mundo faz e deixamos a área se auto-regulamentar?

Sergio Figueras:

Não tõ querendo transformar a sua vida num inferno, mas veja cara: tá meio na cara que vão aprovar isso. E não sei se vc sabe, mas ano passado também foi regulamentado que śo estatísticos podem trabalhar com estatística. Outro exemplo.

E porque uma área acha pertinente todas devem fazê-lo?

P

[quote=Sergio Figueras]

louds:

Não acho que o mercado em geral apresente gente moderadamente inútil, mas muitas vezes - COMPLETAMENTE INUTIL. Imagina um cara desses como SCEA. Tu acha isso possivel? Eu acho muito, muito improvável. Pode acontecer, mas acho que se a coisa fosse aplicada de forma correta eliminaria sim a maior parte dos incompetentes do mercado.

Antigamente eu diria que conhecia alguns. Hoje em dia eu conhço MUITOS destes que possuem todas as certificações Java ou Microsoft e não têm idéia do que é um programa de computador.

P

pcalcado:
Sergio Figueras:

Velho, isso de quem vai fazer a prova, etc, são coisas a serem definidas. Não estou dizendo pra você que deveria fazer uma prova de cada ferramenta, mas sim que deveria fazer uma que CONTIVESSE varias questões práticas para o que voce usaria no dia a dia. Eu estou sugerindo isso porque cá entre nós, acho MUITO provavel que tentem regulamentar essa porra. No fundo eu acho que não deveriam regulamentar, mas se forem, que seja com provas.

Leia no link que passei acima porque todas as instituições de respeito que já tentaram fazer este tipo de avaiação desistiram e depois me diga se o Brasil tem resposta qual seria e se não tiver porque regulamentar.

O cara diz “sou SCJP”, e daí? Isso não garante nada e se uma prova com escopo pequeno como SCJP não garante que ele saiba Java imagina sobre áreas mais abstratas.

Sergio Figueras:

Você está comparando um Banco de capital misto com uma base enorme de pequenas empresas de desenvolvimento? Isso faz algum sentido?

Por que não?!? Boa parte dos sistemas hoje rodam em cima de software livre, quem garante que ele foi construído de acordo com os parâmetros que o governo brasileiro acha aceitáveis?

O bom e velho jeitinho brasileiro. Isso é ilegal sim, a empresa não está seguindo a CLT e pode tomar um processo por isso. Aliás, não basta já terem inventado PJ, cooperativa, estagiário como funcionário agora vão inventar “contribudor open source” para satisfazer mais uma lei obsoleta?

Por que ao invés de fazermos essa gambiarra nós apenas não fazemos o que qualquer país civilizado do mundo faz e deixamos a área se auto-regulamentar?

Sergio Figueras:

E porque uma área acha pertinente todas devem fazê-lo?

Velho, essa discussão tá da boa. Vou sair agora e amanha respondo. Muito obrigado pela opinião! =)

Valeu.

B

É o ticket de entrada pro mercado Java, né? Eu por exemplo nem me importo com os SJC*, mas se qualquer Zé Mané tem e eu não, como que fico aos olhos do empregador(aqueles três letrinhas, sabe)? Pior que o mané.

L

já ví algumas vezes a certificação ser fator de eliminação mas não pelo fato de ela “dizer” que o cara sabe Java, mas sim pela dedicação que o mesmo teve pra conseguir (ainda mais se ele tá começando) e o fator “auto-didata” ou “estudioso” ao invés do cara que adora falar “SCJP é só burro que tem e eu sou fodão não preciso dessas coisas”

também acho que certificação não diz que o cara manja pra caramba, mas eu acho que, pelo menos, o cara tem algum tipo de senso crítico a sí mesmo, procurando alguma forma de crescer profissionalmente quando nem todas as portas estão abertas pra ele entrar.

Agora se o cara fica se achando por causa de uma fucking certification of thx, daí eu posso concordar que é um mané hehe :stuck_out_tongue:

E
  • Boa !!!, agora compra uma passagem pro Brasil, e vem enfrentar a paranoia do mercado aqui.

Por q vc acha q eu não estou ai? Ficar num mercado q alimenta a ilusão de curriculos e certificações? Onde muitos pensam que isto garante a qualidade de um profissional?

Pra vc ter idéia na Europa no geral a maioria só fizeram a faculdade normal, poucos fazem doutorado ou certificações, enquanto que no Brasil, se o cara não tiver doutorado não é nada, e se tem faculdade ui tem tratamento diferenciado na prisão, é realmente irônico e sem noção, e dai tem engenheiros vendendo cachorro quente, e não duvido q haja programadores também.

O Brasil tem a mentalidade em muitos aspectos infelizmente ultrapassada, ou ilusória, e o povo sofre as consequencias disto, a idéia de que é preciso uma faculdade e 10 certificações para se dar bem é pura ilusão.

E vc acha q eu no Brasil estaria mau? Eu sai dai bem, vim pra cá a passeio, larguei a faculdade e emprego, juntei todo dinheiro q pude e vim passear, aproveitar meus 18 anos para passear na Europa coisa que eu provavelmente não iria conseguir fazer mais tarde, e ai gostei de Portugal e acabei ficando, na última vez que fui ao Brasil o que não faltou foi propostas para eu ficar, amigos que estão com empresas ai, e também antigos chefes… o que me espantou, pois eles sabem que é quase impossivel eu voltar e se voltar não vai ser pra são paulo, e com tanta gente ai, e ficaram insistindo e até o meu pai tentando me convencer que ai eu até ganharia mais.

E por que eu não fiquei? Três problemas pra mim, economia do Brasil que não me transmite confiança, a falta de segurança, e qualidade de vida. É dificil ganhar o suficiente para tapar estes buracos.

Por isso q eu digo sempre, saiam do Brasil, o mundo não é só Brasil, mesmo a passeio, passem um mês fora do Brasil, e vão voltar com outra mentalidade, e vão ter uma visão muito mais aberta que vão conseguir maior sucesso na vida, experiencia no extrangeiro vale mais que uma faculdade, conheço muitos q sairam do Brasil por uns tempos e voltaram outros, e normalmente pessoas de sucesso.

E

Leozin:
já ví algumas vezes a certificação ser fator de eliminação mas não pelo fato de ela “dizer” que o cara sabe Java, mas sim pela dedicação que o mesmo teve pra conseguir (ainda mais se ele tá começando) e o fator “auto-didata” ou “estudioso” ao invés do cara que adora falar “SCJP é só burro que tem e eu sou fodão não preciso dessas coisas”

também acho que certificação não diz que o cara manja pra caramba, mas eu acho que, pelo menos, o cara tem algum tipo de senso crítico a sí mesmo, procurando alguma forma de crescer profissionalmente quando nem todas as portas estão abertas pra ele entrar.

Agora se o cara fica se achando por causa de uma fucking certification of thx, daí eu posso concordar que é um mané hehe :P

Exato, eu só não fiz certificações ainda por falta de tempo, pois nos simulados que fiz a uns tempos tirei entre 70 e 90 sempre, até a tempos fiz uns exames para uma proposta de trabalho num banco particular para uma tarefa minunciosa, e passei entre muitos, o que fiquei bem satisfeito, e não fui por questões financeiras que eu exigi muito, pois como gosto do meu trabalho atual para mudar teria que ser por uma excelente razão, e só avancei com o processo seletivo mais como desafio (espero que o meu chefe atual não veja isto, se não vou ter que dar explicações).

Mas claro certificação é importante, e não digo que não faça diferença, pois no geral até faz alguma diferença, mas tem q se abrir a mente e ver que isto não é tudo, certificação não quer dizer que o cara é bom, só quer dizer q ele sabe alguns conceitos teóricos e conhece os comandos, agora se ele sabe criar boas soluções é outros trezentos.

Eu se tivesse dado teria feito algumas certificações, e pretendo fazer uma de Java pelo menos um dia se der, agora eu espero não focar na certificação e dizer que tenho certificação e por isso sou melhor que outros que não tem, pois isto é pura ilusão.

Pra ter idéia na minha empresa eu sou o único q não tenho formação/certificação nenhuma, e por ironia do destino sou dos que estou nos projetos mais complicados, e quando tem uma equipa que não esta conseguindo cumprir os prazos lá vou eu socorrer, e ganho bem por isso.

Eu não quero de maneira nenhuma transmitir que me gabo desta situação, pois não tenho orgulho nisto, apenas tenho pena que não tenha dado ainda para eu ir lá e fazer a prova da certificação, pois estudar até acho que não precisaria, apenas quero demonstrar aqui que eu sou um exemplo e deve haver muitos outros de que formação/certificações não fazem tanta diferença assim como muitos pensam.

Certificação serve, no meu ponto de vista, para mostrar para quem NÃO conhece o meu trabalho, poder ver que pelo menos passei numa certificação e que TALVEZ consiga realizar o trabalho, é como que uma garantia de 50% de sucesso.

Mas como não tenho certifcação, então talvez por isso eu tente mostrar o meu trabalho através de projetos como o CajuScript entre outros que pretendo lançar em breve, é uma maneira de contornar bem o problema, e acho que participar em projetos opensources contam mais que certificações, meu ponto de vista, pois assim pessoas que não conhecem o meu trabalho podem conhece-lo e usa-lo.

E

Exatamente, poucas palavras mas direto ao ponto G!

Depois que o cara já trabalhou alguns anos na empresa X, Y, Z, em trocentos projetos, certificações e formações no meio disto tudo não contam nada.

Eu gostava de tirar a certificação só mesmo pelo prazer de passar numa provinha, quem sabe um dia, e as vezes tenho que dar com cada senhor mala sem alça com diplomas e certificações, que vejo que só isto mesmo para mantar o cara no mercado, que como profissional é do pior… mas claro nem todos, mas existem provas de que alguns só tem isto e vivem em volta disto.

Para quem esta começando é complicado mesmo, por que ou o cara tem 3 anos de experiência ou tem que ter formação, pra quem tem anos de experiência pra que formação? Ir para uma faculdade dar aulas para os profs de como o mercado funciona? Pois muitos profs nem sabem como o mercado anda, são completamente desatualizados.

Só para ter idéia quando tinha 16 anos estava trabalhando com Progress e o cara que mais sabia de Progress, que era o guru, tinha só até a 8ª série…

H

Achei muito interessante os comentários e gostaria de fazer algumas observações.

Tenho trabalhado a anos com varias linguagem, já passei pelo Java, .Net, VB6, bancos como SQL, MySQL, Oracle… e por incrível que pareça trabalho atualmente com todas de uma única vez junto com Xbase, Clipper, em um Framework crido pela própria empresa.

Se seu objetivo é trabalhar para algum gigante de software ai vai minha dica.
O mercado precisa mais do que programadores que saibam somente a linguagem ou a sintaxe, mas que também conheçam as regras de negocio (Isto esta em falta - o que se tem, são os bitolados em uma ou outra linguagem).

Java esta em alta Sim! E ficará por algum tempo… Mas como tudo que nasce um dia morre!

Sistemas Desktop ainda são necessários e abrangentes… E os Departamentos de Tecnologia das empresas de Software não prevêem sua morte tão cedo, mesmo assim haverá seus legados, atualizações etc. Não precisa se desesperar (Algumas linguagem estão mais propensas a serem descontinuadas). Hoje em dia quem manja de Clipper esta sendo disputado no tapa e ganhando muito mais do que quem manja de Java ou outra (Uma empresa tem roubado da outra, esses profissionais - devido os legados).

Se vc quer ir para aplicações Web uma boa escolha será PHP, ASP e Adobe FLEX. (Claro que banco de dados, Action…, html e outras coisas eu nem preciso mencionar)

Por ultimo, não importa a linguagem, não defenda uma ou outra… Trabalhe com aquela que te dá dinheiro… Se hoje é uma, mas amanhã for outra, simplesmente evolua para ela… AS TECNOLOGIAS SEMPRE SOFRERÃO MUDANÇAS RAPIDAS - MAS AS REGRAS DE NEGÓCIOS DEMORAM SECULOS E ALGUMAS SIMPLEMENTE NÃO MUDAM… Separe regras de negócios de Tecnologia, não se apegue a uma linguagem como um capitão que se apega ao seu navio e afunda com ele. Já pensou se uma determinada empresa de Software se apegassem a uma só tecnologia e não evoluísse junto com o mercado?

Se vc ta vendo que não ta bom o mercado para determinada linguagem que vc usa… o que vc vai fazer? Ficar olhando a morte dela na esperança de se tornar valorizado pelo legado ou evoluir? Ou seja, vai ficar vendo o navio afundar de braços cruzados?.

Investir em estudo sempre dá o retorno se vc for bom e dominar o assunto! Apenas não vá evoluir tarde de mais, quando a linguagem estiver morrendo ou o mercado estiver saturado de bons programadores! (Tem que ser humilde e reconhecer que uma hora haverá um bom numero de bons programadores em determinada linguagem). As empresas que se dão bem hoje em dia são aquelas que ficam de olho no que será lançado daqui a 2 ou 5 anos a frente (Faça o mesmo).

E quem se vende sempre haverá… Isso faz parte do capitalismo, é do jogo! Seja mais esperto e “conte as cartas” (Olho no mercado)

L

Leozin:

Agora se o cara fica se achando por causa de uma fucking certification of thx, daí eu posso concordar que é um mané hehe :P

Desculpa, mas essa história de dedicação é pura falácia. Do que me interessa saber que a pessoa se dedicou a obter algo que é inútil senão para conseguir um emprego? Qual função é essa que as pessoas exercem que se dedicar a conseguir emprego é uma qualificação?

De boa, se o ponto todo é mostrar esforço. Dobre o origami de um louva-deus e entregue ao entrevistador, vai ser muito mais útil e significativo para decidir quem deve ser contratado.

M

"

V

Nada como um up pra ressuscitar um tópico parado a cinco meses, né? :roll:

M

"

A

marcosalex:
victorwss:

Nada como um up pra ressuscitar um tópico parado a cinco meses, né? :roll:

Mas debater mercado de trabalho sempre é interessante. :slight_smile:

Uma coisa vejo a Sun pecando, é na falta de evangelizadores. A MS faz um treinamento tão intenso em evangelização de desenvolvedores, que nos fórums de .NET se alguém elogiar qualquer outra linguagem o pessoal sai linchando. Os caras são apaixonados na plataforma e acreditam nela como o futuro de tudo. Aqui no GUJ, se alguém elogiar demais o Java sobre outra linguagem, o fórum é trancado depois de um monte de gente falar mal dele.

É porque no GUJ temos bons desenvolvedores :slight_smile:
Hehe. O pessoal daqui sabe que não pode se limitar a uma só linguagem. E estão (estamos) corretos.
Agora, se alguém elogiar o Java e sairem trancando o tópico, é porque não existe necessidade de elogiar uma coisa que nós já conhecemos :slight_smile:

F

Quando VB éra “a ferramenta”, os profissionais já éram assim. VB éra o máximo e o resto éra uma droga na opinião deles, acho que isso é resultante de algum tipo de lavagem no miolo ou sei lá o quê. Outra marca registrada éra o terno e gravata; o carinha vestiu terno e gravata mantinha o nariz um pouco empinado, éra programador VB ou CLIPPER, é camadas o tempo muda as coisas…ainda bem rsrsrss.

flws

J

Confesso que não entendo porque algumas pessoas tem tanta raiva de certificação… :?

L

louds:
Desculpa, mas essa história de dedicação é pura falácia. Do que me interessa saber que a pessoa se dedicou a obter algo que é inútil senão para conseguir um emprego? Qual função é essa que as pessoas exercem que se dedicar a conseguir emprego é uma qualificação?

De boa, se o ponto todo é mostrar esforço. Dobre o origami de um louva-deus e entregue ao entrevistador, vai ser muito mais útil e significativo para decidir quem deve ser contratado.

Bom, não sei quanto a você, mas se eu fosse um entrevistador (e quando sou, geralmente), prefiro pegar um desenvolvedor que se dedicou por anos estudando pra conseguir tirar um SCJP, SCWCD, SCBCD e SCEA do que alguém que se dedicou por anos pra fazer origamis randômicos.

K

Como já disseram, custa caro errar numa contratação e aí entra o raciocínio por amostragem. Seria muito mais difícil errar com um profissional certificado ( supostamente), pois ele passou por algum tipo de crivo que a maior parte das consultorias não saberia auferir.

O ideal era o candidato possuir visibilidade no mercado, ou por participação em projetos, ou por palestras e blogs, ter um recrutador que entenda realmente da área e não faça somente cara de “pensativo” e não sabe p### nenhuma.

Mas isso é realidade para pouquíssimos profissionais, infelizmente e o mercado está aí , ditando as regras. Ou as segue ou corre risco de hiato entre projetos na carreira.

R

Eu diria que é porque força a gastar tempo (estudando) e dinheiro (no voucher) para competir em pé de igualdade com outros que tenham a certificação, quando o que conta mesmo é se você vai dar conta do recado depois de contratado, algo impossível de medir diretamente.

Certificação chama sim a atenção de alguns empregadores, e não só daqueles que participam de licitações. Se permitem a comparação, tirar uma certificação é como lavar e polir o carro antes de levá-lo à feira de veículos. Não muda em nada a qualidade dele, e pode ter certeza que não vai mudar o quanto vão te pagar, (todo mundo sabe quanto vale um Uno 99 em Belo Horizonte e um analista Java com 4 anos de experiência em Porto Alegre) mas pode ser aquele algo a mais que vai fechar o negócio.

P

Boa comparação.
Vale acrescentar que o polimento tem que ser caprichado.
Na minha opinião, se o cara tira a certificação com um percentual de acertos baixo (71%, por exemplo), isto depõe mais contra ele do que a favor.

W

Boa comparação.
Vale acrescentar que o polimento tem que ser caprichado.
Na minha opinião, se o cara tira a certificação com um percentual de acertos baixo (71%, por exemplo), isto depõe mais contra ele do que a favor.

qual a diferença ? ninguem vai saber tua pontuação ela não é mencionada em nenhum dos certificados emitidos pela sun para comprovar sua aprovação na prova, então não tem nada haver você pode falar que tirou 100% se quizer que não vai poder provar, e não me diga que aquele gabarito impresso depois da prova vale de algo.

P

Vc mentiria a sua pontuação e ficaria 100% seguro de que não seria descoberto?
E se vc acha não faz diferença, por que menciona os seus 91% ?
Eu, no seu lugar, alem de mencionar os 91%, apresentaria nas entrevistas aquele gabarito impresso depois da prova.

K

A única coisa que FERRA o mercado é a picaretagem de alguns “profissionais”.

Já vi casos em que pessoas mentiam feio no currículo, diziam ser formadas na faculdade X, que possuiam 239847239487239487 certificações e os empregadores, na ingenuidade, caiam no papo da criatura e a contratavam.

Meses depois, o mesmo individuo não dava conta do recado e, como consequencia, o empregador perdia TOTALMENTE a confiança em QUALQUER profissional de informática.

Tirando isto, é um mercado excelente, sendo raro encontrarmos gente desempregada.

ps:
infelizmente, estes picaretas sempre arranjam emprego também.

K

kicolobo:
A única coisa que FERRA o mercado é a picaretagem de alguns “profissionais”.

Já vi casos em que pessoas mentiam feio no currículo, diziam ser formadas na faculdade X, que possuiam 239847239487239487 certificações e os empregadores, na ingenuidade, caiam no papo da criatura e a contratavam.

Meses depois, o mesmo individuo não dava conta do recado e, como consequencia, o empregador perdia TOTALMENTE a confiança em QUALQUER profissional de informática.

Tirando isto, é um mercado excelente, sendo raro encontrarmos gente desempregada.

ps:
infelizmente, estes picaretas sempre arranjam emprego também.

Vale aí uma pesquisa, hoje em dia com linkedin e contatos, rapidinho dá pra saber se o profissional vem de projetos bem sucedidos ou não !!

K

Aí que tá o problema. NÓS sabemos disto.
A maior parte dos empregadores, infelizmente, não.

Aliás, é incrível o perigo do mito do especialista.

W

Vc mentiria a sua pontuação e ficaria 100% seguro de que não seria descoberto?
E se vc acha não faz diferença, por que menciona os seus 91% ?
Eu, no seu lugar, alem de mencionar os 91%, apresentaria nas entrevistas aquele gabarito impresso depois da prova.

eu estou mencionando em um forum de java, não em curriculo porque quando você vai apresentar seus certificados em uma empresa , são os certificados oficiais e neles não tem nada de porcentagem, jamais mencionaria minha % em um curriculo, não acho que você deva desmerecer os que passaram abaixo de 71%, jamais veria isso como um ponto negativo como vc vê, qm me dera ter uma scwcd e scbcd com a porcentagem minima que fosse =p

K

titanius:
é o que eu venho dizendo ao pessoal daqui da cidade. Infelizmente temos que ver a realidade. Java é bom, ótimo e etc?! Claro, ninguém tem dúvida disso. MAs será que é viável pra Desktop, digo, pra pequenas empresas? O cara não quer saber se é java ou delphi, ele quer algo visual, que funcione. Clipper? Se a Microsoft não tivesse acabado com o DOS, com certeza muitos ainda usariam…

Mas o problema é outro… Porque Java é mais “seleto”? Simplesmente porque a curva de aprendizagem é alta, e quando o cara aprende, não vai cobrar 100 paus pra fazer algo, pow teve o trabalho. Já Delphi não…é infinitamente mais atraente e rápido de mexer que Java, por isso atrai pseudo-programadores, que querem matar cachorro a grito de manhã, pra jantar a noite.

[]s

Nem dá pra acreditar numa declaração dessas, a qualidade e preço final do produto não é a ferramenta que dita e sim a solução que você disponibilizou, se alguém age como puta com os seus serviços de 100 “real” é porque não sabe valorizar o seu trabalho.

Agora generalizar, dizendo que o Delphi é pra rodar em boteco e mercearia, mesmo Java um meio boca usando Swing consegue fazer telas com poucos clicks do mouse, agora culpar a facilidade da IDE e seus recursos automáticos e acusar de quem as utiliza de programadores meia boca é fazer pouco de quem leva a sério o seu trabalho.

É verdade que um inciante em Delphi consegue fazer telas rapidamente e códigos enchertados nos eventos, mas isso são amadores, a IDE não proporciona o desenvolvimento rígido orientado a objetos, isso vai da disciplina do desenvolvedor. Pare de achar que Java é para coisas grandes e superiores e complexas, as coisas mais simples no mundo é que reinaram e deram dinheiro, vide o Bill Gates, agora tranquilo e rindo desse povo qui que fica puxando o saco pra tecnologia que usa, eu uso Java também, e não acho que ele seja tão produtivo para algumas tarefas que existe por aí no mercado.

Se alguém tiver dados concretos que 90% dos aplicativos são web, que mostre essa pesquisa, ouvi dizer ou percepção não diz nada, você tem que provar o que diz e não perceber, você pode dizer que a tendência dependendo do tipo de aplicação é ser web, mas ainda esbarramos em muitas barreiras aqui, no Brasil temos umas das piores redes de internet no mundo, não tenho o link aqui da notícia, mas foi feito a pesquisa, e isso é verdade, e os provedores de servidores de aplicações ainda não são tão acessíveis, se fosse fácil você trabalhar com empresas grandes, seria bom para todo mundo, mas lembre-se, conforme pesquisa do governo federal, a micro e pequena empresa são os grupos que mais contratam pessoas no Brasil, isto é, são a maioria das empresas existentes, não pense que elas tem milhões de sobra em caixa para pagar por soluções que custam centenas de milhões de reais, são poucas que tem esse privilégio.

Pare de exaltar Java como a melhor e maior solução do momento, e quem utiliza ela são melhores profissionais dos que não usam, isso é ridiculo.

L

Eu faço o contrário. Uma pessoa que perdeu anos de estudo para tirar certificações seria espirrada logo de cara, afinal, são provas simples que exercitam apenas a capacidade de decorar da pessoa. Origami, em contrapartida, exige uma destreza não usual dependendo do que foi dobrado, além de exercitar a criatividade e raciocínio lógico.

Porém eu dou valor a certificação sim. Quando vou comprar gado mordo no mercado dou preferencia por aquele que é certificado. Afinal, entre duas peças amorfas de picanha, aquela com um selo de qualidade deve ser melhor, não?

C

Eu faço o contrário. Uma pessoa que perdeu anos de estudo para tirar certificações seria espirrada logo de cara, afinal, são provas simples que exercitam apenas a capacidade de decorar da pessoa. Origami, em contrapartida, exige uma destreza não usual dependendo do que foi dobrado, além de exercitar a criatividade e raciocínio lógico.

Porém eu dou valor a certificação sim. Quando vou comprar gado mordo no mercado dou preferencia por aquele que é certificado. Afinal, entre duas peças amorfas de picanha, aquela com um selo de qualidade deve ser melhor, não?

cara… com todo o respeito, mas acho que voce foi no extremo … também já participei como entrevistador e valorizo bastante a experiencia do candidato em projetos, especialmente os de risco… mas se o profissional tem certificações, especialmente dentro do interesse da empresa, haverá algum pouco valor. E um cara com SCJD por exemplo eu nao descartaria de cara, pq estou desenvolvendo o projeto e sei bem que passar nao é um simples decoreba (ao contrário de SCJP por exemplo).

dependendo da vaga, talvez descartaria alguem que coloca SCJP logo no topo, antes de qq experiencia…

K

Louds, eu mesmo tenho certificações e não gastei tempo estudando. Só as fiz para aumentar minha empregabilidade em certa época. Quando se conquista um nome no mercado e respeito, talvez elas deixem de ser tão importantes. Mas para quem está começando, vale como ferramenta para aumentar a empregabilidade, isso é fato.

Vale a lógica, do outro lado está uma menina burra, recrutando que acha tudo uma sopa de letrinhas - isso é fato real. Vai lhe perguntar se tem certificação e às vezes o salário compensa ou você não se pode dar ao luxo de recusar tal posição.

Um pouco mais de senioridade ao emitir as opiniões.

Agora o profissional acreditar que ele é o MegaFoda pq tem essas babaquices de canudinhos aí é outra história, por isso nunca assinei minhas certicações no nome :slight_smile:

L

Beleza cara, todo mundo entendeu que você odeia Java e que Java é Judas e o PHP é Jesus.

Mas será que poderíamos discutir o que está em pauta e não ficar com essa picuinha de “Isso é bom, isso é ruim”?

louds:

Bom Louds, não me leve a mal, mas o meu último post foi por pura trollagem mesmo hehe

E picanha é bom pra caralho! :stuck_out_tongue:

K

Não sei se esse aí se enquadra como “origami” mas ele é feito de papel impresso dobrado, cortado e colado. Esse aí serviria?

Inté.

K

[quote=Leozin]

knowledgebr:

blablabla (e mil blablablas)

Beleza cara, todo mundo entendeu que você odeia Java e que Java é Judas e o PHP é Jesus.

Mas será que poderíamos discutir o que está em pauta e não ficar com essa picuinha de “Isso é bom, isso é ruim”?

Parece que só você entendeu errado, se for fazer concurso e interpretação de textos for o diferencial, você já estaria reprovado.

knowledgebr

T

O nome desse troço é “paper craft” (ou “pepakura” em japonês) e é realmente viciante (meu chefe deve já ter feito todos os bichos da série da Yamaha - ele tem filhos que adoram fazer isso) . Se quiser baixar uns PDFs vá ao site da Yamaha Motors do Japão e monte sua moto de papel. Muito legal.

L

poxa eu achava que origami era só as dobras malucas

pelo visto tem vários tipos hehe

C

O problema nao eh se a picanha eh certificada ou nao, eh o fato de a sua comparacao comecar com “duas pecas amorfas”. Se eh pra comprar picanha amorfa ou contratar candidatos amorfos, eu prefiro um macarraozinho (ou alguem com, sei la, experiencia de seculos em VAX).

D

thingol:
KWill:

Não sei se esse aí se enquadra como “origami” mas ele é feito de papel impresso dobrado, cortado e colado. Esse aí serviria?

O nome desse troço é “paper craft” (ou “pepakura” em japonês) e é realmente viciante (meu chefe deve já ter feito todos os bichos da série da Yamaha - ele tem filhos que adoram fazer isso) . Se quiser baixar uns PDFs vá ao site da Yamaha Motors do Japão e monte sua moto de papel. Muito legal.

Seu chefe por acaso se chama David C… ?

T

Não; o nome dele é Jorge.

P

O problema nao eh se a picanha eh certificada ou nao, eh o fato de a sua comparacao comecar com “duas pecas amorfas”. Se eh pra comprar picanha amorfa ou contratar candidatos amorfos, eu prefiro um macarraozinho (ou alguem com, sei la, experiencia de seculos em VAX).

$ PRINT/COPIES=5 OUT1.TXT OUT2.TXT

Bons tempos

L

Olá

A confirmar com algum mais especialista do que eu mas se tem corte já não é mais Origami. Pode ser kirigami.

E sobre certificação, repito o que digo sempre: certificações são produtos. Se tem valor? É claro que tem, mas principalmente para quem está começando. Se o cara está na faculdade e tem tempo de sobra, pode estudar para certificações ou fazer como o Louds no tempo dele de estagiário que nas horas vagas lia o código fonte do Java (e por isto entende como poucos dos meandros javaneses).

[]s
Luca

M

"

V

No meu caso (para mim) serviu para provar para eu mesmo que eu tenho valor. Vejo a minha própria certificação (SCJP e SCWCD) como se fosse um prêmio, um reconhecimento concreto, algo que me esforcei a conseguir. É assim com todo mundo? Claro que não.
Quanto a SCJA, eu só tirei porque o voucher estava prestes a expirar e não queria perdê-lo. Sim, a SCJA teve um valor bem pequeno para mim.

E há outra, não sei se já aconteceu com você, mas já aconteceu comigo. Vem um mané, que você sabe que é muito inferior a você e te despreza com um ar de superioridade e arrogância porque ele está atuando a vários anos no mercado e um monte de baba-ovo acredita cegamente no que ele diz e faz. Mas no fundo ele não passa de um dinossauro que esqueceu de morrer, enquanto eu era visto apenas como um moleque com pouco mais de 20 anos de idade.
Neste caso certificação é muito útil porque impõe algum respeito. Eu deixo de ser apenas um moleque e passo a ser um moleque com certificações oficiais que esse mané sabe que ele nunca vai ter.

F

Certificação, se é uma coisa positiva ou negativa está claro que é discutivel; o que não resta menor dúvida para QUEM sabe fazer dinheiro é que o brasileiro ADORA ter um título na mão.

flws

M
Querem a opinião de um iniciante sem curso superior? Bom, estou fazendo um curso técnico e recém vai completar um ano aprendendo Java. Acho que falta pouco para conhecer todo o conteúdo da SCJP e estou pensando em fazer a prova, mas... ainda acho que uma empresa prefere contratar um aluno de faculdade sem certificação do que um de curso técnico com certificação.
B

Obrigada pela dica, da próxima vez levo o origami de Yoda que já discuritam aqui no GUJ :stuck_out_tongue:

L

Olá

Na minha opinião, certificação seria excelente para um caso como o seu. Invista nela.

[]s
Luca

P

Obrigada pela dica, da próxima vez levo o origami de Yoda que já discuritam aqui no GUJ :stuck_out_tongue:

Eu tambem prefiro o origami do que as certificacoes…

L

Falou Paulo, o mestre dos origamis! :smiley:

A

Aqui no sul, as coisas até que vão bem, as faculdades esta brigando para fechar uma turma noturna para área de TI, e olhe que aqui na minha cidade
tem muito mercado para programador, temos a Datasul,Logocenter que sao tudo TOTVS agora, fora as empresas pequenas, que tem muitas,
vejo a nossa profissão como dom, não basta querer, tem que nascer para isso.

Acredito que futuro será ainda melhor.

abraço

M

[i]Não acho que você esta errado em sua colocação, e todas as que você tirou são reconhecidas sim até SCJA, entretanto sou contra a certificação no sentido que ela reflete profissionalmente, mas se você disser que ela coloca respeito novamente também discordaria, respeito é mestrado, doutorado e assim por diante, mas se você falar que as certificação lhe dá expertise para lidar tecnicamente com a tecnologia eu acredito que sim, pois você demonstra uma facilidade para lidar com códigos esdrúxulos e estranhos e essa pratica é importante para um bom implementador, pois o cliente não quer perder tempo quer produção e produção é pratica.

t+[/i]

E

[piada]
Será que se fizer um origame com a certificação ela vale alguma coisa?
[/piada]

M

"

M

Além do que, se você for inteligente de verdade e estudar mesmo, ainda vai ter a oportunidade de fazer networking com um monte de gente :slight_smile:

K

[quote=marcosalex]

knowledgebr:

Agora generalizar, dizendo que o Delphi é pra rodar em boteco e mercearia, mesmo Java um meio boca usando Swing consegue fazer telas com poucos clicks do mouse, agora culpar a facilidade da IDE e seus recursos automáticos e acusar de quem as utiliza de programadores meia boca é fazer pouco de quem leva a sério o seu trabalho.

É verdade que um inciante em Delphi consegue fazer telas rapidamente e códigos enchertados nos eventos, mas isso são amadores, a IDE não proporciona o desenvolvimento rígido orientado a objetos, isso vai da disciplina do desenvolvedor.

Bom, também não acho que os programadores que sabem arrastar e soltar em Delphi e fazer cruds concorrem comigo pra alguma coisa.

Mais uma vez se achando superior, você tem que aprender a ganhar dinheiro rapaz, escrever um amontoado de código não te faz mais inteligente que os outros, mesmo no passado se escrevia muito mais para fazer um simples aplicativo, e muito do tempo perdido nesta codificação era para fazer interfaces, muito inteligente ignorar uma ferramenta que faz telas e facilita a vida do desenvolvedor, o limite de saber mais está na cabeça de qualquer um. Hoje o negócio é produtividade e não quem faz o código mais complexo e funcional, e ficar maravilhado com aquilo, você que não rende não e vai ver o pontapé no rabo que vai levar do seu contratante.

:lol: Mas é fato que existe um mercado pra eles, quem precisa de algo simples não vai querer contratar um profissional e pagar bem pra ter uma coisa básica. Pra esses casos, Delphi, VB e .NET são bem mais rápidos e baratos. É um outro mercado. Aliás, um enorme mercado e o Visual Studio agora está nele sozinho, já que o Delphi não é mais aquele.

Simples, de novo a mesma retórica, Java novamente está num nível superior, então você concorda que Java não presta pra fazer coisas simples?

Particularmente, gostaria de ver o Java entrando nessa também, mas como ele sempre se voltou pro lado dos aplicativos robustos, não sei se a Sun gostaria de misturar e entrar em conflito com seus desenvolvedores.

Que robusto? robustes independe de complexidade e tamanho cara, qualquer aplicativo do mais simples ao complexo deve ser robusto o suficiente para rodar aquilo que foi programado. Fica achando que a Sun não se preocupa com aplicativos pequenos, vide Google e Microsoft, são gigantes hoje porque sabem o que dá dinheiro, agora a Sun está investindo pesado no JavaFX porque não teve capacidade ainda para fazer clients descente, até o Swing já falou lá que está congelado, o futuro é incerto.

Não subestime a capacidade dos outros, se você acha bom fazer no braço todas as interfaces gui, você é um gênio.

M

"

V

Não é preciso ser tão gênio assim. No geral não há muito segredo. É verdade que é uma tarefa bem chata e maçante que produz um código bem longo e repetitivo, mas esse código não tem complexidade, então não é uma coisa lá de outro mundo não.
E sim, eu já fiz isso várias vezes.

K

Devo ter colocado mal meu post com as imagens de um papercraft que estou a montar.
Eu também precisava saber se tal papercraft me avaliaria bem ou mal, bem como se poderia indicar esforço, dedicação e algumas outras capacidades.
Estou vendo se tiro certificações também como forma de tentar incrementar um suposto valor que eu teria perante o mercado, visto que estou prestes a completar 3 anos como desenvolvedor Java.

Inté.

K

Até agora não entendi o motivo de tanto nervosismo e apelação. :?:
Em nenhum momento eu disse que fazia GUI na mão ou deixava de fazer. Aliás, se você pesquisar no fórum vai ver que não tenho nada contra fazer interfaces visuais na mão. O que vale é a produtividade, seja programando no código ou na interface. Cada desenvolvedor tem sua opinião, tá cheio de posts no GUJ sobre isso, basta você dar uma pesquisada. [/quote]

Mais uma vez, você subestima as ferramentas alheias, posso fazer multicamadas com Delphi sem problemas, e escrevendo código sem telas, isso já existe há muito tempo, só que a maioria não usa, não usa porque tem preguiça ou porque é ignorante e se bitolou só em fazer telas e escrever sistemas de duas camadas, mas é desconhecimento de causa de quem fala que a ferramenta é para coisas simples.

V

knowledgebr:
knowledgebr:

Não subestime a capacidade dos outros, se você acha bom fazer no braço todas as interfaces gui, você é um gênio.

Até agora não entendi o motivo de tanto nervosismo e apelação. :?:
Em nenhum momento eu disse que fazia GUI na mão ou deixava de fazer. Aliás, se você pesquisar no fórum vai ver que não tenho nada contra fazer interfaces visuais na mão. O que vale é a produtividade, seja programando no código ou na interface. Cada desenvolvedor tem sua opinião, tá cheio de posts no GUJ sobre isso, basta você dar uma pesquisada.

Mais uma vez, você subestima as ferramentas alheias, posso fazer multicamadas com Delphi sem problemas, e escrevendo código sem telas, isso já existe há muito tempo, só que a maioria não usa, não usa porque tem preguiça ou porque é ignorante e se bitolou só em fazer telas e escrever sistemas de duas camadas, mas é desconhecimento de causa de quem fala que a ferramenta é para coisas simples.

[troll]
Na verdade dá para fazer multicamadas até com o Maker. O porém é que a softwell incentiva programação orientada a estagiotários e estagiotários não manjam porra nenhuma de multicamadas.
[/troll]

M

"

K

marcosalex:
knowledgebr:

Você não pesquisou no GUJ, né? Se tivesse olhado, veria que eu trabalhei 10 anos com Delphi e com multi-camadas. Acredite, ele é muito menos escalável e robusto que o Java. Tente fazer uma aplicação com 2000 acessos simultâneos ao servidor de aplicação com balanceamento de carga e você vai ver qual das linguagens vai ter menos linha de código.

Estou usando RemObjects e posso dizer que é muito rápido e não tenho problemas, e olha que é muito acesso, tanto a interface desktop como web acessam simutaneamente o servidor de aplicações, e detalhe compilei para um server Linux usando freepascal, o mesmo código compila nos dois, só acho que você não se aprofundou mais, por isso pulou o barco, criei a minha próprio framework de acesso a dados, não uso aqueles famigerado dataware que ao invés de facilitar, atrapalha, tanto a aplicação web, como desktop acessam rapidamente os dados em conexões bem fracas de 56kbs, agora se for usar as coisas prontas e mastigadas, esquece.

knowledgebr

L

knowledgebr:
marcosalex:
knowledgebr:

Você não pesquisou no GUJ, né? Se tivesse olhado, veria que eu trabalhei 10 anos com Delphi e com multi-camadas. Acredite, ele é muito menos escalável e robusto que o Java. Tente fazer uma aplicação com 2000 acessos simultâneos ao servidor de aplicação com balanceamento de carga e você vai ver qual das linguagens vai ter menos linha de código.

Estou usando RemObjects e posso dizer que é muito rápido e não tenho problemas, e olha que é muito acesso, tanto a interface desktop como web acessam simutaneamente o servidor de aplicações, e detalhe compilei para um server Linux usando freepascal, o mesmo código compila nos dois, só acho que você não se aprofundou mais, por isso pulou o barco, criei a minha próprio framework de acesso a dados, não uso aqueles famigerado dataware que ao invés de facilitar, atrapalha, tanto a aplicação web, como desktop acessam rapidamente os dados em conexões bem fracas de 56kbs, agora se for usar as coisas prontas e mastigadas, esquece.

knowledgebr

Parabéns!

C

knowledgebr:
marcosalex:
knowledgebr:

knowledgebr

engraçado… caras dotados de capacitação técnica acima da média normalmente são os primeiros a ir contra o xiitismo de plataforma/linguagem … exatamente por conseguir fazer a diferença seja qual for o ambiente que precisar implementar

mas de qq forma …

A

E eu entrei no tópico pensando que tinha a ver com emprego…

C

Meu, acho que entrou uma farpa embaixo da minha unha do pé
:lol:

K

Voltando ao tópico de certificação, ontem aconteceu uma coisa muito triste.

Uma consultoria me ligou para “ALUGAR” minha certificação para um processo de licitação. Ela não queria nem saber se eu tinha disponibilidade para o trabalho, qual era meu valor hora e do que se trava o projeto. Queria apenas que eu me apresentasse ao cliente.

A ética passou longe e isso é o fim da picada … Espero que haja auditoria nessa licitação, pq é palhaçada esse tipo de sacanagem !!

S

Kenobi:

Uma consultoria me ligou para “ALUGAR” minha certificação para um processo de licitação. Ela não queria nem saber se eu tinha disponibilidade para o trabalho, qual era meu valor hora e do que se trava o projeto. Queria apenas que eu me apresentasse ao cliente.

A ética passou longe e isso é o fim da picada … Espero que haja auditoria nessa licitação, pq é palhaçada esse tipo de sacanagem !!

Putz… que ridículo.
Por curiosidade, quanto te ofereceram nisso?

V

Kenobi:

Denuncia ela. Onde há uma picaretagem, há muitas.

L

Juro que até agora não compreendi o que tem haver o nosso péssimo mercado de trabalho com interfaces GUI e muito menos com origamis…

E ainda tem gente que diz que certificação é inutil… :roll:

ta certo que isto é completamente anti-ético por parte da empresa porem…
sera que em um processo licitatorio uma empresa com recursos sem certificações iriam ganhar de uma empresa de recursos com certificações?
agora pergunto sera que certificação é tão inutil assim???

D

Tem consultorias que estão baixando cada vez mais o nivel!

Tem algumas consultorias por aqui que estão contratando sem parar, sendo que estão pagando com um mês de atraso os demais funcionarios, vai saber onde isso vai parar.

K

Schuenemann:
Kenobi:

Putz… que ridículo.
Por curiosidade, quanto te ofereceram nisso?

Cara nem quis ouvir quanto iriam me oferecer, dei um puta esporro na mulher da consultoria, falando que não compactuava com falta de ética, que ainda havia brasileiros com decência e moral .

K

Tem algumas consultorias por aqui que estão contratando sem parar, sendo que estão pagando com um mês de atraso os demais funcionarios, vai saber onde isso vai parar.

O problema é o pessoal não cobrar multas ou pior ainda, ausência das mesmas nos contratos. Uma vez que você cobra a multa por atraso, a brincadeira cessa !!

Se o problema persistir, sugiro que levem o problema ao cliente, ele terá poder de fogo para resolver a situação !

L

Kenobi, essa certificação não é da Sun certo?

Eu não recebi ofertas de alugueis, mas eu já ví neguinho que tem a mesma certificação que eu tirar R$ 800,00 mango por mês só por alugar uma certificação X aí

K

Leozin:
Kenobi, essa certificação não é da Sun certo?

Eu não recebi ofertas de alugueis, mas eu já ví neguinho que tem a mesma certificação que eu tirar R$ 800,00 mango por mês só por alugar uma certificação X aí

Então, nunca tinha ouvido falar nisso …nossa fiquei triste e emputecido, estragou meu dia ontem. Fiquei enojado com esse tipo de empresa, que ganha licitações fraudulentas, paga pouco à nós consultores e não querem arcar com os custos de um profissional. Pq não contratam um certificado se necessitam para uma licitação ? Otimização de custos ? Então ganham e colocam juniores para realizar uma tarefa supostamente com um nivel de complexidade muito maior.

Aceitar esse tipo de oferta ira contra meus princípios éticos e contra nós mesmos …

Só tenho uma palavra - tristeza … só não divulgo o nome da companhia, pq ainda posso sofrer algum processo por difamação, já que não tenho provas.

M

"

L

Se tivesse milhares de dividas para pagar, filhos e familia para sustentar e ganhasse uma miseria duvido que não iria aceitar…

:stuck_out_tongue:

L

Por acaso esta consultoria é uma famosa consultoria multinacional de 3 letrinhas?

kenobi que certificação é ésta que quiseram “ALUGAR” ?

D

Kenobi:
O problema é o pessoal não cobrar multas ou pior ainda, ausência das mesmas nos contratos. Uma vez que você cobra a multa por atraso, a brincadeira cessa !!

Se o problema persistir, sugiro que levem o problema ao cliente, ele terá poder de fogo para resolver a situação !

O problema é que existe a multa no contrato e a consultoria tem recursos CLT, mesmo os CLT estão com atraso de 1 mês.

O cliente já disse que tomaria providências, só que é uma panelinha terrivel lá não acredito em solução por parte do cliente, oq tá parecendo que a consultoria vai falir e tá a maior onda de desespero.

M

"

L

Nossa marcos que filha da putagem que fizeram contigo… Caramba!

Eu também, já tomei no c* por ter sido honesto demais, mas eu não vou deixar de o fazer também porque quero sempre ter a minha consciência limpa.

Mas isso que aconteceu contigo é MUITO revoltante.

D

Também já me dei muito mal por ter sido honesto e querer fazer o bem pra um pessoa que não prestava!

Meu amigo discernimento vem de Deus e é importante, a maioria das pessoas acha que se você negar uma esmola você vai ir pro inferno, uma coisa é dar um pedaço de pão para oq tem fome, outra é dar um real na mão de um viciado!

Eu queria poder ajudar todo mundo a ser feliz, só que primeiro a pessoa tem que se ajudar renunciando as imundicias que temos por ai!

K

Por acaso esta consultoria é uma famosa consultoria multinacional de 3 letrinhas?

kenobi que certificação é ésta que quiseram “ALUGAR” ?

Certificação de Arquiteto da Sun - SCEA.

Criado 26 de maio de 2008
Ultima resposta 13 de nov. de 2008
Respostas 192
Participantes 54