Se o NetBeans é tão produtivo, por que é tão pouco usado no mercado de trabalho? Preconceito?
NetBeans no mercado de trabalho
27 Respostas
Sempre foi utilizado por onde passei… Onde não era, acabei usando por ter muita afinidade com ele.
Sempre usei tambem, agora onde estou tu é livre pra escolher, mas a escolha padrao é pelo Netbeans mesmo!
Mas, a opção pelo NetBeans era homologada pelo gestor da área? Você usava um ide diferente dos outros desenvolvedores só por ter mais familiaridade com este ide? Onde ficava a ide homologada pela empresa? Ia esta para o espaço?
Eu particularmente gosto mais do NetBeans, mas eu sempre tive a impressão que o Eclipse é mais usado. Talvez porque ficou a impressão de que ele era mais pesado, da época das versões anteriores, além do Matisse que não era tão legal assim…
Houve época em que o Eclipse liderou geral. No primeiro ano de lançamento, já tinha 69% dos desenvolvedores Java! Nessa época, o Netbeans era uma lástima.
A coisa começou a melhorar quando apareceu o Netbeans 5.5; Apesar de instável, já demonstrava que estava melhorando. No 6.0, a coisa começou a engrenar de vez. E finalmente, na versão 6.5, ele começou a receber o reconhecimento que merece.
Hoje, está na versão 6.7, porém, aqui no Brasil, ainda existe muito preconceito sim. pessoas que usaram o Netbeans na série 4 o criticam ferozmente sem saber das melhorias e dos bons recursos que ele tem. Apesar disso, as últimas pesquisas que vi afirmam que está pau a pau, cada um com quase 50% do mercado.
Eu prefiro Netbeans a Eclipse, apesar de usar os dois. Eclipse sempre me dá dor de cabeça na hora de replicar um ambiente, principalmente se esse ambiente era montado inicialmente no Windows (eu uso Linux). Acho que ele também não gosta de mim.
no geral se ve ainda hoje preconceito nos foruns…
também tem empresas que impoem que sejaq usada determinada ide, na grande maioria das vezes ide de algum parceiro… e na maioria das vezes não é o netbeans…
assim mesmo não acho que ele seja superior (nem inferior) ao seu grande concorrente…
porque eh ruim, simples assim
netbeans eu soh vi ser usado pelo pessoal que tah comecando, especialmente nas faculdades
nas empresas, ou eh eclipse, idea ou o VIM rs
pelo menos eh o q eu estava reparando em SP
porque eh ruim, simples assimnetbeans eu soh vi ser usado pelo pessoal que tah comecando, especialmente nas faculdades
nas empresas, ou eh eclipse, idea ou o VIM rs
pelo menos eh o q eu estava reparando em SP
Leozin, qual foi a última vez que você REALMNETE parou pra usar o netbeans?
Eu, por exemplo, não curto o eclipse. Mas isso não quer dizer que ele seja ruim.
Aqui em SP usam muito eclipse sim, e por puro preconceito. Vejo alguns programadores falando barbaridades da IDE, coisas que já foram sanadas desde a versão 6.0. E desconhecem muitos recursos legais.
Eu uso Netbeans pra PHP, Java, Ruby, RoR… E não me arrependo não. E sou um dos que a usa faz muito tempo.
Porém você está certo numa coisa. A nova geração está adotando. E estão aprendendo uma coisa: se java é multiplataforma, porque tenho de me limitar a apenas uma?
O ruim do eclipse e que tem uma penca de configurações pra fazer algo simples… como por exemplo instalar um tomcat, glasfish, jboss da vida… no netbeans ja vem instalado e pronto pra usar… porem o ruim do netbeans e que é pesado demais…
Agora que você tocou no assunto, comigo acontece uma coisa q não sei se é impressão minha.
No windows o eclipse é mais rápido que no linux.
No linux, o netbeans é mais rápido que no windows.
E com vocês? acontece o mesmo?
Agora que você tocou no assunto, comigo acontece uma coisa q não sei se é impressão minha.No windows o eclipse é mais rápido que no linux.
No linux, o netbeans é mais rápido que no windows.
E com vocês? acontece o mesmo?
Tb tenho a mesma impressão em relação ao sistema operacional, eu uso as duas IDEs e gosto das duas, mas como aonde eu trabalho o padrão é o eclipse acabo usando mais ele.
"
Leozin, qual foi a última vez que você REALMNETE parou pra usar o netbeans?Eu, por exemplo, não curto o eclipse. Mas isso não quer dizer que ele seja ruim.
Aqui em SP usam muito eclipse sim, e por puro preconceito. Vejo alguns programadores falando barbaridades da IDE, coisas que já foram sanadas desde a versão 6.0. E desconhecem muitos recursos legais.
Eu uso Netbeans pra PHP, Java, Ruby, RoR… E não me arrependo não. E sou um dos que a usa faz muito tempo.
Porém você está certo numa coisa. A nova geração está adotando. E estão aprendendo uma coisa: se java é multiplataforma, porque tenho de me limitar a apenas uma?
A ultima vez que usei foi no desenvolvimento de um sistema em Rails. E eu uso o Netbeans em ocasioes bem especificas (como essa), mas eu tenho preferencia pelo Eclipse.
Sobre a tua ultima parte, faz sentido, e eu sigo exatamente a tua ideia: Tanto eh que na faculdade era tudo pelo Netbeans e eu nao curti e fui pro Eclipse
Mas volta e meia uso o netbeans, pois algumas coisas sao interessantes.
Mas isso nao vem ao caso, jah que o assunto do topico eh relacionado ao uso no mercado de trabalho e nao qual eh o melhor ou pior hehe 
eu tenho preferencia no netbeans mas uso o eclipse onde trabalho sem preconceito algum!
considero as duas boas ide’s e claro que cada uma tem suas qualidades e defeitos que já foram citados aqui:
desvantagem
Eclipse - tem que configurar culhonésimas coisas pra fazer algo relativamente simples e básica
NetBeans - precisa de uma boa máquina
vantagem
Eclipse - muito bom para desenvolvimento web
Netbeans - muito bom para desktop e com uma interface mais organizada
essa é a minha opinião
valews
depende onde cada um se sente mais a vontade
eu particularmente prefiro o eclipse
uso o netbeans apenas para a parte visual quando não faço na mão
Não sei quanto a vocês, mas eu acho o debug do Netbeans ridículo perto do eclipse.
Eu gosto muito dos dois. Acho o Eclipse um pouquinho mais rápido que o NetBeans.
Mas eu faço assim, pra não deixar a alma pesarosa:
Programar pra Desktop: NetBeans
Programar pra Web: Eclipse
Agora, o Eclipse pra trabalhar com Hibernate e EJB eu acho muito show.
Aqui no trabalho a gente fica a vontade pra trabalhar com a IDE que a gente quiser. O Chefe não pega no pé não. Ele diz assim:
" -Se você fizer o que eu tô pedindo, isso é o que importa"
Aqui onde trabalho TODOS usamos netbeans! e estamos muito satisfeito!
Já utilizei o debug das duas e não vi diferença alguma…
Eu até uso o netbeans, ele tem algumas coisas matadoras, como suporte a javascript, profiler, matisse…
Mas pra desenvolvimento “de verdade” uso o eclipse, apesar de ser bem bugado.
Considero o eclipse tb muito mais digamos “adulto” q o netbeans.
Mas acho o eclipse parado no tempo, e tem muitos bugs medonhos…
Pra quem debuga, eclipse certo.
Uso o eclipse por um único motivo: ele é mais bonito =)
Como eu não tenho o costume de usar plugins, é indiferente a IDE. Dai fico com o eclipse por causa do SWT. Ele fica mais Windows =D
Ja usei os 2, e na minha opniao netbeans e melhor, em alguns aspectos e pior em outros mas fazendo a balanca fiquei com netbeans, eclipse sei que muita gente n gosta por causa da matisse e tal, mas realmente manipular a matisse e meio complicado no comeco mas e como pratica depois de muita pratica vc pega o jeito!
\o/–NETBEANS 6.7–\o/, aqui todos usarmos netbeans!!
"
Boa pergunta marcos pois tambem nunca vi nenhuma diferenca, se alguem poder falar o q tem de melhor no eclipse solar!
Eu tambem. Na verdade nem lembro qual a diferenca, se alguem puder postar eu ficaria grato.
Comentario inutil: Eu gosto do debugger do rails
acho bem rapido e eficiente 
Depois que você pega o jeitão da “coisa”, qualquer Ide vai, eh que nem cerveja em festa, prefiro aquela, mas se tem tu, vai tu mesmo.
Prefiro o bloco de notas

Brincadeira…
Eclipse ++