OCJP, primeira certificacao?

12 respostas
F

Salve galera.

Ja trabalho com Java a um tempo com J2SE, hoje nesse momento estou pretendendo tirar a certificação de OCJP. Resolvi estudar para conseguir tirar essa certificação pq acho q é um UP no curriculo.
O fato é que minha cidade é bem longe da capital e ir até um centro de treinamento é complicadissimo pelos motivos de trabalho e faculdade.
Por isso galera, gostaria de saber com vcs qual seria a melhor opção, se existe treinamento online ou apenas bons livros e horas de estudo ja bastam.
Gostaria muito de fazer um treinamento da Caelum para certificação pois conheço as apostilas FJ11 e FJ21 e são excelentes, por ai ja imagino que o treinamento deles seja tbm.
Tenho alguns livros tbm como “Core Java”, “Java Como Programar”, “Use a Cabeça Java” e outros.
Andei pesquisando aqui em em outros lugares sobre isso, e algumas pessoas dizem q apenas livros bastam e outros dizem treinamento é inevitavel.

Livros, quais ?
Treinamento, existe online ?

obrigado.

12 Respostas

H

Leia o livro primeiro, depois se preocupe com simulados. Não tente fazer simulado antes para não adiantar conteúdo ou qualquer coisa assim.

F

jakefrog:
http://www.amazon.com/SCJP-Certified-Programmer-Java-310-065/dp/[telefone removido]/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=[telefone removido]&sr=8-1

Leia o livro primeiro, depois se preocupe com simulados. Não tente fazer simulado antes para não adiantar conteúdo ou qualquer coisa assim.

obrigado.

F

Olá,
Quando eu tirei a minha certificação OCJP 6 eu utilizei o livro da Kathy Sierra (http://www.submarino.com.br/produto/1/1808932/scjp:+certificacao+sun+para+programador+java+5±+guia+de+estudo) e fiz bastante exercícios. Apesar de ser para SCJP 5, não tem muita diferença…
Sempre que eu tinha alguma dúvida eu fazia testes. Usei também o máximo de simulados gratuitos (Nesse site tem muitos - http://www.coderanch.com/how-to/java/ScjpMockTests). Também usei o “jogo das vaquinhas” quando eu não estava fazendo nada (http://www.javaranch.com/game/game2.jsp). E sempre que a dúvida permanecia eu vinha aqui no GUJ :slight_smile:

Sobre cursos, não posso opinar, já que não fiz. Mas as apostilas FJ11 e FJ21 realmente são excelentes.

Não sei se todos vão concordar, mas eu me impus uma meta de ler de 6 a 8 páginas por dia. Sem pressão por resultados, mas só para eu ler concentrado e sempre.

Outra dica que eu dou é marcar logo o exame. Assim, com a data se aproximando, fica mais fácil de pegar nos livros e estudar.

I

Então fernandopaiva, pelo seu conhecimento na linguagem acredito que vc deva deixar de lado esse lance de curso preparatório, estude pelo livro da kathy Sierra, já tem para Java 6 em português ou pode usar aquele para Java 5, porém para este vc precisará buscar por fora os conhecimentos relacionados á NavigableSet, NavigableMap e Console, quanto á simulados tem um que é muito bom, chamado ExamLab(bem difícil), além daqueles já citados pelos colegas.

F

Opa galera, muito obrigado a vcs por perder um tempinho respondendo a essa dúvida, realmente estou disposto estudar pra conseguir essa certificacao.
Sobre os centros onde é realizado os exames, onde encontro ?

obrigado.

H

fernandopaiva:
Opa galera, muito obrigado a vcs por perder um tempinho respondendo a essa dúvida, realmente estou disposto estudar pra conseguir essa certificacao.

obrigado.

No proprio site que marca a prova. pearsonvue

F

jakefrog:
fernandopaiva:

obrigado.

No proprio site que marca a prova. pearsonvue

ok, obrigado a todos…acabei de comprar o livro, aqui: http://www.linuxmall.com.br/produto/livro-certificacao-sun-para-programador-java-6.html

vou meter a cara nos estudos pra conseguir tirar essa certificacao.

obrigado novamente.

H

Issae mano. Desanima não.

Qualquer dúvida, posta aqui no fórum que moçada ajuda. [=

F

Issae mano. Desanima não.

Qualquer dúvida, posta aqui no fórum que moçada ajuda. [=

Fechou ! É nóis q tá ;-).

t+ aew. e novamente obrigado a todos.

F

Boa tarde Amigos

Alguém sabe informar algo sobre certificação com retake, sera que este ano a oracle pretende vender voucher com retake como fez no ano passado no mês de janeiro.

Desde já, muito obrigado.

L

bem, o livro da kathy é realmente um bom livro, eu usei ele para certificação. Agora sobre treinamento ou nao. vai de cada um. Eu curto estudar mais por livros.

no meu blog tem alguns posts sobre o exame etc. www.camilolopes.com.br

flw.

J

Sobre a questão de fazer curso ou ler livros é muito especial, eu optei por fazer a Academia Java pela Virtual Office em Florianópolis porque eu não queria estudar só para a certificação, queria aprender além disso então fiz a academia e passei na certificação.

Criado 17 de janeiro de 2012
Ultima resposta 20 de jan. de 2012
Respostas 12
Participantes 7