Pessoal, é impressão minha ou as empresas, para novos projetos, estão optando desenvolve-los em .NET? Java está mais para manutenção em sistemas legados?
Optando por .NET ao invés de Java
36 Respostas
É impressão sua.
Amigo, este movimento está ocorrendo de alguns anos para cá.
Mas não necessariamente java está sendo mantido para sistemas legados, a maioria das empresas ainda utiliza java em projetos iniciais.
A questão aqui é, Java é bom, mas a curva de aprendizado é alta. Pequenas empresas não dispõem de muito tempo para pagar cursos aos seus empregados, por isso elas optam por uma solução relativamente mais fácil, ou seja, .net.
Tenho percebido isso também. Além do que antes da amazon oferecer o AWS, hospedagem .net era muito mais barato.
Amigo, este movimento está ocorrendo de alguns anos para cá.
Mas não necessariamente java está sendo mantido para sistemas legados, a maioria das empresas ainda utiliza java em projetos iniciais.A questão aqui é, Java é bom, mas a curva de aprendizado é alta. Pequenas empresas não dispõem de muito tempo para pagar cursos aos seus empregados, por isso elas optam por uma solução relativamente mais fácil, ou seja, .net.
Disse tudo, é isso mesmo.
Minha empresa deu um curso de APF e abrimos uma discussão sobre produtividade x horas de desenvolvimento do orçamento estimado.
A conclusão que tivemos é que somente será desenvolvido em JAVA se realmente for preciso pelo contexto em questão ou o cliente exigir, caso contrário é .NET
A curva de aprendizado do .Net é igualmente alta.
O problema é o que se vende. Que .Net é mais fácil que Java.
Não é. Eu diria que os dois são equivalentes.
Entender C# + LINQ + MSMVC + Razor + Entity Framework é tão complexo quando seu pacote java favorito.
Fazer aplicações comerciais robustas também vão exigir o entendimento de padrões enterprise, padrões de projetos comuns, etc…
A curva de aprendizado do .Net é igualmente alta.O problema é o que se vende. Que .Net é mais fácil que Java.
Não é. Eu diria que os dois são equivalentes.Entender C# + LINQ + MSMVC + Razor + Entity Framework é tão complexo quando seu pacote java favorito.
Fazer aplicações comerciais robustas também vão exigir o entendimento de padrões enterprise, padrões de projetos comuns, etc…
Herere, pior que eh, grande mestre.
A curva de aprendizado do .Net é igualmente alta.O problema é o que se vende. Que .Net é mais fácil que Java.
Não é. Eu diria que os dois são equivalentes.Entender C# + LINQ + MSMVC + Razor + Entity Framework é tão complexo quando seu pacote java favorito.
Você tem razão que a curva de aprendizado é igual, mas no fim acredito que, no Java, por existir trocentas opções de cada framework, isso aumenta a percepção de que a plataforma é mais complexa.
Pessoal, é impressão minha ou as empresas, para novos projetos, estão optando desenvolve-los em .NET? Java está mais para manutenção em sistemas legados?De onde você tirou isso?
Pois é, mas acho que quando se diz 'as empresas pequenas optam por .net" significa “as empresas que pensam pequeno e fazem gambiarras em vez de sistemas e contratam 10 juniors em vez de 2 seniors porque é mais barato e dá a impressão que tem gente trabalhando optam pelo visual studio que é drag-drop efacilita a criação das gambiarras”
Ninguém está realmente pensando na engenharia da coisa.
Se você pensar na engenharia da coisa então não é tão diferente. Mas existem exceções.
Por exemplo, ha quem defenda que o verdadeiro padrão é o Mono e a Microsoft altera ele a gosto (como tentou fazer com o swing ou com open doc format). O Mono (da novell) roda em linux , iphone, ipad, android … desde ponto de vista é melhor que o java (neste momento)
Mas por outro lado temos Scala que compila para .net e java.
Acho que nestes próximo anos assistiremos a um combate pela plataforma que encapsula melhor as outras e não é mais uma questão se roda na jvm ou em CLR é a questão de bibliotecas e linguagens.
Eu prefiro uma plataforma que seja apropriada para servidores (JVM, .NET), e outra para aplicações (Windows 8, iOS).
Todos nós sabemos que fim levou o browser, a última plataforma que tentou encapsular tudo.
Eu prefiro uma plataforma que seja apropriada para servidores (JVM, .NET), e outra para aplicações (Windows 8, iOS).Todos nós sabemos que fim levou o browser, a última plataforma que tentou encapsular tudo.
Como assim ?! O browser tentou e consegui. Ou vc não ouviu falar em HTML 5 ? O Browser é a única plataforma que existe que funciona em todos os aparelhos. Hoje em dia aplicativos android e iphone/ipad são feitos apenas encapsulando o browser. É tudo HTML + javascript.
Não é por acaso que cada vez mais linguagens têm compiladores para js.
Eu prefiro uma plataforma que seja apropriada para servidores (JVM, .NET), e outra para aplicações (Windows 8, iOS).Todos nós sabemos que fim levou o browser, a última plataforma que tentou encapsular tudo.
Como assim ?! O browser tentou e consegui. Ou vc não ouviu falar em HTML 5 ? O Browser é a única plataforma que existe que funciona em todos os aparelhos. Hoje em dia aplicativos android e iphone/ipad são feitos apenas encapsulando o browser. É tudo HTML + javascript.
HTML5 é um formato conhecido por qualquer cliente HTTP, e não apenas browsers.
Mas sobre aplicativos que usam HTML como interface de usuário, o único que me lembro que fez isso foi o facebook, e foi considerado o maior erro da sua história, bastar ver sua reputação na AppStore.
Fazer aplicações comerciais robustas também vão exigir o entendimento de padrões enterprise, padrões de projetos comuns, etc…Pois é, mas acho que quando se diz 'as empresas pequenas optam por .net" significa “as empresas que pensam pequeno e fazem gambiarras em vez de sistemas e contratam 10 juniors em vez de 2 seniors porque é mais barato e dá a impressão que tem gente trabalhando optam pelo visual studio que é drag-drop efacilita a criação das gambiarras”
Ninguém está realmente pensando na engenharia da coisa.
Se você pensar na engenharia da coisa então não é tão diferente. Mas existem exceções.
Por exemplo, ha quem defenda que o verdadeiro padrão é o Mono e a Microsoft altera ele a gosto (como tentou fazer com o swing ou com open doc format). O Mono (da novell) roda em linux , iphone, ipad, android … desde ponto de vista é melhor que o java (neste momento)
Mas por outro lado temos Scala que compila para .net e java.Acho que nestes próximo anos assistiremos a um combate pela plataforma que encapsula melhor as outras e não é mais uma questão se roda na jvm ou em CLR é a questão de bibliotecas e linguagens.
Isso já era para ter acontecido a muito tempo. As empresas donas de vms e linguagens que atrasaram. É perfeitamente possível usar c# e rodar na jvm desde que se tenha um compilador para o bytecode dela. Aliás, acho que a ikvm já faz isso.
Tomara que a guerra de navegadores não suje o html 5 também.
Isso já era para ter acontecido a muito tempo. As empresas donas de vms e linguagens que atrasaram. É perfeitamente possível usar c# e rodar na jvm desde que se tenha um compilador para o bytecode dela. Aliás, acho que a ikvm já faz isso.
Que eu saiba o IKVM roda java no .net, não o contrário ( o ikvm é uma vm .net escrita em .net que roda em .net + um compilador bytecode->CLI).
Vc tem a certeza que o contrário é possível ( rodar net na jvm ?)
Não é por acaso que cada vez mais linguagens têm compiladores para js.HTML5 é um formato conhecido por qualquer cliente HTTP, e não apenas browsers.
[/quote]
Mais ou menos. Vc precisa de mais recursos que nem todos os clientes HTTP têm, não apenas hooks para uma vm javascript, mas media e outras coisas. Veja a apresentação no link para mais detalhes.
Mas sobre aplicativos que usam HTML como interface de usuário, o único que me lembro que fez isso foi o facebook, e foi considerado o maior erro da sua história, bastar ver sua reputação na AppStore.
Veja a apresentação. Tem mais exemplos lá de aplicações que são apenas browsers e sobre os frameworks que tornam isso possível. HTML 5 sim é uma plataforma de dev. Hoje em dia tão poderosa quando o OS do Android, por exemplo.
Isso já era para ter acontecido a muito tempo. As empresas donas de vms e linguagens que atrasaram. É perfeitamente possível usar c# e rodar na jvm desde que se tenha um compilador para o bytecode dela. Aliás, acho que a ikvm já faz isso.Que eu saiba o IKVM roda java no .net, não o contrário ( o ikvm é uma vm .net escrita em .net que roda em .net + um compilador bytecode->CLI).
Vc tem a certeza que o contrário é possível ( rodar net na jvm ?)
Você tem razão, é o caso contrário. Converte bytecode java pra .net.
Putz, que pancada certeira!!! Preciso o seu comentário.
Só para esclarecer a quem lê, e acho que é a opinião do Sérgio também, é que ninguém está dizendo que java é melhor para aplicações robustas e .Net para aplicações pequenas. Elas são duas linguagens equivalentes e dominá-las é igualmente difícil.
Se for pra um programador iniciante fazer uma aplicaçãozinha com duas telinhas cruds, talvez o .Net leve uma pequena vantagem. Mas pra se acreditar que esse mesmo programador iniciante será capaz de fazer uma aplicação comercial, só porque consegue arrastar uns componentes na tela tem que ser bem inocentinho.
Talvez a curva de aprendizado do java de fato seja levemente (e bem levemente) maior, mas se ao começar um projeto comercial sério a curva de aprendizado de uma plataforma é fator determinante a chance de dar M… no final do projeto é BEM grande.
Pois é, mas acho que quando se diz 'as empresas pequenas optam por .net" significa “as empresas que pensam pequeno e fazem gambiarras em vez de sistemas e contratam 10 juniors em vez de 2 seniors porque é mais barato e dá a impressão que tem gente trabalhando optam pelo visual studio que é drag-drop efacilita a criação das gambiarras”
Putz, que pancada certeira!!! Preciso o seu comentário.
Só para esclarecer a quem lê, e acho que é a opinião do Sérgio também, é que ninguém está dizendo que java é melhor para aplicações robustas e .Net para aplicações pequenas. Elas são duas linguagens equivalentes e dominá-las é igualmente difícil.
Se for pra um programador iniciante fazer uma aplicaçãozinha com duas telinhas cruds, talvez o .Net leve uma pequena vantagem. Mas pra se acreditar que esse mesmo programador iniciante será capaz de fazer uma aplicação comercial, só porque consegue arrastar uns componentes na tela tem que ser bem inocentinho.
Talvez a curva de aprendizado do java de fato seja levemente (e bem levemente) maior, mas se ao começar um projeto comercial sério a curva de aprendizado de uma plataforma é fator determinante a chance de dar M… no final do projeto é BEM grande.
essa questão de arrastar e colar componentes não tem nada a ver com o .net. Se for assim é igualmente fácil fazer isso com o netbeans(o mesmo profissional citado usando java). A curva de aprendizado das duas linguagens(java e c#) na minha opinião possuem quase o mesmo tamanho. Ainda acredito que a curva da c# seja um pouco maior por causa da quantidade de recursos que a linguagem possui(que é maior que a da java).
Não é por acaso que cada vez mais linguagens têm compiladores para js.HTML5 é um formato conhecido por qualquer cliente HTTP, e não apenas browsers.
Atualmente meu conhecimento é quase todo web e nulo em mobile. Essa do Facebook usar HTML na aplicação mobile um amigo no trabalho tinha me mostrado. Fiquei curioso e fui ver a reputação e na AppStore realmente é ruim 
Programar interface com HTML e CSS é extremamente prático, mas pelo visto oq matou as aplicações nativas no desktop não foram isso, creio que deva ter sido:
- Medo de vírus
- Computador ficando mais lento a medida que instala mais aplicações
- Aparência feia
- Necessidade de VMs para rodar (em alguns casos), compromentendo a performance, tamanho do arquivo de instalação e a facilidade de instalação para o usuário leigo
Pelo jeito a própria Microsoft é culpada pelo declínio das apps nativas desktop. A apple não cometeu nenhum desses erros no mobile
É bem diferente. No java o netbeans é minoria comparado ao eclipse. Sim, o netbeans é o visual studio do java e comete os mesmos erros que o visual studio do .net ( produção automática de código). Mas no java vc tem alternativas. Vc não precisa usar o netbeans, nem o eclipse, já agora. Existem muitos outros IDE.
O ponto é o padrão e não a ferramenta. Java se faz na mão. Swing drag-drop é para iniciantes e prototipagem, não é para sistemas reais ( por isso que quase ninguém usa). O Swing é lib de base, é suposto vc criar algum framework em cima dele (vide javaFX). Os juniors de java só começam pelo netbeans se não tiverem aprendido direito e/ou não tiverem um sênior por perto. Enquanto que no .net usar o drag-drop é uma necessidade. Escrever na mão é demasiado complexo (porque o .net não tem layouts como no java e o posicionamento é absoluto).
A curva do C# e do Java são iguais, mas não do IDE e nem nos padrões. E é isso que é importante, não a linguagem.
Quando o cara escolhe .net em vez de java é por dois motivos : 1) não lhe importa a portabilidade e 2) ele acha que a produtividade é maior.
Por quê ele acha que a produtividade é maior ? Porque o protótipo é visível mais cedo. Enquanto o cara do java está montando um framework, o do .net já fez o drag-drop. (Veja, isto é o que as pessoas pensam e fazem, não necessariamente teria que ser assim. O cara de java poderia usar o netbeans para a prototipagem também).
Por outro lado, qual é o equivalente ao EE em .net ? Não ha. (existem formas de fazer as mesmas coisas, mas não da mesma forma padronizada)
E porque não ha, a plataforma .net é muito mais fácil de aprender.
As plataformas em si, são equivalentes, mas a percepção não é. Por exemplo, eu ouço muita gente dizer que um profissional java é mais caro. Por quê ? Porque o profissional java experiente sabe sobre muitos mais assunto que um .net experiente. Isto porque o de java simplesmente teve que ralar mais. Comparando dois sêniors, ele devem saber o mesmo e custar o mesmo, mas comparando plenos e juniors ( que é o que as empresas amam contrantar) os de java sabem muito mais e portanto, querem mais dinheiro. Dito de outra forma, a empresa aceita pagar pouco ao junior drag-drop e pagar pelo IDE, mas não aceita pagar mais ao sênior java para fazer um framework swing.
- Medo de vírus
- Aparência feia
Eu acho que não foi nada disso. No mercado corporativo, o que retirou o desktop foi mesmo a facilidade de deploy / atualização e a possibilidade da aplicação ser acessada com facilidade remotamente (parte da sua terceira alternativa).
No caso do mercado de aplicações para usuário, o desktop ainda não está em declínio.
Todos os jogos ainda são apps desktop. Além de IDEs, Players de vídeo, editores de imagens, Office Suites, navegadores…
- Medo de vírus
- Aparência feia
Eu acho que não foi nada disso. No mercado corporativo, o que retirou o desktop foi mesmo a facilidade de deploy / atualização e a possibilidade da aplicação ser acessada com facilidade remotamente (parte da sua terceira alternativa).
No caso do mercado de aplicações para usuário, o desktop ainda não está em declínio.
Todos os jogos ainda são apps desktop. Além de IDEs, Players de vídeo, editores de imagens, Office Suites, navegadores…
Mas aí vc tá falando de aplicações que já são nativas naturalmente, pq lidam com arquivos no HD. E mesmo assim mt gente deixou de usar Office local, e usa Google Docs. Slideshare, etc. Existe uma certa decadência de aplicação nativa pra desktop
Agora vê no mobile, uma aplicação que é simplesmente um versão de um site (Facebook) é criticada por usar tecnologias web. Lá aplicações nativas são a preferência, mesmo quando não tem necessidade de usar features que o browser não permite
A única coisa que acho trabalhoso é a configuração de um projeto java. Espero que o play e mentawai ajudem a simplificar isso.
essa questão de arrastar e colar componentes não tem nada a ver com o .net. Se for assim é igualmente fácil fazer isso com o netbeans(o mesmo profissional citado usando java).
É bem diferente. No java o netbeans é minoria comparado ao eclipse. Sim, o netbeans é o visual studio do java e comete os mesmos erros que o visual studio do .net ( produção automática de código). Mas no java vc tem alternativas. Vc não precisa usar o netbeans, nem o eclipse, já agora. Existem muitos outros IDE.
O ponto é o padrão e não a ferramenta. Java se faz na mão. Swing drag-drop é para iniciantes e prototipagem, não é para sistemas reais ( por isso que quase ninguém usa). O Swing é lib de base, é suposto vc criar algum framework em cima dele (vide javaFX). Os juniors de java só começam pelo netbeans se não tiverem aprendido direito e/ou não tiverem um sênior por perto. Enquanto que no .net usar o drag-drop é uma necessidade. Escrever na mão é demasiado complexo (porque o .net não tem layouts como no java e o posicionamento é absoluto).
A curva do C# e do Java são iguais, mas não do IDE e nem nos padrões. E é isso que é importante, não a linguagem.
Quando o cara escolhe .net em vez de java é por dois motivos : 1) não lhe importa a portabilidade e 2) ele acha que a produtividade é maior.
Por quê ele acha que a produtividade é maior ? Porque o protótipo é visível mais cedo. Enquanto o cara do java está montando um framework, o do .net já fez o drag-drop. (Veja, isto é o que as pessoas pensam e fazem, não necessariamente teria que ser assim. O cara de java poderia usar o netbeans para a prototipagem também).Por outro lado, qual é o equivalente ao EE em .net ? Não ha. (existem formas de fazer as mesmas coisas, mas não da mesma forma padronizada)
E porque não ha, a plataforma .net é muito mais fácil de aprender.As plataformas em si, são equivalentes, mas a percepção não é. Por exemplo, eu ouço muita gente dizer que um profissional java é mais caro. Por quê ? Porque o profissional java experiente sabe sobre muitos mais assunto que um .net experiente. Isto porque o de java simplesmente teve que ralar mais. Comparando dois sêniors, ele devem saber o mesmo e custar o mesmo, mas comparando plenos e juniors ( que é o que as empresas amam contrantar) os de java sabem muito mais e portanto, querem mais dinheiro. Dito de outra forma, a empresa aceita pagar pouco ao junior drag-drop e pagar pelo IDE, mas não aceita pagar mais ao sênior java para fazer um framework swing.
A questão de padrões é relacionada com engenharia. Qualquer pessoa que tenha a mínima noção de engenharia de software vai desenvolver corretamente nas duas plataformas com as mesmas duas linguagens. O que distingue um profissional ruim do outro é o nível de conhecimento. Mas concordo com você que os frameworks seguindo a risca esses padrões tornam o trabalho e a soluções criadas bem robustas.
O javafx não é construído em cima do swing. É construído em cima de uma biblioteca gráfica chamada prism, E ela roda sobre java2d em máquinas sem placas de vídeo, sobre opengl em linux com aceleradoras e direct3d em windows com aceleradoras. Possui o próprio sistema de janelas chamado “glass”. Hoje ele é uma alternativa ao swing.

- Medo de vírus
- Aparência feia
Todos os jogos ainda são apps desktop. Além de IDEs, Players de vídeo, editores de imagens, Office Suites, navegadores…Mas aí vc tá falando de aplicações que já são nativas naturalmente, pq lidam com arquivos no HD. E mesmo assim mt gente deixou de usar Office local, e usa Google Docs. Slideshare, etc. Existe uma certa decadência de aplicação nativa pra desktop
Agora vê no mobile, uma aplicação que é simplesmente um versão de um site (Facebook) é criticada por usar tecnologias web. Lá aplicações nativas são a preferência, mesmo quando não tem necessidade de usar features que o browser não permite
A maioria dos serviços estão expostas como webservices. Então creio eu que não há motivos para escrever a aplicação num browser se você pode baixar json ou xml desses serviços. Talvez por estética, mas o sdk do android por exemplo te permite escrever aplicações ricas usando somente xml, que o compilador transforma em código java posteriormente em nativo da dalvik.
- Medo de vírus
- Aparência feia
Todos os jogos ainda são apps desktop. Além de IDEs, Players de vídeo, editores de imagens, Office Suites, navegadores…Mas aí vc tá falando de aplicações que já são nativas naturalmente, pq lidam com arquivos no HD. E mesmo assim mt gente deixou de usar Office local, e usa Google Docs. Slideshare, etc. Existe uma certa decadência de aplicação nativa pra desktop
A maioria dos serviços estão expostas como webservices. Então creio eu que não há motivos para escrever a aplicação num browser se você pode baixar json ou xml desses serviços. Talvez por estética, mas o sdk do android por exemplo te permite escrever aplicações ricas usando somente xml, que o compilador transforma em código java posteriormente em nativo da dalvik.
Apps html para android que vejo, é gente que nao quer pagar um programador iOS e outro Android ou que quer lançar rapidamente nas duas plataformas, ai usam estas opções que tem por ae, phoneGap, Titanium e etc, que geram um unico app para todas as plataformas, o que acaba acontecendo é que a experiencia do usuario vira uma porcaria! No android acabamos tendo apps iPhone like, por exemplo é só ver apps que tem um botao voltar na tela, todo android ja tem um botão voltar físico ou virtual(a partir do 3.0+), mas como o app é generico para iOS e android, fica la aquele botão desnecessario na tela!
essa questão de arrastar e colar componentes não tem nada a ver com o .net. Se for assim é igualmente fácil fazer isso com o netbeans(o mesmo profissional citado usando java).
O Netbeans não é o Visual Studio do Java. O JDeveloper é o Visual Studio do Java. Quando se trata de recursos drag-and-drop e wizards, o Netbeans é uma criança perto do que faz o JDeveloper. Até a forma de trabalhar, usando os data controls do ADF, geração de componentes, bindings… Vixe, Netbeans não chega nem perto…
Eu diria que o Netbeans está no meio do caminho entre o Eclipse (EDITOR POWER) e o JDeveloper (DRAG-AND-DROP POWER).
O Netbeans não é o Visual Studio do Java. O JDeveloper é o Visual Studio do Java. Quando se trata de recursos drag-and-drop e wizards, o Netbeans é uma criança perto do que faz o JDeveloper. Até a forma de trabalhar, usando os data controls do ADF, geração de componentes, bindings… Vixe, Netbeans não chega nem perto…
Eu diria que o Netbeans está no meio do caminho entre o Eclipse (EDITOR POWER) e o JDeveloper (DRAG-AND-DROP POWER).
Concordo plenamente, o JDeveloper é uma IDE muito fantástica, e forte candidata a se tornar um padrão corporativo. Alguns dos parceiros que temos trabalham com JDeveloper e acham fantástica a produtividade.
Só acrescentando na lista ,os Emissores de cupom fiscal (PAF-ECF)
Bom tenho olhado os anuncios de vagas no Catho a algumas semanas e embora tenham muitas vagas para .net realmente, para Java sobram. Muitas vagas mesmo.
Quem é nível Senior em Java aqui em SP não fica sem emprego.
Por aqui vejo muita empresa que foi pra .NET e hoje estão migrando pra Java.
Mas o contrario tambem tem acontecido bastante. Mas a causa não é o fato de uma ser melhor que a outra ou a outra que a uma. O problema esta na dificuldade de reconhecer que a falha esta na propria equipe e não nas linguagens.
Mas o contrario tambem tem acontecido bastante. Mas a causa não é o fato de uma ser melhor que a outra ou a outra que a uma. O problema esta na dificuldade de reconhecer que a falha esta na propria equipe e não nas linguagens.
É verdade, tem região que o fluxo é o inverso.
Não sei se a falha é da equipe ou da linguagem, acredito que seja mais questão de mercado local ou expectativa frustrada.
não tenho uma fração da experiência e conhecimento que vocês tem, mas vou deixar uma opinião 
sabemos que Java é uma ferramenta, se a equipe não não se adaptou a ferramenta, se troca a equipe ou a ferramenta??
não tenho uma fração da experiência e conhecimento que vocês tem, mas vou deixar uma opinião 
sabemos que Java é uma ferramenta, se a equipe não não se adaptou a ferramenta, se troca a equipe ou a ferramenta??
Pois é, e o fato das trocas ocorrerem nas duas direções, só mostra que não existe melhor ou pior, mas que cada um tem sua opinião e forma de trabalhar distinta.