Vale a pena dar uma lida na nova edição da revista Mundo Java, que traz na sua reportagem de capa alguns frameworks nacionais, 3 deles de membros aqui do GUJ.
Mentawai
SwingBean
VRaptor
JSenna
[color=“red”]Corrigindo: Vai estar a venda em RJ e SP a partir do dia 12/01 !!![/color]
Acabei de receber pelo correio, dei apena suma folheada, parece muito bom, rs
P
poiati
Posso estar sendo meio inconveniente, não é sobre a mundo java, eu assino a Java Magazine mais faz mais de um mes que não chega nenhuma ediçao aqui, a ultima foi a do Struts 2, edição 41.
Gostaria de saber se depois dessa não lançaram mais nenhuma mesmo.
Alguem ai assina ?
A
afdestro
pra min tbm não chegou mais nenhuma depois do strtus2
;/
G
gilliard_santos
essa de Struts2 nao foi de dezembro? a de janeiro deve estar chegando… é que o povo da revista deve ter dado uma parada pras festas de final de ano que nem todo mundo :lol:
F
fmeyer
Boaglio, que cara de pastor 'e essa ?
B
boaglio
Pastor? Até q vc foi legal…
Aqui no trabalho já me chamaram de defunto! :lol:
D
Diogo_Cabral
Ficou faltando o genesis.
W
WilliamSilva
[b]fmeyer wrote:
Boaglio, que cara de pastor 'e essa ?
[/b] O pior é que essa foto eu ja ví desde a primeira publicação dele em revista deve ter sido lá pelo ano 2003- SQL Magazine, o cara não envelhece deve ser “BOTOX”…??? :roll:
R
renatosilva
Que sem graça William!
W
WilliamSilva
Olá,
Que sem graça William!
Acho que não entendi…
P
Paulo_Silveira
Tentamos. Michael nao teve tempo, infelizmente.
W
WilliamSilva
Posso estar sendo meio inconveniente, não é sobre a mundo java, eu assino a Java Magazine mais faz mais de um mes que não chega nenhuma ediçao aqui, a ultima foi a do Struts 2, edição 41.
Se vc. analizar a java Magazine 41 saiu no mes de Novembro, isto é eles estão quase dois meses atrasados.ok…
R
renatosilva
Mas a MJ é bimestral…
Pô, só ficou faltando a capa verde e amarela né!
O
otaviofcs
Bem bacana. São frameworks super interessantes. Deve valer a leitura…
F
furutani
Adorei a materia do RodrigoY sobre Design Patterns.
Parabéns.
A
Alexandre_Ferreira1
poiati:
Alguem ai assina ?
Aqui também!
T
toninho
Quem leu, o que acharam da matéria: Conhecendo JSF e Facelets?
Estou só esperando disponibilizarem no site da revista Mundo Java para eu pedir a minha.
1
1112
poiati:
Alguem ai assina ?
A 42 chegou em casa ontem.
W
WilliamSilva
Pode citar as matérias pra gente ter uma idéia…???
L
Luiz_Aguiar
Tbm to gostando bastante das matérias do Rodrigo na MJ.
PS: Só não gostei de um monte de homem feio na capa da revista hehehe
J
jeancv
Vale a pena comprar/assinar a MJ? Como são as matérias, é tipo tutorial ou só fala um monte de bla bla bla sobre o porque da tecnologia, como a INFO faz?
M
maquiavelbona
Felizmente, a MundoJava e a Java Magazine são duas revistas de qualidade.
Estou esperando minha MJ chegar em casa.
L
Luiz_Aguiar
Recomendo vc comprar uma edição e fazer sua avaliação, é a melhor maneira
M
marciobarroso
Eu assino a Mundo Java e a Java Magazine, e as 2 chegaram ontem … parece até brincadeira … Estou gostando mto das matérias … mas tenho ainda mto coisa prá ler …
[]'s
O
otaviofcs
Gosto muito de ambas e compro ambas toda edição (sem puxar saco). Tenho a impressão (e impressão não é análise estatística), a MJ tende mais a se concentrar em menos matérias e ir mais a fundo enquanto a JM possui mais matérias e mais notícias sem necessariamente ir tão a fundo. O importante é que sempre dá pra ver a evolução do Java (e haja evolução!!!) em ambas.
abraços,
otávio
A
amilhoranza
Simplesmente show de bola as matérias sobre os frameworks, o pessoal está de parabéns!!!
S
shison
Opa,
ainda não conheço a publicação, mas acho que pegar uma pra conferir.
até.
V
vinicius-serpa
Alguém já usa algum desses frameworks? Valem realmente a pena em se tratando de produtividade? Será que “bate” Ruby on Rails?
F
fmeyer
cada macaco no seu galho
A
amilhoranza
Eu utilizo diariamente o mentawai, realmente posso afirmar que o ganho de produtividade é imenso !
P
poiati
Oque que tem a ver Ruby on Rails ?!?!
Nem todos esses famerworks são p/ web.
G
gilliard_santos
Se você procura algo como Ruby on Rails você pode gostar do Groovy on Rails (Grails). Como eu nã conheço Ruby, nem Ruby on Rails, então não posso dizer com tanta propriedade, mas pelo que vi, tudo que o RoR faz o Grails faz também, e com a vantagem de ser Java ou seja, você usa tudo que já tem, como seus sistemas, Hibernate, Spring…
G
gilliard_santos
Apesar deu trabalhar o tempo todo com JSF, quero dar uma boa olhada no Mentawai e no VRaptor2, sempre simpatizei com eles e parecem bem legais. Só que até agora nada da revista por aqui
V
vinicius-serpa
Acho que não coloquei adequandamente, me refiro exatamento ao VRaptor e JSenna (web), e a pergunta se dirige a quem conhece o RoR e alguns desses frameworks JAVA. Eu não conheço RoR mas ouço falar muito, taí o motivo da curiosidade.
V
vinicius-serpa
Groovy, boa Gilliard, vou dar uma olhada nisso, valeu!
S
saoj
Acho que não coloquei adequandamente, me refiro exatamento ao VRaptor e JSenna (web), e a pergunta se dirige a quem conhece o RoR e alguns desses frameworks JAVA. Eu não conheço RoR mas ouço falar muito, taí o motivo da curiosidade.
RoR é outro mundo, totalmente diferente. É complicado fazer qualquer tipo de comparação, pois é como comparar maçã com banana. Ok, ambos fazem a mesma coisa, aplicativos web, mas de maneira totalmente diferente e com linguagens totalmente diferentes.
Dá uma olhada no RoR e decida por si próprio, visto que essa decisão é muito subjetiva. Eu já olhei e não me senti confortável, pois estou acostumado com a imensa variedade, confiabilidade, suporte, aplicativos, projetos open-source, documentaçao, comunidade e estabilidade que o Java te dá.
V
vinicius-serpa
RoR é outro mundo, totalmente diferente. É complicado fazer qualquer tipo de comparação, pois é como comparar maçã com banana. Ok, ambos fazem a mesma coisa, aplicativos web, mas de maneira totalmente diferente e com linguagens totalmente diferentes.
Dá uma olhada no RoR e decida por si próprio, visto que essa decisão é muito subjetiva. Eu já olhei e não me senti confortável, pois estou acostumado com a imensa variedade, confiabilidade, suporte, aplicativos, projetos open-source, documentaçao, comunidade e estabilidade que o Java te dá.
Maça e banana pertencem à classe Fruta, portanto possuem propriedades semelhantes, que podem ser comparadas :D… brincadeiras à parte, eu já entendi. Estou iniciando em JAVA e só queria breve explanação em relação ao RoR pra poder me “localizar”, valeu.
M
maquiavelbona
vinicius-serpa:
Maça e banana pertencem à classe Fruta, portanto possuem propriedades semelhantes, que podem ser comparadas :D… brincadeiras à parte, eu já entendi. Estou iniciando em JAVA e só queria breve explanação em relação ao RoR pra poder me “localizar”, valeu.
Só podem ser comparadas se implementarem a interface Comparable, aí você implementa o seu método Fruta1.compareTo(Fruta2) e retorna o que quiser depois da comparação.
Então teste e boa sorte.
M
mister_m
Tentamos. Michael nao teve tempo, infelizmente.
Pois é, foi meio em cima pra data limite de publicação e o tamanho desejado era meio extenso. Pretendemos publicar um artigo em breve, no entanto, provavelmente quando a versão 3.0 final estiver saindo.
M
maquiavelbona
A minha ainda não chegou…
C
cv1
…que o Ruby on Rails tambem te da, mas - e, como vc mesmo disse - eh diferente.
A
Alexandre_Ferreira1
Chegou hoje a web-mobile, sql-magazine e nada da java magazine…
q saco!
chego java magazine para alguem?
G
Guerr
O SwingBean é o único framework da revista voltado para aplicações desktop. Posso te garantir que os projetos que o utilizaram tiveram um ganho bem grande em produtividade. Vale a pena dar uma olhada!
Gostaria de parabenizar todos os outros autores (pelos artigos e pelos frameworks) pois a edição ficou show de bola!!! Parabéns também a MundoJava por valorizar a “gente da gente”!!!
I
ItaloAG
Quando vi a capa fiquei chateado, faltou o genesis… Achei a matéria sobre o VRaptor ficou excelente…
B
boaglio
É verdade, e isso sem falar de várias features do Mentawai que faltaram e com certeza dos outros frameworks também.
Temos material para mais uma edição como essa com certeza!
S
shison
Opa, comprei a revista pra conferir, ainda estou no começo mas acho que valeu a pena.
Só não gostei muito de um certo texto em branco em destaque sobre um fundo abóbora que ficou meio ruim de ler =)
Mas a equipe está de parabéns.
G
Guilherme_Silveira
Ficou legal a edição?
Sei que a foto ficou ruim, mas até mesmo Photoshop tem limite.
Sobre o RoR e similares para java, não existe nada com a mesma simplicidade, agilidade de desenvolvimento e conjunto de ferramentas. Existem variações mais complexas com diversas ferramentas (spring por exemplo) ou outras também simples (Nanoweb nanowar) mas sem tantas ferramentas.
Como todos comentaram, é outro mundo, um mundo novo que vale a pena conhecer.
abraço
Guilherme
G
Guerr
Concordo plenamente com você!!!
F
Fabio_Kung
Põe ruim nisso hein!
G
Guilherme_Silveira
Põe ruim nisso hein! :P
Eu gosto daquela de Pulheim mas todo mundo fala que eu só tenho aquela.
B
bgbraga
Aproveitando o tópico sobre frameworks brazucas, o J2EE Spider que também é brazuca agora suporta Mentawai e Spring-Annotations que são brazucas.
Acho que saindo do tema framework, dava pra fazer 2 revistas só com projetos Java brazucas fácil =)
E são projetos muito bons.
R
Ratao
Percorri 50 minutos o centro da cidade para achar a revista. Todas as bancas disseram que so recebem 1 exemplar cada. Isso que dá morar no interior.
Mas bom… Ainda vou debulhar ela todinha.
Passei para dar os parabéns a todos os Brazucas participantes. Excelente trabalho.
abraço!
A
Alexandre_Ferreira1
O artigo sobre o Mentawai ficou muito claro e objetivo! Realmente é muito fácil desenvolver com ele! Parabéns a todos!
Eu uso o Mentawai profissionalmente, a empresa( www.divulgacao.com.br ) que eu trabalho adotou o Mentawai.
Estamos satisfeito com a produtividade que ganhamos e o prazer no trabalho voltou, struts anti-prazeroso.
Outra fator muito bom no Menta é seu forum , pois as dicas, sugestões, criticas e etc sao avaliadas pelos seus desenvolvedores , que na maior parte do tempo ficam (online) no forum.
Ou seja, voce tem um contato “direto” com os caras, que sempre analisam e lanca alguns betas com as mudancas antes da versao final.
O Menta realmente esta muito maduro, hoje temos alguns clientes usando mentawai e estamos trocando o que era “nao-mentawai” para o mentawai.
Esta ai um convite ao pessoal: Visite o site e o forum.
No inicio, pensei mas um FW para aprender que bosta!
Mas quando vi na parte de downloads um PACOTAO de exemplos. Imaginei, esse facilitou … rs!
experiMENTA by VELO!
[]'s
O
otaviofcs
Terminei de ler (andei viajando e achar a revista em MT foi impossível, só consegui em DF).
Achei também que o texto do VRaptor ficou show. Bem escrito mesmo. Acho até que vale abrir um tópico sobre a comparação dele com o Mentawai. Acho o Mentawai mais legal em termos de features (I18n inclusive), mas o VRaptor usando a configuração por convenção é beeeemm legal. Facilita a sua organização. Parabéns pelos artigos
R
Rubem_Azenha
Não conta conta pra ninguém, mas o Mentawai possui configuração por convenção, só esta sendo finalizada a documentação
G
Guilherme_Silveira
otaviofcs:
Terminei de ler (andei viajando e achar a revista em MT foi impossível, só consegui em DF).
Achei também que o texto do VRaptor ficou show. Bem escrito mesmo. Acho até que vale abrir um tópico sobre a comparação dele com o Mentawai. Acho o Mentawai mais legal em termos de features (I18n inclusive), mas o VRaptor usando a configuração por convenção é beeeemm legal. Facilita a sua organização. Parabéns pelos artigos
Que bom que tenha gostado. Sugerimos o uso do fmt:message para internacionalização, que já vem configurado com o projeto em branco.
Abraço
Guilherme
O
otaviofcs
bem legal, vou aproveitar e dar uma olhada mais a fundo nos 2 frameworks…
F
Fabio_Kung
olha que eu conto o que você me disse no justjava hein?
G
Guilherme_Silveira
olha que eu conto o que você me disse no justjava hein? :P
Também quero saber o segredo.
B
boaglio
olha que eu conto o que você me disse no justjava hein? :P
E um outro mais complexo e mais flexível que o Rubem fez do qual eu não sei ainda como funciona. Só sei que fica dentro de org.mentawai.coc.
É claro que ambos são opcionais.
CoC para view é um tópico meio polêmico. Eu acredito fortemente que CoC para view não faz qualquer sentido para um projeto grande/sério. Para HelloWorld e projetos-exemplos pode fazer sentido.
Num projeto grande vc terá tres problemas:
Muitas actions levarão para a mesma página, o que por si só já vai matar boa parte do CoC.
Geralmente um site grande é dividido por sessões, o que não tem nada haver com as actions em si.
Tenho certeza que o designer ia ficar bastante chateado com a imposição de uma convenção de nomenclatura para as páginas.
A primeira opçao de CoC do Mentawai segue o mesmo esquema do VRaptor para CoC:
/NomeDaAction/resultado.jsp
É meio complicado pensar numa outra convenção que não seja essa.
NomeDaAction.resultado.jsp seria muito ruim pois todas as páginas ficariam no mesmo diretório.
/NomeDaAction/resultado.jsp tb não é muito bom pelos três motivos que eu falei acima.
Minha opinião pessoal quanto a isso, e no final das contas cairemos no campo do gosto pessoal, é que CoC não é muito viável para um projeto grande, com um número alto de páginas e actions que vão te levar para a mesma página.
Vai ter tanta exceção a regra que no final das contas terá sido melhor configurar o nome das páginas na mão e ter total liberdade para fazer a coisa do jeito que o seu designer preferir.
R
Rubem_Azenha
Guiherme e Fabio, não vamos transformar o post numa guerra de frameworks Menta X VRaptor . Até agora não ouve nada assim no GUJ e não vejo vantagem alguma nisso.
Mas nós discutimos o uso de convenções beeeeeeem antes de eu conhecer o VRaptor
Fiz uma versão dela na versão 1.1 ou 1.2 do menta, a muito tempo, até postei no GUJ mas não houve muito interesse de comunidade na época. Agora temos uma comunidade mais madura, mais pessoas participando e mais recursos no framework como os Push Filters.
Eu me referia ao pacote org.mentawai.coc, recem adicionado e com features não implementadas. O que o Sérgio fez ele pode dar mais detalhes.
F
Fabio_Kung
eeeeeita calma calma…
Longe de mim querer alguma guerra. Acho isso a maior besteira. Temos mais é que cooperar mesmo!
O comentário foi apenas uma brincadeira com o Rubem! Notem o no fim da mensagem.
Além do mais, o que o Rubem me disse no justjava não tem NADA a ver com o que vocês estão achando aí pra cima…
G
Guilherme_Silveira
Fala Boaglio blz?
No nosso caso, quando colocamos a ideia de convencao no vraptor, a maior parte foi roubada de algumas coisas que vi no rails.
No nosso caso, tudo veio de algum lugar
Taí a nossa fonte