O que é uma boa IDE para vc?

38 respostas
A

Então galera… só pra saber sobre a comunidade… que tipo de ide vc prefere???
Simples… ou cheio de complexidade???
No geral, o que seria uma boa IDE pra vc???

38 Respostas

V

O eclipse é minha grande referência de boa IDE:

1. Ótimo syntax coloring e code-completion;
  2. Formatador de código extremamente configurável;
  3. Boa performance;
  4. Recursos extras plugáveis (como o controle de versão, editor de telas, profiler, etc);
  5. Capacidade de exportar preferências;
  6. Livre de bugs;
L

concordo com “ViniGodoy”

adicionaria so mais uma qualidade
7. Intuitiva

O

Eu acredito que o netbeans não perde para o eclipse.
A unica coisa que realmente sinto falta no netbeans é o grande número de plugins que tem no eclipse.
No entanto as atualizações do java core chegam mais rápido ao netbeans.
Normalmente eu uso as duas.
Quando é algo do java core como:
JEE
swing
jme
uso o netbeans

Quando é algo um pouco fora como:
android
gwt

eu normalmente uso o ecilpse.

V

O Netbeans é o concorrente direto do Eclipse. Natural que ele tenha praticamente os mesmos features.
Só citei o Eclipse como exemplo mesmo. Mas poderia ser qualquer IDE que se encaixe naqueles pontos.

Aliás, talvez valha citar mais um item:
8. Com teclas de atalho para praticamente tudo de importante;

W

não podemos esquecer de “recursos para refatoração”.

O

Portabilidade

Como a maioria trabalha em equipe, numa empresa.
Eu acredito que outro bom recurso é a portabilidade de projetos.

Por exemplo, você usando a IDE X você consegue importa-la para a IDE Y

Assim pode usar a sua IDE favorita, ou que mais se adequar naquele momento.

V

Bem lembrado, refatoração e limpeza de código (organize imports, warnings de código inútil, etc). Gosto muito do recurso de sugerir correções das IDEs modernas também.

D

Utilizo o eclipse no serviço, mas passo muita raiva com ele… Deve estar mal configurado.

Comecei usando netBeans, prefiro ele, já estou mais acostumado (mas não gosto da parte wisiwig) e por mais que ele demore mais para iniciar, não trava tanto como o eclipse. Toda vez que faço alguma alteração no código com o eclipse (app web) ele demora uns 2 a 3 minutos :shock: pra publicar pro servidor, é horrível!

V

drigo.angelo:
Utilizo o eclipse no serviço, mas passo muita raiva com ele… Deve estar mal configurado.

Comecei usando netBeans, prefiro ele, já estou mais acostumado (mas não gosto da parte wisiwig) e por mais que ele demore mais para iniciar, não trava tanto como o eclipse. Toda vez que faço alguma alteração no código com o eclipse (app web) ele demora uns 2 a 3 minutos :shock: pra publicar pro servidor, é horrível!

Deve estar mesmo muito mal configurado.
O eclipse geralmente é leve (muito mais que o NB) e super estável.

Pode ser culpa de algum dos plugins que você usa também.

D

Qual será a melhor versão do eclipse? será que é melhor deixar sempre a mais atual? To usando aqui o eclipse helios, pra java ee…

L
Minha lista de itens que pra MIM tornam uma IDE muito boa para uso no dia-a-dia profissional:

1 - Ser extremamente configurável;

2 - Ter atualizações de correções/melhorias em tempos curtos;

3 - Editor inteligente e rápido;

4 - Atalhos pra tudo;

5 - Color theme (sim, eu acostumei muito com editor com background escuro e isso me faz falta);

6 - Sistema de plugins rápido, centralizado e eficiente;

7 - Feedback de bugs reportados (e corrigidos rápido)

8 - Muitas opções de refatoração;

9 - Suporte rápido a novas tecnologias da plataforma;

10 - Tenha o mesmo poder do editor Java para HTML/CSS/JS;

Dados esses itens, já há mais de 5 anos a minha escolha foi IntelliJ IDEA;

Se precisar uso na boa Eclipse e Netbeans, mas quando posso escolher fico com a IDEA.

[]s

D

Já houvi falar (e bem) muito sobre o IntelliJ IDEA, mas nunca utilizei… só tem versão paga né?

J

Não, tem versão gratuita também!

A community version é gratuita!

M

IntelliJ IDEA é pago, mas tem a versão para open-source developers, a qual eu testei e realmente gostei muito.

Eu continuaria usar ela, mas para Android a melhor IDE é o Eclipse com o ADT Plugin.

L

Para o dia-a-dia muito provavelmente vc vai precisar dos recursos da versão paga, que tem o trial de 30 dias… mas não recomendo baixar e testar posi vc não vai querer parar de usar depois do trial.
:twisted:

M

Para o dia-a-dia muito provavelmente vc vai precisar dos recursos da versão paga, que tem o trial de 30 dias… mas não recomendo baixar e testar posi vc não vai querer parar de usar depois do trial.

Nossa, agora que vi melhor, tem suporte para Android sim.

Vou ver se volto usar.

M

A melhor IDE PRA MIM é a que me ajuda a automatizar o trabalho braçal e mecânico, deixando tempo pra eu me concentrar nas regras de negócio, nos requisitos não funcionais e nos aspectos mais específicos no projeto.

Eclipse, Netbeans, JBuilder… hoje o Java tem boas IDEs e bons plugins pra elas, alguns pagos (como o Swing Designer no Eclipse) outros tantos gratuitos.

E eles formam uma concorrência saudável entre si.

F

Vou ver se volto usar.

Marky, tu ja tentou usar o Netbeans??
Meu livro de Android chegou ontem :smiley: To pensando em dar uma try no Netbeans, ja andei lendo que tem plugin tambem, não sei se é tao bom quanto o do Eclipse.

Humm vou dar uma olhada neste do Intellij

L

Oi,

A IDE que utilizo e acredito ser ideal é a Eclipse.

Uma IDE simples, fácil de usar e com recursos agradáveis.

Tchauzin!

M

Vou ver se volto usar.

Meu livro de Android chegou ontem :smiley: To pensando em dar uma try no Netbeans, ja andei lendo que tem plugin tambem, não sei se é tao bom quanto o do Eclipse.

Não tenho boas experiencias com o NetBeans e não estou disposto de passar por tudo aquilo denovo.

Eclipse sempre foi minha IDE favorita, e sempre tive uma quedinha pelo IntelliJ IDEA.

A

heueheuehueuh é bacana ler os comentários sobre IDE aqui no GUJ… não dá vontade de brigar com ninguém, porque a imparcialidade impera mesmo… Ainda bem…

Bom… eu uso o NetBeans para meus Projetos e uso o Eclipse no trabalho… Particularmente, claro, o NetBeans, mas não choro se um dia tiver que usar só o Eclipse…

Quanto ao Intelij IDEA é tão boa assim mesmo ??

Abs []

A

Vou ver se volto usar.

Não tenho boas experiencias com o NetBeans e não estou disposto de passar por tudo aquilo denovo.

Eclipse sempre foi minha IDE favorita, e sempre tive uma quedinha pelo IntelliJ IDEA.

De fato o NetBeans antes da versão 6.7 era um horror…

Teve uma vez que estávamos usando a versão 4.1 (e olha que já era melhorzinha) e ao adicionarmos um arquivo xml (não me lembro bem pra que) o Projeto simplesmente sumiu…

Gente é sério… Quando ele terminou de criar o arquivo, a IDE reinicializou e o Projeto sumiu… PQP… perdemos 2 dias de trabalhos não “commitados”… Hueheuehueheueheueheueheueheu

Claro que eu xinguei o Windows, não a IDE… Desde esse episódio, uso somente Ubuntu e baixei a versão 5.5 na época… Nunca mais tive esse problema, tive alguns outros, mas esse de sumiço de projeto não mais…

Porém desde a versão 6.7 que não tenho mais Problema nenhum com o NetBeans, só alegrias…

Abs []

L

adriano_si:
heueheuehueuh é bacana ler os comentários sobre IDE aqui no GUJ… não dá vontade de brigar com ninguém, porque a imparcialidade impera mesmo… Ainda bem…

Bom… eu uso o NetBeans para meus Projetos e uso o Eclipse no trabalho… Particularmente, claro, o NetBeans, mas não choro se um dia tiver que usar só o Eclipse…

Quanto ao Intelij IDEA é tão boa assim mesmo ??

Abs []

Faça o teste vc mesmo pelo período de 30 dias e volte para nos contar. :wink:

A

Quanto custa a licença ??? to pensando já, caso não consiga mais viver sem… heuehueheueheuehueehueu

Abs []

[EDIT] - esses U$ 249,00 são anuais ??

D

Por isso mesmo que nem testo :cry:

Queria que minha empresa comprasse a licença :slight_smile:

J

Na minha opinião o Eclipse só peca na interface.

PS: Vou fazer uma nova tentativa com o IntelliJ pra ver a quantas anda o suporte ao Groovy.

S

Depois de dois anos usando IntelliJ eu pago atualizacao do meu bolso mas nao troco de IDE.

A

Acho a IDE do NetBeans uma IDE interessante quando a utilização do Eclipse concerteza ela com seus plugins se torna a melhor, mas sem os plugins dexa um pouco a desejar em comparação ao NetBeans…

Abrass

M

Pode até ser, mas tem aqueles que não gostam de editores visuais de tela. Por exemplo eu.
Então pra mim isso não faz diferença mesmo.

J

Marky.Vasconcelos:
java.lang.JJunior:

Pode até ser, mas tem aqueles que não gostam de editores visuais de tela. Por exemplo eu.

Acho que me expressei errado ou você não entendeu. Eu quis dizer que a interface do eclipse não é das melhores e não o desenvolvimento de interfaces, até porque nesse ponto houve uma grande melhora (para aqueles que se beneficiam de tal recurso) quando o Google adquiriu o WindowBuilder Pro, em outras palavras quis dizer que o Eclipse é “feio” e não tem um apelo visual muito grande, o que pode ser bastante irrelevante hahahaha.

L

Quanto custa a licença ??? to pensando já, caso não consiga mais viver sem… heuehueheueheuehueehueu

Abs []

[EDIT] - esses U$ 249,00 são anuais ??
Esse valor é a primeira comprar… quando vc quiser/precisar renovar a licença, o valor é menor… acho que $149… ou algo assim…
Mas pense em quanto tu ganhas por ano, ai esse valor pra algo que vc vai utilizar para “ganhar dinheiro”, produzir melhor… vale muito a pena, é uma mixaria.

[]s

E

Bom, eu trabalho para a IBM, então minha opinião não é “confiável”.

Eu usei o NetBeans, já testei o IDEA e há anos minha IDE favorita é o Eclipse.

O que mais gosto no Eclipse é que ele quase sempre pensa como eu penso, ou seja, antecipa minhas necessidades e responde 99% das vezes exatamente do jeito que eu queria que ele respondesse. O IDEA, apesar de ser muito bem avaliado por vários colegas, nunca “syncou” com o meu cérebro da mesma forma que o Eclipse. O Eclipse simplesmente desaparece quando estou programando e se torna uma extensão natural da minha mente.

M

Se a ferramenta comercial for mais produtiva, talvez o valor pago por ela vai se reverter em ganhos. Se você encontrar uma IDE que consiga automatizar e facilitar seu trabalho de forma a diminuir 2 meses no tempo do seu projeto não compensaria pagar mil reais por ele?

Isso aconteceu comigo nos tempos do JBuilder, quando o Eclipse não era tão bom ainda e o Netbeans era quase um notepad colorido.

M

java.lang.JJunior:
Marky.Vasconcelos:
java.lang.JJunior:

Acho que me expressei errado ou você não entendeu. Eu quis dizer que a interface do eclipse não é das melhores e não o desenvolvimento de interfaces, até porque nesse ponto houve uma grande melhora (para aqueles que se beneficiam de tal recurso) quando o Google adquiriu o WindowBuilder Pro, em outras palavras quis dizer que o Eclipse é “feio” e não tem um apelo visual muito grande, o que pode ser bastante irrelevante hahahaha.

Ah sim…

Mas mesmo assim, eu sempre preferi a interface do Eclipse, bem mais limpa na minha opnião.

T

Como muitos estão falando sobre o IDEA, deixe-me perguntar:

Alguém já utilizou as IDEs WebStorm, PhpStorm e PyCham (também baseados no IDEA), mas focados em web, php e python respectivamente? Alguém saberia dizer se valeria mais a pena comprar o IDEA e depois baixar o PhpStorm e PyCham como plugins, eu só posso comprar as IDEs de forma independente?

L

Thiago Senna:

Alguém já utilizou as IDEs WebStorm, PhpStorm e PyCham (também baseados no IDEA), mas focados em web, php e python respectivamente? Alguém saberia dizer se valeria mais a pena comprar o IDEA e depois baixar o PhpStorm e PyCham como plugins, eu só posso comprar as IDEs de forma independente?

Pode comprar as outras IDEs independentes, como o caso da IDE para Ruby/Rails RubyMine.
A menos que vc obrigatoriamente preciso de TODO o ambiente java junto, o melhor é comprar cada IDE isolada, pois são mais leves e rápidas exatamente por ter o foco bem definido em cada linguagem.

[]s

M

olha… a impressão que eu tenho de qualidade numa comparação entre netbeans e eclipse se resume a duas coisas, a preferência pessoal de quem fez a comparação e de com qual IDE essa pessoa está mais acostumada. De resto, uma é melhor em umas coisas, outra é melhor em outras coisas… acaba por serem de uma forma geral equivalentes (de uma forma geral)…

a resposta a pergunta do tópico não é diferente disso, uma IDE boa é aquela que facilite o trabalho relativo a aquilo que você está produzindo… se você está trabalhando com um framework ORM por exemplo, uma IDE boa é aquela que tenha uma integração fácil com este framework, entenda nativamente as tags do seu comum arquivo de configuração, permita possivelmente gerar as suas classes de entidades a partir das tabelas que tem na base de dados, enfim, qualquer coisa que vocÊ vá fazer e ela possa facilitar este trabalho. Mas ai entra num dilema, um exemplo bom desse dilema é o ultimo exemplo que eu citei, há quem prefira que a IDE gere estas classes automaticamente para nós, há outros porém que preferem fazer isso na mão e não gostam que a IDE faça isso. Então, qual seria ideal? depende do gosto do freguês…

Para mim, uma IDE boa é aquela que facilite o máximo possível o meu trabalho, facilite a minha visualização de como o software se encontra e automatize tudo aquilo que seja repetitivo. Simples assim.

T

Luiz Aguiar:
Thiago Senna:

Pode comprar as outras IDEs independentes, como o caso da IDE para Ruby/Rails RubyMine.
A menos que vc obrigatoriamente preciso de TODO o ambiente java junto, o melhor é comprar cada IDE isolada, pois são mais leves e rápidas exatamente por ter o foco bem definido em cada linguagem.

[]s

legal, valeu!

Criado 26 de janeiro de 2011
Ultima resposta 27 de jan. de 2011
Respostas 38
Participantes 19