O que é DAO / DTO?

5 respostas
S

O que é DAO e DTO ??
é uma ferramente, api, ou o que??

5 Respostas

G

“simundi”:
O que é DAO e DTO ??
é uma ferramente, api, ou o que??

DAO -> Um Design Pattern que encapsula e abstrai o acesso aos dados…

DTO - > Objeto de transferência de dados a fim de reduzir o número de chamada de métodos…

http://java.sun.com/blueprints/corej2eepatterns/Patterns/DataAccessObject.html

http://corej2eepatterns.com/Patterns2ndEd/TransferObject.htm

:wink:

F

Detalhando um pouco mais o que o Guilherme já disse, DAO e DTO são Designe Patterns. Ou seja, são padrões documentados em um livro ou na internet, e que mostram uma forma comum de resolver determinado problema.

DTO = Data Transfer Objetcts. Basicamente são objetos apenas com atributos e seus métodos acessores (gets e sets). Um DTO representa um conjunto de dados reunidos de forma coesa e serve para transportar este conjunto de dados entre as camadas de uma aplicação, sem a necessidade de efetura uma chamada para cada atributo do objeto. Isto economiza tráfego de rede e são muito importante em sistemas J2EE.
DTO também é conhecido como VO, ou Value Object.

DAO - Data Access Object. Basicamente é o bjeto que abstrai tudo que for referente ao acesso a dados da aplicaçõa. Por exemplo, é onde ficam o acesso JDBC em uma aplicação que use Banco de Dados.

Dê uma olhada nos links que o Guilherme passou para pegar todos os detalhes destes dois patterns. Já aproveite e dê uma olhada nos outros…

S

Muito bom!!!

Entendi o esquema.

Obrigado pela ajuda!!

abraços

P

Perfeito, logo [b]sód eve ser utilizado se você possui camadas lógicas (layers) em difrentes servidores (tiers). Se você utiliza apenas um servidor (uma máquina), você não tem motivos para usar DTOs.

F

Perfeito! Muita gente acaba adotando J2EE Patterns como Padrões para todo tipo de projeto.

Eu sou um destes :cry: Digamos que eu já tenho um modo de pensar baseado neles e o código “nasce” facilmente deste jeito.
“Façam o que eu digo, mas não façam o que eu faço” :razz:

Criado 18 de agosto de 2005
Ultima resposta 19 de ago. de 2005
Respostas 5
Participantes 4