Opiniões serão sempre bem vindas.
Eu penso nisso (a questão do tempo) e por isso mesmo estou lendo o máximo que posso a respeito do Clojure, se este tem alguma chance de se tornar algo padrão, digamos assim, futuramente (ou pelo menos ser mais difundido, que com isso, mais soluções e mais materiais surgirão). Mas na área de TI coisas mudam muito rapidamente, algo que pode estar no topo hoje, sendo promissora, amanhã pode está em baixa e ser quase esquecida (object pascal, visual basic, estão ai para provar) .
Meu intuito verdadeiro não é apenas aprender por aprender. Tenho uma aplicação comercial, feita em java, que ainda não me da lucro, mas ela foi toda desenvolvida utilizando a arquitetura de microservice, justamente para que eu possa acoplar um novo módulo com uma linguagem diferente. Se fosse seguir pelo “seguro e certo” eu ficaria no próprio Java ou ambiente .NET CORE.
Mas eu também tenho essa vontade de aprender novas coisas. Lógico, nem de longe eu sei tudo do Java e é certo que nunca saberei. Mas dentro do que me aplicação se presta, o meu conhecimento é satisfatório (eu poderia melhorar, sempre se pode, mas prefiro gastar meu tempo e investimento com algo novo).