Olá
Tenho uma aplicação web em JavaEE + primefaces + hibernate + PostgreSQL.
Estou pensando em mudar o banco de dados para o MongoDB. O que acham? Aconselhável?
Alguém tem um link de conexão - insert - update - delete - select.
Por onde começar?
Olá
Tenho uma aplicação web em JavaEE + primefaces + hibernate + PostgreSQL.
Estou pensando em mudar o banco de dados para o MongoDB. O que acham? Aconselhável?
Alguém tem um link de conexão - insert - update - delete - select.
Por onde começar?
Existe a necessidade?
Dei uma lida sobre o MongoDB dizendo é muito superior aos outros bancos, que esta deixando os os no chinelo.
E estou pra iniciar um sistema grande para medicina e nesse sim o banco vai ser o MongoDB. É o requisito de uma integração futura com outro sistema.
Então pensei em migrar meu sistema que não é tão grande para o MongoDB como estudo também. Ou não migrar e criar um sistema básico com as principais funções como estudo, já me preparando.
Você sabe que não existe JOIN no MongoDB ? Sabe que em uma mesma coleção de documentos você pode incluir objetos com estruturas completamente diferentes ?
sempre que você ler algo do tipo você tem que perguntar em seguida “por qual critério ?”
É verdade, pensei nisso também. Porque tanta vantagem
Em relação a o JOIN e o relacionamento de tabelas, isso realmente me deixa preocupado.
MongoDB é um banco NoSQL, baseado em documentos. É outro paradigma (usar essa palavra está certo?). Ele não possui transação nem relacionamentos como conhecemos (uso de JOINs). Geralmente usado para algo específico.
Cuidado para não usar isso sem ser apropriado para seu caso, só por ser o assunto “da hora” entre entusiastas que não trabalham em projetos reais.
Se isso te causa preocupação, pode ser um indício de que essa não é a ferramenta apropriada para o seu caso. Por exemplo, outra característica do MongoDB é que ele é schemaless. Ou seja, em uma mesma coleção de documentos você pode incluir documentos com estruturas completamente diferentes. Sendo assim, a minha sugestão é: entenda direito para que serve um banco de documentos, tente entender a mudança de paradigma e avalie se a mudança é realmente necessária. Mudar por mudar é um tiro no pé.
Valeu…
Mas de qualquer forma vou ter que estudar ele… porque por esses 30 dias que segue devo iniciar o projeto que tem como requisito esse banco.
Bom dia
Nesse link https://www.tutorialspoint.com/mongodb/mongodb_relationships.htm
Esta falando que o banco MongoDB pode ter modelagem de dados e relacionamento de coleções.
Um tutorial bacana
De fato não é schemaless, quem vai ler do banco (sua aplicação) espera alguma estrutura.
Mas como foi falado, são “paradigmas” diferentes. No sentido que uma tecnologia é usada mais em sistemas internos corporativos e a outra em web startups.