MVN Repository

3 respostas Resolvido
mavenprogramaçãojava
G

Galera gostaria de saber como utilizar o mvn repository pois estou fazendo uma aplicação em java usando o javaFX, estou utilizando a biblioteca jaspersoft ireport para gerar relatórios e nessa biblioteca tem muitas dependências e eu tava vendo que utilizando o mvn não precisa ter todas as bibliotecas só uma linha de comando(se eu não me engano ele gerar um arquivo chamado pom.xml na raiz do projeto e isso faz o download) e ele faz o download de todas as dependências assim que o programa é compilado, porém não achei nenhum vídeo explicando como utilizar em java usando o javafx, alguém pode me ajudar?

Aqui em baixo está um print do que estava falando para poder conseguir gerar relatórios preciso ter todas as biblioteca.jar no meu programa e isso pesa muito.

3 Respostas

J

Primeiro, é bom colocar em evidência que independente de qualquer coisa, você sempre vai ter que ter todos o jars que a sua aplicação usa. O maven só vai te ajudar a padronizar e buscar essas libs.

Na verdade, depois que você já fez todo esse trabalho, eu acho que o maven não vai te ajudar tanto.

De qualquer forma, no site do maven, já tem bastante material pra aprender a usar. O uso é basicamente:

• criar sua aplicação, ou se já existir, criar o arquivo pom.xml, com as configurações necessárias, se for criar é bom pesquisar os archetypes, que são basicamente projetos pré-prontos, com boa parte das dependências e plugins já configurados;
  • adicionar ao pom.xml as bibliotecas que você precisa como dependências, pra achar essas libs, você busca no repositório do maven;
  • adicionar os plugins necessários pra gerar sua aplicação, no seu caso provavelmente serão os: maven-jar-plugin e maven-dependency-plugin.
F

Eu recomendo que use o Gradle.

G
Solucao aceita

valeu man estou usando o intellij idea, agora e conseguir utilizar de boa nele.

Criado 1 de abril de 2019
Ultima resposta 4 de abr. de 2019
Respostas 3
Participantes 3