Realmente, o startup do Netbeans é bem mais lento que o Eclipse. No entanto, depois do startup o netbeans fica com a mesma velocidade. No meu linux então o Netbeans voa baixo e o startup fica bem mais rapido que no Windows. PS: eu tenho 1 Gb de memória tanto no notebook onde uso windows e o desk onde uso linux
Realmente, mesmo dentro do Netbeans eu prefiro fazer muita coisa “na munheca” e acabo pulando fora das automatizações dele, principalmente quando ele gera uns códigos meio esquisitos.
Silva03:
3: alguns dizem que a produtividade aumenta , eu digo que nao,com eclipse a produtiviadde é a mesma , e ainda voce tem
controle sobre todos componentes (JSF por exemplo).
Você deve estar se referindo ao Visual JSF. Você pode usar JSF padrão dentro do Netbeans e ter controle sobre os componentes também. Eu pessoalmente não sou fã do do visual JSF não…
Agora, falando mais genéricamente, eu gosto muito do Netbeans… Acho ele mais “amigável” que o Eclipse e melhor acabado também. Desde que comecei a usar o Netbeans (na versão 4.0), o Eclipse também melhorou absurdos. No frigir dos ovos, eu acho mesmo é que é muito saudável termos duas IDEs de alta qualidade concorrendo. Em alguns pontos o netbeans elevou a padrão e o Eclipse foi obrigado a seguir. Em outros, o Eclipse levantou o padrão o Netbeans foi obrigado a fazer o mesmo.