O que é Jasper, beanName e outras dúvidas [RESOLVIDO]
8 respostas
Y
Yky_Mattshawn
Estou estudando JSP…
Surgiram-me algumas dúvidas:
Ao rodar um arquivo com um erro de sintaxe, mostrou-se na tela o rastreamento de pilha da exceção, e aí eu vi lá alguns trechos contendo a palavra Jasper. Aí eu pensei: o que é Jasper? Alguém poderia me explicar? O que eu imagino é que seja o engine que traduz as JSP’s em servlets, mas não tenho certeza.
Estudando a ação useBean do JSP, percebi um atributo que, no livro dos Deitel, diz assim:
Só que eu não entendi! Pq/para que carregar um bean na memória? Outro bean?
Outra coisa que fiquei curioso é o seguinte: as páginas JSP podem se usufruir de múltiplos escopos configurações para seus beans, de modo que um objeto pode ser usado na sessão, na requisição, e etc. A minha dúvida é a seguinte: os servlets não podem acessar esses objetos? Tp, um bean instanciado numa JSP, com escopo session, não pode, eventualmente, ser acessado por um servlet? Se sim, alguém poderia, por favor, me explicar como? E se não, alguém poderia explicar como isso pode ser feito, se há alguma técnica auxiliar que ajuda na interpolação de objetos (possíveis beans) entre JSP’s compilados e servlets.
Bem, não sou muito experiente em Java para web pois entrei nesse undo há pouco tempo, mas posso esclarecer algumas coisas, ou talvez todas.
Jasper, traduzindo ao pé da letra, significa jaspe, um tipo de pedra, um mineral. Num sei qual a relação que tentam fazer utilizando a palavra jasper, talvez algo relacionado com mineração de informações do jsp para convertê-lo em servlet como vc disse… Creio que num seja algo q vc deva se preocupar.
A “engine” que traduz os JSPs em Servlets e gerencia todo esse tipo de coisa é o container de servlets, por exemplo o Tomcat, que provavelmente vc está utilizando. Sendo assim os “Jaspers” do container devem ser como falei a pouco entidades que ajudam na tradução/conversão