Migrar do banco PostgreSQL para o MongoDB

11 respostas
jsfprimefacesjavahibernate
A

Olá

Tenho uma aplicação web em JavaEE + primefaces + hibernate + PostgreSQL.

Estou pensando em mudar o banco de dados para o MongoDB. O que acham? Aconselhável?

Alguém tem um link de conexão - insert - update - delete - select.

Por onde começar?

11 Respostas

J

Existe a necessidade?

A

Dei uma lida sobre o MongoDB dizendo é muito superior aos outros bancos, que esta deixando os os no chinelo.

E estou pra iniciar um sistema grande para medicina e nesse sim o banco vai ser o MongoDB. É o requisito de uma integração futura com outro sistema.

Então pensei em migrar meu sistema que não é tão grande para o MongoDB como estudo também. Ou não migrar e criar um sistema básico com as principais funções como estudo, já me preparando.

R

Você sabe que não existe JOIN no MongoDB ? Sabe que em uma mesma coleção de documentos você pode incluir objetos com estruturas completamente diferentes ?

R

sempre que você ler algo do tipo você tem que perguntar em seguida “por qual critério ?”

A

É verdade, pensei nisso também. Porque tanta vantagem

Em relação a o JOIN e o relacionamento de tabelas, isso realmente me deixa preocupado.

L

MongoDB é um banco NoSQL, baseado em documentos. É outro paradigma (usar essa palavra está certo?). Ele não possui transação nem relacionamentos como conhecemos (uso de JOINs). Geralmente usado para algo específico.

J

Cuidado para não usar isso sem ser apropriado para seu caso, só por ser o assunto “da hora” entre entusiastas que não trabalham em projetos reais.

R

Se isso te causa preocupação, pode ser um indício de que essa não é a ferramenta apropriada para o seu caso. Por exemplo, outra característica do MongoDB é que ele é schemaless. Ou seja, em uma mesma coleção de documentos você pode incluir documentos com estruturas completamente diferentes. Sendo assim, a minha sugestão é: entenda direito para que serve um banco de documentos, tente entender a mudança de paradigma e avalie se a mudança é realmente necessária. Mudar por mudar é um tiro no pé.

A

Valeu…

Mas de qualquer forma vou ter que estudar ele… porque por esses 30 dias que segue devo iniciar o projeto que tem como requisito esse banco.

A

Bom dia

Nesse link https://www.tutorialspoint.com/mongodb/mongodb_relationships.htm

Esta falando que o banco MongoDB pode ter modelagem de dados e relacionamento de coleções.

Um tutorial bacana

P

De fato não é schemaless, quem vai ler do banco (sua aplicação) espera alguma estrutura.

Mas como foi falado, são “paradigmas” diferentes. No sentido que uma tecnologia é usada mais em sistemas internos corporativos e a outra em web startups.

Criado 28 de março de 2018
Ultima resposta 29 de mar. de 2018
Respostas 11
Participantes 5