Quando eu efetuo o design de um JFrame com varios JTextField, JLabels por exemplo, ao executar a mesma, o design fica diferente do design de construção, alguém sabe me dizer onde configuro isso no NetBeans eu sei que tem isso mas não estou achando se alguém puder me ajudar.
Tente ver se não é por causa do tipo de layout do teu JFrame (botão direito do panel - Layout)
Selecione layout nulo (null layout) para testar…
[]'s
M
Marlon_Meneses
você esta falando do LookAndFeel ou do gerenciamento de layout?
S
slashjvc
hehe, tinha me esquecido desse detalhe
M
muekita
hehe, tinha me esquecido desse detalhe
Depoi que vc desenho todo o Layout do Jframe e vc tecla F6, está Frame executada fica diferente do desenhado. Veja se dessa forma ficou mais claro.
Se tiver dúvidas me avisem.
M
muekita
Ninguém para me ajudar ???
L
leo_lvieira
"Tente ver se não é por causa do tipo de layout do teu JFrame (botão direito do panel - Layout)
Selecione layout nulo (null layout) para testar… "
Voce já fez isso? Me parece ser coisa do Layout mesmo…
mude para null defina o tamanho (pode definir por codigo mesmo dai)… dá um this.setSize(50,60) no construtor da classe que extende JFrame ; // muda 50,60 pro tamanho que vc quiser dai… e vai testando
M
muekita
leo_lvieira:
"Tente ver se não é por causa do tipo de layout do teu JFrame (botão direito do panel - Layout)
Selecione layout nulo (null layout) para testar… "
Voce já fez isso? Me parece ser coisa do Layout mesmo…
mude para null defina o tamanho (pode definir por codigo mesmo dai)… dá um this.setSize(50,60) no construtor da classe que extende JFrame ; // muda 50,60 pro tamanho que vc quiser dai… e vai testando
Leo,
O problema não é de LayOut, veja a imagem da Tela 1 e 2 e vc vai entender o meu problema. Veja que o Design da tela fica totalmente diferente do executado.
entendi, mas ainda sim acho que tem haver com o layout. Eu acho esse layout Desenho Livre que você está usando muito ruim, esse tipo de coisa acontece bastante…
Faça o teste mude para o layout nulo e faça o que falei do setSize(), e entao os detalhezinhos da posicao de componente visuais você pode arrumar na mao, clicando em cima do componente com o botao direito e mexendo nas propriedades…
Outra coisa que eu aprendi meio que na marra, as vezes é bom aumentar o tamanho do painel um poco… principalmente quando usando o layout Desenho Livre, que ancora os componentes
M
muekita
leo_lvieira:
entendi, mas ainda sim acho que tem haver com o layout. Eu acho esse layout Desenho Livre que você está usando muito ruim, esse tipo de coisa acontece bastante…
Faça o teste mude para o layout nulo e faça o que falei do setSize(), e entao os detalhezinhos da posicao de componente visuais você pode arrumar na mao, clicando em cima do componente com o botao direito e mexendo nas propriedades…
Outra coisa que eu aprendi meio que na marra, as vezes é bom aumentar o tamanho do painel um poco… principalmente quando usando o layout Desenho Livre, que ancora os componentes
Valeu, pelas dicas. Mas acho que vou mudar o esquema, mas mesmo assim fico agradecido.
L
leo_lvieira
disponha
V
ViniGodoy
Usar layout nulo é dar um tiro no pé:
O NullLayout não suporta redimensionamento de janelas;
O NullLayout não é multi-plataforma;
No longo prazo, o NullLayout é mais difícil de escrever.
Não use NullLayout. Não gera código profissional, e não é recomendado pela própria Oracle.
No lugar, aprenda a usar corretamente os gerenciadores de layout, principalmente:
Gerenciadores padrão: BorderLayout, FlowLayout e GridBagLayout
Gerenciadores do Netbeans: GroupLayout (é importante entender seus conceitos, não arrastar objetos de qualquer jeito para tela);
Gerenciadores de terceiros: MigLayout (excelente para quem faz telas na mão).
L
leo_lvieira
concordo, mas para o caso apresentado o null layout iria servir, alem de ser bastante simples. Mudar de desenho livre pra null layout é bem tranquilo…
Mas se for pra uso profissional use os layouts que o amigo falou acima.