Pessoal, desenvolvi uma aplicação em Java que faz acesso aos webservices da NF-e.
Tenho a mesma homologada com os certificados do tipo A1 e A3 (leitora com cartão e token).
Os modelos de cartão que utilizei até o momento são basicamente emitidos pela SERASA. Tudo funciona perfeitamente.
O problema é que surgiu um cliente com o cartão Identidade Digital da Caixa Econômica Federal e, ao utilizá-lo, recebo o código de erro 403 (Forbidden).
Sei que não é problema com o cartão, pois consigo acessar pelo browser. Instalei a cadeia certificadora disponível em http://icp.caixa.gov.br, mas não resolveu.
Alguém já utilizou o cartão da Caixa? Alguma idéia do que possa ser?
O tópico é meio antigo, mas preferi não duplicar o conteúdo…
Estou com o mesmo problema, utilizando um certificado A1 da Caixa e tentando acessar a SVRS (Sefaz Virtual de Rio Grande do Sul).
A UF de origem do cliente é RO, sendo que para sua SEFAZ origem e outras utilizadas nos testes (MS, SP e MT), a comunicação ocorre perfeitamente.
Já inclui todos os certificados AC ao meu alcance. Pesquisando, encontrei uma gama de desenvolvedores que passaram pelo mesmo problema, mas os únicos a postarem soluções até o momento, opatram pela troca do certificado (tentador…).
Alguma idéia? Alguma informação que eu possa fornecer para ajudar na elucidação do problema?
HELLLLPP
L
Lauro.Becker
Boa tarde, Prudêncio
Consegui achar a solução para o problema de uma forma um tanto quanto frustrante. Frustrante pelo fato de ser tão simples que minha mente de programador - acostumada a lidar com problemas mais complexos - não enxergou. Aliás, quem resolveu foi um colega meu Analista de Sistemas.
Provavelmente o modelo do seu cartão é o SafeSign Standard. Caso positivo, siga as seguintes instruções:
[list]Iniciar > SafeSign Standard > Administração do Token;[/list]
[list]Selecione o desejado na tabela e clique no menu Token > Mostrar Objetos do Token;[/list]
[list]Em algum lugar (não lembro exatamente e não tenho esse tipo de A3 disponível aqui no momento) tem a opção "Importar a Cadeia de Certificados", ou algo semelhante. Talvez seja necessário mostrar os objetos privados.[/list]
Pra mim resolveu desta forma. Espero que funcione pra você também.
Boa sorte!
Abraços.
P
Prudencio
Boa Tarde Becker!
No meu caso o certificado é do tipo A1 (arquivo PFX), mas a minha hipótese parece se coincidir com a sua solução, existe algum certificado da cadeia ausente.
O estranho é que o certificado foi corretamente instalado no agrupador (IE), sendo possível acessar o webservice via browser, mas não pela aplicação…
A minha cadeia (certificado do cliente) ficou da seguinte maneira: Autoridade Certificadora Raiz Brasileira --> AC CAIXA --> AC CAIXA PJ --> CERT_CLIENTE:SERIAL
Existe algum outro elemento que deveria estar presente nesta cadeia?
Obrigado pela boa sorte, pelo nipe do problema, talvez eu precise mesmo… hehe
Abraços!
L
Lauro.Becker
Ah sim, não me dei conta que era A1.
Você exportou pelo IE marcando “Include all certificates in the certification path if possible”?
Os problemas que tive nesse sentido com A1 foi por não ter marcado essa opção.
Abraço.
P
Prudencio
Sim… um detalhe que verifiquei na página da ICP é que o IE8 não é homologado para este tipo de operação… Vou tentar fazer isso via máquina virtual amanhã de manhã e já te retorno o resultado (aqui não existe hora extra opcional… hehe)
Abraço!
P
Prudencio
Na Mosca!
Com o IE8 mesmo funcionou, não sei o que fiz de errado na primeira vez que tentei isso mas…whatever
Embora a cadeia apresentada nas propriedades do certificado seja a mesma, seu tamanho saltou de 3k para 7k… logo, faltava ‘alguma’ coisa
Valeu pela ajuda brother!
Abraço!
L
lbvitoriano
Prudêncio:
Na Mosca!
Com o IE8 mesmo funcionou, não sei o que fiz de errado na primeira vez que tentei isso mas…whatever
Embora a cadeia apresentada nas propriedades do certificado seja a mesma, seu tamanho saltou de 3k para 7k… logo, faltava ‘alguma’ coisa
Valeu pela ajuda brother!
Abraço!
Prudencio, boa tarde!
Este tópico é um pouco antigo…mas estou com um mesmo problema…
Usando certificado da caixa, para um cliente da BA apresenta essa mensagem…