O ensino superior tecnológico é superior, como qualquer outro. Você pode fazer especializações latu (pós) e strictu sensu (mestrado e doutorado) normalmente. Eu mesmo sou formado como Tecnólogo em Redes, tenho uma pós (em jogos) e um mestrado (em rec. de padrões e visão computacional) e hoje curso do doutorado (na parte de imagens médicas).
Só vai ser mais difícil estudar para a prova do POSCOMP, se for o caso, pois muitas das matérias do curso de ciência da computação você pode não ter visto.
Agora, se você quer saber se existe uma pós chamada “tecnólogo”, aí não. O curso de tecnologo é superior. Mas o que seu professor falou é besteira. Um curso de ciência, análise de sistemas ou engenharia de software é tão ou até mais valorizado que cursos técnicos e tecnologicos.
L
lucasvvasconcelos
Concordo,com os amigos acima.
Você vai sofrer no POSCOMP para entrar em um mestrado e doutorado mais é normal todo mundo sofre mesmo.
Apesar de eu cursar Ciências da computação quando terminar vou ter que estudar as matérias novamente para o POSCOMP.
Para as empresas em geral tanto faz Graduação,Tecnólogo.
Eles querem alguém que possa resolver os problemas ou como o Vini citou uma vez "Os Bombeiros para apagar o fogo ".
A
A_H_Gusukuma
assembler:
Um professor universitário me disse que aqui a parte da ?academia? que o mercado valoriza no Brasil é tratada como tecnicos e tecnologos.
Eu não quero fazer curso que não é valorizado pelo mercado brasileiro.
No Brasil existe pós-graduação de tecnólogo na área de informática?
O Brasil tem carência de mão de obra qualificada em praticamente todas as áreas.
Não sei qual o contexto da fala do professor, se ele estava se referindo em termos de volume (quantidade), ele estava falando da necessidade do mercado.
A
assembler
Senhor ViniGodoy, eu quero saber se existe pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado chamada de tecnólogo?
V
ViniGodoy
Senhor ViniGodoy, eu quero saber se existe pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado chamada de tecnólogo?
Como eu falei, não. Tecnólogo é o nome do título que se dá a um curso superior de graduação focada em mercado de trabalho, sem enfoque científico. Normalmente são cursos de 3 e, em alguns casos, 2 anos de duração.
L
lucasvvasconcelos
Não existe.
L
lucasvvasconcelos
Ainda tem os Técnicos de 1 ano =)
V
ViniGodoy
Mas nesse caso não é curso de nível superior. Curso técnico já não pode fazer nem especialização, nem mestrado ou doutorado.
L
lucasvvasconcelos
Verdade rs.
A
A_H_Gusukuma
assembler, qual curso está fazendo ou pretende cursar?
J
jaboot
O seu professor é (mais) um desinformado
A
A_H_Gusukuma
Mestrado profissional é uma alternativa.
M
marcosalex
ViniGodoy:
O ensino superior tecnológico é superior, como qualquer outro. Você pode fazer especializações latu (pós) e strictu sensu (mestrado e doutorado) normalmente. Eu mesmo sou formado como Tecnólogo em Redes, tenho uma pós (em jogos) e um mestrado (em rec. de padrões e visão computacional) e hoje curso do doutorado (na parte de imagens médicas).
Desculpe a pergunta, mas por que fazer pós mestrado e doutorado em tres areas diferentes? Não quis fazer tudo na sua área preferida?
V
ViniGodoy
marcosalex:
ViniGodoy:
Desculpe a pergunta, mas por que fazer pós mestrado e doutorado em tres areas diferentes? Não quis fazer tudo na sua área preferida?
Todas as coisas estão interligadas. O que acontece é que, quanto mais você se especializa, mais específico fica o curso. Sua graduação é abrangente. Uma especialização, provavelmente irá pegar um segmento menor do que você se graduou, e te dar uma visão ampla daquele segmento. Um mestrado, provavelmente vai pegar uma das suas disciplinas de interesse e especializar. E um doutorado, vai pegar uma das técnicas da sua disciplina, e você vai tentar expandi-la até que gere algo novo.
Veja meu exemplo:
Eu comecei fazendo um curso bem abrangente, que é o tecnólogo. Por mais que tenha enfase em redes, ele ainda foi um curso de graduação, e ainda vi muita coisa sobre informática geral.
Fui para uma pós em games (que é um segmento específico da área de informática), gostei muito de tudo, mas especialmente de computação gráfica e IA. Ainda é um tanto abrangente, pois vi um pouco de tudo o que se pode fazer na área de games (game design, ia, computação gráfica, engines, jogos para mobile, etc).
Peguei um mestrado que mistura essas duas áreas, que é justamente a de visão computacional. Meu trabalho foi usar o Kinect para identificar gestos do Libras. Você mistura com isso processamento de imagens (para segmentação) e aprendizagem de máquina (para o reconhecimento). Como eu gostei mais de CG, meu trabalho foi mais relacionado a CG do que IA em si.
Terminando o mestrado, surgiu a oportunidade de trabalhar com processamento de imagens médicas, que também é ligada a visão computacional. Porém, os dados passam a ser em 3D e agora é necessário também desenhar e reconstruir imagens. Meu trabalho é mais ligado a reconstrução de imagens, que é um dos itens de toda a área de computação gráfica.
Essa imagem aqui, não poderia estar mais certa:
M
marcosalex
Eu sei como funciona as especializações, mestrado e doutorado. Apenas não consegui visualizar o nexo entre elas na sua área de formação, mas agora foi explicado.
A
assembler
Como eu falei, não. Tecnólogo é o nome do título que se dá a um curso superior de graduação focada em mercado de trabalho, sem enfoque científico. Normalmente são cursos de 3 e, em alguns casos, 2 anos de duração.
Senhor Vinigodoy, o senhor disse que não existe pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado chamada de tecnólogo, mas existe especialização, pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado que é curso de tecnólogo mesmo que não seja chamado de tecnólogo?
V
ViniGodoy
Imaginei, mas não custava explicar para os demais membros da discussão.
V
ViniGodoy
O que você acha que seja um curso de “tecnólogo”?
Nada mais é do que um curso de graduação sem enfoque científico. Com matérias mais voltadas ao mercado de trabalho.
Nesse sentido, praticamente todas as especializações tem esse perfil.
Não. Mestrado e doutorado são exclusivamente de pesquisa, ou seja, puramente científicos. Exatamente o que o curso tecnologo não tem em relação aos cursos de ciência da computação.
M
marcustec
Vini,
Essa pós em jogos digitais que eu vi em outro POST que você fez mexe mais com programação, JAVA, C++, etc?
Ou seria mais a parte gráfica e visual?
Sou formado em tecnólogo de sistemas para internet e estou pesquisando bastante essa parte de web, e a gráfica assim como Marketing digital que são coisas que eu trabalho atualmente, mais com publicidade digital em um veiculo de comunicação. Eu queria tentar juntar tudo isso em um curso ou uma pós só, mas acho que é um pouco difícil.
Gosto de mexer com html, css photoshop, premiere e queria aprender mais sobre outros softwares e a parte de 3D também.