Node.js

9 respostas
P

comecei a ler sobre node.js e, em todo canto, vejo gente falar que este framework é ‘javascript server side’. até o momento, não achei nada que saísse dessa ‘tese’.

assim, pergunto se alguém aqui já desenhou/desenvolveu alguma solução que usa este framework. gostaria de saber como esta ‘pecinha’ se encaixa na arquitetura de um sistema web.

9 Respostas

S

Eu ja usei nodejs para algumas coisas por aqui. Ele eh especialmente elegante quando seu sistema web eh baseado em JSON. Trabalhei com integracao com mysql e rabbitmq tambem e funcionou bem.

Fora isso nao posso dizer muito porque “arquitetura de um sistema web” no meu entendimento pode variar bastante.

P

sem contar que ainda não ficou claro pra mim se ter javascript no servidor torna desnecessário linguagem/framework/servidor para backend… estou tentando encaixar as peças…

:arrow: quem desenvolve em node.js precisa ter ‘servidor de aplicação’ ou algo do tipo?

:arrow: como fica o acesso à banco de dados?

S

pcassiano:
sem contar que ainda não ficou claro pra mim se ter javascript no servidor torna desnecessário linguagem/framework/servidor para backend…

Bem, javascript eh uma linguagem, e frameworks ja existem (express sendo um dos mais popular no momento)

Nao. Basta um script com algumas linhas pra iniciar um servidor web, e ate agora desconheco qualquer tipo de “container” pra nodejs.

pcassiano:

:arrow: como fica o acesso à banco de dados?

Ja tem biblioteca para acesso. Funciona como em qualquer outra linguagem.

P

apesar de o codinome do node ser [color=red]performance[/color], como seria configurar um load balance? ou algumas instâncias de vps, para lidar com ainda mais conexões simultâneas?

S

Voce pode tratar nodejs como um webserver qualquer. Load balancers em geral soh se interessam em protocolo (HTTP, nesse caso), nao a tecnologia que a implementa. A mesma coisa vale pra VPS: nodejs nao impoe nenhuma restricao de infraestrutura onde ele vai rodar. Basta escolher algo que atenda as necessidades da sua aplicacao.

G

O Node.JS está tão em alta não pelo fato de ele usar javascript como linguagem de implementação, mas sim por ele ser altamente escalavel e responder muitas requisições simultâneas com alta performance.

Diferente do Java, ele utiliza uma Thread só, mas esta Thread nunca é bloqueada, não existe sleep, delay ou método bloqueante, enquanto tem uma operação que lê um arquivo ou o banco a aplicação vai respondendo outras requisições.

Exemplo:
No Java o driver do Mysql RETORNA o resultado da busca

No Node, o driver, quando terminar a operação, invoca uma função que você definiu, passando o resultado como parâmetro

O node ainda não está em uma versão boa pra usar em produção posi é muito imaturo, mas ele já possui mecânismos de clusterização, coisa que muitos servidores de aplicação Java não tem

É uma plataforma que promete muito! Eu estou desenvolvendo uma aplicação com Node, e além da alta performance, a produtividade de desenvolver com javascript faz a diferença.

B

Galera, boa noite!
Ressuscitando o tópico, tenho uma dúvida.

Eu tenho um ERP em Java. Quero fazer um bate-papo com Node.js, já fiz alguns testes separados e tal.
Montei o client e o server do chat, usando websockets. Como eu faria pra integrar com o Erp agora?

Desde já agradeço!

G

Oi bglbruno, acho que essa dúvida está mais relacionada à sua implementação do ERP do que ao Node.js

Acredito que basta importar o javascript do client nas suas páginas do ERP e manter tanto o servidor do ERP quanto o Node, já que é impossível uni-los.

B

Tem razão gilbueno, encontrei a solução, foi a mesma que vc falou.
Basta deixar os dois servidores rodando, normal, e incorporar o código do client nas páginas!

Valeu!

Criado 16 de setembro de 2011
Ultima resposta 31 de mai. de 2012
Respostas 9
Participantes 4