Novo livro lançado: JPA Eficaz: As melhores práticas de persistência de dados em Java

14 respostas
H

Pessoal, acabou de sair meu novo livro sobre JPA.

Ele aborda diversos assuntos do JPA, desde os conceitos básicos como analisando o persistence.xml a como fazer controle de concorrência.

http://uaihebert.com/novo-livro-lancado-jpa-eficaz-as-melhores-praticas-de-persistencia-de-dados-em-java/

Espero que vocês gostem.

Até mais! \o_

14 Respostas

A

Oi Hebert,

Não exatamente sobre seu livro, mas como você é meio que um expert em JPA, vou sequestrar sua thread pra embutir minha pergunta:
Você tem experimentado (ou vê hoje por aí) alguma boa alternativa ao uso de JPA?

Todo mundo sempre compara com usar JDBC puro na mão…como se tivesse que ser 8 ou 80.

Vejo falar de alguns outras soluções como Spring Data, jOOQ, myBatis, etc…

Se conhece esses (ou outros) consegue dizer quais são as vantagens e desvantagens do JPA sobre eles?

Obrigado e claro, parabéns pelo livro!

D

Mais uma vez, parabéns ao Hebert.
Sucesso!

I

Parabéns Hebert! Lançar dois livros em menos de 1 ano e ainda tirando certificações não é pra qualquer um não ein…

R

Parabéns pelo livro! Se puder distribuir uma cópia gratuita aos colegas do forum, melhor ainda! Hehehe :slight_smile:

Dar minha opinião sobre a pergunta do colega ali em cima:

Acho que a maior consideração a se fazer sobre JPA é exatamente o fato de que ele abstrai muito o banco de dados relacional que existe por trás. Ele estimula que as pessoas esqueçam que estão trabalhando com um banco relacional, e isso nem sempre é bom. Acaba, por consequência, estimulando “baixa performance” (no sentido genérico do termo).

É possível usar JPA de maneira responsável? É sim. Mas as vezes o custo de faze-lo simplesmente não compensa. Então se a aplicação é crítica, exige tempos de resposta muito baixos e etc, eu colocaria em dúvida a escolha de JPA.

Com relação as outras opções que você mencionou, eu já usei myBatis (na época que ainda se chamava iBatis) e gostei bastante.

H

AbelBueno:
Oi Hebert,

Não exatamente sobre seu livro, mas como você é meio que um expert em JPA, vou sequestrar sua thread pra embutir minha pergunta:
Você tem experimentado (ou vê hoje por aí) alguma boa alternativa ao uso de JPA?

Todo mundo sempre compara com usar JDBC puro na mão…como se tivesse que ser 8 ou 80.

Vejo falar de alguns outras soluções como Spring Data, jOOQ, myBatis, etc…

Se conhece esses (ou outros) consegue dizer quais são as vantagens e desvantagens do JPA sobre eles?

Obrigado e claro, parabéns pelo livro!

Abel, bom dia.
SpringData eu vejo como uma abstração da abstração. Eu o uso com JPA por exemplo apesar dele ter compatibilidade com outras abstrações.

O que eu vejo sendo mais falado mesmo é o myBatis; do pouco contato que tive com ele eu percebi que: você pode ter um pouco mais de trabalho para fazer com que o resultado da consulta vire o objeto que você quer.

Teria que pegar o que retornou da consulta e fazer um “DE/PARA” para que o objeto seja criado. A vantagem que vejo é que você ficaria mais próximo do SQL do DB o que facilita do aprendizado. [=

Infelizmente não tenho como falar sobre o JOOQ pois não conheço. Vou até pesquisar sobre ele aqui. Valeu! =D

H

igor_ks:
Parabéns Hebert! Lançar dois livros em menos de 1 ano e ainda tirando certificações não é pra qualquer um não ein…
É rapaz, dá trabalho viu. O.o

Mas to aproveitando o tempo livre e correndo por fora! =D

H

rodrigo.uchoa:
Parabéns pelo livro! Se puder distribuir uma cópia gratuita aos colegas do forum, melhor ainda! Hehehe :)
O rapaz… e se eu te falar que eu nem ganhei uma cópia do JSF Eficaz impressa c acredita?! mahuauaha

Valeu pelo apoio! =D

R

Parabéns Hebert, você é um grande exemplo a ser seguido aqui no GUJ, obrigado por compartilhar conhecimento!

R

Pedir cópia gratuita é fE¨$%#!

uahuahauhauah

Parabéns por mais este livro Hebert. Em breve vou fazer um “comprão” na casadocodigo e seus dois livros já estão na lista.

:slight_smile:

R

Opa, parabéns :smiley:
Ver alguém fazer tanta coisa só me dá mais vergonha de não ter tirado minha certificação até agora hehehe

A

Parabéns Hebert.
Já tá aqui na lista das compras de Dezembro.

A

Parabéns Coelho :smiley:

H

asousaj:
Parabéns Hebert.
Já tá aqui na lista das compras de Dezembro.
opa, valeu pelo apoio! =D

H

andrewop:
Parabéns Coelho :smiley:
Obrigado [=

Criado 21 de novembro de 2013
Ultima resposta 21 de nov. de 2013
Respostas 14
Participantes 10