Modelagem de interface com o usuario

12 respostas
P

pessoal,

quero fazer uma modelagem de interface com o usuario. Que tipo de diagrama eu devo utilizar para isso ? :roll:

12 Respostas

M

É necessário utilizar um conjunto de connstrutores UML para obter um bom resultado na modelagem de UI. Creio que a melhor forma de se começar a modelagem é identificar como o usuário interage com o sistema através de um diagrama de casos de uso e consequentemente a identificação dos requisitos funcionais do sistema.
Crie um modelo de domínio com um diagrama de classes e represente como e quando as informações são acessadas pelo usuário com um diagrama de atividades.
Nesse nível você ja vai poder saber quantos são e quais sãos os tipos de componentes a serem utilizados na UI. O próximo passo é descobrir quais sãos as operações que esses componentes devem possuir para isso, use um diagrama de sequencia de menssagens.

Infelizmente a linaguagem UML não tem nenhuma notação que descreva bem a estrutura de interfaces abstratas então é interessante neste caso, estudar como os objetos estão espalhados no modelo, com essa visão será possível indenticar e isolar características comuns entre o objetos , use notações como &lt<boundary>&gt, &lt<controller>&gt &lt<entity>&gt.

Ha mais algumas coizas a se fazer como especializar as classes abstratas e identificar eventos sincronos e assíncronos recomendo o livro :

D. Collins. Designing Object-Oriented User Interfaces. Benjamin/Cummings, Redwood
City, CA, 1995.

Do mais é isso ae, se o prazo estiver meio suícida parta para o :
PAPEL DE PÃO + RABISCOS de tela !! hehehehe :lol: :lol: :lol:

Espero ter ajudado.

Um Abraço

MaroSan

S

Gostei dessa parte. No fundo, se eu precisar modelar uma interface eu só preciso rabiscar ela em algum lugar. Se o tempo estiver folgado, eu posso brincar de escrever dezenas de diagramas abstratos, com nomes complicados e conceitos mais ainda… Legal :wink:

K

Desenvolvi um prototipador de interfaces.

Se ainda estiver precisando, disponibilizo!

:idea:

B

kaabah:
Desenvolvi um prototipador de interfaces.

Se ainda estiver precisando, disponibilizo!

Se vc puder disponibilizar para agente dar uma olhada seria uma boa!

K

Será que pode anexar aqui nessa thread mesmo?!

é 1.45MB! Bem pequeno… :idea:

G

creio que sim kaabah

I

Dá para anexar, o limite são 2MB.

K
vou ver se coloco em minha página... depois passo!

vou ver se coloco em minha página… depois passo!

I

kabaah, foi mal, mas só agora que eu descobri que para os moderadores são 2048 e para os users normais são 512KB. Se for o caso, posta segmentado em 3 partes aqui mesmo.
Esse prototipador parece interessante!

C

K

Olá pessoal… Enfim saiu o PROFACE… hehehehe…

Estou colocando o comentário sobre prototipação de interfaces que meu orientador fez no blog dele.

Lá está também o link para poderem baixar o PROFACE… Essa versão final ficou muito legal, tem texto informativo sobre prototipação e interfaces, tem um help super completo… Enfim…

http://www.dpi.ufv.br/downloads/Proface/ (Download)

Porém o projeto está em constante evolução… críticas sugestões são sempre bem vindas… elas podem ser enviadas para os e-mails que estão no Menu Ajuda -> Sobre o Proface…

Em breve abriremos um projeto no sourceforge para colocá-lo lá…

Lembrando também que ele já está sendo empregado em algumas empresas de Viçosa-MG.

Espero que gostem e que seja util…

P

Existe uma ferramenta para medelagem de tarefas para interface com o usuario (ITAOS) , como tambem um otimo material sobre o assunto o qual foi uma dissertacao de Mestrado na UFCG chamado de MEDITE - Uma Metodologia Orientada a Modelos para a Concepção de Interfaces Ergonômicas. De uma olhada que vc vai gostar.

www.dsc.ufcg.edu.br/~itaos
www.dee.ufcg.edu.br/~claudia/curriculu_es.html

Criado 16 de dezembro de 2006
Ultima resposta 4 de mai. de 2007
Respostas 12
Participantes 9