Nova versão 12.10 do ubuntu lançada

43 respostas
M

nova versão 12.10 do ubunthu lançada (“alfinetando” windows 8).

“Sem a badalação (e a grana para publicidade) de um Windows 8, a Canonical liberou hoje o Ubuntu 12.10, nova versão da distribuição Linux mais conhecida e amiga do usuário, dando uma alfinetada no concorrente ? o site oficial exibe, em letras garrafais, um ?evite o sofrimento do Windows 8″, seguido do link para download.”

43 Respostas

G

Boa…

T

Sensacional… vou atualizar o meu PC o/

D

Ubuntu é perfeito.

T

++

Recentemente tentei dar outra chance pro fedora em uma máquina diferente.
Ainda estou com ele instalado lá, mas ubuntu na minha humilde opinião está anos luz a frente.

D

É uma pena que desde que eu compre minha placa de video nova, eu tenho que escolher entre usar o Ubuntu em 1024x768 ou o Win7 em 1080p >/

L

A unica coisa que estou achando ruim no ubuntu é que a cada versão ele tira mais opções de personalização do visual, lembro que ate a versão 10 dava pra fazer tudo. É uma distribuição incrivel, mas sem querer esta ficando “amarrada” como o windows

V

concordo contigo Luciano_Lopes

o GNOME do Ubuntu 10 era mais estável e personalizável,
mas gosto muito do Unity também

T

Pelo visto só eu gosto do Unity xD
No começo detestei e achei estranho, mas depois que acostumei é duro usar outra coisa =/

V

Pelo visto só eu gosto do Unity xD
No começo detestei e achei estranho, mas depois que acostumei é duro usar outra coisa =/

gosto do Unity também, acabei me acostumando,
mas acho que poderia ser um pouco mais personalizável,
mas o Unity é bom sim, tem muitas praticidades nele!

K

Me lembrou o instalador do debian, o goodbyewindows.exe

F

Eu ainda estou aguardando, desta vez nao vou atualizar de cara, até pq, agora não tenho mais dual boot no note, estou apenas com o Ubuntu e não quero ter dor de cabeça!

Aguardando feedback nos early adopters.

T

Wireless e bluetooth estão bem mais estáveis pra mim.
Antes a conexão wireless ficava com algumas frescuras na hora de conectar, agora ta indo de cara.
O bluetooth tava dando umas pipocadas com o head-set, agora no 12.10 ta lisinho.

Só a placa de vídeo (optimus) que ainda ta dependendo da nvidia finalmente lançar suporte a tecnologia no linux, mas isso já é de muito tempo. Embora o bumblebee (alternativa) ainda não esteja funcionando no 12.10.

S

maior_abandonado:
nova versão 12.10 do ubunthu lançada (“alfinetando” windows 8).

“Sem a badalação (e a grana para publicidade) de um Windows 8, a Canonical liberou hoje o Ubuntu 12.10, nova versão da distribuição Linux mais conhecida e amiga do usuário, dando uma alfinetada no concorrente ? o site oficial exibe, em letras garrafais, um ?evite o sofrimento do Windows 8″, seguido do link para download.”

http://www.gizmodo.com.br/canonical-lanca-ubuntu-12-10-e-provoca-microsoft-evite-o-sofrimento-do-windows-8/

baixandooooooooooooooo

Vamos ver que ha de novo

J

Se você não tiver uma VGA nvidia ou ATI e não precisar usar nenhum driver proprietário, deve ser perfeito…

F

Se você não tiver uma VGA nvidia ou ATI e não precisar usar nenhum driver proprietário, deve ser perfeito…

Eu tenho nvidia e nunca tive problemas sérios com ela. Instalo, ele me oferece os drivers proprietarios, ai ele baixa e funfa de boa!

T

Eu tenho nvidia e nunca tive problemas sérios com ela. Instalo, ele me oferece os drivers proprietarios, ai ele baixa e funfa de boa!
O problema mesmo é o optimus =/

J

Parece que poucos aqui realmente instalaram a versão 12.10 com o unity. Ela está cehia de bugs e um deles é a velocidade da animação das janelas ao minimizar.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=3zrbhYzbHm4[/youtube]

Faz tempo que esse unity vem deixando a desejar em termos de design e praticidade. Muita coisa inútil gera um shell cheio de lags.

Prefiro usar o kde ou o gnome-shell que não possuem a quantidade de lags que o unity oferece…

T

Realmente a animação das janelas ta bem ruinzinha, chega a incomodar sim.
Achei estranho, pois na 12.04 tava rodando lisinha.
Mas entendo que seja uma versão muito recente (tem nem uma semana) e jaja resolvem, assim como foi com… todas as anteriores.

Continuo usando pra dar o feedback necessário pra canonical ajustar =D

Abraços!

J

Tchello:
Mas entendo que seja uma versão muito recente (tem nem uma semana) e jaja resolvem, assim como foi com… todas as anteriores.

Abraços!

Como muito recente? Ela passou por 2 betas para ter uma release.
A canonical se perdeu com esse shell. Possui uma loja de software e implementou shopping nas lenses(sendo a da amazon totalmente uma invasão de privacidade). Isso é redundante.

Atualizações importantes como o suporte ao wayland e outras continuam ficando de fora para dar lugares a coisas sem importância como as lenses da amazon…

T

juliocbq:
Tchello:

Abraços!

A canonical se perdeu com esse shell. Possui uma loja de software e implementou shopping nas lenses(sendo a da amazon totalmente uma invasão de privacidade). Isso é redundante.

Atualizações importantes como o suporte ao wayland e outras continuam ficando de fora para dar lugares a coisas sem importância como as lenses da amazon…

Quanto ao lenses, to nem ai com essa feature (desativei).
Sobre ser recente, bom, só agora está sendo usado “massivamente”, assim por dizer.
É realmente estranho que tenham deixado passar, mas sejamos otimistas afinal a alternativa é não usar, concorda?

J

Tchello:
juliocbq:
Tchello:

Abraços!

Quanto ao lenses, to nem ai com essa feature (desativei).
Sobre ser recente, bom, só agora está sendo usado “massivamente”, assim por dizer.
É realmente estranho que tenham deixado passar, mas sejamos otimistas afinal a alternativa é não usar, concorda?

Concordo, mas a canonical já possui o ecossistema(a coisa mais difícil de se conseguir). A steam já vai vir para linux. Hoje precisa é de infraestrutura(drivers de vídeo, design consistente, etc…). Na minha opinião o foco da canonical que está errado.

S

depois que o UBUNTU mudo sua interface GNOME pra UNITY perdeu pontos comigo :frowning: achei horrivel. Varios recursos não existem mais como já mencionaram aqui.

J

surfzera:
depois que o UBUNTU mudo sua interface GNOME pra UNITY perdeu pontos comigo :frowning: achei horrivel. Varios recursos não existem mais como já mencionaram aqui.

o ubuntu só usa um shell diferente que é o unity. Todo ele é feito em cima do gnome 3. É só uma opinião pessoal. Tem gente que usa o unity e gosta.

T

Quanto ao minimizar, não que ele seja lento, é a configuração dele mesmo:

Setei pra 0 e ficou BALA!

M

juliocbq:

Ué, toda distro linux só é massivamente testada quando sai a versão final e aí surgem as atualizações. Além do mais, na minha máquina de casa e na do serviço não aconteceu esses bugs e lags, então imagino que não seja em todo hardware. Provavelmente no hardware que testaram, funcionou redondo.

Ué, basta desativar. Achei legal sugerir produtos da Amazon. E a Canonical já disse que não envia dados do usuário, fica nos servidores da Canonical e são anônimos. E existe configuração de privacidade que permite a você escolher por quanto tempo deve ficar armazenado. É mais opções que no guj, por exemplo, que não posso excluir um post antigo.

juliocbq:

O wayland ainda não roda quase nada, está muito incipiente ainda. A Canonical está trabalhando com eles pra tentar o Gnome e KDE, mas nem o gtk+ nem o qt rodam redondo ainda, que dirá os gerenciadores de janelas…É um trabalho pra uns dois anos, pelo menos. E ainda é uma das patrocinadoras, junto com Red Hat.

O pessoal faz mimimi demais, o Linux estagnou há anos no 1% e ainda assim distribuído entre uma centena de distribuições. A Canonical está tentando chegar aos 99% que preferem Windows e Mac. Quem achar que o Linux está muito bem do jeito que está, tem várias opções, como Fedora, Mandriva, Suse, Debian, Mint, CentOS, etc.

J

marcosalex:
juliocbq:

Ué, toda distro linux só é massivamente testada quando sai a versão final e aí surgem as atualizações. Além do mais, na minha máquina de casa e na do serviço não aconteceu esses bugs e lags, então imagino que não seja em todo hardware. Provavelmente no hardware que testaram, funcionou redondo.

Ué, basta desativar. Achei legal sugerir produtos da Amazon. E a Canonical já disse que não envia dados do usuário, fica nos servidores da Canonical e são anônimos. E existe configuração de privacidade que permite a você escolher por quanto tempo deve ficar armazenado. É mais opções que no guj, por exemplo, que não posso excluir um post antigo.

juliocbq:

O wayland ainda não roda quase nada, está muito incipiente ainda. A Canonical está trabalhando com eles pra tentar o Gnome e KDE, mas nem o gtk+ nem o qt rodam redondo ainda, que dirá os gerenciadores de janelas…É um trabalho pra uns dois anos, pelo menos. E ainda é uma das patrocinadoras, junto com Red Hat.

O pessoal faz mimimi demais, o Linux estagnou há anos no 1% e ainda assim distribuído entre uma centena de distribuições. A Canonical está tentando chegar aos 99% que preferem Windows e Mac. Quem achar que o Linux está muito bem do jeito que está, tem várias opções, como Fedora, Mandriva, Suse, Debian, Mint, CentOS, etc.

1. Toda distro linux é testada “massivamente” desde o primeiro beta. Por isso uma imagem sempre fica disponível para qualquer pessoa.

2)Desativar não garante que seus dados não vão para a Amazon. Se você colocar o wireshark ali bem provável vai encontrar pelo menos uma requisição nos servidores da Amazon. Até porque o que interessa nesses casos é o seu perfil de consumidor. Mas enfim, vários programas também fazem isso. Achei redudante porque o ubuntu já possui uma loja de software(abra ali e procure o que quer comprar). Essas lenses não são necessárias na minha opinião.

3)Para qt somente na versão 5 mesmo. E teria que portar todas as outras aplicações da opendesktop. É um trabalho enorme(mas será necessário).

1. Não é mimimi demais. Para você poder jogar no linux com qualidade você precisa de drivers eficientes. Não temos drivers de vídeo e áudio eficientes como o windows possui(otimizado para consumir pouca energia, ter a maioria das instruções implementadas, etc…) . Infelizmente para esses proprietários é necessário investimento grande, então daí eu dizer que a canonical não possui foco no que realmente interessa. Quando a steam chegar vai precisar deles.

Sobre a questão de design acaba caindo mais no gosto pessoal. Prefiro o kde a gnome3(shell) ou gnome3(unity).

Sobre os lags, é só comparar o gnome-shell, unity e kde. O unity perde em desempenho de longe de qualquer um dos outros dois.

A

tb não gosto do unity, troco logo para o cinnamon, é muito bom

M

Alguma reclamação ?
Tô vendo o feedback antes de colocar em meu pc …

T

Matheus Paiva:
Alguma reclamação ?

Saíram alguns updates ontem, mas não tive tempo de testar (atualizei e fui dormir).
Chegando em casa (pode não ser cedo) posto aqui alguns links pra customizações/otimizações que podem ser úteis.

No geral, to contente.
A única coisa que me desagrada de verdade é a nvidia… mas por conta do optimus.

J

Até hoje o único problema que tive com o ubunto foi quanto ao driver de video, pois meu note é uma mer**.

Ao troca-lo irei instalar o ubuntu (ou outra distro).

J

Tchello:
Matheus Paiva:
Alguma reclamação ?

Saíram alguns updates ontem, mas não tive tempo de testar (atualizei e fui dormir).
Chegando em casa (pode não ser cedo) posto aqui alguns links pra customizações/otimizações que podem ser úteis.

No geral, to contente.

o catalyst da minha máquina também é uma tristeza. A AMD não atualiza como se deve e demora também para postar atualizações.

T

juliocbq:
Tchello:
Matheus Paiva:
Alguma reclamação ?

No geral, to contente.

o catalyst da minha máquina também é uma tristeza. A AMD não atualiza como se deve e demora também para postar atualizações.

Houve alguns anúncios interessantes e aparentemente promissores a respeito.
A Canonical, supostamente, está trabalhando bem próxima a Nvidia e a AMD pra melhorar o suporte das pvs (ainda mais com a vinda do Steam pra plataforma).
Outra notícia bacana é depois da eterna briga com a nvidia ela finalmente resolveu aderir as especificações e criar drivers pro linux dando suporte a optimus.

J

Tchello:
juliocbq:
Tchello:
Matheus Paiva:
Alguma reclamação ?

No geral, to contente.

Houve alguns anúncios interessantes e aparentemente promissores a respeito.
A Canonical, supostamente, está trabalhando bem próxima a Nvidia e a AMD pra melhorar o suporte das pvs (ainda mais com a vinda do Steam pra plataforma).
Outra notícia bacana é depois da eterna briga com a nvidia ela finalmente resolveu aderir as especificações e criar drivers pro linux dando suporte a optimus.

Se isso acontecer mesmo mudo meu note para outro com uma nvidia.

J

Tenha certeza que você não esta sozinho, eu tambem gosto do unity.

J

Pessoal, estou postando um benchmark que mede o desempenho dos desktops mais famosos:

O KDE sem efeitos consegue ser mais rápido que os leves Xfce e LXDE

Unity, KDE, GNOME-SHELL, Xfce, e LXDE

http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=ubuntu_1210beta_desktops&num=1

R

Alguém aqui teve sucesso com placas graficas Hibridas AMD ATI HD 6470??

Tentei de tudo, instalei os drivers adicionais do proprietário e nada!!
Infelizmente só a placa de video ONBOARD funciona, o SO ainda não faz o switch para a DEDICADA .

T

robinsonbsilva:
Alguém aqui teve sucesso com placas graficas Hibridas AMD ATI HD 6470??

Tentei de tudo, instalei os drivers adicionais do proprietário e nada!!
Infelizmente só a placa de video ONBOARD funciona, o SO ainda não faz o switch para a DEDICADA .

O kernel já suporta esse switch, mas ainda depende de drivers do fabricante da placa para tal.
No caso da nvidia (optimus) está em desenvolvimento ainda. Infelizmente fechado.

G

bora atualizar…

F

A única coisa que não me faz usar mais ainda o Ubuntu é a impossibilidade (ou dificuldade - se alguém souber como faz, por favor me avise) de ter um touchpad do notebook igual o do Windows.
No windows eu não sinto a mínima falta de usar um mouse, por ter um touchpad legal (Elantech, notebook Asus), mas no Ubuntu só da pra usar no máximo a barra de rolagem com dois dedos… :[

T

fasts:
A única coisa que não me faz usar mais ainda o Ubuntu é a impossibilidade (ou dificuldade - se alguém souber como faz, por favor me avise) de ter um touchpad do notebook igual o do Windows.
No windows eu não sinto a mínima falta de usar um mouse, por ter um touchpad legal (Elantech, notebook Asus), mas no Ubuntu só da pra usar no máximo a barra de rolagem com dois dedos… :[

Cara, uso o touch-pad na boa e não sinto falta de nada.
Fiquei realmente curioso, o que faz falta nele pra você?

G

Tchello:

+1

F

Tchello:
fasts:

Fiquei realmente curioso, o que faz falta nele pra você?

O que funciona no Ubuntu e no Windows (as mais importantes, que fazem falta, em negrito):

No Ubuntu:

• Clique normal;
  • dois dedos para rolar a barra (horizontal e vertical),
  • clique com dois dedos para o botão direito.
  • TALVEZ girar fotos e aumentar o zoom com dois dedos (não lembro, esqueci de testar)

No Windows:

• Clique normal;
    - dois dedos para rolar a barra (horizontal e vertical);
    - botão do meio do mouse clicando com dois dedos;
  • girar fotos com dois dedos;
  • aumentar zoom com dois dedos;
  • deslizar tres dedos pra cima pra abrir o explorer;
  • tres dedos pra baixo = alt+tab;
    - tres dedos para um lado ou outro = avançar ou voltar páginas (navegadores, explorer, fotos etc);
    - clique com tres dedos para clique com botão direito

Essas possibilidades com três dedos ajudam e agilizam muito ao usar o touchpad…
Antigamente eu só usava notebook com mouse, hoje não sinto a mínima falta, se estiver no Windows.

T

Putz, esse monte de coisa não usava nem no windows =Z

Criado 19 de outubro de 2012
Ultima resposta 5 de nov. de 2012
Respostas 43
Participantes 22