Estou estudando as ferramentas da Apple e estou impressionado. O Objective C é muito bom, e estou gostando mais do que Java. É bom porque é uma linguagem de baixo nível e dinâmica. Quem é fã de Ruby ou Groovy saiba que ele faz tudo aquilo (adicionar métodos em tempo de execução, blocos, etc.), só que mais rápido. A memória é gerenciada pelo sistema automático de contagem de referências, então não tem problemas comuns às linguagens gerenciadas.
Outra dica é que mesmo que você estude a linguagem em si, seja através de livro ou internet, você provavelmente ficará perdido no Xcode, pois ele é muito diferente do Eclipse e Visual Studio. Um livro sensacional que vai ter dar a “luz” no Xcode e na plataforma Apple é esse aqui.
A filosofia é totalmente diferente, por exemplo, não se escreve código de interface. Toda a informação da interface fica em um arquivo separado, e o código é apenas referenciado de uma forma mais parecida com Delphi. Aliás, é mil vezes mais inteligente do que ficar extendendo JFrames. Pelo amor de Deus, quem projetou o Swing precisa fazer um curso com a Apple.