NetBeans......Sera Mesmo que vale a pena?

16 respostas
S

Bom Galera estou enviando este tópico , pois usei o netBeans e nao gostei nem um pouco.

1: lerdo demais.
2: ao meu ver deixa o programador vagabundo…pois o netBeans faz tudo…
3: alguns dizem que a produtividade aumenta , eu digo que nao,com eclipse a produtiviadde é a mesma , e ainda voce tem
controle sobre todos componentes (JSF por exemplo).

tem varios outros topicos que eu penso…gostaria que alguem comentasse sobre o assunto…pois cada um tem sua opiniao…

vai que um dia eu mude pra o netBeans…

gostaria de saber tambem de quem usa sempre…oq vcs acham…falow galera…

16 Respostas

B

Eu uso Eclipse. . . :slight_smile:
netBeans nunca utilizei

F

Por uma evolução natural das coisas, preferi agora a ver como tudo é feito por baixo dos panos, optando por uma linguagem como o Java para desenvolvimento e deixando de lado o Delphi e variantes do .Net.

Estou para desenvolver um software crítico e uma coisa que eu não irei precisar, é de código gerado.
Portanto, o eclipse + java foi a minha pedida.

S

eu sou da seguinte opiniao…codigo gerado nao presta…me desculpe…quem usa…mas essa é minha opiniao…

A

Realmente, o startup do Netbeans é bem mais lento que o Eclipse. No entanto, depois do startup o netbeans fica com a mesma velocidade. No meu linux então o Netbeans voa baixo e o startup fica bem mais rapido que no Windows. PS: eu tenho 1 Gb de memória tanto no notebook onde uso windows e o desk onde uso linux

Realmente, mesmo dentro do Netbeans eu prefiro fazer muita coisa “na munheca” e acabo pulando fora das automatizações dele, principalmente quando ele gera uns códigos meio esquisitos.

Silva03:
3: alguns dizem que a produtividade aumenta , eu digo que nao,com eclipse a produtiviadde é a mesma , e ainda voce tem

Você deve estar se referindo ao Visual JSF. Você pode usar JSF padrão dentro do Netbeans e ter controle sobre os componentes também. Eu pessoalmente não sou fã do do visual JSF não…

Agora, falando mais genéricamente, eu gosto muito do Netbeans… Acho ele mais “amigável” que o Eclipse e melhor acabado também. Desde que comecei a usar o Netbeans (na versão 4.0), o Eclipse também melhorou absurdos. No frigir dos ovos, eu acho mesmo é que é muito saudável termos duas IDEs de alta qualidade concorrendo. Em alguns pontos o netbeans elevou a padrão e o Eclipse foi obrigado a seguir. Em outros, o Eclipse levantou o padrão o Netbeans foi obrigado a fazer o mesmo.

S

Galera quero que saibam que nao coloquei este topico para arranjar confusao…ou algo deste tipo…estou querendo saber oq eu realmente,
pessoas de programacao java pensam a respeito , pois eu conheco varias pessoas que aderiram a esta nova geracao de codigo gerado e nao
largam…

Valeu…

S

entao Cara me desculpe, esqueci de falar…eu utilizava…o netbeans…com JSF, e ao meu ver é pessimo…
me desculpe…

eu digo isso pq nao conheco o netBeans…a fundo entende…e gostaria de saber a opiniao de vcs…
dizem que para trabalhar com swing nao tem coisa melhor…

B

Sempre bom saber quais as diferenças entre softwares , neste caso Eclipse vs NetBeans

Mas penso que de facto Netbeans deverá tb ter as suas vantagens, como tb eclipse.

A

Silva03:
entao Cara me desculpe, esqueci de falar…eu utilizava…o netbeans…com JSF, e ao meu ver é pessimo…
me desculpe…

eu digo isso pq nao conheco o netBeans…a fundo entende…e gostaria de saber a opiniao de vcs…
dizem que para trabalhar com swing nao tem coisa melhor…

Então, vc deve ter usado ele com o Visual Web Pack, que eu também não gosto.

Pra Swing é aquilo… é código gerado, mas pra fazer o mesmo trabalho na mão ia dar TANTO trabalho, que é mais jogo usar o Netbeans pra fazer o código, mesmo que não seja o melhor possível. Mesmo assim, eu só uso quando a tela é um pouco mais complexa. Se eu puder resolver a tela com um layout manager sem ralar tanto, eu dou preferência.

M

1: lerdo demais.
2: ao meu ver deixa o programador vagabundo…pois o netBeans faz tudo…

Bom vou dar minha opnião:

Eu gosto do NetBeans, apesar de ser meio lendo comparado ao eclipse. Isso ocorre porque o NetBeans é totalmente desenvolvido em java utilizando da API do Swing, já o eclipse é desenvolvido utilizando o SWT, que utiiliza código nativo do SO. Mas creio que isso não atrapalha muito não.
Sobre deixar o programador lerdo, bom estamos no século XXI, é produtividade é a palavrea do momento. O eclipse automatiza diversas tarefas e isso é bom. Pode ser que ele não gere o melhor código por baixo dos panos, mas evita erros que poderiam ocorrer.

Bom essa é minha opnião…

PS: Eu também gosto do eclipse !!!

Abraços

O

Quando a idéia é produtividade o NetBeans ajuda bastante, mas sinceramente, se alguem quer produtividade sem qualidade que use ASP.NET. :smiley:

A única vantagem do NetBeans fica por conta da criação da camada de apresentação, porque quando se fala na camada de negocio e debug, acho que o Eclipse é unanimidade.

Agora sinceramente, o diferencial de Java sempre foi desempenho, e deixar um monte de código gerado no meio do sistema não ajuda em nada nesta parte.

L

Aqui no trabalho, está sendo mais fácil usar o Netbeans. È mais fácil, pois já vem com todos os “pacotes” prontos e não precisamos ficar reinstalando plugins. Para o perfil da equipe, está funcionando muito bem.
A versão 6.0.1 teve várias melhorias, como por exemplo uma melhora no desempenho.
Por enquanto continuaremos com o Netbeans, mas não vejo problemas em utilizar o Eclipse. Talvez em um novo projeto ele seja testado (eu ainda não testei o Europa).

S

Eu sempre achei o Netbeans uma porcaria, mas essa versão 6 está melhor que o Eclipse, na minha opinião. Pelo menos, para JSE.

R

:smiley: tinha q ser essa figura do Silva para criar um post desse rssss

mas blz, sou mais eclipse rs

C

Uso o NetBeans e gosto, aumenta a produtividade sim ! desde as coisas mais simples como encapsular os atributos de uma classe por exemplo gerando os sets e gets, o código é gerado automaticamente e nem por isso é uma porcaria, é claro que esse é um exemplo extremamente simples mas foi só um exemplo pra mostrar que código gerado não é sinônimo de coisa ruim. Outra coisa, quem é que constrói uma interface swing na unha e acha produtivo ??? acho que ninguém né. Existem funções mais avançadas como a geração de classes de entidades do banco de dados, eu acho muito bom dependendo da aplicação mas quem não gosta não precisa usar, a flexibilidade é que é importante. Quanto ao desempenho o NetBeans 6 melhorou um pouco mas continua lento para abrir, porém depois que abriu é tranquilo, uma máquina com um processador AMD single core 2GHz + 1GB de memória dá conta do recado, acho que esse não é um argumento convincente para criticar a IDE. Quanto ao eclipse não posso dizer realmente nada pois nunca usei, só estou relatando a minha experiência com o NetBeans.

C

Quando comecei a trabalhar com Java, preferia o Eclipse…atualmente, uso o cada vez mais pesado NetBeans, justamente por produtividade.

D

Que isso gente, consigo a mesma produtividade do Eclipse no NetBeans e vice-versa. O que mais me irrita ainda no NetBeans é o editor e alguns detalhes na criação das classes, que falta flexibilidade, inclusive na criação do projeto (mas é frescura minha essa última).
A questão maior é que o pessoal quer pegar o bicho com tudo funcionando, sendo que num é bem assim. Eu num consigo trabalhar bem com JPA usando NetBeans. Nem vou falar como é o Spring pq o NetBeans é piada. O Eclipse tem o plugin do Spring que é visual. Hibernate sem declarações, até chegar onde está o plugin do Hibernate, o NetBeans vara a versão 7.5 (se tiver essa) :smiley: .
Bom, resumindo, onde trabalho, utilizamos as duas. Hora o NetBeans é bom, hora o Eclipse. São gratuitas as duas, devemos ter as duas na máquina trabalhando em conjunto.

Criado 23 de março de 2008
Ultima resposta 25 de mar. de 2008
Respostas 16
Participantes 12