Modelo dd banco de uma Companhia Aérea

3 respostas
S

Pessoal, alguém tem uma noção de como esteja organizado um banco de dados de uma companhia aérea ? tabelas e relacionamentos tal…
Preciso só de uma ideia para começar a fazer um trabalho, pois não tenho noção de como esta organizado as informações. Cada aeroporto possui sua base de dados ? Cada companhia possui sua base de dados ? como funciona a troca de informações entre aeroporto e a companhia ? Enfim, queria uma noção legal.
Não sei se estou no fórum correto mais alguém pode me ajudar ?
Um abraço!!

3 Respostas

G

Olá!
Eu nunca fiz um banco assim, mas acho que poderia ser por este caminho:

• Um aeroporto possui uma ou várias linhas aéreas
  • Uma linha aérea possui 1 ou mais aviões.
  • Um avião possui um piloto, mas um piloto pode pilotar(estar escalado) para outros aviões.
  • Um avião possui um ou vários passageiros mas um passageiro só pode estar em um avião.
  • Um avião possui um co-piloto, mas ele pode ser escalado para outros aviões.
    Acho que com isso vc já pode começar, nesses exemplos que dei vc possui relacionamentos e pode anotá-los nas suas classes bean (modelo) com:
    @OneToMany
    @ManyToOne
    @OneToOne
    Se for usar Hibernate esse seria um começo pra vc anotar suas classes.
    Abraço!
P

Acho que primeiro você terá que levantar os requisitos, o sistema irá fazer o que? que informações serão armazenadas no sistema?
Será um cadastro de usuários da companhia? Um cadastro de vôos? Cadastro de escalas?

Primeiro deve-se entender o domínio, sugiro fazer um diagrama de domínio, para entender seu domínio, e depois pensar no diagrama de dados.

G

ps.vale:
Acho que primeiro você terá que levantar os requisitos, o sistema irá fazer o que? que informações serão armazenadas no sistema?
Será um cadastro de usuários da companhia? Um cadastro de vôos? Cadastro de escalas?

Primeiro deve-se entender o domínio, sugiro fazer um diagrama de domínio, para entender seu domínio, e depois pensar no diagrama de dados.

Concordo com a colega acima.

Você precisa entender que nem todas as empresas, embora façam o mesmo tipo de serviço, possuem o mesmo sistema, a mesma arquitetura, etc…

Ou seja…o Itaú não tem um sistema igual ao do Bradesco, assim como a Gol não tem nada haver com a TAM.

Por isso a sua pergunta não faz muito sentindo.

Criado 10 de agosto de 2010
Ultima resposta 11 de ago. de 2010
Respostas 3
Participantes 4