As pessoas que utilizam SOA saberiam me dizer como está o SOA hoje no Brasil?
O SOA morreu?
54 Respostas
está bem e está dando muita grana pra muita gente
Apesar de estar bem… já tem muita gente com um pé atrás… nao esta mais como antes… que parecia a grande “mágica”
O soa suite da oracle é bom investimento hoje?
Apesar de estar bem… já tem muita gente com um pé atrás… nao esta mais como antes… que parecia a grande “mágica”
O problema é que as pessoas esperam um milagre e sabemos que isso não existe
O primeiro post do meu blog foi sobre isso : http://alesaudate.wordpress.com/2010/03/11/soa-esta-morto-ou-nao/
Digo o seguinte: SOA não está morto. Mas se as pessoas não passarem a usar o conhecimento direito, eventualmente vai morrer. E eu digo “eventualmente” porque SOA não é uma tecnologia, é um conceito. E conceitos não morrem do dia pra noite. As ferramentas que normalmente estão anexadas ao conceito de SOA certamente nunca vão deixar de existir.
E, ah, respondendo à pergunta em relação ao SOA Suite… é um dos melhores (se não o melhor) que existe.
[]´s
O soa suite da oracle é bom investimento hoje?
Cara, eu ganhava bem mais trabalhando com BEA do que com Oracle, dá pra ganhar dinheiro… O mercado de desenvolvedor Oracle em geral paga mal…
Cara as recomendações de uso da Oracle são péssimas, algumas ferramentas são legais gosto bastante do BPEL, mas é muito mal utilizado…
Quanto aos produtos que compõe são até legais, gosto bastante das ferramentas que vieram da BEA… Mas o IDE JDeveloper é péssimo, horrível mesmo, basta escrever uma expressão xpath no JDeveloper 11g para travar tudo, ou alguns bugs que estão acontecendo no deploy de composities via EM… Tenho que ficar restartando o Weblogic toda hora por causa disso, sem contar que na própria Oracle não pessoas há capacitadas para tecnologia, principalmente nos produtos de Governança.
Muitos cases do SOA Suite no mercado, estão presos ao ERP Oracle, tem muito fluxo bpel fazendo P2P, sendo iniciado da pior forma possivel via AQ ou pooling…
E tem produto bom como o BPA(Aris) que não é incluso nos projetos porque falta interesse($$) da Oracle em vender o produto, não há planejamento, não são feitos inventários de serviço, não feitos mapeamentos de processo, não há sequer um blueprint de como os componentes irão interagir… Sem contar com há falta de consultores qualificados no mercado que ajuda a detonar as implementações…
Justamente o ponto. O pessoa usa a ferramenta errada pra resolver o problema errado. Falei bastante sobre isso no meu blog, também.
Concordo que o JDeveloper é horrível (dizem que os clientes andam reclamando com a própria Oracle a respeito). Mas o SOA Suite, como produto, acho impecável. Nunca ví travar, nunca tive problemas com cluster, nunca tive problemas com ele em nada! Todos os problemas que tive nesse sentido, como você mesmo disse, estavam relacionados ao JDeveloper.
Quanto aos produtos de governança, nunca trabalhei com os produtos deles para dizer algo. Mas acho interessante a sua colocação, porque, assim como mencionei no meu blog, o ponto onde uma implantação de SOA sempre falha é na governança. Se um vendor não possui pessoas capacitadas nesse sentido, é um forte indício de que ele não vai muito pra frente na área de SOA.
Nem todos. Já trabalhei em vários projetos com SOA Suite (e conheço pessoas que trabalham com) e não consigo lembrar, de cabeça, de ninguém que interligou ou está interligando com o E-Business Suite.
[]´s
As pessoas que utilizam SOA saberiam me dizer como está o SOA hoje no Brasil?
Os que já reconheceram que não tem volta agora estao tentando reviver o morto pegando carona na onda do REST. Acontece que introduzir REST pensando em termos de serviços é um grande desserviço (sacou o trocadilho!?).
Grandes empresas que adotaram SOA agora precisam fazer o mais dificil que é mudar o paradigma e pensar em termos de resources, e não de serviços, se quiser tirar proveito dos beneficios de uma arquitetura REST.
Grandes empresas que adotaram SOA agora precisam fazer o mais dificil que é mudar o paradigma e pensar em termos de resources, e não de serviços, se quiser tirar proveito dos beneficios de uma arquitetura REST.
Moral da história: vamos fazer uma imensa salada pra ver se dá certo.
[]´s
Aproveitando o tópico, alguém conhece um bom artigo de introdução ao SOA ? Algo bem conceitual, como o que é, que tipos de problema essa arquitetura resolve, etc?
Os livros do Thomas Erl são muito bons nesse sentido. Dê uma olhada em http://www.soabooks.com/
[]´s
Nem todos. Já trabalhei em vários projetos com SOA Suite (e conheço pessoas que trabalham com) e não consigo lembrar, de cabeça, de ninguém que interligou ou está interligando com o E-Business Suite.
Sim, claro que não são todos, eu tenho atuado muito próximo das implementações de EBS… O problema é que a forma é que SOA é usado da pior forma nesses projetos…
Se quiser te mando algum material de SOA Governance.
Poxa como não? Vc’s estão usando qual app server? Eu tenho problemas principalmente com o HEAP da JVM(Não roda legal com JVM sun, só com JRockit) no weblogic, tive que criar rotinas de restart pra amenizar o problema… Melhorou bastante a instalação com o RCU, mas volta meia e eu tenho um pepino com algum instalação de base SOA tenho que ficar recriando todas connections e data sources na na mão…
E outra as expressões XPATH no 11g ficaram menos flexiveis, não está fácil manipular XML… Não pra usar o ‘[]’, eu tenho que ficar usando getElement… Ele não está resolvendo os valores como resolvia na versão 10g…
Assim como grande parte dos projetos SOA (que, aliás, o pessoal nem se preocupa em diferenciar projeto SOA de projeto SOA-Ready).
Relacionado aos produtos Oracle? Se for, agradeço muitíssimo! (Aliás, se não for também agradeço, conhecimento nunca é demais =P )
Bom, é fato que estou usando o SOA Suite 11 com Weblogic e JRockit. Pelo que você está dizendo, estou usando uma instalação plenamente confiável (ou seja, usando somente produtos da Oracle - weblogic, JRockit e o RCU). Não me lembro como era quando usava o 10g. E não sei dizer como seria se usasse variações dessa instalação (JVM Sun, por exemplo).
Sinceramente, eu nunca achei lá muuuuuito simples manipular XML usando JDev. Mas, mesmo assim, continuo conseguindo usar colchetes. Tem certeza de que não tem nada errado aí?
Abração!
Antes da aquisição da Sun, já corria na lista do jDeveloper que a Oracle estudava refazê-lo do zero pra ver se melhorava. Agora que eles têm o Netbeans, creio que vai ficar bem mais fácil abandonar o jDeveloper de uma vez.
Dizem que está em processo (trocar o jDev pelo NetBeans). Mas, até agora, são só boatos. Eu, particularmente, não troco o Eclipse por nada, então, vai dar praticamente na mesma.
[]´s
Acho que SOA… como várias ferramentas ou conceitos… surgem como um modismo…
Háaa… agora o futuro é SOA… vai ser tudo orientado a serviço… tudo bacana… interligado e tal…
O povo… (desenvolvedores inclusive)… compram essa idéia… e começam a mecher e acreditar que aquilo vai resolver a sua vida…
Só que o SOA do jeito que era passado… usava web services, envolvia muitos conceitos… ferramentas… aí pra galera adotar já ficava mais dificil… como ninguém tava afim de morrer pra mecher com isso… a onda SOA foi passando…
Algumas ondas… como o SOA… o pessoal larga pra lá…
Outras… o pessoal adota como filho… e investe tudo… vira uma religião… até ver que o negócio é uma p$#@FFr3… como o caso do EJB2 (tem uns mais modernos no mesmo caminho… mas num vou entrar no mérito pq se nao dá morte aqui no fórum)
Bou tentar responder as questões do meu ponto de vista.
[color=olive]As pessoas que utilizam SOA saberiam me dizer como está o SOA hoje no Brasil?[/color]
SOA no Brasil está crescendo, como no resto do mundo. Isso é fácil perceber pela compra da BEA por 8 bi que era uma empresa basicamente de integração e soluções correlatas ao SOA. A penúltima compra da Oracle foi uma empresa do segmento. A JBOSS está se posicioando como líder OpenSource de soluções SOA fazendo frente ao stack da Oracle - http://www.jboss.com/products/platforms/soa/ só ver o último lançamento deles e a IBM pra não ficar atrás comprou a ILOG para seu produto de BRMS, isso sem falar na Progress que vem comprando muitas companhias e incrementando seu portófilio.
Se você analisar do contexto de mercado, o gartner aponta investimento na casa dos bilhões e a Oracle já tem grande parte do seu faturamento proveniente da suíte SOA e está apostando pesadamente nesse segmento.
[color=olive]Está bem e está dando muita grana pra muita gente[/color]
As consultorias e partners desses players estão crescendo numa faixa superior à 40% ao ano, o que é incrível.
[color=olive]O soa suite da oracle é bom investimento hoje?[/color]
Para empresa ou aprendizado ? Para a companhia diria que há produtos bacanas, desde o application server à engine BPEL. Outros, entretanto são questionáveis como o BRMS da Oracle, implementação tosca do SCA (composite) que não segue a especificação e claro, sua IDE como citado é problemática.
Entretanto na compra da BEA venho junto o ESB - ALSB, e particularmente gosto muito do produto para o fim que se propõe - Integração e disponibilização.
Para aprendizado é a chance de sair do trivial commodity e ter um diferencial no mercado, tanto por questões empregatícias quanto valorização.
[color=olive]E, ah, respondendo à pergunta em relação ao SOA Suite… é um dos melhores (se não o melhor) que existe.[/color]
Aqui concordo em partes, há muitos outros produtos no mecado como a suíte da Tibco, Progress que não são muito difundidas no mercado nacional. Em compensação WallStreet roda intensamente com a solução de CEP da Progress o Apama.
Diria que depende do seu cenário. O Teiid da JBoss faz frente à solução da Oracle. Após a compra, esqueceram do DSP e incorporaram ao ODI que serve a outro propósito (ETL), aqui vc tem outra excelente opção - PowerCenter da Informática (ETL).
O BRMS, engine de regras, da Oracle é precário. O Drools da JBOSS mata a pau o coitado e o Ilog Websphere é o produto mais maduro da categoria.
BPM é uma assunto tão delicado do ponto de vista de negócio, que a IProcess (empresa brasileira especializada em processo), possui um workshop específico para matrix e compartivo dos produtos à cada cenário.
Se eu pudesse recomendar algo, recomendaria compras isoladas da stack. Por exemplo, o ESB, BPEL da Oracle, BPM de uma empresa como Active Endpoints, DataServices da JBoss - Teiid, BRMS da IBM, CEP da Progress e por aí vai
. Mas o mundo não é perfeito 
[color=olive]Cara, eu ganhava bem mais trabalhando com BEA do que com Oracle, dá pra ganhar dinheiro… O mercado de desenvolvedor Oracle em geral paga mal…[/color]
Bem David eu sinto o oposto, estou até com dificuldades de encontrar recursos e sei de pessoas que na mesma semana foram procuradas por 3 empresas diferentes. Inclusive estou com uma vaga aberta na minha empresa pagando na faixa dos 75 reais hora, quem quiser, mande o cv - [email removido]
[color=olive] Cara as recomendações de uso da Oracle são péssimas, algumas ferramentas são legais gosto bastante do BPEL, mas é muito mal utilizado… [/color]
Concordo, se você seguir à risca a cartilha, fará muita merda. No último projeto tentei implementar a Access Layer conforme cartilha da BEA e saiu um Anemic Service Model - http://jim.webber.name/2008/04/19/30b4f0e9-f67a-4310-bf38-ca0a3423206e.aspx
[color=olive]Os que já reconheceram que não tem volta agora estao tentando reviver o morto pegando carona na onda do REST. Acontece que introduzir REST pensando em termos de serviços é um grande desserviço (sacou o trocadilho!?). [/color]
Tentei entender, mas não consegui
Se tiver exemplos para sua alusão.
Eu preparei uma palestra para o YahooHack exatamente sobre WS* vs RESTful, quando optar por um design em detrimento ao outro. Só para citar um exemplo, como você propaga a segurança com REST entre 3 “Legados” distintos ? Lembrando que o SSL foi criado para point-to-point.
A apresentação aborda muitas outras questões como manter estado da conversação ao longo de múltiplas trocas de mensagens ? Existem cenários diferentes e problemas diferentes.
Queria só tentar entender a diferença entre “recurso” e “serviço” já que ambos servem ao propósito de expor algo indiferente à plataformas.
[color=olive] Moral da história: vamos fazer uma imensa salada pra ver se dá certo. [/color]
É bem isso, você vai usar SOAP e WS para uma aplicação simples WEB ? Tiro no pé. Poderia usar um framework simples como Rails, consumindo algo REST direto de um provedor (ESB ou algo assim), que se preocupa com o legado, traduz protocolo por debaixo dos bastidores usando um soap da vida.
[color=olive]Poxa como não? Vc’s estão usando qual app server? Eu tenho problemas principalmente com o HEAP da JVM(Não roda legal com JVM sun, só com JRockit) no weblogic, tive que criar rotinas de restart pra amenizar o problema…[/color]
David, sabe que esses produtos são bem chatos com relação ao OS correto, libs e tudo mais. Geralmente esse tipo de produto é muito estável e todos os problemas que tive foram inerentes à péssima IDE.
Acho que sua instalação está baleada 
Por fim, queria fazer uma pausa para reflexão: Todos esses serviços expostos do Google, Facebook, Yahooo, Amazon CloudComputing o que são ?
E o pensamento que norteia minha decisão de investir minha carreira nessa área :
“A service-oriented architecture (SOA) is the organizational and technical framework that enables an enterprise to deliver self-describing, platform-independent business functionality and make it available as building blocks of current and future applications.”
Carl August Simon
Kenobi, valeu pelas dicas. Acho que vou focar para aprendizagem no soa suite oracle mesmo.
Basicamente a diferença esta no tipo de contrato estabelecido para a comunicação entre as partes.
E diferente do que vc falou, recursos não são expostos indiferente à plataforma, essa portanto é outra diferença em relação a serviços.
Queria só tentar entender a diferença entre “recurso” e “serviço” já que ambos servem ao propósito de expor algo indiferente à plataformas.
Basicamente a diferença esta no tipo de contrato estabelecido para a comunicação entre as partes.
E diferente do que vc falou, recursos não são expostos indiferente à plataforma, essa portanto é outra diferença em relação a serviços.
Ué não ? O Recurso não é consumido via HTTP + Hypermedia ? Logo é independente de linguagem de implementação.
Para o pessoal sentir como anda a popularidade - http://www.indeed.com/jobtrends?q=soa,rest,+bpm,bpel&l=
Legal esse gráfico…
Dá pra tirar duas conclusoes…
Depois do boom inicial… houve uma estagnada… e de um ano pra cá nao houve mudança…
E menos de 1% das propostas de trabalho… requerem SOA…
ou seja… a situaçao… nao tá bonita pro SOA…
Mas a porcentagem nao quer dizer nada nao,… pois… aqui… tem trabalho de todo tipo… entao… a porcentagem fica pequena mesmo
Ía dizer extamente isso.
Se você comparar o Gráfico ao Fibonacci usando técnicas de grafismo de bolsa de valores, vai perceber que é um termômetro por Buzz Words, eles mexem com o emocional há muita demanda e depois passa, entretanto a tendência acumulada ao longo dos anos é de alta. 
PS: Se fosse uma carteira de ações, gostaria que valorizasse dessa maneira 
Cara pior que não, até copiei expressões do manual pra testar…
A Tibco está há bastante tempo no mercado nacional, tem uma presença forte no governo do estado de São Paulo… Quem deve estar chegando forte nesse ano é a plataforma WebMethods da Software AG.
Vc tá me devendo um curso de weblogic avançado! rsrs…
Cara, já devo ter montado umas 5 instâncias de weblogic 11g em locais diferentes e em todos tive picuinhas como essa!
Hehe, falando sério preciso de um help pra montar algum mecanismo de criptografia de senhas para minhas conexões ftp no weblogic… rsrs
Estou com o Kenobi, provavelmente sua instalação está baleada…
[]´s
Ué não ? O Recurso não é consumido via HTTP + Hypermedia ? Logo é independente de linguagem de implementação.
Não entendi o que a linguagem de programação tem a ver com isso.
Tem haver com a independência de plataforma, coisa que o Same Old Architecture prega desde os meados do CORBA 
Tem haver com a independência de plataforma, coisa que o Same Old Architecture prega desde os meados do CORBA
![]()
E que até hoje não chegou a lugar nenhum, a não ser plataformas tão independentes de tudo que são incapazes de resolver os problemas de clientes reais. :lol:
Por outro lado REST não é independente de plataforma. No caso da web, ela depende do HTTP, o que significa que apenas GET, POST, PUT e DELETE pode ser utilizado. E acredito que a web, como exemplo de arquitetura REST, baseada em resources e não serviços, resolve um problema muito claro e ao mesmo tempo difícil, que é interligar o mundo em um sistema de informação distribuido sem problemas de escalabilidade.
Mas sabe, ja estou cansado de falar a mesma coisa pra vc toda vez que esse assunto vem a tona. Porque nao aproveita o conselho que dei pro rapazinho em outro topico e implementa um sistema REST para aprender como faz?
Quando se pratica fica mais facil assimilar conceitos.
Mochuara, eu não só implementei um sistema baseado em RESTful como fiz uma palestra comparando os dois estilos, então por favor, não julgue a quem você não conhece profissionalmente.
Estudei bastante a tese do Fielding, li o livro do Leonard Richardson - minha compra em novembro do ano passdo : http://www.flickr.com/photos/felipekenobi/[telefone removido]/sizes/o/
Acompanho blogs do meio como Jim Webber, Ian Robinson , Guilherme Silveira e seu projeto Restfulie e o próprio Jersey e vc está viajando na batatinha comparando uma coisa que não tem haver com a outra.
Essa sua afirmação é uma falácia, pois mesmo EJB odiado, resolveu muitos problemas, assim como CORBA na área de Telecom largamente usado. Se conhecesse um pouco mais de softwares de infraestrutra, poderia citar até outros como Tuxedo e afins.
Só me responde essa questão : Como você mantém o estado de conversação entre sistemas síncronos e assíncronos, fazendo operações propagando a segurança entre ao menos 3 sistemas diferentes ?
Como você garante o Reliable da ordem dos pacotes em cima de HTTP ?
Sobre o HTTP - A mensagem é quebrada em diversos pacotes durate a distribuição e a ordem pode não ser a mesma de recebimento
Alguns destes pacotes podem ser perdidos durante o trânsito, isso para sistemas de telecom por exemplo é inadmissível.
Só pra te falar de uma coisa que existe de legal na stack WS - Realible Messaging : - Identifica cada mensagem
- Acompanha a distribuição (track) e garante a entrega da mensagem do destinatário ao último destino na correta ordem de envio.
Como disse, cenários diferentes exigem outras soluções. Assim como forte acomplamento para performance e por aí vai …então REST não é bala de prata e arquitetura SOA é muito mais do que tecnologia .
Aliás, como não tem informações profissionais no seu perfil, você poderia dizer o que você já fez de bacana com tal arquitetura, que problemas resolveu, projeto que toca. No meu, tem até linkedin / http://www.linkedin.com/in/soaexpert / com minhas últimas experiências e relato das pessoas com quem trabalhei.
Digo isso pq não sei se é seu caso, mas estou cheio de moleques recém cadastrados no guj (sua data é bem nova), que aprendem superficialmente conceitos e saem repetindo aos 4 ventos sem um forte embasamento teórico e muito menos conhecimento prático do assunto.
Vai ver a vivência profissional do cara, não passou por nenhum projeto sério de integração e só ouviu falar de longe, e trabalha somente com projetinhos Web.
Ler 2-3 posts em blogs não o faz conhecedor do assunto, concordo contigo, por isso coloquei a mão na massa e estou tetando fazer uma brincadeira com Scala nesse sentido.
Eu não sou muito expert nesse assunto, mas ultimamente tenho usado alguns serviços da web em minhas aplicações, assim como o Kenobi citou anteriormente. Google, Facebook, Twitter, e por aí vai.
To tentando entender esse conceito de SOA. SOA seria então uma filosofia? E suas iplementações seriam SOAP, REST ou WSDL?
REST é SOA? Ou são coisas distintas? Segundo o gráfico que o Kenobi indicou, SOA é uma coisa e REST outra. E eu sempre achei que esses serviços que utilizo na web faziam parte da “filosofia” SOA.
Minha opinião, de não especialista no assunto…
SOA é igual AJAX… sempre existiu… só que em determinado momento da história deram um nome bonito… 
Uma pergunta… qual seria uma alternativa, simples, para o SOA, sem ser utilizar webservices para a comunicacao? Existe alguma solução, vamos dizer assim, padrão nesse sentido?
Eu não sou muito expert nesse assunto, mas ultimamente tenho usado alguns serviços da web em minhas aplicações, assim como o Kenobi citou anteriormente. Google, Facebook, Twitter, e por aí vai.To tentando entender esse conceito de SOA. SOA seria então uma filosofia? E suas iplementações seriam SOAP, REST ou WSDL?
REST é SOA? Ou são coisas distintas? Segundo o gráfico que o Kenobi indicou, SOA é uma coisa e REST outra. E eu sempre achei que esses serviços que utilizo na web faziam parte da “filosofia” SOA.
SOA não chega a ser uma filosofia, mas é quase 
SOA é um conceito de integração que não se possuía até alguns anos atrás. Começou quando alguns experts em integração sacaram que XML era um formato de dados plenamente interoperável - e que, portanto, colocar dados em XML e enviá-los pela rede fazia esses dados serem legíveis em qualquer linguagem de programação. Nasciam os web services.
Só que logo se notou que Web Services, por si só, eram meio “desastrados”. Se algo precisasse mudar nestes serviços, seria necessário que alguém mudasse tudo na ponta? Melhor não, né? Então, para conseguir responder a essas mudanças por um meio mais ágil, criou - se o conceito de Enterprise Service Bus, que nada mais é que uma ferramenta que fica entre a camada que expõe os serviços e a camada que consome. Desta maneira, se quem produz os serviços mudar alguma coisa no contrato , quem consome vai continuar enxergando a mesma coisa, e o ESB tem features para modificação destes dados , de maneira que, serviços bem projetados podem ser facilmente modificáveis.
E a coisa complica um pouco com essa de “bem projetados”. Essa filosofia toda gerou o conteito de organizações orientadas a serviços, ou seja, todos os sistemas passam a expor as funcionalidades mais importantes como serviços. E a idéia de ter muitos (muitos MESMO) serviços de uma vez só gera uma certa confusão. E aí entra o conceito de governança SOA, que são as pessoas responsáveis por catalogar os serviços (de maneira que eles não tenham que ser refeitos toda hora, ou coisas assim).
Moral da história… serviços são SOA? Não, serviços por si só não fazem uma arquitetura ser orientada a serviços. Mas uma arquitetura orientada a serviços não vive sem serviços (deve ser por isso que tem esse nome
). Vale lembrar, também, que esses serviços não necessariamente são web services, quanto mais se são REST, SOAP ou (PONHA-AQUI-A-SIGLA-QUE-QUISER). Mas é particularmente complicado montar SOA sem serviços WS-, porque a maioria das ferramentas desenvolvidas (BPEL, ESB, etc.) são voltadas para WS-.
[]´s
Minha opinião, de não especialista no assunto…SOA é igual AJAX… sempre existiu… só que em determinado momento da história deram um nome bonito…
Uma pergunta… qual seria uma alternativa, simples, para o SOA, sem ser utilizar webservices para a comunicacao? Existe alguma solução, vamos dizer assim, padrão nesse sentido?
Então… minha opinião de especialista-em-ferramentas-de-SOA-mas-não-em-SOA-como-um-todo… acho que não. SOA teve todo um processo formal, de reuniões entre vendors e essas grandes coisas que acontecem antes de revoluções, para definir como seria a coisa toda. A idéia de web services, mesmo, não surgiu do nada, já que WSDL é uma especificação formal da W3C. Muito menos SOA, que surgiu dessas reuniões e definiu entre todos que a ferramenta padrão de integração seria o ESB.
Quanto à alternativa para SOA sem web services… bem, em teoria, serviços são muito mais do que web services (em teoria porque eu, assim como quase todos que trabalham com isso, nunca ví SOA sem web services). Isso daria a possibilidade de consumir qualquer coisa em SOA. Lógico que, na prática, a coisa é diferente: alguns ESBs , de maneira proprietária, simplesmente pegam recursos (JMS, FTP, XYZ) e os expõem como web services. O que está bem longe de ser ruim, já que esses recursos passam a ser interoperáveis do mesmo jeito.
[]´s
Do livro que estou lendo sobre webservices
In Tim O?Reilly?s talk ?What Is Web 2.0?2 he describes the adoption of
web services at Amazon.com. At the peak of the web services craze,
Amazon.com had a set of remote services they wanted to make available.
They provided two versions of their API. The first was web services.
With all the hype surrounding web services, it?s not surprising that
most Amazon.com clients tried the web services version first. But Amazon
made another version of their API available, using a simpler services
API called ReST (Representational State Transfer). Surprisingly,
over time, 95% of Amazon.com clients moved from the web services API
to the ReST-based API, because the newer API is simpler, cleaner and
generally more productive. Web services remind me of my best friend?s
Jaguar: the performance is nice on paper, but the car is always in the
shop.
Do livro que estou lendo sobre webservicesIn Tim O?Reilly?s talk ?What Is Web 2.0?2 he describes the adoption of
web services at Amazon.com. At the peak of the web services craze,
Amazon.com had a set of remote services they wanted to make available.
They provided two versions of their API. The first was web services.
With all the hype surrounding web services, it?s not surprising that
most Amazon.com clients tried the web services version first. But Amazon
API called ReST (Representational State Transfer). Surprisingly,
over time, 95% of Amazon.com clients moved from the web services API
to the ReST-based API, because the newer API is simpler, cleaner and
generally more productive. Web services remind me of my best friend?s
Jaguar: the performance is nice on paper, but the car is always in the
shop.
Você pode me falar qual é esse livro? Porque, em definitivo, eu não compraria qualquer livro de uma editora que se permitisse vender um livro que diz que REST é uma API (não um modelo de desenvolvimento) e que os serviços construídos usando esse modelo não são web services (o que é uma falácia sem tamanho).
[]´s
ehhehe Acho que vc tá levando meio a ferro e fogo o que tá dito aí…
Esse trecho é do livro que está no inicio do paragrafo… mas é citado em outro livro
O livro é From Java To Ruby
O autor é Bruce Tate…
Também autor do livro Better, Faster, Lighter Java… e Bitter Java
ehhehe Acho que vc tá levando meio a ferro e fogo o que tá dito aí…Esse trecho é do livro que está no inicio do paragrafo… mas é citado em outro livro
O livro é From Java To Ruby
Tem uma cara de discurso “de leigo para leigos” incrível!
(Anotação mental: nunca, mas nunca MESMO, cogitar a hipótese de comprar algum livro cujo autor seja Bruce Tate).
[]´s
The first was web services.
With all the hype surrounding web services
Aqui… o autor quis dizer web services com SOAP…
But Amazon
API called ReST (Representational State Transfer)
Acho que ele nao quis dizer que REST é uma API… e sim que a versão mais simples da API era chamada de REST…
Isso pode ser comprovado por esse trecho…
Amazon.com clients moved from the web services API
to the ReST-based API
Onde é dito Rest-based API
Tem uma cara de discurso “de leigo para leigos” incrível!(Anotação mental: nunca, mas nunca MESMO, cogitar a hipótese de comprar algum livro cujo autor seja Bruce Tate).
[]´s
hehehe… é porque o livro nao é sobre web services…
E sim sobre Ruby e Java… então tinha que ter uma linguagem mais simples mesmo… pra quem nao é expert nesse assunto entender…
O subtitulo do livro é inclusive: Things Every Manager Should Know
Considerando o subtitulo… acho que então o livro foi bem escrito… eheheh
Atende ao público alvo…
É até bacana o livro… quer emprestado???
:lol:
É até bacana o livro… quer emprestado???:lol:
Já te chamaram de piadista, hoje??!?! Hahahahahah!
[]´s
Como vc pode dar palestra de REST se não sabe a diferença entre resources e serviços?
Estudei bastante a tese do Fielding, li o livro do Leonard Richardson - minha compra em novembro do ano passdo : http://www.flickr.com/photos/felipekenobi/[telefone removido]/sizes/o/
Acompanho blogs do meio como Jim Webber, Ian Robinson , Guilherme Silveira e seu projeto Restfulie e o próprio Jersey e vc está viajando na batatinha comparando uma coisa que não tem haver com a outra.
Perai, voce disse que REST e SOA são praticamente a mesma coisa. Eu falei que são coisas diferentes. Não venha distorcer o que esta sendo dito.
Cara o que vc anda bebendo?
HTTP fornece entrega confiavel de graça, pelo fato de ser construido em cima de sockets TCP. O unico motivo de o povo do SOA querer reinventar a roda é justamente pra se tornar independente da plataforma HTTP.
Ou seja, o que vc chama de “algo legal na stack WS-*”, é perca de tempo (e dinheiro) para o resto do mundo.
Vou repetir, REST NÃO É INDEPENDENTE DE PLATAFORMA. E isso é uma grande vantagem em relação a SOA.
REST NÃO É BASEADO EM SERVICOS, E SIM RESOURCES. E isso pode não fazer muita diferença pra quem vai consumir e muitos chamam uma API REST de serviço, web, pirocóptero, não importa… Mas um twitter, google, amazon, voce e eu precisam saber muito bem a diferença entre serviços e resources para implementar o bagulho corretamente.
O que a data de cadastro no GUJ tem a ver com a discussão?
Voce não sabia a diferença entre resources e serviços, e eu respondi pra vc.
rogergarcia,
Você criou esse tópico só pra floodar?
Porque cada pessoa que responde com 1 post, você responde com 4 ou 5 posts seguidos que não agregam em absolutamente nada. Acredito que ficaria melhor para as pessoas que estão participando que você escreve somente 1 por vez e um post bem feito de preferência pra não dar a impressão que só você fala nesse tópico.
rogergarcia,Você criou esse tópico só pra floodar?
Porque cada pessoa que responde com 1 post, você responde com 4 ou 5 posts seguidos que não agregam em absolutamente nada. Acredito que ficaria melhor para as pessoas que estão participando que você escreve somente 1 por vez e um post bem feito de preferência pra não dar a impressão que só você fala nesse tópico.
hehe, eu tava lendo até a ultima pagina para então falar exatamente isto, mas voce se antecipou.
Ele
ta
parecendo
aquelas
pessoas
que
digitam
uma
palavra
no
msn
e
dao
ENTER
:lol: :lol: :lol:
Foi mal gente… num é intençao floodar nao… (certo exagero a parte)
Acaba que o que aconteceu é isso mesmo…
Eu posto uma msg… e lembro de acrescentar algo depois…
Dá proxima vez eu edito a msg…
vlw
A data nada, mas se esconder atrás de um nick qualquer tudo. Até pq citei o que acredito, que pode ser um moleque (não estou falando que é) sem a mínima experiência profissional de integração, leu 2 ou 3 artigos, viu uma palestra do Jim Webber (Guerrilha) , do Guilherme e se acha entendido do assunto.
Alguém aqui conseguiu entender claramente o que ele quis dizer em sua explicação ?
Você não explica nada, entra em vários tópicos somente para “pesar” e sai sem agregar absolutamente nada. Quer fazer críticas, legal, seja consistente. Aborde o WS-Realible por exemplo de maneira técnica, não um fanboy sem a mínima base técnica.
E outra, quem é você ? Quantos anos você tem de experiência ? O que anda fazendo profissionalmente ?
Você quer defender seu anonimato, ok, ao menos seja consistente tecnicamente do contrário, qualquer coisa que disser pra mim daqui pra frente, não tem a mínima credibilidade e vai falar aos ventos, pq não responderei mais e espero que o moderador tome providências para tornar o guj um pouco mais profissional.
As pessoas tentam sanar suas duvidas sobre REST e é chamado de “fanboy sem a mínima base técnica”, é isso que vc chama de profissionalismo? Cara, ninguém dá a minima para o que vc acredita…
E parei por aqui tb, porque vc ja deixou claro que tem muitos problemas, entre eles o de interpretar textos.
As pessoas tentam sanar suas duvidas sobre REST e é chamado de “fanboy sem a mínima base técnica”, é isso que vc chama de profissionalismo? Cara, ninguém dá a minima para o que vc acredita…E parei por aqui tb, porque vc ja deixou claro que tem muitos problemas, entre eles o de interpretar textos.
O problema foi que você não respondeu nenhuma tecnicamente, você simplesmente colocou seu “achômetro”. Está tão difícil assim explicar que projetos realizou e seu tempo de experiência ?
Faz assim, o Tiago havia me enviado uma dúvida via pvt e o pedi pra publicar no GUJ assim todos teriam acesso ao conteúdo.
Por que ao invés de criticar sem base não faz algo construtivo e vá lá e coloque sua explanação para o problema ? Quer ganhar o respeito do pessoal e o meu, responda consistentemente, no demais, pra mim continua sendo fanboy e moleque.
A Thread está aqui http://guj.com.br/posts/list/203568.java#1031121 e considero um problema com um certo grau de dificuldade, por tanto, está lançado o desafio.
Nesta farei o papel inverso e colocarei minhas observações, mas diferente de você, vou me ater à questões técnicas.
hahaha… Não sabia que vc era comediante tb!
hahaha… Não sabia que vc era comediante tb!
Esperando sua resposta http://guj.com.br/posts/list/203568.java#1031121 , no mais pra mim vc não passa de [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=v1PBptSDIh8[/youtube]