O clima no GUJ está quente

67 respostas
C

Não sei se é só impressão minha, mas parece que a atitude dos moderadores mudou nos últimos meses.

Trolls tem falado a vontade. Brigas intermináveis, do tipo: “Você é bobo”, “Não você que é feio”, “Não, você é bobo 10.000 vezes”, “Você é feio inifinitamente, ganhei”.

O GUJ teve sempre um foco tecnologico bem interessante e sempre se caracterizou pela maturidade dos participantes. É isso que me faz participar deste tipo de fórum e correr, como diabo corre da cruz, de Orkuts da vida.

O tipo de atitude como citei acima, só afasta as pessoas mais experientes e que podem nos ajudar nas nossas dúvidas. Ou, no mínimo, afasta as pessoas de tópicos com discussões importantes, pois este vira uma guerra de vaidade.

Não sou nenhuma Madre Teresa de Calcutá, já me envolvi em flames. Mas quando a discussão descamba para a infantilidade, abandono e ignoro “eternamente” os usuários que considero infantis (mesmo sendo velhos).

Enfim, acredito que isso esteja acontecendo devido à algumas reclamações, na minha visão totalmente infundadas, com relação a postura dos moderadores. Trancamento de tópicos, deleção de mensagens, são normais em qualquer comunidade que deseja manter a ordem, não uma atitude ditatorial. Plagiando uma das formas do Shoes escrever no seu blog: Moderadores são para… er… moderar.

Faço votos pelo retorno da ordem.

Abraços.

EDIT: Sei que, mesmo este tópico, pode gerar um flame. Desde que a discussão se mantenha em um bom nível e seja útil para a comunidade, sem problemas.

67 Respostas

D

acho que criticar o trabalho dos outros eh falta do que fazer… desculpa ai mais eh o que eu acho… mta falta… fica postando criticas aos trampo dos outros…

J

celso.martins:
Não sei se é só impressão minha, mas parece que a atitude dos moderadores mudou nos últimos meses.

Trolls tem falado a vontade. Brigas intermináveis, do tipo: “Você é bobo”, “Não você que é feio”, “Não, você é bobo 10.000 vezes”, “Você é feio inifinitamente, ganhei”.

O GUJ teve sempre um foco tecnologico bem interessante e sempre se caracterizou pela maturidade dos participantes. É isso que me faz participar deste tipo de fórum e correr, como diabo corre da cruz, de Orkuts da vida.

O tipo de atitude como citei acima, só afasta as pessoas mais experientes e que podem nos ajudar nas nossas dúvidas. Ou, no mínimo, afasta as pessoas de tópicos com discussões importantes, pois este vira uma guerra de vaidade.

Não sou nenhuma Madre Teresa de Calcutá, já me envolvi em flames. Mas quando a discussão descamba para a infantilidade, abandono e ignoro “eternamente” os usuários que considero infantis (mesmo sendo velhos).

Enfim, acredito que isso esteja acontecendo devido à algumas reclamações, na minha visão totalmente infundadas, com relação a postura dos moderadores. Trancamento de tópicos, deleção de mensagens, são normais em qualquer comunidade que deseja manter a ordem, não uma atitude ditatorial. Plagiando uma das formas do Shoes escrever no seu blog: Moderadores são para… er… moderar.

Abraços.

EDIT: Sei que, mesmo este tópico, pode gerar um flame. Desde que a discussão se mantenha em um bom nível e seja útil para a comunidade, sem problemas.

ok ++; Concordo. Está praticamente impossível de mostrar uma opinião pessoal no fórum sem descambar um flamewar.

C

Cara, creio que você não percebeu, mas não critiquei o trabalho dos outros. Critiquei usuários anarquistas que acham que estamos numa democracia (no fórum) e usam isto para justificar mensagens inúteis.

Nós não estamos numa democracia dentro do GUJ, pois não elegemos os administradores (os criadores do fórum) e muito menos os moderadores. Antigamente (antes até da sua inscrição) este fórum vivia uma paz interessante. E muitos usuários experientes, alguns você nem deve conhecer, pararam de postar e, talvez, até de acompanhar o fórum por causa das picuinhas.

Picuinhas muito parecidas com essa que você está tentando arrumar.

Se não for para ajudar, não atrapalhe.

Os moderadores sempre fizeram um trabalho excelente por aqui e por conta de uns usuários chorões, gritando “Abaixo a ditadura”, acredito que a postura tenha mudado. Acredito que alguns moderadores fiquem com o dedo coçando para bloquear um tópico, mas não o fazem por conta dessas críticas. É a minha impressão.

Quando criei este tópico, já esperava mensagens com o teor da sua.

Abraços.

D

nao quis discutir com voce essa ja tive outros logins antes a anos… atras… antes de eu para com java…nao eh picuinha… e acho que programdores experientes nao ia parar de frequentar um forum e ajudar as pessoas por “causa de algums tipo de topico” como voce diz seria ridiculo… simplesmente nao gostou nao participe do topico… gostaria que voce exemplificasse o tipo de topico… com um link… por exemplo.

V

Quando eu vejo, eu bloqueio. Mas nem sempre vejo.
Então, sinta-se à vontade para denunciar tb, basta me mandar uma mensagem privada com o link do flame.

J

Acho que parariam de postar sim. Pois você tenta ajudar e fala: Isso não serve para tal coisa, tente isso.

Vira flamewar. Hoje o fórum está desse jeito sim.

C

Diabo Loiro:
…e acho que programdores experientes nao ia parar de frequentar um forum e ajudar as pessoas por “causa de algums tipo de topico” como voce diz seria ridiculo… simplesmente nao gostou nao participe do topico…

Não sei se seria ridículo. E o afastamento pode se dar não “por alguns tipos de tópicos”, mas pelo nível de maturidade das pessoas ativas na comunidade. Você posta uma opnião pessoal e, sem argumentos plausíveis, saem te atacando, em qualquer tópico. O que eu quero dizer, é que esse tipo de coisa não acrescenta nada para a comunidade. E argumentos que não acrescentam nada para a comunidade, devem ser moderados, na minha opnião.

Diabo Loiro:

gostaria que voce exemplificasse o tipo de topico… com um link… por exemplo.

Isso só serviria para gerar mais guerra de vaidades. Vou tentar evitar isso ao máximo nesse tópico, para que eu mesmo não sugira o trancamento.

Abraços.

M

é… ja não é de hoje…

tiveram vezes que também comentei isso em tópicos, de que estava meio aberto, ja cheguei a pedir fechamento de tópico que é veiculo de flame classico e não foi fechado… de qualquer jeito como acho que ja falei aqui também não os culpo, ja que estavam reclamando muito do pulso firme dos moderadores… na pele deles eu também ficaria meio receoso apesar de concordar contigo, sou a favor deles serem mais firmes, como estavam a algum tempo.

uma coisa que considero que devo dizer é que o tingol em especial ainda vejo ele fechando bastante tópicos (me refiro a tópicos que considero devem ser fechados mesmo, não fechando mais do que deveria), está moderando bastante, fica ai o meu parabens pelo bom serviço e o obrigado…

C

ViniGodoy:
Quando eu vejo, eu bloqueio. Mas nem sempre vejo.
Então, sinta-se à vontade para denunciar tb, basta me mandar uma mensagem privada com o link do flame.

Obrigado pela dica. Pelo menos com relação a você, parece que a minha impressão estava errada.

Digo mais uma vez, não estou criticando a postura dos moderadores. Com usuários reclamando da “ditadura”, é até uma atitude natural. Só digo para ignorar os incitadores da anarquia.

Abraços.

C

juliocbq:

Acho que parariam de postar sim. Pois você tenta ajudar e fala: Isso não serve para tal coisa, tente isso.

Vira flamewar. Hoje o fórum está desse jeito sim.

Também é a minha impressão. Não sou o dono da verdade, estou dizendo apenas o que acho.

Abraços.

L

Minha sugestão: Reclamem!

Entupam os administradoe e/ou moderados de mensagem reclamando de tópicos, de usuários, quanto mais reclamacão, mais rápido atitudes podem ser modificadas ou novas tomadas.

Por mim (opinião pessoal) o GUJ já teria uns mil usuários a menos, mas lavamos o forum da melhor maneira sem tentar criar nenhum tipo de atrito, e os usuários tbm fazem parte de moderar o fórum, vcs tbm tem o direito de reclamar, de falar pra alguém (em pvt) que ele esta atrapalhando o bom funcionamento.

Atuem como uma comunidade, é o melhor que posso ver pra gente.

[]s

A

Principalmente quando alguém quer empurrar sua preferência goela abaixo dos outros e não aceita as deficiências… criei um tópico recente colocando minha opnião sobre a frase “Java - Canhão para matar formigas” que mais do que uma crítica a esse tipo de informação, foi tbm pra me fazer refletir sobre a questão… desculpa aí, se foi considerado FLAME pode apagar… Concordo contigo Celso quanto a esse tipo de atitude, lembro que meu primeiro tópico aqui foi de ajuda para JTable, obtive pelo menos umas 4 ou 5 respostas diferentes de como resolver meu problema e nesse dia decidi que não sairia mais desse fórum… mas na boa moderas, sabendo explicar o porque detalhadamente, sou a favor de que apaguem tópicos inúteis tbm…

Falow galera :slight_smile:

M

Minha sugestão: Reclamem! ²

:wink:

R

Só frisando o que o ViniGodoy e o Luiz Aguiar comentaram: enviem as reclamações para [email removido].

J

Acho que o ônus do controle não cabe só ao moderador. A comunidade de usuários deve também ser vigilante.

É simples… Denuncie tópicos problemáticos… Evite polêmicas e comparações esdrúxulas que potencialmente geram flames e trolls… E principalmente: seja exigente com o conteúdo. Corrija os colegas que pisarem na bola. Saiba postar! Use bom português (ou inglês, espanhol, alemão… mas escreva direito). Seja conciso, relevante, e evite postar redundâncias.

Essa moçada pode, talvez aprender com o bom exemplo :wink:

Edit: Tô aqui no fórum desde 2005… e concordo com o autor do tópico. O público (e conteúdo) já foi mais interessante.

T

Eu noto que vários moderadores pararam de postar. Alguns - como o Luca - estão tendo dificuldades para se manter ativos, mas minha opinião é que para uns poucos moderadores que estão inativos hoje o GUJ não agrega mais valor.

O

Concordo plenamente, sem modificar nada em seu texto.

Meu cadastro aqui é antigo, e se vocês olharem no meu histórico sou daquelas pessoas que mais respondeu a questões do que perguntou. Tento colaborar dentro do meu tempo disponível.

Programo há mais de 10 anos com Java e desde 2004 participo do GUJ, e notei mesmo que de uns tempos para cá o nível do fórum decaiu muito. São poucas vezes que há tópicos sérios, sem troll nem flames, e principalmente têm sido fácil encontrar posts sem conteúdo algum, que não agregram valor algum.

Um exemplo é aquele fulano que responde apenas para dizer “também concordo”, “[2]” ou como naquele tópico da compra da Sun pela Oracle que a maioria dos replies eram com a pérola “Antes a Oracle que a IBM”. Ou seja, posts que de nada agregram valor ao fórum.

Outro dia abri um tópico na categoria off-topic pedindo a exclusão da minha conta, atitude essa tomada por causa desses assuntos chatos. Recebi pelo menos uns 10 replies com mensagens do tipo “Passar bem” e afins. Até que um dos moderadores respondeu com seriedade dizendo como proceder para exclusão da conta.

Um outro fator negativo no GUJ são os miguxos. Há uma série de tópicos/mensagens que simplesmente não dá para entender nada. Tento reler outras vezes, mas não tem como…

Enfim, não quero que meu post cause polêmica nem mesmo revolta. Mas sim que sirva como uma reclamação aos moderadores/administradores para seguir com a qualidade que o GUJ era há algum tempo.

Eu queria, e muito, continuar com meu login aqui e seguir ajudando, criando tópicos com discuções saudáveis sobre Java, mas infelizmente da forma como está fica impossível.

J

Sou totalmente a favor da ordem.

Participei de alguns foruns que tem uma ferramenta que é uma boa pra acalmar os animo dos mais “agitadinhos”,
é um sistema de Warn|avisos ou seja o usuario simplesmente tem um limite de avisos passando por este limiti seu login era invalidado por X tempo ou permanentemente.
Assim usuarios que comumente geram flames ou se aquetam ou são aquetados (e sem desculpas pois já tiveram alguns avisos antes).

Sei que esse tipo de atitudo não é necessario quando falamos de pessoas civlizadas e que sabem manter a “linha”, mas cada dia que passa começo a pensar que algo deste genero seja preciso para diminuir com os flames quase que constantes, que andam tendo por aqui.

F

Não precisa ter medo de críticas, forum com flame, senta o dedo. A discussão é válida e concordo com algumas opiniões não todas estamos aqui pra nos apoiar e não pra bater em tudo mundo.

T

Nós, como usuários, não podemos moderar os tópicos, mas podemos mudar pequenas atitudes que juntas podem contribuir imensamente com a ordem. Há um bordão que resume tudo: não alimentem os trolls!

Às vezes lemos no GUJ coisas que não concordamos e ficamos coçando para escrevermos sobre nossa discordância. E às vezes a resposta sai com uma carga emotiva muito grande, de forma que o outro entende como um ataque pessoal aí já viu. Já vi também casos onde uma pessoa que sabe muito responde com uma certa arrogância, ou não responde de forma educada, o que acaba gerando chateação na outra parte. O que devemos sempre tentar manter é um mínimo nível de educação em nossos posts, e se mesmo assim a outra pessoa lhe ofender, se segurem e não respondam para não alimentar a ( inútil ) discussão. Sei que é difícil, mas se conseguíssemos agir dessa forma, evitaríamos muito dos flamewars que apareceram e aparecem por aqui.

D

Pois é pessoal, concordo plenamente com o autor deste tópico, sou membro do guj a um certo tempo e venho percebendo algumas atitudes um tanto complicadas, estamos em um forum muito respeitado onde a maior parte de nós é um bom profissional, devemos manter o nível.

C

adriano_si:
Principalmente quando alguém quer empurrar sua preferência goela abaixo dos outros e não aceita as deficiências… criei um tópico recente colocando minha opnião sobre a frase “Java - Canhão para matar formigas” que mais do que uma crítica a esse tipo de informação, foi tbm pra me fazer refletir sobre a questão… desculpa aí, se foi considerado FLAME pode apagar…
Falow galera :)

Cara, não concordo que seu tópico tenha sido um “flame generator”. É um assunto importante e precisa ser discutido.

Inclusive, “ressuscitou” duas pessoas das muitas que estavam na minha cabeça quando abri o tópico. Não sei se o motivo deles foi esse, mas que estavam na minha mente, estavam.

Imaginei isso, entretanto, quando notei uma mudança de comportamento, talvez por conta dos “anarquistas”, não achei que adiantaria muito. Por esse motivo, resolvi tornar a minha reclamação pública.

Vou usar mais o email [email removido] a partir de agora. Obrigado pela dica.

E concordo que a comunidade possa se moderar, principalmente não alimentando discussões inúteis. Se parar de bater palma, o maluco para de dançar. E o que importa se ele acha que “ganhou” a discussão? Isso é mais uma prova de infantilidade.

Volto a dizer: Discussões sadias são importantes, como avalio a discussão que tive com o saoj há alguns meses atrás. Discutimos sobre política (algo que sempre gera confusão), debatemos idéias e, em momento algum, usamos de ataques pessoais idiotas. O tempo todo discutindo idéias. Isso é sadio, mesmo que não seja relacionado a tecnologia (por isso estava no off-topic), mas que esteja relacionado com ao nosso dia-a-dia.

Olha que discutimos pontos-de-vista totalmente divergentes. Polo Norte e Polo Sul. =)

Abraços.

L

A melhor forma de moderação do mundo é: “Não alimente os trolls”

P

Concordo totalmente com a idéia do tópico.
Sinceramente, acreditem.
É um louvável apelo à paz e ao respeito que devem sempre nortear as nossas relações.

Porém, não posso deixar de manifestar a minha estupefação com as várias e radicalmente diferentes vertentes do comportamento do autor.

Eu navego muito pelo GUJ.
99% desta navegação passa pelos foruns técnicos de java.
Leio absolutamente TUDO o que é postado nestes foruns.

Consequentemente, sei que o autor deste tópico é um colaborador ativo, sempre com respostas, dicas e opiniões de ótima qualidade.

Entretanto, a mesma pessoa é capaz disto.
Leiam, por exemplo, os adjetivos que o autor aplica aos colegas.
Ou as carreiras “alternativas” que sugere aos pobres coitados.
Tudo porque ousaram reclamar das suas condições de trabalho.
Leiam e tentem (eu não consegui) entender qual o critério do autor para classificar uma conversa como “discussão sadia” ou como “ataque pessoal idiota”, como ele mesmo diz.

Agora, este tópico do perfeito bom menino, ofendido e indignado com a violência verbal dos seus semelhantes.

Apesar de tudo, creio que devemos relevar, pois pode se tratar de alguma espécie de transtorno bipolar, ou algo parecido.

Ou simplesmente as tão humanas imperfeições, todos as temos.

Voltando ao tópico, que, repito, é excelente, vou aderir à proposta de paz.

Passarei a apenas ler os foruns, aprendendo com os técnicos, e ignorando os “off”.

Talvez eu seja um dos “eternamente ignorados”, ou “infantis”, ou “anarquistas”, a que se refere o autor (o cara é realmente bom com rótulos…), ou não, mas o fato é que realmente já li e já escrevi muita coisa ridícula por aqui, e colocar um ponto final nisto é a minha melhor colaboração para a tão falada, e nem sempre praticada, paz.

Sem choro, por favor… afinal, adultos têm que saber lidar com despedidas… :lol:

Abraços.

Obs.: Agora só falta sair mais uns 999 para “limpar” o forum… :lol: :lol: :lol:

C

O problema é que muitos moderadores ja deixaram isso aqui ou participam de uma forma muito timida nas discussoes. Tirando um ou outro que participa mais efetivamente (como o thingol) a impressao é que o forum esta entregue as moscas. O papel de moderador nao pode ser so de bloquear topicos e escrever unit tests pro jforum. IMO, quem nao tempo para entrar nas discussoes com a comunidade deveria passar o bastao para que outros possam exercer o papel de forma mais efetiva.

Nota: Nao quero ser moderador do GUJ.

F

Eu sou um usuário bem antigo do fórum, como dá pra perceber ao lado (cadastro de 2002), e durante muito tempo passava por aqui cerca de 3 ou 4 vezes ao dia, sempre lendo as mensagens de notícias, off-topic, java básico e java avançado, muito mais respondendo do que perguntando.

Hoje em dia só vejo off-topic e notícias. O motivo?? Não só as perguntas como as respostas muitas vezes não dizem nada com nada. Eu não gosto de ficar perdendo minutos e minutos tentando decifrar uma mensagem escrita num péssimo português, portanto simplesmente as pulo. Como também não leio tópicos que tenham mais de 2 “páginas”, pelo simples fato de que é altamente provável que encontre muitas mensagens apenas dizendo “concordo”…e pra ler algo que não acrescenta absolutamente nada à discussão, prefiro ir ver as notícias na Folha Online ou piadas no Cacadaboa.

Exemplo de resposta que também nada acrescenta: a pessoa está com problemas pra abrir o Internet Explorer no XP, e a resposta é “instale Linux”. Se não sabe a resposta, pra que responder? Só pra aumentar o número de mensagens enviadas??

Acho que grande parte da culpa é também dos usuários (os que respondem sem nada acrescentar, os que iniciam brigas, os que continuam brigas, e por aí vai).

Sem contar que um pouco de cultura, educação e formalidade não faz mal a ninguém.

M

um botao “denunciar” no post serial muito util… =)

F

É extremamente natural os moderadores diminuirem suas atividades no fórum. Não esperem que em todo tópico tenha um moderador imediatamente disponivel para responder a dúvida. A função da comunidade é que todos ajudem uns aos outros, não só os moderadores ajudem.
Você ensina uma criança a andar, e depois deixa ela andar por conta própria.

M

Em alguns fórums, existe uma opção dos próprios usuários darem notas aos posts, fazendo com que os flames e mensagens off recebam notas baixas e é até possível a pessoa “filtrar” mensagens inferiores a determinada nota, fazendo assim uma auto-moderação.

Quando fomos implantar um fórum na nossa Intranet e pensamos no JForum com algumas personalizações nossas, mas no final optamos por um outro engine que já tinha essas features.

Mas a situação aqui é complicada. É dificil para o moderador ficar vigiando sempre, se modera muito, é ditador, se modera pouco é condizente…
Sem falar que tem moderadores (não vou especificar o nome) que postam flames nos tópicos pra gerar discussão e flame war.

C

francislon:
É extremamente natural os moderadores diminuirem suas atividades no fórum. Não esperem que em todo tópico tenha um moderador imediatamente disponivel para responder a dúvida. A função da comunidade é que todos ajudem uns aos outros, não só os moderadores ajudem.
Você ensina uma criança a andar, e depois deixa ela andar por conta própria.

Se estava referindo a meu post, nao falei em ajuda, mas em participacao.

C

pinto:

Cara, pensei muito antes de responder (ou me defender). Principalmente porque, para variar, você não está discutindo idéias e sim, atacando. Quando surgiu a idéia do tópico (ontem a tarde) eu sabia que alguém ressuscitaria esse flame (e tinha quase certeza que seria você). Foi um dos motivos que me levou a dizer que não sou Madre Teresa. Já participei de flames, leia o primeiro post, pf. E esse não foi o único, só de cabeça, lembro os exemplos da questão do nerd e da Accenture. Nestes 3 casos, minhas opniões não foram bem aceitas, e isso gerou ataques de quem não pode ser contrariado.

Não, eu não sou perfeito. Mesmo assim, além de ter pedido desculpas por ter colocado as minhas opniões (sim, eram as minhas opniões), eu não creio ter atacado alguém diretamente, o que caracteriza um ataque pessoal.

Eu, realmente, deveria ter ficado de fora desta thread citada por você, mas não fiquei. O motivo era simples: quem estava escrevendo ali não queria ser contrariado. Por isso me desculpei, sinceramente.

Não é o que busco nessa thread, muito pelo contrário. Precisamos aprender a ser contrariados, a ter nossas idéias debatidas.

O que fiz, na minha visão, foi tentar passar os conselhos que recebi em algumas palestras que assisti do Luiz Marins. Fui duro, quando disse que quem estava pensando mais em diversão do que em trabalho era preguiçoso, mas precisamos chacoalhar as pessoas de vez em quando. Entretanto, mesmo sendo duro, rebati uma idéia (a de trabalhar menos de 8 horas) e não as pessoas, até você me citar, naquele mesmo tópico. E fui atacado pelas pessoas que não queriam ser contrariadas.

Mesmo nesse momento, quando me defendi dos seus ataques gratuitos, tentei ser o mais cordial possível, pois sabia que do outro lado havia um ser humano.

Simplesmente, a minha opnião foi colocada. Quando percebi que a discussão não estava mais sadia, abandonei a thread.

Você pediu um exemplo de discussão sadia? Está aqui. Acho um bom exemplo, onde discuti (no melhor sentido da palavra) com o danieldestro e com o saoj. A discussão ficou no campo das idéias e não partiu para os ataques pessoais.

Acredito que tenha sido inútil você trazer esse assunto a tona, pois a maioria das pessoas que está respondendo nessa thread, já era do GUJ nessa época. É a tal da história da picuinha.

O que estou propondo, é a volta da ordem. Com trancamento de tópicos desnecessários, inclusive meus. E pedindo para que os trolls anarquistas sejam ignorados.

Não estou querendo um lugar no Céu, nem pleiteando uma vaga de santo, coisa aliás, que nunca fui.

V

Testosterona em excesso no GUJ, este é o motivo da maioria dos flamewares, acabam levando sempre para o lado pessoal e ver quem ganha a “batalha”, vira questão de honra. O GUJ precisa de mais estrogênio para equilibrar os ânimos!

A

celso.martins:

Abraços.

De acordo com você.
Eu entro no GUJ umas 5 vezes por dia. Em 0.5 dessas eu posto alguma coisa… Ou a discussão é sobre uma coisa que não tem o porquê discutir (fim do Java, NetBeans vai acabar, guerra de IDEs, de frameworks, de linguagens…) ou é boa, mas tá cheia de trolls. Eu estava pensando em postar algo do que você falou. A qualidade caiu bastante… tá virando Orkut :expressionless:

Editado: a última discussão boa (excelente) que eu presenciei foi na conversa (que também foi ‘quente’ no sentido de um discordar do outro, mas trazendo conhecimento pra comunidade) das pessoas que discutiram como começar com TDD.

Abraço.

C

Com relação a isso, não tem como discordar. =)

Acho que o maior problema é a guerra de vaidades, que desvirtua o ser humano do campo das idéias (um dos atributos - talvez o maior - que o diferencia dos animais) e o joga no campo das batalhas.

As pessoas querem estar certas de qualquer maneira e simplesmente não aceitam uma idéia oposta.

Abraços.

P

[size=18][color=red]Veronicaaa para Moderadora do GUJ !!![/color][/size]

Brincadeirinha. Mas você tem razão quando fala da necessidade que alguns sentem de “ganhar a batalha”.
Um fórum é um lugar para trocar idéias e opiniões, mas muita gente aqui quer fazer valer a sua opinião a qualquer custo.

Um bom exemplo é um certo usuário que posta mensagens com idéias tresloucadas e que, quando é questionado, acusa os outros de idiotas ou canalhas…

P

Já virou, Andre, já virou…

J

Realmente a vaidade. X melhor que Y. Imagino que isso aconteça, devido ao guj ser um fórum de usuários de java. Se alguém entrar com uma idéia diferente, gera flamewar.

Não estou criticando o fórum de maneira alguma. Eu gosto e participo dele, todos os dias.

Os verdadeiros culpados realmente: a vaidade de usar isso ou aquilo, orgulho de usar cegamente um só tipo de tecnologia, e se achar melhor que outros.

C

[size=18][color=red]Veronicaaa para Moderadora do GUJ !!![/color][/size]

Brincadeirinha. Mas você tem razão quando fala da necessidade que alguns sentem de “ganhar a batalha”.
Um fórum é um lugar para trocar idéias e opiniões, mas muita gente aqui quer fazer valer a sua opinião a qualquer custo.

Um bom exemplo é um certo usuário que posta mensagens com idéias tresloucadas e que, quando é questionado, acusa os outros de idiotas ou canalhas…

Cara, vamos tentar discutir idéias, para ver se esse tópico surte efeito. Vamos tentar esquecer problemas pessoais. :wink:

Se não, será a minha primeira denuncia ao [email removido] :wink:

Abraços.

P

celso.martins:
Cara, vamos tentar discutir idéias, para ver se esse tópico surte efeito. Vamos tentar esquecer problemas pessoais. :wink:

Abraços.

Cara,

Eu não tenho problemas pessoais com ninguém. É apenas uma constatação. :wink:

A

Por enquanto todo mundo foi bem ?legal? comigo aqui. Se isso está realmente acontecendo, eu ainda não vi nada.
Sobre a questão de deletar tópicos e talz, acredito que é um mal necessário.

C

Acho que isso, também, é um grande problema. Acredito que as pessoas devam reler várias vezes o que está escrevendo e verificar se conseguiu imprimir o sentido esperado na mensagem. Escrever é diferente de falar, é outra coisa que as pessoas não percebem. Se já publicou, edita. É melhor ter 10 edições marcadas no rodapé da mensagem, do que ter uma mensagem que não representa idéia alguma.

Parece que as pessoas tem medo que as outras percebam que o seu post foi editado. Eu edito mesmo. =)

PS. Não estou dizendo com isso que eu sou o melhor escritor do mundo. Mas temos que buscar uma escrita melhor. É isso que tento (sem conseguir ainda). =)

Abraços

C

pango:
celso.martins:

Abraços.

Cara,

Eu não tenho problemas pessoais com ninguém. É apenas uma constatação. :wink:

Blz. Só para ficar claro (realmente não ficou) a denúncia seria com relação ao tópico e não a você.

Obs. Não deu para editar, pois você já tinha citado o que escrevi. Por isso saiu essa mensagem, quase inútil. =)

M

Eu não acho que o clima está quente.

A

Eu tenho uma teoria: muitos flames acontecem porque tem pessoas aqui que só querem aumentar o número de mensagens. Já falei uma vez aqui que acho que se não tivesse isso, mas sim um botãozinho de “Obrigado” ou “Ajudou” em cada tópico e uma classificação de acordo com isso e não com a quantidade de mensagens (a Sun fazia algo parecido), não existiriam tantas pessoas postando.

Abraço.

C

É um direito seu, e respeito.

Mas, porque? O clima está quente e você gosta de climas quentes? :wink:

Ou você, realmente, não acha que as coisas tenham esquentado nos últimos meses? Principalmente com trolls taxando moderadores de ditadores?

Abraços.

M

A maioria das pessoas acham que o mundo é orkut. ou melhor que guj é igual a orkut.

Qualquer tópico trancado ou visto por um lado diferente dos moderadores é motivo de briga. Ou seja, para os olhos do “mundo”, os moderadores sempre serao ditadores.

M

E é essa a intenção dessas pessoas… fazer pessoas que frequentam o forum postar sobre as m%*#@$ que eles fazem.

Não culpo os moderadores… eu até gosto deles… ^^

Ontem eu assisti a palestra do Paulo Silveira e ele é viciado em testes.
ViniGodoy sabe muito de dev de jogos.
Thingol posta as respostas de um modo interessante… Ele consegue fazer voce implementar sem te da o código.

Ah… é o que eu lembro… e ninguém é livre de entrar em um flame… qualquer pessoa se irrita com algo.

M

Matheus Leandro Ferreira:
A maioria das pessoas acham que o mundo é orkut. ou melhor que guj é igual a orkut.

Qualquer tópico trancado ou visto por um lado diferente dos moderadores é motivo de briga. Ou seja, para os olhos do “mundo”, os moderadores sempre serao ditadores.

Sim… já se foi a época de que Orkut foi bom a uns 3 anos.

M

Mark_Ameba:

Sim… já se foi a época de que Orkut foi bom a uns 3 anos.

Concordo plenamente.

Sobre os moderadores, todos tem modos diferentes de trabalhar e são realmente bons no que fazem. Não é “a toa” (à toa ou a toa… não sei se isso existe)que são Moderadores.

C

Quero deixar claro que também não culpo os moderadores. Acho que a situação é mais para o lado do “entre a cruz e a espada” do que outra coisa.

Concordo com esta frase do marcosalex: “É dificil para o moderador ficar vigiando sempre, se modera muito, é ditador, se modera pouco é condizente…”

O que eu acho é que eles deveriam ignorar trolls que gritam: “Abaixo a ditadura”.

Obs: Estou sendo repetitivo para evitar problemas de interpretação.

Abraços

M

a propósito, se você ir para qualquer outro fórum, irá ver que em todos existe “flaming”.

Até porque, querendo ou não, mexe com o emocional de uma pessoa. No caso do GUJ onde envolve programação, qualquer argumento desmentido ou código postado que não funciona, pode ocasionar uma certa infantilidade ou arrogância… seja por orgulho ou teimosia da pessoa que postou e vice-versa.

Se faz bem ou mal? tanto faz!

C

a propósito, se você ir para qualquer outro fórum, irá ver que em todos existe “flaming”.

Até porque, querendo ou não, mexe com o emocional de uma pessoa. No caso do GUJ onde envolve programação, qualquer argumento desmentido ou código postado que não funciona, pode ocasionar uma certa infantilidade ou arrogância… seja por orgulho ou teimosia da pessoa que postou e vice-versa.

Se faz bem ou mal? tanto faz!

Sim, eu participo de outros fóruns. De Java é o único. Mas participo de assuntos como Espiritismo, Xadrez, OOP, Delphi, e muitos outros. Acredito que os grupos de discussão são os melhores lugares para trocas de experiências. Esse meu pensamento vem desde o início da década de 90, quando eu tinha um BBS. Esse BBS era voltado para troca de mensagens.

Recebo cerca de 1000 mensagens diárias de grupos de discussão.

Sei que os flames existem, mas são controlados. Exatamente como era controlado aqui no GUJ. Quem gerava flame, era, no mínimo, ignorado (don’t feed the troll). E quando dois trolls se pegavam em um tópico, este era trancado. O execelente nível era mantido. Foi um dos motivos que manteve o GUJ como meu único fórum de Java.

É dessa ordem que estou sentindo falta. Estou evitando citar exemplos e nomes, para não gerar um guerra desenfreada.

Hoje em dia, os tópicos são trancados, mas só quando descambam para as pessoas quase marcarem agressão física em algum lugar. Antigamente isso era cortado mais próximo da raiz.

Abraços.

M

Uma coisa é certa: todo fórum que aumenta a quantidade de visitas, aumenta o número de flames e cai a qualidade. Orkut é um deles que já foi citado, tem vários outros fórums de Linux, Delphi (no auge), .NET que sofrem do mesmo mal. Aliás, não é só fórum de internet. Casas noturnas, restaurantes, pubs, tudo tem esse problema.

Ao mesmo tempo que é ruim, é o preço que o GUJ está pagando pelo sucesso. Infelizmente não encontraram a fórmula mágica que espante os trolls e não deixe os bons usuários fugirem.

L

marcosalex:
Uma coisa é certa: todo fórum que aumenta a quantidade de visitas, aumenta o número de flames e cai a qualidade. Orkut é um deles que já foi citado, tem vários outros fórums de Linux, Delphi (no auge), .NET que sofrem do mesmo mal. Aliás, não é só fórum de internet. Casas noturnas, restaurantes, pubs, tudo tem esse problema.

Ao mesmo tempo que é ruim, é o preço que o GUJ está pagando pelo sucesso. Infelizmente não encontraram a fórmula mágica que espante os trolls e não deixe os bons usuários fugirem.

A fórmula mágica para espantar os trools sempre existiu mas ninguém usa. Eu jah falei em outra mensagem, é só não alimentar os trolls, mas a galera faz questão de fazer justamente ao contrário.

O que eu mais vejo aqui é gente fazendo questão de responder mensagens dos trolls. Daí quando os trolls chutam o barraco e apelam, dai essas pessoas vão e começam a reclamar que o clima do forum tá quente. Se não tivesse alimentado o troll desde o princípio, nada teria acontecido. Quer um exemplo: De vez em quando um usuário ilustre do forum que todo mundo conhece escreve um texto que ninguém entende nada que parece que foi gerado em um gerador de lero-lero. O que acontece? Nego começa a responder falando que não entendeu nada, começa a ofender o usuário ilustre, dai o usuário ilustre responde xingando e pronto, tá avacalhado o forum. To mentindo ou é isso que acontece? Se o pessoal deixasse o post do cara as moscas, ele já teria ido embora do GUJ faz muito tempo…

Quanto a ausência dos moderadores, isso é um fato que ninguém pode negar. E o ruim disso nem é questão do forum não ser moderado adequadamente, quanto a isso é só não ler as mensagens e pronto. A grande perda disso é não contar com o conhecimento dos moderadores em assuntos mais profundos. Que falta faz o shoes discutindo arquitetura, entre outros.

D

Concordo plenamente com a maioria das opinioes aqui, mas infelizmente acho que isso é uma coisa normal, a uns 3 anos atras quando entrei ( beginner total! )no guj nos tinhamos um grupo muito mais reduzido de usuarios, geralmente pessoal mais experiente, que vieram de outras linguagens e etc. Conforme o java foi se popularizando mais e mais, e consequentemente o guj, já que eh sempre o primeiro nas buscas do google, comecou a crescer exponencialmente, e aí acontece a mesma coisa que aconteceu com o orkut e está acontecendo com o Twiter, começa a “perder a graça”, pq o nivel de conteudo começa a ser jogado pra baixo.

Por exemplo, faz teeeemmpo que nao vejo umas discusoes boas como a do calcado e nao sei mais quem falandao sobre EJB, ou oque seja. Agora… gente perguntando sobre “qual faculdade eh a melhor?”, cara perguntando se o ipod dele tah quebrado, gente reclamando de alguma empresa, outros falando que java ja era, outro falando que java eh pesado. Tem até gente reclamando que “Nao conseguiu instalar o IE7”!.. cara… isso é um forum de JAVA!

Ai acho que desanima todos que querem ver uma boaa discusao…

J

deniswsrosa:
Concordo plenamente com a maioria das opinioes aqui, mas infelizmente acho que isso é uma coisa normal, a uns 3 anos atras quando entrei ( beginner total! )no guj nos tinhamos um grupo muito mais reduzido de usuarios, geralmente pessoal mais experiente, que vieram de outras linguagens e etc. Conforme o java foi se popularizando mais e mais, e consequentemente o guj, já que eh sempre o primeiro nas buscas do google, comecou a crescer exponencialmente, e aí acontece a mesma coisa que aconteceu com o orkut e está acontecendo com o Twiter, começa a “perder a graça”, pq o nivel de conteudo começa a ser jogado pra baixo.

Por exemplo, faz teeeemmpo que nao vejo umas discusoes boas como a do calcado e nao sei mais quem falandao sobre EJB, ou oque seja. Agora… gente perguntando sobre “qual faculdade eh a melhor?”, cara perguntando se o ipod dele tah quebrado, gente reclamando de alguma empresa, outros falando que java ja era, outro falando que java eh pesado. Tem até gente reclamando que “Nao conseguiu instalar o IE7”!.. cara… isso é um forum de JAVA!

Ai acho que desanima todos que querem ver uma boaa discusao…

Sendo no Off-topic, talvez não haja problema. Creio que o nosso maior problema seja o flame causado por usuários que não possuem uma gama de assuntos abrangente, e, vivem centrados num tipo de coisa.

O Off-Topic é importante para quem deseja aprender algo diferente.

M

Também não importo com tema off-topic DESDE QUE esteja claro no título. Se alguém posta perguntando sobre PS3 e XBox, nem entro no post. Quem quiser discutir o assunto específico, entra. Quem não quiser, ignora. Não atrapalha de forma alguma, mesmo que saia briga lá dentro.

Agora o que incomoda é desviar o assunto do tópico original. Mas daí eu discordo dos moderadores trancarem, porque às vezes o assunto do tópico não foi esclarecido ainda e a dúvida não foi respondida.

D

Olha eu athe concordo que off-topic de fato nao precisa ter somente coisas de Java, uma piadinha de vez em qdo, um assunto bizarro… poxa eh legal que descontrai o forum, o problema eh que os assuntos do offtopic comecaram a ser um pouco banalizados.

J

Sim, Assuntos do tipo:

Mercado java, Salário java, Profissional java, Como começar…

Não se aprende nada com isso.

P

Bom, acho que todas as vezes que alguém questionou o porque da moderação do GUJ ser tão linha-dura eu falei que achava que isso ia acontecer. Usuários mais recentes não sentem diferença porque eles não conheceram o GUJ antigo, apenas conhecem um fórum Java com milhões de usuários e um puta Google juice.

Se for para fazer algo a minha sugestão é uma só: http://en.wikipedia.org/wiki/Zero_tolerance

A

Para os moderadores,

Não seria uma boa idéia limitar o número de off-topic que um usuário pode criar por dia??

Uma outra coisa boa que poderia ser feita é o forum enviar automaticamente um email com o conteúdo deste tópico ou então um link como este para novos usuários cadastrados

tb concordo totalmente que não alimentando os trolls seria uma boa forma de evitar os flames

[]´s

D

Ótima idéia André.

Não sei se essa de limitar o número de off-topics seria uma boa, mas a de enviar o post do Mantú e esse outro link de como fazer perguntas inteligentes seria muito útil…

Algum moderador poderia se pronunciar sobre a sugestão, mas acho que nesse caso seria o Rafael Steil, que é o administrador.

Bom, fica ai meu voto de aprovação, agora cabe aos responsáveis pelo fórum aderir ou não…

T+

C

Sinceramente, não sei se os posts OFF-TOPIC são os maiores vilões dessa história.

Tenho notado um clima mais ameno nos últimos dias.

J

“O GUJ teve sempre um foco tecnologico bem interessante e sempre se caracterizou pela maturidade dos participantes.”

Você só pode estar brincando Celso.

Logo você falando sobre maturidade? Um _______ que se acha o maioral, entra nos tópicos com 7 pedras na mão, sem um pingo de educação ou respeito e vem falar de maturidade?

Que me desculpem pelo ataque pessoal, mas esse comentário vindo dele para mim foi ridículo. O cara é louco.

O próprio usuário PINTO colocou um exemplo da insanidade desse Celso aqui neste tópico. Sem dúvida ele deve ter transtorno bipolar ou algo parecido…

Agora vem dar uma de santo pedindo paz e criticando atitudes agressivas e de ataque? Logo um dos que mais faz isso? Fala sério…

Faça-me o favor Celso, caia na real.

A

Julio, meu amigo…

Não ressucite tópicos mortos, ainda mais se for pra

• Xingar um usuário;

• Não escrever nada que agregue ao tópico;

• Escrever algo que possa gerar Flame;

Moderação, já que ainda não havia sido feito, acho que está na hora de fechar esse tópico Aqui;

Abs []

D

adriano_si :
++

Só não entendi pra que desenterrar o tópico o0

J

Desculpem, foi só um desabafo.

Criado 30 de abril de 2009
Ultima resposta 1 de mar. de 2011
Respostas 67
Participantes 34