NetBeans + Swing + JTabbledPane, o que estou fazendo de errado?

8 respostas
R

Olá, até agora nao consigo utilizar os paineis em abas disponíveis no netbeans.
Eu crio um painel principal, insiro nele um tabbled pane, e vou inserindo abas, depois quando vou inserir algum objeto como por exemplo um rótulo, ele é inserido também como uma aba, como eu resolvo isso?

Vejam exemplo simples em imagem, nao digitei código algum, apenas fui inserindo os componentes disponiveis no netbeans.

Obs. tentei o plugin visual do eclipse e acontece o mesmo.

8 Respostas

F

Tenta colocar um Painel dentro da Aba, e dps adicionar os objetos dentro do Painel.

R

Eu tentei isso também, o painel vira uma guia também, e tudo que coloco dentro do painel também vira guia.
Nao importa o que eu coloque, onde eu coloque, sempre vira guia.

O que estou fazendo é Arrastar e Soltar, apenas isso, clico no objeto disponível na paleta de wing containers e arrasto pra tela, quando eu faço uma janela normal, painel e objetos simples fica perfeita mas quando eu tento inserir o painel tabulado isso acontece.

F

Vê se sua estrutura está assim.
Clica que vai aparecer a imagem grande, pequena n ta aparecendo msm.

[URL=http://www.imagewaiter.com/viewer.php?file=f21i0qzxhtbinrknvjjw.jpg][/URL]

R

Agora funcionou!

Obrigado, utilizei o inspector para ficar gerenciando os objetos, assim como está na imagem postada, agora vai!

N

Eu gostaria de saber se vc ainda tem a solução desse problema pq eu estou passando pela mesma situação,
favor me mande a imgem para eu pode executar no meu sistema netbeans

D

Estou passando pelo mesmo problema… Teria como me ajudar…

R

Pela demora da resposta, provavelmente os que perguntaram já resolveram ou desistiram do problema.
Mas vou postar a resposta pra ficar registrado.

No caso, na época eu estava utilizando NetBeans, não lembro muito bem como fazer via plugin, mas eu resolvi da seguinte maneira:

Não colocar os objetos diretamente no JTabbledPane, pois eles serão instanciados como “Abas”.

Primeiro eu criei JPanels e dentro dos JPanels eu coloquei meus objetos, ficando assim:

painel1
—Labels
—Buttons
—Objetos em geral.

painel2
—Labes
—Buttons
—Objetos em geral.

Depois eu criei um JTabbledPane e coloquei dentro dele os JPanels

private JTabbedPane getJTabbedPane1() {
		if(jTabbedPane1 == null) {
			jTabbedPane1 = new JTabbedPane();
			jTabbedPane1.addTab("Aba1", null, getPainel1(), null);
			jTabbedPane1.addTab("Aba2", null, getPainel2(), null);
		}
		return jTabbedPane1;
	}

No código acima, eu criei um TabbledPanel e adicionei duas abas (addTab), na primeira o título é “Aba1” e dentro dela está o JPainel cujo nome é painel1, na segunda aba o título é “Aba2” e dentro dela está o JPanel cujo nome é painel2.

No meu caso isso resolveu!

Resumo:
-Primeiro criar JPanels para cada aba desejada e preenchê-los com os objetos.
-Criar um JTabbledPane e adicionar os JPanels que representarão as abas.

R

Bom tentei fazer conforme o sugerido pelo reinaldo558 e não deu certo.
Então peguei os jPanel que já tinha criado e arrastei para dentro dos Painel Tabulado que também ja tinha criado, sem escrever código algum e desta maneira funcionou.

Recapitulando: Segui a dica de criar os jPanel primeiro e então coloquei todos os componentes que preciso, depois criei o Panei Tabulado e então apenas arrastei os jPanels criado para dentro dele, aí ele criou as duas abas corretamente, aqui funcionou perfeito.

abraços.

Criado 20 de abril de 2008
Ultima resposta 1 de set. de 2009
Respostas 8
Participantes 5