Boa noite,
Gostaria de saber se têm gente ganhando dinheiro com open source. Mas não estou perguntando de projetos grandes e de empresas com grandes conglomerados de programadores (como o Mozilla, por exemplo).
Estou falando de pessoas comuns… como eu e você. Em projetos modestos, de pequeno a médio porte, disponibilizados sob licença open source, quem está ganhando dinheiro e qual o modelo de negócios que estão adotando para garantir um retorno financeiro?
Estão disponibilizando licenças pagas, mas com abertura de código? Licenças totalmente gratuitas com retorno através de doações? Licenças gratuitas para uso da comunidade e paga para uso comercial? etc…
Se é por meio de doações, essas doações dão algum retorno??
Estou falando de projetos próprios, disponibilizados pelo próprio programador e divulgado pelo mesmo (e não serviço prestado a alguma empresa, onde você recebe a remuneração da própria empresa).
Frisando outro aspecto, não estou falando somente de softwares prontos… mas sim de bibliotecas e frameworks também (produtos para profissionais de T.I. e usuário final).
OBS: Por quê estou falando de grana? Além do aspecto doutrinário do open source, acredito que algum retorno têm que ter…senão todos os programadores morreriam de fome… Tudo bem, nem em tudo têm que ter retorno…mas para você programar só open source, têm que ter um modelo de negócio para suster seu trabalho e garantir alguma remuneração…