O que é Design Pattern?

13 respostas
A

Boa tarde galera, tava afim de saber o que vem a ser design pattern, e se puder me passar um tutorial ficarei grato!!
Obrigado!!

13 Respostas

R

http://www.google.com.br/#q=Design+Patterns

:roll:

L

Problema universal.

Imagine os problemas que quase muitos projetos terão, logo existem soluções comuns :slight_smile:

G

São metodologias pra desenvolvimento, vamo colocar como se fosse uma receita de bolo, mas você pode fazer um bolo com calda de chocolate entendeu/

T

Então, apenas finalizando o que o Anderson S. disse, com os problemas comuns forão reunidas as melhores ideias e formaram então padrões de soluções de design (design patteners)…

L

Thiago MuiLoko:
Então, apenas finalizando o que o Anderson S. disse, com os problemas comuns forão reunidas as melhores ideias e formaram então padrões de soluções de design (design patteners)…

quis dizer o lelodois aquele burro?

T

Em suma, são padrões que podem ser aplicados em determinadas situações corriqueiras em projetos de software, principalmente os corporativos (que em geral são grandes e possuem muitos requisitos, funcionais e não funcionais). Não são uma obrigação e nem vale a pena tentar ficar achando um jeito de meter um pattern no seu projeto. É uma biblioteca de boas práticas que você deve utilizar quando julgar que aquilo vai ajudar e não adicionar mais complexidade ainda ao seu sistema.

Por exemplo, o padrão Façade (fachada mesmo), falando bem por cima, é um cara que encapsula uma classe/um componente/um subsistema mais complexo e com muita lógica de negócio intrínseca, provendo uma interface mais fácil para sua utilização, apenas com métodos de interface bem definida, que realmente o cliente entenda. Por exemplo, há diversas classes do AWT que são coisa de ET, computação gráfica hardcore. Pra lidar diretamente com essas classes, tem que gostar e mesmo manjar de comp graf. Mas se eu quero apenas fazer uma telinha simples, preciso entender de RGB e afins? Creio que não. Posso fazer uma classe façade, me de metodos faceis do tipo criarBotaoPadrao e tenho meu botão ao inves de chamar n metodos e passar mais n parametros que por muitas vezes não sei para que servem e nem vou ver resultado deles, a não ser que eu saiba bem o que esteja fazendo. Em suma, meu façade irá desacoplar meu cliente de todas as classes mais complexas, criando um ponto único de acoplamento (Cliente – Façade – Classes/Subsistema complexo), além de prover uma interface simples. Em diversos casos, é um bom padrão a se utilizar.

De resto, faça como nosso amigo disse: procure no google. Tem um bom tutorial introdutório aqui: http://www.pg.cefetpr.br/coinf/simone/patterns/

A

Gostei dos links, e tiver como vocês me fornecerem tutorias com exemplos na prática ficarei grato!!

L

eu considero um otimo ponto de partida esse link

depois alguns livros para aprofundamento do assunto.

L

Eu vou responder o que não é design pattern.

Design Pattern não é double rainbow. Não é porque os mais pro recomendam, que você deve babar ovo.

Design Pattern não significa melhores práticas. Ao contrário, significa práticas comuns, ou seja, em boa parte das vezes o pattern é um jeito de resolver determinado problema, outras vezes, não, tudo depende de um contexto.

Design Pattern não é gerencial. Não se deve impor patterns, nem impregná-los em ferramentas dos gerentes (vide as famigeradas tarefas no Project com nomes Blablablá - DAO).

Finalizando, se você quer aprender Design Patterns leia o livro do GoF, ponto! Não há desculpa satisfatória pra não lê-lo, pois é de fundamental importância pra um programador.

A

Leonardo3001:

Design Pattern não é double rainbow. Não é porque os mais pro recomendam, que você deve babar ovo.

Design Pattern não significa melhores práticas. Ao contrário, significa práticas comuns, ou seja, em boa parte das vezes o pattern é um jeito de resolver determinado problema, outras vezes, não, tudo depende de um contexto.

Design Pattern não é gerencial. Não se deve impor patterns, nem impregná-los em ferramentas dos gerentes (vide as famigeradas tarefas no Project com nomes Blablablá - DAO).

Finalizando, se você quer aprender Design Patterns leia o livro do GoF, ponto! Não há desculpa satisfatória pra não lê-lo, pois é de fundamental importância pra um programador.

Você poderia me disponabilizar um link com esse livro??

A

oi,

Pois é, como falaram: não saia por ai aplicando DP em qualquer lugar só porque alguém te disse que era legal

Faça o simples (KISS) e então quando sentir a necessidade (Refatore) para usar um DP.

[]´s

L

Um… não. O livro é de papel, daqueles que se compra em livraria. Passar o link seria piratear. Acredito que se você quer mesmo fazer isso, você sabe os meios para se obter.

O livro se chama “Padrões de Projeto” em português, e “Design Patterns” em inglês. Não tem erro.

B

Anderson S.:
Leonardo3001:

Você poderia me disponabilizar um link com esse livro??

Padrões de Projeto - Soluções Reutilizaveis de Software Orientado a Objetos

Criado 25 de agosto de 2010
Ultima resposta 30 de ago. de 2010
Respostas 13
Participantes 10