Eu prometo escrever um texto com os pontos de atenção para a certificação e postar aqui para todos. Não sou um guru e nem sou um devorador de livros. Esta certificação é resultado da prática e das boas discussões aqui no fórum.
Percebi que não é preciso ter conhecimento profundo sobre as especificações, o essencial é conhecer a maioria e saber quando usá-la e por que usá-la. Como arquitetura é subjetiva, o lema é escolher bem e saber defender a sua escolha. Afinal não existe certo ou errado, para esta certificação.
O Design também não tem segredo, alguns Designs Patterns (eu usei somente dois, porém comentei sobre a possível utilização de outros três) e uma boa divisão de camada. Aqui no Brasil a gente costuma chamar tudo de camada, lá fora existe o conceito de Layer e Tier, layer está “mais ligada” a arquitetura física e o tier à camada lógica, embora seja um pouco confuso.
Eu não fiz o curso obrigatório, pois comecei a certificação em agosto de 2011. E o meu gasto total foi de 300 (parte 1) + 600 (parte 2) + 165 (parte 3) +165 (parte 2 - ressubimissão) = R$ 1.230,00
Por hora é isso pessoal, valeu.