O que vocês acham dessa ideia, ela é viável?

6 respostas
programação
R

é possível criar um sistema para criptografar que leve em conta números primos que atendam aos critérios ((cp1 * 6)-1), ser primo , ou ((cp1 * 6)+1), primo ,onde cp1 é ser primo ao mesmo tempo e as chaves seriam dois desses números ((cp1 * 6)-1) ou ((cp1 * 6)+1) e a chave publica seria a multiplicação de dois números desses .é viável , a segurança é alta , é possível fazer, é uma ideia boa?

6 Respostas

H

Eu já disse no seu outro tópico que ser da forma 6x + 1 ou 6x - 1 não garante que o número é primo.

De qualquer forma, já existe um algoritmo que multiplica dois números primos para gerar a chave pública: pesquisa por “RSA”.

Mas vale lembrar que não é só isso. A multiplicação é apenas uma pequena parte do processo, o algoritmo como um todo é bem mais complexo. Além disso, os números usados são enormes, para garantir que seja muito difícil adivinhá-los.

Enfim, a ideia básica faz sentido, mas o buraco é bem mais embaixo…

R

Obrigado por responder .no caso a chave privada tem que atender a esses critérios ((cp1 * 6)-1), ser primo , ou ((cp1 * 6)+1), primo ,onde cp1 é primo ao mesmo tempo que o numero e as chaves publicas seriam dois desses números ((cp1 * 6)-1) ou ((cp1 * 6)+1) e a chave publica seria a multiplicação de dois números desses .é viável , a segurança é alta , é possível fazer, é uma ideia boa? No caso eu acho que iria dificultar mais para encontrar os numeros pois nem todos cp1 que é primo se encaixa nesses criterios @hugokotsubo o que voce acha

H

Já falei que é mais complicado que isso. Pesquise por “RSA” e veja como o algoritmo é bem mais complexo.

D

Parabéns @rafaellvb, vc me faz lembrar da época de ouro do guj. Recuperei uma thread supimpa aqui.

H

Pra mim, isso me lembra de outro fórum (acho que nem existe mais, já faz tempo), em que um cara disse que queria fazer um “concorrente do Google”. A cereja do bolo era a “incrível” ideia de guardar todos os dados em um único arquivo texto.

O tópico tinha centenas de respostas, com gente explicando em detalhes porque era uma péssima ideia, não fazia o menor sentido, não tinha como funcionar, etc. Mas o cara ignorava todo mundo e insistia na ideia. Até hoje tenho dúvidas se ele era ingênuo, burro ou só um troll mesmo…

Enfim, gente com ideias mirabolantes (mas sem fundamento) aparecem o tempo todo, principalmente na Internet. O que pode fazer a diferença é a atitude: tem os que ignoram as respostas explicando porque aquilo não faz sentido e insistem no erro. Já outros aceitam as críticas, reconhecem que estão viajando na maionese e começam a estudar o assunto e evoluir (e aí pode até sair algo de útil no futuro). Infelizmente o segundo grupo está cada vez mais raro…

D

Sim. Mandei o tópico pq lembrei do Márcio Duran. Eu não perco mais tempo, melhor deixar o tópico morrer. É aquele ditado, não adianta jogar pérolas aos porcos.

Criado 30 de agosto de 2024
Ultima resposta 2 de set. de 2024
Respostas 6
Participantes 3