O que são o PATH, JAVA_HOME e CLASSPATH?

8 respostas
P

oi!!
sou iniciante e tenho umas dúvidas, o que são o PATH, JAVA_HOME e CLASSPATH ?? as variaveis ???

gostaria de algo bem detalhado( se possivel)

para configura-las tem que usar esses respectivos nomes???
e o pq do % por exemplo em %JAVA_HOME% ???

obrigado!!!

8 Respostas

N

Coe cara !!
tem uma secao em artigos e tutoriais aki no PJ (portal java) que fala sobre isso !!
e explica com setar !!
dah uma olhada lah !

N

ola amigo !! Bem vindo !!
naum li direito !! :slight_smile:

seguinte PATH eh um caminho !! vc seta isso pra digitar um comando em qualquer diretorio (no DOS) e poder executa-lo ! mesmo naum estando na pasta que tenha o executável.

JAHA_HOME eh onde o seu java foi instalado.
essas paradas todas sao setadas no autoexec.bat que eh um arquivo do windows

CLASS PATH eu naum sei explicar !!

espero ter ajudado um pouco !!

Z

Esses bichinhos são encarregados de rodar java direitinho no pc! :wink:

_

Pelo que eu sei,
PATH é o diretorio absoluto onde está localizado o J2SE, ou qualquer outro. Voce deve configurar para compilar os seus arquivos .java pelo DOS ou SHELL.

CLASSPATH é o caminho onde estão as bibliotecas do Java, que você importa nos seus programas. Se voce não configurar o CLASSPATH, suas classes nunca irão localizar por exemplos os java.lang e java.util.

JAVA_HOME, não sei exatamente o que é.

Valeu.

P

oi!!!
obrigado pelas respostas, eu ja sei como configurar, a dúvida é mesmo oq se refere esses caminhos!!! se alguem souber mais algo, posta awe!!!

abrigado!!!

S

Cara, PATH é como o naim falou. Os arquivos que estiverem no diretório dessa variável podem ser chamados, mesmo que você não esteja naquele diretório.
Ex: SET PATH=C:\ARQUIV~1\BORLAND\CBUILD~1\BIN;C:\ARQUIV~1\BORLAND\CBUILD~1\PROJECTS\BPL;C:\j2sdk1.4.2_03\BIN;C:\Inprise\vbroker\bin

JAVA_HOME é onde o Java está instalado, Ex: C:\j2sdk1.4.2_03

Classpath é onde estão as bibliotecas do java. Se você quer usar servlets, por exemplo, tem que incluir o servlet.jar no classpath.

Quando você coloca entre %%, você referencia o conteúdo da variável:
javac -classpath %classpath% Teste.java será:
javac -classpath (diretórios do classpath) Teste.java

P

oi!!!
tipo, eu entendi o PATH mas o JAVA_HOME é usado em q ???sei q para indicar onde ele esta instalado, dê um exemplo de uso dele??!

no CLASSPATH eu tenho q indicar cada arquivo por exemplo .JAR ou a pasta inteira?? eu indiquei a pasta inteira e funciona!!!

esses nomes são padrão para o JAVA entender o significado, não posso por exemplo trocar o nome PATH por CAMINHO e etc???

obrigado!!!

B

da uma olhada aqui aqui

Criado 2 de novembro de 2004
Ultima resposta 3 de nov. de 2004
Respostas 8
Participantes 6