Netbeans com iReport

7 respostas
T

Pessoal, já procurei, já li vários tutoriais, mas não consegui fazer funcionar o iReport com o Netbeans. Já vi em alguns sites para eu usar o iReport no Netbeans eu preciso acrescentar:

import net.sf.jasperreports.engine;

outos falam pra eu importar:

import dori.jasper.engine;

Independente de qual eu importar, o NetBeans me dá o erro que não encontra o package.
O que eu devo fazer pra resolver isso pra eu tentar usar o iReport junto com o netBeans?
Já me falaram pra eu adicionar na biblioteca do Netbeans a pasta do iReport\lib. Como faço isso no NetBeans? Devo copiar todos os arquivos .jar da pasta iReport\lib para a pasta jdk1.6.0_02\lib?

Valeu

7 Respostas

F

Olá

Nas versões mais recente você tem importar

A outra só nas versões muitas velhas.

T

Obrigado furutani.
Mas mesmo assim ele diz que não encontra o pacote. Como faço para parar de dar esse erro e o NetBeans encontrar o pacote?

T

Spool eu fiz o seguinte. Eu colocquei o seguinte no ClassPath nas Variaveis de ambiente do Windows.

e no Path

Preciso fazer mais alguma coisa?
Se estiver certo isso que eu fiz, como eu importo isso no NetBeans, visto que o

não encontra o pacote?
Valeu

T

tenta adicionar os jar(s)(na biblioteca do projeto)

commos-beanutils, commos-collection, commos-digester, commos-logging, commos-logging-api, itext e jasperreports.

até mais.

S

Por acaso voce já adicionou as bibliotecas requeridas para isso?

<Comentário-Extra>
Caso deseje saber como importar bibliotecas no NetBeans, de uma pesquisada no fórum aqui do GUJ mesmo.
Tem muitos tópicos que abordam esse tema.
</Comentário-Extra>

Até!

S

Novamente:

Voce já adicionou as bibliotecas do JasperReport no ClassPath?

Até!

S

O NetBeans utiliza o seu próprio CLASSPATH.

Por isso voce precisa incluir as bibliotecas citadas pelo tiralo no seu projeto do NETBEANS.

Faça o download da biblioteca JasperReports 2.0.2 - General Availability (Recommended) e salve-a em um lugar que se lembre futuramente (por exemplo \user\java\tools\jasperreport (linux) ou c:\java\tools\jasperreport (windows)).

Inicie o NetBeans e na aba Projects clique com o botão direito do mouse sobre o nome do teu projeto.
Selecione o item Properties.

Na janela que se abrirá selecione na lista a esquerda o item Library e na janela ao lado clique sobre o botão Add Library….

Uma nova janela se abrirá, clique no botão Library Manager e depois, na nova janela, sobre o botão New Library.

Defina um nome para a biblioteca, por exemplo JasperReport e clique OK

Procure pelo botão Add JAR/Folder… e clique sobre ele.
Procure pelo caminho onde voce salvou o arquivo JAR que voce fez download clique em Adicionar…, OK e por último, selecione a biblioteca recem criada na lista e clique em Add Library…

Pronto…
A biblioteca JasperReport já faz parte do CLASSPATH do seu projeto!!!

Após fazer isso, tente importar novamente as classes do jasperreport na sua classe e compile.

Até!

Criado 25 de outubro de 2007
Ultima resposta 26 de out. de 2007
Respostas 7
Participantes 4