Opinião sobre google App Engine

30 respostas
M

Olá Pessoal,

Estou pensando em desenvolver uma aplicação utilizando o serviço do google App Engine.

Alguém já usou esse serviço? Poderia falar um pouco dos pontos positivos e negativos? Usaria novamente?

Obrigado

30 Respostas

A

Cara,

são 18:30 de uma sexta-feira e eu deveria estar tomando chopp em algum happy hour por aí, porém estou acompanhando um teste de carga no GAE (ou melhor um teste de custos, pq carga ele aguenta o que vc mandar… kkk). É lindo isso aqui, eh a máquina ideal, não tem limite de memória, não tem limite de CPU e não tem limite de disco.

Enfim, hoje eu não trocaria nem f… o GAE por um JBoss/Glassfish/Tomcat hosteado.

B

Mas tem um limite muito significativo: tempo de resposta da requisição.
Isso inviabiliza algumas coisas!

A

Oi Vanessa,

não entendi. Pode elaborar com dados?

Vc sabia que houve 101 milhões de stream views do casamento do príncipe Willian que foram transmitidos pelo GAE?

http://www.officialroyalwedding2011.org/blog/2011/May/6/The-Royal-Wedding-online

Estou fazendo umas cócegas com um teste que está batendo em 10-13 requisições HTTP por segundo e os tempos de reposta (latência) estão estáveis conforme dados das instâncias abaixo. Essas requisições simulam inclusões e consultas no Datastore.

QPS* Latency* Requests Errors Age Memory Availability
3.117 189.0 ms 3625 0 0:20:34 188.5 MBytes Dynamic Icon Dynamic
3.300 163.3 ms 3525 0 0:19:48 184.8 MBytes Dynamic Icon Dynamic
3.233 161.7 ms 3437 0 0:19:38 183.5 MBytes Dynamic Icon Dynamic
0.383 135.6 ms 89 0 0:10:43 85.2 MBytes Dynamic Icon Dynamic
0.033 274.0 ms 187 0 0:20:24 85.3 MBytes Dynamic Icon Dynamic
0.250 157.7 ms 188 0 0:16:38 86.0 MBytes Dynamic Icon Dynamic

• QPS and latency values are an average over the last minute.

Ainda vou forçar mais e executar esse mesmo teste em diversas máquinas ou em diversas threads numa mesma máquina, mas não tenho dúvidas que o GAE mantém a latência com mais intâncias.

B

“Dados”?
Se você for fazer alguma coisa que vai demorar mais de 30s pra processar dá exceção. É um dado suficiente? :slight_smile:

A

.

A

Não. Estávamos discutindo tempo de resposta. :? O fato é que os tempos de resposta são mantidos de forma extremamente elegante através da adição de novas instâncias.

É claro que para utilizar todo o poder de processamento do GAE precisa-se respeitar algumas regras da sandbox como a que vc citou. É uma maneira que o GAE tem para garantir que uma aplicação não afete o desempenho de outras que estão em execução no ambiente. E mais: se antes já havia maneiras de se contornar essa limitação, hoje é mais fácil ainda com o novo Backends API.

http://code.google.com/intl/pt-BR/appengine/docs/java/backends/overview.html

M

Oi Pessoal,

Obrigado pelas respostas. Para aqueles que são pais, um Feliz dia dos pais :slight_smile:

R

Fica ligado apenas que tiveram algumas mudanças recentes nos planos do GAE (desagradando muitos dos early-adopters inclusive). Mas com o google é assim mesmo. A dica continua sendo não usar para nada sério porque eles podem mudar as regras de uma pra outra.

A

Coloca aí a referência pra discutirmos.

Preços maiores ou outro modelo de precificação decorrem de serviços com maior valor agregado (ex, High Replication, suporte com SLA, etc).

Isso sempre foi e sempre será assim para qualquer produto/serviço de qualquer empresa.

R

A mudança foi que antes ele cobravam pelo uso da CPU, agora é pelo tempo que sua app está rodando.

A

Não. Primeiro que não é pelo tempo, é por instância. Segundo que ainda não está valendo, essa mudança só vai ocorrer quando o GAE sair de Beta.

Sensatas palavras:

R

Correto. No novo esquema eles cobram pelo tempo que a instancia estiver rodando e não mais pelo uso da CPU o que criou uma revolta geral entre os usuários que eram gratuitos. No entanto não sei dizer se houve alguma melhoria com a nova arquitetura adotada em relação aos problemas de performance.

A

Bom, pra quem tá pensando em implementar algo de grande porte, leia esse post que achei, com a opinião dos arquitetos do Nuxeo:

http://lists.collectionspace.org/pipermail/soa-tech_lists.collectionspace.org/2009-April/000199.html

É, lendo isso, dá pra ver que é só pra brincadeirinha mesmo…

A

AUser:
Bom, pra quem tá pensando em implementar algo de grande porte, leia esse post que achei, com a opinião dos arquitetos do Nuxeo:

http://lists.collectionspace.org/pipermail/soa-tech_lists.collectionspace.org/2009-April/000199.html

Poxa, vc só conseguiu achar uma referência de 2009 falando mal do GAE???

E ainda de um fornecedor de ECM que tentou colocar sua ferramenta pra rodar no GAE e não conseguiu??

Se pararmos para pensar o GAE é concorrente desses carinhas que só vendem soluções on-premisse e está mordendo uma boa fatia de mercado deles.

É natural que eles fiquem com MI-MI-MI mesmo.

Tenta montar uma infra pra servir 101 milhões de stream views com esse ECMzinho. Quanto vc vai gastar com pessoal? Quanto vc vai gastar com máquina? Quanto vc gastar com licença?

Vc é que deve estar de brincadeira. Bem vindo à nuvem, à VERDADEIRA nuvem… :wink:

A

andre_salvati:
AUser:

Poxa, vc só conseguiu achar uma referência de 2009 falando mal do GAE???

E ainda de um fornecedor de ECM que tentou colocar sua ferramenta pra rodar no GAE e não conseguiu??

Se pararmos para pensar o GAE é concorrente desses carinhas que só vendem soluções on-premisse e está mordendo uma boa fatia de mercado deles.

É natural que eles fiquem com MI-MI-MI mesmo.

Tenta montar uma infra pra servir 101 milhões de stream views com esse ECMzinho. Quanto vc vai gastar com pessoal? Quanto vc vai gastar com máquina? Quanto vc gastar com licença?

Vc é que deve estar de brincadeira. Bem vindo à nuvem, à VERDADEIRA nuvem… ;)

Cara, você não deve entender nada de ECM pra chamar o Nuxeo de ECMzinho. Há quatro anos que trabalho EXCLUSIVAMENTE com ECM, e afirmo com propriedade que o Nuxeo bate em uma pá de coisas essa galera grande (Alfresco, Sharepoint, KT). Vá estudar ECM pelo amor de deus antes de falar alguma coisa.

Outra coisa, o que o pessoal reclamou não tem nada a ver com “eles não conseguiram”, foram limitações mesmo que encontraram no meio do caminho. E até hoje, nenhuma dessas “limitações” foi solucionada. Leia isso: http://groups.google.com/group/google-appengine-java/web/will-it-play-in-app-engine?pli=1

Tu vir falar mal de Nuxeo é incrível, ainda mais sem argumentos. Vai lá, tenta fazer um ECM decente. Quero só ver…

Galera, leiam o link do próprio google que postei acima antes de pensar em fazer uma coisa dessas.

A

AUser:

Cara, você não deve entender nada de ECM pra chamar o Nuxeo de ECMzinho. Há quatro anos que trabalho EXCLUSIVAMENTE com ECM, e afirmo com propriedade que o Nuxeo bate em uma pá de coisas essa galera grande (Alfresco, Sharepoint, KT).

Ok ok. Tõ vendo que seu negócio é ECM e não Cloud. Vc deve ter postado no lugar errado. :wink:

Nunca tentou deploiar em App Engine?? Não devia ter postado MESMO…

ECM é aplicativozinho de páginas institucionais, compartilhamento de arquivos, grupos de trabalhos, colaboração, etc. Seguem aí umas soluções bem baratinhas de ECM no Apps Marketplace (e vc nem precisa comprar servidor, é serviço !!! :wink: ):

https://www.google.com/enterprise/marketplace/search?query=ECM

Aliás, só com as soluções GRATUITAS do Google já dá pra fazer misérias integrando Agenda, Tarefas, Contatos, Google+, Google Docs, Google Apps, App Engine, etc, etc. Engraçado, e o Google nem chama isso de ECM. Muita gente acha que o Google é só uma ferramenta de busca, mas ele está se tornando uma plataforma para execução de SOLUÇÕES CORPORATIVAS.

Prepare-se, a Nuvem chegou. Resistir é inútil… :wink:

I

Eu usei para fazer um trabalho da facul.

Pontos fortes:

1. “Free” para aplicações iniciais e de teste
  2. Deploy fácil
  3. Suporta Java (dificilmente tu vai encontrar um hosting de Java free)
  4. Dizem que é escalável.
  5. Não tenho certeza, mas chuto que é mais barato que o amazon/azure (por padrão o azure não suporta Java, tu tem que subir a tua própria VM/servidor de aplicação)

Pontos fracos:

1. Devido ao big table o modelo de acesso ao banco de dados é muito estranho (aquele datanucleos é tosco)
  2. Ocorreu problemas com o gerenciamente de entidades, o GAE não suporta entidades one to many não gerenciadas além de outros pequenos problemas com o banco (o banco é a pior parte)
  3. Eu usei GWT. As vezes ocorria uns erros estranhos de cache quanto eu alterava uma entidade (em produção isso pode ser um problema já que o navegador do usuário pode estar salvando o cache)
A

andre_salvati:
AUser:

Cara, você não deve entender nada de ECM pra chamar o Nuxeo de ECMzinho. Há quatro anos que trabalho EXCLUSIVAMENTE com ECM, e afirmo com propriedade que o Nuxeo bate em uma pá de coisas essa galera grande (Alfresco, Sharepoint, KT).

Ok ok. Tõ vendo que seu negócio é ECM e não Cloud. Vc deve ter postado no lugar errado. :wink:

Nunca tentou deploiar em App Engine?? Não devia ter postado MESMO…

ECM é aplicativozinho de páginas institucionais, compartilhamento de arquivos, grupos de trabalhos, colaboração, etc. Seguem aí umas soluções bem baratinhas de ECM no Apps Marketplace (e vc nem precisa comprar servidor, é serviço !!! :wink: ):

https://www.google.com/enterprise/marketplace/search?query=ECM

Aliás, só com as soluções GRATUITAS do Google já dá pra fazer misérias integrando Agenda, Tarefas, Contatos, Google+, Google Docs, Google Apps, App Engine, etc, etc. Engraçado, e o Google nem chama isso de ECM. Muita gente acha que o Google é só uma ferramenta de busca, mas ele está se tornando uma plataforma para execução de SOLUÇÕES CORPORATIVAS.

Prepare-se, a Nuvem chegou. Resistir é inútil… :wink:

“Prepare-se, a Nuvem chegou. Resistir é inútil”. Obrigado por me ter feito rir MUITO nessa parte apocalíptica, megalomaníaca, e com raios à estilo Tesla comendo solto. E essa nuvem, é uma nimbus mesmo?

Cara, não se precisa USAR algo pra conhecer as limitações que já te impedem de fazer algo. Basta você ler o link que passei do próprio google. O que a maior parte de vocês não nota é: vocês estão customizando a aplicação de vocês pra rodar de um jeito X por causa de um fabricante. ECM aplicativozinho? Cara, eu tenho pena de você. Soluções baratinhas no Marketplace? Eu literalmente tenho muita pena… É um ECMzinho desses como o Alfresco que capta US$100 milhões por ano, enquanto você, ganha quanto mesmo…? E isso, com um aplicativozinho besta, coisa que você não é capaz de fazer. Agora diga também que a Kofax não vale nada… É tudo uma grande ilusão.

Soluções gratuitas google, aham. Alguém te paga pra idolatrar tanto uma ferramenta assim? Você tem alguma tatuagem do Google? Quanta cegueira.

P

GUJ Fight Engine :lol: :lol: :lol:

A

Ok Srs,

pra mim o assunto está encerrado.

Se quiserem saber mais sobre mais sobre Cloud, SaaS e soluções em nuvem acompanhem meu blog.

www.suaempresadigital.blogspot.com

Se quiserem saber como soluções do Google podem ajudar de maneira simples e barata a resolver seus problemas corporativos estou à disposição (contato no blog).

No mais vou pro meu castigo: escrever 1000 vezes na lousa…

Don’t feed the trolls.

Don’t feed the trolls.

Don’t feed the trolls…

Abraço.

A

andre_salvati:
Ok Srs,

pra mim o assunto está encerrado.

Se quiserem saber mais sobre mais sobre Cloud, SaaS e soluções em nuvem acompanhem meu blog.

www.suaempresadigital.blogspot.com

Se quiserem saber como soluções do Google podem ajudar de maneira simples e barata a resolver seus problemas corporativos estou à disposição (contato no blog).

No mais vou pro meu castigo: escrever 1000 vezes na lousa…

Don’t feed the trolls.

Don’t feed the trolls.

Don’t feed the trolls…

Abraço.

Aham, claro. Eu fui o troll falando de ECMzinho, e também fui o troll falando que cloud vai salvar o mundo e que todo mundo que critica o google é errado. Aliás, eu também fui o troll quando falei ECMzinho sendo implantado no google… CLARO.

Atualiza o seu blog também, pra não ficar como um link do início de 2011 defendendo o GAE até a morte.

A

Mi-mi-mi…

Mi-mi-mi…

:wink:

A

andre_salvati:
Mi-mi-mi…

Mi-mi-mi…

;)

O link pra reportagem original de onde o supracitado entusiasta tirou a reportagem : http://www.forbes.com/forbes/2011/0117/technology-emc-joe-tucci-hp-idc-ibm-cloud-warrior.html?feed=rss_technology

Se vocês lerem até o final, vão ver que esse tom apoteótico que o André cita é ridículo (principalmente no “Quem viver, verá.”, eu ri alto nessa parte). Ele traduziu apenas trechos da reportagem que convinham. Trechinho: "Lately everyone wants a piece of the cloud. Dell, HP, IBM and EMC have between them spent $6.4 billion since August snapping up cloud-storage software vendors such as 3Par, Compellent and Isilon. Tucci vows to keep spending 11% or more of revenue (estimated to hit $17 billion in 2011) on research and to keep buying software companies.

EMC’s ten-year shareholder returns are pretty lousy (-13% annualized), but in the past five years Tucci beat all but four of his big-cap tech peers with 10% annual earnings growth. “My job is to see we’re one of the winners,” he says."

What a shame, mr. André Salvati. Querendo virar consultor Cloud a qualquer trocadinho e por isso traduz trechos de reportagem de forma inescrupulosa, hein? Mas é o custo pra ser capa de qualquer coisa, né? Eu não tô falando mal de SaaS, se o grande gênio do cloud aí (porém 0 em interpretação de texto) ainda não entendeu. Eu tô falando que não dá pra colocar uma app de grande porte no GAE, SÓ ISSO. Tem algum pecado aí? Falei algo errado? Me diga algo que armazena 110 milhões de documentos que funciona lá.

A

Mi-mi-mi…

Mi-mi-mi…

:wink:

A

Só deixando bem claro pra todo mundo a grande compatibilidade que o GAE oferece:

Not supported
There are various APIs and technologies that are not supported by App Engine at present for various reasons. These include:

Enterprise Java Beans (EJB)
JAX-RPC
JAX-WS
Java Database Connectivity (JDBC) **
Java EE? Connector Architecture (JCA)
Java Management Extensions (JMX)
Java Message Service (JMS)
Java Naming and Directory Interface (JNDI)
Remote Method Invocation (RMI)

Apache Commons FileUpload
Version: 1.2.1
Status: SEMI-COMPATIBLE

The streaming API added in version 1.2.1 works out of the box.
The traditional API is not supported due to dependencies on java.io.File (App Engine does not expose a writable file system), although a custom FileItemFactory implementation that does not rely on writing files should work.

Apache POI
Version(s): ?
Status: INCOMPATIBLE

Apache POI relies on several classes not in the JRE class whitelist including java.awt.Color. A bug has been filed at https://issues.apache.org/bugzilla/show_bug.cgi?id=47497.

Compass
Status: SEMI-COMPATIBLE

Shay Banon has posted a screencast at http://www.kimchy.org/searchable-google-appengine-with-compass/ which shows the basic configuration changes needed to enable full text search of datastore entities.
To workaround issues with Compass and JPA persistence, see http://forum.compass-project.org/thread.jspa?threadID=216243&tstart=0.

Hibernate
Versions: All

You cannot currently use Hibernate directly. The differences between the App Engine datastore and SQL were too great to get the standard Hibernate up and running under App Engine. App Engine does support JDO and JPA, so you may be able to convert your Hibernate code to use one of these ORM interfaces.

ICEfaces
Version(s): 1.8.1

iText

iText relies on several classes not in the JRE class whitelist including java.awt.Color and java.nio.MappedByteBuffer. A bug has been filed at http://sourceforge.net/tracker/?func=detail&atid=365255&aid=2810312&group_id=15255.

RichFaces
Version: 3.1.6

RichFaces depends on the javax.imageio package which is presently not listed on the JRE class whitelist.

Tapestry
Version: 5.0.18
Status: COMPATIBLE

Version: 5.1

Version 5.1 appears to rely on the Woodstox XML processor, which in turn relies on javax.xml.stream.XMLInputFactory, which isn't on the current JRE class white list. No workarounds are known at this time.

Isso sem citar os milhares de “SEMI_COMPATIBLE” que tirei da lista. E sem contar que não permite threads. E aí, quem quer jogar a sua app de médio/grande porte lá?

A

andre_salvati:
Mi-mi-mi…

Mi-mi-mi…

;)

Quando você vai ver que essa estratégia sua de auto-promoção é tosca, Salvati? Pelo amor de deus…

Moderação, haja por favor. Tranca o tópico…

E outra, olha só galera, o que recebi como MP dele:

Ah seu bostinha, me fala onde tu tá que eu vou te mostrar o homem…

Mascarado, vc não é homem nem pra mostrar teu nome…

A

.

A

Acho que a guerra de egos extrapolou o limite do assunto…

Srs. acompanho os 2 aqui no fórum e sempre estou atento ao conhecimento compartilhado que ambos colocam aqui. Devo dizer que apesar de discordar (isso é normal dos seres humanos) de ambos as vezes, sempre curti e apreciei vossos posts aqui no GUJ.

Peço-lhes como amigo, mesmo sem conhecê-los pessoalmente, que reflitam sobre como ambos deixaram a paixão tomar conta nesse momento e defenderam suas tecnologias. Porém o limite da defesa extrapolou o bom senso e acho que é hora de parar por aqui e retomar o assunto original do tópico antes que ele seja trancado e o amigo não tenha sua resposta devidamente respondida.

Enfim, peço-vos que controlem-se e deixem essa birra (por nada) de lado.

Quanto ao tópico, usei o AppEngine porém com Python… Posso te garantir que é legal para coisas pequenas… Para as Enterprises ??? Não sei, nunca usei, então não dá pra falar… :wink:

A

adriano_si:

Quanto ao tópico, usei o AppEngine porém com Python… Posso te garantir que é legal para coisas pequenas… Para as Enterprises ??? Não sei, nunca usei, então não dá pra falar… ;)

Na realidade eu recomendo o GAE para clientes com grande volume de acessos e dados como essa (http://www.officialroyalwedding2011.org/). Ele é uma ferramenta para escalar. Ali estão à sua disposição as mesmas soluções que os próprios mecanismos de busca do Google utilizam.

Quando a escalabilidade e a disponibilidade não são tão essenciais, vc pode contratar um servidor hosteado e ficar com seu banco padrão SQL que tb funciona.

A

andre_salvati:
Na realidade eu recomendo o GAE para clientes com grande volume de acessos e dados como essa (http://www.officialroyalwedding2011.org/). Ele é uma ferramenta para escalar. Ali estão à sua disposição as mesmas soluções que os próprios mecanismos de busca do Google utilizam.

Quando a escalabilidade e a disponibilidade não são tão essenciais, vc pode contratar um servidor hosteado e ficar com seu banco padrão SQL que tb funciona.

Opa Andre, de fato um dia pretendo ir mais a fundo no GAE com Java, confesso que ainda sou pé atrás e até porque ainda não tive necessidade…

Porém quando me sobrar um tempo, não custará nada usar e vamo que vamo :slight_smile:

Criado 12 de agosto de 2011
Ultima resposta 16 de ago. de 2011
Respostas 30
Participantes 8