Olá pessoal, venho aqui conversar sobre um tema bem interessante.
Atualmente estamos vivendo num momento onde se fala muito de microserviços, sabemos que é algo extremamente importante mas deve ser usado com muito cuidado, trabalhei durante 3 anos com sistemas monoliticos de pequena e grande complexidade, sistemas de alguns ramos que requerem regras de negócio muito especifica, fiz algumas implementações com microserviços para disponibilizar alguns dados através de APIs.
Hoje não trabalho mais com esses tipos de sistema, mas gosto de idealizar sistemas financeiros, controle de estoque e alguns outros, fico pensando se faço mais desacoplado o possível ( regras de negócio em uma API, cadastros em outra, relatórios em outras,etc).
Isso pode por um lado ser bom ( baixo acoplamento e fácil manutenção pois estão bem separados ‘minha opinião’), por outro lado código e regras espalhadas por todo lado.
Na prática se fala sobre SOLID e outras coisas, mas sei que na prática as coisas acontecem um pouco diferente.
Qual sua visão sobre o desacoplamento de serviços???
Se você fosse criar uma API simples, como exemplo um sistema onde vai ter 3 tipo de cadastro,(cliente,produto,pedidos), você faria os 3 numa mesma API ou faria 3 projetos separados.
Obs:Galera, sou novo nessa área de microserviços e tenho estudado muito, qualquer opinião,sugestão, visão desde que construtiva será muito bem vinda.