Quero ficar ninja em Java Web e gostaria de sugestões. Terminei agora a apostila caelum java web - fj21 e estou em duvida de qual caminho seguir.
Notei a importância do Spring, Hibernate, JPA. Também vi que o JSF aparenta ser bem prático e que um pouco de front-end pra dar uma enfeitada, não seria má ideia.
Alguns dos materiais que vi:
Caelum - Java com testes JSF e design patterns- fj22
Spring MVC Domine o principal framework web Java
Aplicacoes java para a web com jsf e jpa
JPA Eficaz - As melhores praticas de persistencia de dados em Java
JSF Eficaz - As melhores práticas para o desenvolvedor web Java
O que me sugerem? existe uma ordem melhor de estudo ou maior relevância em algum assunto? Faltou citar algo? por último me lembrei do web service.
Valeeu!
Cara é por aí mesmo, dá uma olhada em .NET também, é bom saber.
K
Krohn
Eu terminei uma .NET C# só e achei massa também, ASP ainda não vi…
Tenho visto no mercado, que são encarados como concorrentes e que os .NET da vida sofrem um pouco de preconceito. Pra escolher entre Java e .NET, fico com Java…Dúvida é que não sei qual desses aí vale mais apena começar, quero ver todos…mas não sei se tem alguma ordem ideal.
T
TEC.ER
Ja estudou jsp e servelet ? se sim, da uma olha em spring, ou jsf porem , vejo muita gente reclamando do jsf , nao sei o motivo rs …
Da uma olhada em MVC é bom tambem…
K
Krohn
opa, vi jsp e servelet nessa apostila caelum.
A apostila ta bem massa, abordou os pontos principais do java web (JSP, servelet, JSTL, EL, Spring MVC,Spring IoC, Vraptor e Hibernate e JPA), mas claro…por ser muita coisa, foi de forma sucinta. Agora quero aprofundar em algum desses
T
TEC.ER1 like
hum, massa estou fazendo um curso java web, e depois vou começa a ler esta apostila…
K
Krohn1 like
Curti pra caramba e o mercado ta bom demais nessa área, resolvi estudar isso depois de pesquisar + de 100 vagas em Curitiba
T
TEC.ER
Estar em alta, o mercado tambem pede javascript e nodeJS , e conhecimento em nosql, estou fazendo este curso : CUSO JAVA WEB
voce ja domina java ? tou fazendo esse curso e lendo o livro do deitel , 8° edição.
K
Krohn
verdade, trabalhei muito com SQL e agora quero aprender nosql e front-end n da pra deixar p trás também…eu mexia/mexo com java na faculdade… até então foi OO e Swing praticamente.
Esse curso é gratuito?
T
TEC.ER
nao é para assinantes… Eu nao manjo muito de front end , só o basico mesmo, gosto do back end , mas vou estuda html e css nos fim de semana e depois java script.
Antes eu ficava na dúvida entre video aula e pdf… hj conclui que PDF é bem melhor: mais rápido, permite voltar onde quiser de forma rápida, um CTRL F quando precisar procurar algo e ainda colar o código… vídeo enrola muito, muitas vezes falando o que não precisa e quando vc precisa retomar um assunto, tem que procurar em qual vídeo e em qual aula está… cada um com suas metodologias preferidas, mas vale a pena notar esses detalhes
T
TEC.ER1 like
e mesmo eu tambem estudo lendo, … Porem antes de ver um assunto que nao sei assisto um video … Depois leio sobre o mesmo;…
J
javaflex2 likes
Você só vai ficar “ninja” depois que passar por experiências reais dentro de uma empresa, que vai além de tecnologia. Importante de momento é conseguir estágio assim que tiver um conhecimento prático suficiente para o que pede na vaga.
T
TEC.ER
E isso mesmo @javaflex , tou correndo atras de um faz tempo cara, tipo voce estudando so, chega um certo tempo que voce fica entupido de conteudo , e nao da conta de estuda tudo, e as vezes por curiosidade foca em coisa nada haver rs dentro da empres e aquilo , aquilo, aquilo, codifica todo dia com um proposito…
K
Krohn
Concordo 100% @javaflex, mas aí é que ta…estou estudando exatamente pra isso, pra tentar conseguir algo nessa área.
Estagiei por 2 anos em banco e não atuei com desenvolvimento, apenas banco de dados. Assim que acabou o contrato, voltei ao mercado para procurar e não tinha experiência suficiente para atuar com desenvolvimento.
Estou estudando as principais tecnologias e frameworks, e assim que der uma olhada nos principais, vou desenvolver algo legal pra mim e para usar de portfólio.
F
fercampospinheiro2 likes
Você sabe algo de git ? Sugiro que vc estude sobre controles de versão , no dia a dia é muito importante em um projeto. Crie um projeto seu e suba pra o github e coloque o link no currículo, isso valoriza vc . As empresas querem medir de alguma forma seu conhecimento . Elas gostam de ver projetos pessoais , mesmo sem experiência , algumas empresas levam em conta isso.
Fora o aprendizado que vc tem com projetos pessoais. Escolha algum assunto do seu interesse e desenvolva uma aplicação ainda que básica.
A
alexfe1 like
Desculpa reviver o tópico mas como eu gosto sempre de ajudar esse projeto AQUI tem ajudado muitos iniciantes a aprenderem desenvolver projeto Java Web de forma pratica e profissional.