O que colocar no diretório lib do WEB-INF?

13 respostas
J

Bom dia galera! Bom, estava pensando sobre isso porque nos livros que eu acho fico meio sem guia. Eu uso o Eclipse pra programar e gostaria de saber se todo o conteúdo que eu tenho no WEB-INF/lib tenho que ter na pasta lib do meu projeto?

Abs.

13 Respostas

M

sim

J

Então nesse caso, não teria como fazer um deploy mais prático? Sem ter que copiar os arquivos, tipo uma maneira de linkar de uma pasta pra outra?

M

Eae cara,

quer um conselho…começe a utilizar netbeans…

[]s,

J

Fala marcelo! Já utilizei o NetBeans e não vi tanta diferença assim pro Eclipse. Porque do conselho?

M

eu sempre(6 meses) programei no eclipse, tem certas coisas que no netbeans e mais “automatica” do que o eclipse,

o seu caso por exemplo no netbeans seria mais facil de resolver,

[]s,

T

eu acho que tem como vc referencia uma pasta onde contem toda as libs
que vc vai usar no projeto,

No seu projeto click com o btn direito e vá em properties

java build path

na aba libraries click no btn add library e user library

lá vc vai poder buscar onde está usar libs

Usando o maven vc evita tudo isso

A

juninhodg:
Bom dia galera! Bom, estava pensando sobre isso porque nos livros que eu acho fico meio sem guia. Eu uso o Eclipse pra programar e gostaria de saber se todo o conteúdo que eu tenho no WEB-INF/lib tenho que ter na pasta lib do meu projeto?

Abs.

Não, basta apontar a pasta WEB-INF/lib no classpath do seu projeto.

Ambos Eclipse e Netbeans configuram bem os projetos web, não é isso que vai diferenciar um do outro.

E ganha uma porrada de outros problemas como xmls gigantescos, falta de inteligência em builds de projetos dependentes, apenas um artefato por projeto e mais uma porrada de outros… Nem o pessoal do Hibernate aguentou usar o maven :twisted:

https://community.jboss.org/wiki/GradleWhy

juninhodg, você não precisa manter cópias das suas libs na pasta lib porque nenhum IDE vai te forçar a ter as libs nessa pasta, basta apenas você configurar o projeto. Se estiver com o Eclipse e o WTP configurado, o Eclipse adicionar uma library no seu projeto que irá apontar para a pasta WEB-INF/lib (desde que seu projeto seja um Dynamic Web Project).

T

@Ataxexe

como vc trabalha, adicionando .jar na pasta lib?

eu uso o maven e não tenho problema algum…

A

tmvolpato:
@Ataxexe

Onde eu posso, utilizo o Gradle. Mas uso o Maven também. Depende do projeto.

Recentemente comprei o IntellijIDEA. Ele tem um excelente mecanismo de configuração de bibliotecas que me satisfaz plenamente na maioria dos meus projetos. O mais bacana de usar algo pra gerenciar as dependências é não precisar jogar pro SCM as libs. Além de não fazer sentido versionar algo que não é mantido por você, ocupa um espaço considerável (aí é melhor usar um Maven ou Ivy ou, melhor ainda, o Gradle).

Um dos grandes problemas do Maven, pra mim, era o fato de não se poder mapear exclusões globais de bibliotecas. Era um saco procurar de onde vinha uma lib e, depois de excluí-la, ver que outra dependência a usava. Se não me engano isso já existe no Maven 3, mas a primeira impressão é a que fica e eu fui tão prejudicado nos projetos por causa de uma série de problemas com o Maven (o build burro dele, que não detecta que precisa construir o projeto dependente, por exemplo) que acabei tendo aversão. Depois que conheci o Gradle essa aversão só aumentou. (Praticamente quando eu fui apresentado ao Git e quase enfiei a cabeça na parede de raiva por ter usado o SVN por mais tempo do que deveria.)

Não só eu tenho aversão como uma porrada de outros desenvolvedores também. Aquele link sobre o Hibernate é bem interessante. Vou deixar em anexo um texto sobre um comparativo entre o Maven e Ant + Ivy. Nele o autor demonstra que pra coisas simples a configuração do Maven acaba sendo tão insana que um Ant + Ivy resolve as coisas muito melhor.

Justamente por isso não recomendaria ao juninhodg usar o Maven só pra não precisar copiar as libs pro projeto. O Eclipse também tem um esquema de bibliotecas muito bom e que pode ser usado pra evitar o copiar-colar.

Não quero gerar flames com isso, sei que muitos adoram o Maven, mas eu sou exterminador de xmls. Acho o Gradle infinitamente mais legal de trabalhar do que o Maven por usar Groovy para expor uma DSL muito elegante e prazerosa de trabalhar.

J

tmvolpato:
@Ataxexe

Isso, basicamente eu adiciono e configuro no Build Path do projeto as libs necessárias.

Ataxexe, eu comecei a ver o livro Java Persistence with Hibernate e eles usavam o Ant. Até vi uns exemplos no site do próprio hibernate onde eles usavam o Mavem e achei ele bem mais complexo e estressante que o Ant. Tudo no Ant é mais legível.

A

juninhodg:
tmvolpato:
@Ataxexe

Isso, basicamente eu adiciono e configuro no Build Path do projeto as libs necessárias.

Ataxexe, eu comecei a ver o livro Java Persistence with Hibernate e eles usavam o Ant. Até vi uns exemplos no site do próprio hibernate onde eles usavam o Mavem e achei ele bem mais complexo e estressante que o Ant. Tudo no Ant é mais legível.

Então estude o Gradle que seu queixo vai cair :wink:

J

Blza, obrigado pela dica :slight_smile:

T

Ataxexe:
juninhodg:
tmvolpato:
@Ataxexe

Então estude o Gradle que seu queixo vai cair :wink:

vou dar uma olhada

vlw

Criado 21 de novembro de 2012
Ultima resposta 23 de nov. de 2012
Respostas 13
Participantes 5